Mercados de Natal em Colónia (Alemanha) em 2023

Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Vai visitar os Mercados de Natal em Colónia Alemanha em 2023 e procura dicas de viagem? Então, está no sítio certo!

Devo dizer que estes são alguns dos meus mercados de Natal europeus favoritos, e eles vão acontecer entre os dias 20 de novembro e 23 de dezembro de 2023, sendo que alguns mercados se transformam em Mercados de Ano Novo e prolongam-se até início de janeiro 2024.

Os Mercados de Natal em Colónia, Alemanha, são famosos e encantam os visitantes. Não sei se foi o contraste do frio que senti nas ruas com o calor do vinho quente, o brilho das pequenas luzes que adornam a cidade ou a simpatia dos alemães que encontrei pelo caminho (true story), mas o ambiente que se vive nos mercados de Natal de Colónia é verdadeiramente inesquecível.

Neste artigo, reuni algumas informações relevantes para quem vai ao Mercados de Natal de Colónia em 2023 pela primeira vez, incluindo a localização de cada mercado e o que ver em cada um deles.

Como sou apaixonada pela gastronomia local, não posso deixar de mencionar alguns exemplos de comidas típicas alemãs que pode encontrar nas bancas dos mercados, mas também das bebidas quentes que ajudam a suportar o frio característico desta época do ano na Alemanha.

Também incluí algumas dicas para encontrar voos baratos para Colónia, com opções de voos diretos de Lisboa e Porto para o aeroporto (Köln Bonn Airport), bem como informações relevantes sobre como se deslocar do aeroporto para o centro da cidade.

Por fim, apresento algumas sugestões de alojamento em Colónia, incluindo opções de hotéis económicos e outras alternativas. Espero que estas informações tornem a sua visita aos Mercados de Natal de Colónia uma experiência incrível!

Descubra os Mercados de Natal em Colónia, Alemanha!

Colónia é conhecida pelos seus diversos mercados de Natal, que encantam os visitantes com sua atmosfera festiva e produtos artesanais únicos.

Assim, com vários mercados espalhados pela cidade, terá a oportunidade de viver diferentes experiências em cada um deles.

Uma das melhores coisas sobre os mercados de Natal em Colónia é que eles estão relativamente próximos uns dos outros.

Portanto, isto significa que pode caminhar facilmente de um mercado para outro, explorando todas as maravilhas que cada um tem a oferecer.

No entanto, ao escolher o hotel, é recomendável considerar a localização para facilitar o acesso aos mercados que mais lhe interessam (mais detalhes a seguir).

É importante notar que cada mercado tem sua própria data de abertura e horários de funcionamento, o que lhe proporcionará diversas oportunidades de vivenciar a magia do Natal em diferentes momentos.

Além disso, tenha em mente que os mercados de Natal podem apresentar atrações especiais em determinados dias, como apresentações de música ao vivo, corais ou outras surpresas.

Enfim, a seguir, apresentamos informações sobre a localização de cada mercado de Natal em Colónia e o que pode esperar ao visitá-los. Prepare-se, então, para uma experiência inesquecível de compras, gastronomia e alegria e adeira a esta tradição de Natal!

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom (ou mercado da Catedral)

O Mercado da Catedral é o mais central em Colónia e, como o nome dá a entender, está localizado junto à Catedral de Colónia.

As características bancas de cor vermelha ganham vida à medida que anoitece na cidade e uma estrela gigante de luzes amarelas empresta um ambiente natalício a este local.

Além das tradicionais bancas de artesanato, existem muitas bancas de comida.

Por exemplo, waffles, crepes, maças caramelizadas, torrões e frutos secos envoltos em açúcar eram algumas opções para os mais gulosos, sendo que para os que apreciam salgados, não deixaram de parte as salsichas alemãs, espetadas, diferentes tipos de enchidos e queijo.

No entanto, chamou-me especialmente a atenção de uma banca onde estavam a defumar salmão.

