Vila Natal em Vila Pouca de Aguiar (2022): Pista de Gelo, Casa do Pai Natal e muito mais!

Vila Natal em Vila Pouca de Aguiar.
Índice do artigo

Já conhece a Vila Natal em Vila Pouca de Aguiar? A pacata vila transmontana transformou-se para receber a rigor a época natalícia.

Não se deixe inibir pelas temperaturas baixas da região e faça uma escapadinha a Trás-os-Montes, até porque o que não falta por aqui é muito calor humano!

As festas foram inauguradas no dia 1 de dezembro de 2022, mas estão previstas muitas atividades até ao dia 3 de janeiro de 2023, tanto em Vila Pouca de Aguiar como em Pedras Salgadas.

Aliás, em Vila Pouca as ruas já estão decoradas com iluminações de Natal, a casa do pai Natal está na Praça Camilo Castelo Branco, juntamente com o trenó e da árvore de Natal.

Também a pista de gelo com insufláveis está à espera dos visitantes uns metros mais à frente na Rua Duque D’ Ávila e Bolama.

O Carrossel Medieval promete levar a Vila Pouca de Aguiar visitantes das redondezas, e devo dizer que fiquei curiosa com este nome… por isso tome nota na sua agenda que está disponível a partir do dia 18 de dezembro.

Circo, concurso de presépios e árvores de Natal com materiais reciclados, exposições, dança, teatro, comboio de Natal, enfim, tanta coisa para ver e fazer!

Os fins de semana são a oportunidade perfeita para levar as crianças aos workshops e até há um dia para o Pai Natal chegar a Vila Pouca de comboio.

Ah, mais uma coisa, entre os dias 21-24 de dezembro, haverá um Mercadinho de Natal em Vila Pouca e no dia 14 de janeiro de 2023, é a vez do tradicional Encontro de Cantadores de Janeiras.

Confira o programa do evento de Natal em Vila Pouca e aproveite para seguir o Município nas redes sociais para ir acompanhando as novidades ao longo do ano.

Programa da Vila Natal em Vila Pouca de Aguiar em 2022

Vila Natal em Vila Pouca de Aguiar.
Vila Natal em Vila Pouca de Aguiar.

A informação que se segue foi retirada do programa oficial do Município de Vila Pouca de Aguiar.

Workshops na Casa do Pai Natal: sábados das 10h-12h30 / 14h30-18h; domingos das 14h30-18h;

Pista de gelo: de 1 de dezembro a 3 janeiro 2023;

Insufláveis: até 31 dezembro;

Exposições: Brinquedos Portugueses do século XX (até 30 de janeiro no Museu Municipal); Presépios e Árvores de Natal (15 dezembro a 8 janeiro, em Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas); Exposição Bibliográfica sobre o Cristianismo (16 a 30 dezembro na Biblioteca Municipal);

Animação de Natal em Pedras Salgadas: insufláveis, pinturas e jogos (17 de dezembro);

Sarau de Natal: no Mercado Municipal (17 de dezembro às 21h);

Carrossel Medieval: na Praça Camilo Castelo Branco (17 a 31 dezembro, exceto dia 25 de dezembro que está encerrado);

Concerto de Natal: Mercado Municipal (10 de dezembro às 15h);

Mercadinho de Natal: Praça Luís de Camões (de 21 a 24 de dezembro);

Teatro Musical: o Problema das Bolachas de Natal, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia (23 dezembro às 21h30);

Passeio de Comboio de Natal: na Praça D. João II, seguindo depois para as ruas da vila (dia 24 de dezembro, das 9h30 às 13h);

Chegada do Pai Natal no comboio: 24 de dezembro às 14h30);

Tição de Natal: Rua Dr. António Gil (dia 24 de dezembro);

Encontro de Coros de Músicas de Natal: Igreja Matriz de Vila Pouca de Aguiar (7 janeiro de 2023 às 21h);

XIX Encontro de Cantadores de Janeiras: Mercado Municipal (dia 14 de janeiro 2023 às 21h).

Onde ficar a dormir

Alvão Village & Camping em Vila Pouca de Aguiar.
Alvão Village & Camping em Vila Pouca de Aguiar.

Como vê, existem muitas atividades interessantes nesta altura do ano, por isso, é boa ideia ficar pelo menos uma noite na vila.

O Hotel Aguiar da Pena e o Hotel Europa e o têm uma localização central, o que faz com que sejam escolhas acertadas, no entanto existem algumas alternativas nos arredores.

Assim, para uma experiência diferente, espreite as casas nas árvores do Pedras Salgadas Spa & Nature Park ou o castro do Alvão Village & Camping, sendo que neste caso este alojamento não está disponível no Booking e terá de fazer reserva diretamente.

Por fim, e caso não tenha ficado contente com estas sugestões, não desista e espreite estes alojamentos em Vila Pouca de Aguiar.

Gastronomia e restaurantes em Vila Pouca de Aguiar

Restaurante Costa do Sol.
Restaurante Costa do Sol.

O Restaurante Costa do Sol no Hotel Aguiar da Pena atira por terra qualquer preconceito acerca de restaurantes de hotel.

As doses fartas e os preços justos lembram que estamos em Trás-os-Montes, e que aqui come-se muito bem.

O menu tem por base comida tradicional, num ambiente moderno e acolhedor. A carne maronesa é de excelente qualidade e os pratos de bacalhau deixam qualquer um de água na boca.

É, sem dúvida, um restaurante a incluir em todas as viagens a Vila Pouca.

Onde fica e como chegar a Vila Pouca de Aguiar

Pista de Gelo em Vila Pouca.
Pista de Gelo em Vila Pouca.

Vila Pouca de Aguiar fica a cerca de 120-130 km do Porto, ou seja, demora mais ou menos 1h30 para lá chegar.

O GPS provavelmente vai sugerir que vá pela A7 em direção a Guimarães, Cabeceiras de Basto e Ribeira de Pena, no entanto este itinerário tem portagens caras.

Assim, acredito que para quem quer chegar rapidamente a Vila Pouca de Aguiar sem gastar demasiado em autoestradas, a melhor solução é ir pela A4 em direção a Amarante, passar o Túnel do Marão, Vila Real e continuar até Vila Pouca.

No entanto, se não estiver com o tempo contado, faça como eu e aproveite para incluir uma paragem em Mondim de Basto. Sei que sou suspeita pois tenho familiares na região e aproveito todas as oportunidades para ver a Senhora da Graça e o Monte de Farinha.

Neste caso, siga pela A4 em direção a Amarante e depois pela via rápida passando por Celorico de Basto até chegar a Mondim. Para ir para Vila Pouca de Aguiar, vá em direção a Atei (que tem um miradouro original: o Baloiço do Picoto) e apanhe a A7 no Arco de Baúlhe.

Subscreva o Canal de YouTube para mais vídeos de viagens!

Sabia que Vila Pouca de Aguiar faz parte dos Caminhos de Santigo? Espreite artigo sobre o Caminho Português de Santiago Interior.

Artigos relacionados

Por fim, gosta de visitar Mercados de Natal? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.