Como estava frio, fui a uma banca onde se vendia Glühwein, um vinho quente aromatizado com especiarias que rapidamente nos aquece.

A acompanhar, e porque ainda era cedo, reibekuchen, uma espécie de patanisca de batata e cebola que é servida com puré de maçã.

Datas de funcionamento: De 23-11-23 a 23-12-23
Horário: Domingo a Quarta das 11:00 às 21:00
Quinta-Sexta das 11:00 às 22:00
Sábado das 10:00 às 22:00

Nikolausdorf auf dem Rudolfplatz

Para nós, este mercado é verdadeiramente o mais mágico de todos, também conhecido como a Aldeia de São Nicolau.

Ao atravessar o portal de entrada, somos calorosamente recebidos por uma rena animada e um simpático boneco de neve, que parecem dar vida a este conto de fadas de Natal.

O cenário é lindo, fazendo-nos sentir como se estivéssemos a entrar num conto de fadas.

A atmosfera deste mercado é realmente única. As luzes suaves e as decorações cuidadosamente elaboradas transportam-nos para um ambiente de pura magia, onde todos os desejos de Natal parecem tornar-se realidade.

A Aldeia de São Nicolau, localizada no Rudolfplatz, oferece uma experiência inesquecível para os visitantes de todas as idades. Aproveite para passear pelas ruas deste mercado, apreciando a decoração artesanal e as especialidades locais que evocam o verdadeiro espírito do Natal.

Datas de funcionamento: de 20-11-23 a 23-12-23
Horário: Domingo a Quinta das 11:00 às 21:00
Sexta e Sábado das 11:00 às 22:00

1482931112f85e5d82c3c10a936c72cc593ba47308

Markt der Engel

Localizado na zona de Neumarkt, mais concretamente na Praça de Neumarkt, o Mercado dos Anjos, conhecido como “Markt der Engel”, tem seu próprio encanto que ganha vida quando a noite cai e as luzes se acendem.

Durante o dia, pode parecer um mercado comum, mas é ao anoitecer que sua magia se revela. As decorações de luzes em forma de anjo iluminam o ambiente, criando uma atmosfera verdadeiramente especial e única.

Enquanto a noite avança, os anjos brilhantes embelezam a paisagem e transportam os visitantes para um mundo de conto de fadas. É o momento perfeito para passear pelas ruelas do mercado, explorar as barraquinhas e apreciar a delicadeza das decorações.

O Mercado dos Anjos em Neumarkt é uma experiência imperdível para quem adora a magia dos mercados de Natal em Colónia. Aproveite a beleza deste lugar encantado, e deixe-se envolver pelo espírito natalício enquanto os anjos iluminam a sua viagem.

Data de Funcionamento de 20-11-23 a 23-12-23
Horário: Segunda a Quinta das 11:00 às 21:00
Secxta e Sábado das 11:00 às 22:00

Kölner Hafen-Weihnachtsmarkt

Localizado próximo ao Museu do Chocolate, o mercado do porto encanta com a sua decoração temática, apresentando bancas com telhados que nos remetem a embarcações e barcos-pirata.

O estilo náutico permeia todo o ambiente, refletindo-se também nos produtos disponíveis para venda.

Aliás, foi o único lugar onde encontramos mariscos à venda, uma opção verdadeiramente única.

No entanto, ao optar por uma escolha mais tradicional, deliciamo-nos com salsichas e batatas fritas, apreciando a ampla variedade de salsichas típicas que a Alemanha tem para oferecer.

O Kölner Hafen-Weihnachtsmarkt nos proporcionou uma experiência excelente, combinando o espírito festivo do Natal com o charme marítimo do Porto.

Ou seja, passear pelas barracas foi como embarcar numa aventura náutica repleta de delícias e tradições alemãs.

Datas de funcionamento: de 23-11-23 a 23-12-23
Horário: Domingo a Quinta das 11.00 às 21:00
Sexta e Sábado das 11:00 às 22:00

Kölner Altstadt “Heimat der Henzel” – O Encanto dos Gnomos

Passamos bastante tempo no mercado dos gnomos, porque era realmente bonito.

A entrada estava decorada com representações das pequenas criaturas.

Muitas pessoas divertiam-se a patinar na pista de gelo, ainda pensámos experimentar, mas a rapidez com que se deslocavam na pista fez-nos mudar de ideias.

As bancas de artesanato e comida eram semelhantes às que tínhamos visto no mercado da catedral, mas o que nos chamou a atenção foram as esculturas de madeira que estavam expostas.

Tinham o tamanho aproximado de uma pessoa e o detalhe dava nas vistas.

Data de funcionamento: 24-11-23 a 23-12-23
Horário: Todos os dias das 11:00 às 22:00

Nota: o Heumarkt está em funcionamento de 24 de novembro a 7 de janeiro 2024 (encerra no dia 26 novembro e 24/25 dezembro).

Gastronomia e comidas típicas alemãs nos mercados de Natal

Ao longo do artigo já fui indicando alguns pratos típicos que experimentámos, mas em jeito de resumo, aqui ficam aqueles que acho que deve mesmo provar.

Assim, estando na Alemanha, não deixe de provar as salsichas alemãs. Tem de vários tipos, incluindo de aves e vegetarianas se preferir opções mais leves. Em todo o caso, eu não me inibo de provar as tradicionais, com picles de pepino e mostarda ou caril, desde que sejam acompanhadas de uma cerveja.

Os queijos são outra perdição, pelo menos para mim. Os queijos são bastantes fortes, e por essa razão não são do agrado de todos.

O meu truque é deixar-me levar pelo nariz… para mim o melhor queijo é aquele que se cheira à distância e se sentir um arome forte, siga-o e provavelmente irá encontrar um queijo enorme a derreter sob um ponto de calor e para cima de uma tosta de pão. D-E-L-I-C-I-O-S-O.

O reibekuchen é uma espécie de patanisca de cebola acompanhada de puré de maçã que se encontra em várias bancas. Eu não gostei muito da combinação do frito com maçã, mas por ser típico desta região, experimente e decida se gosta ou não.

Alojamento em Colónia para quem vai visitar os mercados de Natal

Como referi, a escolha do hotel em Colónia pode influenciar, e muito, a forma como aproveita os mercados de Natal.

Assim, na minha opinião, a melhor zona para ficar a dormir na região é perto da Catedral de Colónia e perto da estação central de comboios.

Se valorizar o conforto de um hotel 4 estrelas superior com SPA, o Hotel Mondial am Dom Cologne MGallery é uma excelente escolha, ao passo que o City Apartment am Dom é uma opção mais económica, principalmente se viaja em família.

Além disso, tanto o Eden Hotel Früh am Dom como o Hotel am Museum Köln são alternativas de alojamento com uma boa relação qualidade-preço.

Se não lhe agradou nenhuma destas opções, confirme no link e mapa a seguir a disponibilidade e preços de todos os alojamentos em Colónia (Alemanha) e lembre-se que os mercados estão abertos de 20 de novembro e 23 de dezembro de 2023, por isso reserve o hotel logo que possível.

Hotéis em Colónia

Vídeo sobre os Mercados de Natal de Köhl

Apesar de este vídeo ser antigo, dá para ter uma ideia de o que ver no mercado de Natal de Colónia.

Subscreva o canal de Youtube para ver novos vídeo de viagens.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar a Alemanha? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

8 respostas

  1. Já lá estive no ano 2022 num fim‑de‑semana. E gostamos tanto que já fizemos outra reserva num Hotel na Colónia para outro fim‑de‑semana! Colónia é lindo! E aproveitem e vão também ao Restaurante Hard Rock! É muito fixe. Não se esqueçam de reservar com bastante antecedência, se não nada feito!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.