Mercados de Natal do Luxemburgo 2023: guia detalhado (c/vídeo)

Natal no Luxemburgo.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 7, 2024

Os Mercados de Natal no Luxemburgo de 2023-2024 já têm data definida! Irão ocorrer de 24 de novembro de 2023 a 01 de janeiro de 2024 e, como nos anos anteriores, estarão localizados nos quatro lugares emblemáticos da capital do Grão-Ducado do Luxemburgo.

Portanto, são sete semanas em que pode aproveitar para deambular entre as principais praças da cidade e divertir-se com tudo o que há para fazer nesta altura do ano.

E acredite que são muitas as atividades ao longo destes dias para todos os membros da família.

É que celebrar o Natal no Luxemburgo significa visitar os mercadinhos, ver as iluminações nas ruas, empanturrar-se com comida de rua e aquecer o corpo (e alma) com as bebidas quentes típicas dos Mercados de Natal.

E se tiver crianças elas vão adorar, pois existe um programa especial para os mais novos: eles podem andar no comboio de Natal pela floresta encantada na companhia do Rudolph (a rena do nariz vermelho), brincar no Parque de Inverno, dar umas voltinhas no carrossel dos quatro elementos e muito mais, como pode confirmar ao ler este artigo.

Aliás, há quem diga que o Luxemburgo se transforma num país das maravilhas no inverno. E sabe que mais? Eu estou de acordo com esta afirmação! É realmente um lugar mágico e uma excelente forma de terminar as viagens do ano.

Aceita o meu convite para visitar os Mercados de Natal do Luxemburgo este ano?

Quantos Mercados de Natal existem na cidade do Luxemburgo

Compras nos Mercados de Natal Luxemburgueses.
Compras nos Mercados de Natal Luxemburgueses.

Existem outros mais pequenos, mas são quatro os principais mercados de Natal do Luxemburgo: o Lëtzebuerger Chrëschtmaart (o mercado principal) na Place d’Armes, o Wantermaart (o mercado de inverno) na Place de la Constituition, o Niklosmaart (o mercado de São Nicolau) na Place de Paris e o Wanterpark (o Parque de inverno) no Parc Kinnekswiss.

Os mais centrais são sem dúvida o mercado na Praça da Constituição e o da Praça de Armas, ambos no centro histórico. No entanto, os quatro mercados estão dentro do bairro Ville-Haute, pelo que é muito fácil deslocar-se de um para outro.

Aliás, mais à frente vai encontrar uma sugestão que é fazer a Rota dos Mercados de Natal do Luxemburgo, e vai perceber que é possível visitar todos de uma única vez.

Veja, então, quais são as principais atrações em cada mercado de Natal e os respetivos horários de funcionamento, para que possa planear melhor a sua visita ao Luxemburgo.

O Lëtzebuerger Chrëschtmaart

Lëtzebuerger Chrëschtmaart.
Lëtzebuerger Chrëschtmaart.

O Lëtzebuerger Chrëschtmaart é o principal mercado de Natal luxemburguês. Está situado na Place d’Armes, ou seja, no centro do Luxemburgo e é conhecido pela árvore de Natal de 12 metros de altura e o presépio gigante.

Além disso, este ano estão 38 banquinhas com produtos artesanais, ideias de presentes de Natal originais e muita comida por lá.

Conte com workshops de fabrico de velas (Käerzenatelier) e voltinhas no carrossel “Chahut des 4 éléments” para se entreter enquanto espreita tudo o que há para ver.

O Wantermaart, o Mercado de Inverno

Mercados de Natal do Luxemburgo.
Wantermaart.

O Wantermaart é o mercado de Inverno no Luxemburgo.

Está localizado na Place de la Constituition e as principais atrações turísticas são a roda gigante com 32 metros, uma árvore de Natal de 13 metros, trampolins e outras brincadeiras para as crianças.

É um mercado de Natal mágico, com muitas iluminações e o lugar que as crianças mais gostam.

A fila para a roda gigante costuma ser grande, por isso vá o mais cedo possível.

Niklosmaart, o Mercado de São Nicolau ou o Mercado do Pai Natal

Niklosmaart.
Niklosmaart

O Mercado de São Nicolau no Luxemburgo está localizado no Place de Paris.

Não perca a oportunidade de ir à Gruta de São Nicolau entregar a lista de presentes ao Pai Natal de 19 novembro a 03 Dezembro às terças, quintas, sábados e domingos entre as 15:00 e as 17:00.

Também tem as tradicionais comidas de Natal e não só. Barraquinhas com mulled wine, ou vinho quente, e outras bebidas natalícias com ou sem álcool, além de uma variedade de comidas de rua.

As comidas também prometem aconchegar os estômagos dos visitantes. Salsichas, waffles, crepes e hambúrgueres são apenas alguns exemplos de comida de rua para saborear enquanto passeia pelas banquinhas de souvenirs, decorações de Natal e brinquedos.

O Wanterpark, o Parque de inverno

Wanterpark.
Wanterpark.

O Wanterpark está localizado no Parc Kinnekswiss, o parque municipal do Luxemburgo. É no Wanterpark que costuma ser colocada a pista de gelo, no entanto, em 2022 por causa da crise energética que se vive, não haverá ringue de patinagem.

Em todo o caso, no Parc Kinnekswiss está a decorrer uma feira de comida gourmet e muitas atividades para as famílias, incluindo música e brincadeiras para crianças, concerto para jovens e karaoke.

Como vê, apesar da inexistência da pista de gelo, existem outros atrativos para ir ao Parque de inverno na cidade do Luxemburgo.

Fazer a Rota dos Mercados de Natal no Luxemburgo

Comida nos Mercados de Natal do Luxemburgo.
Comida nos Mercados de Natal do Luxemburgo.

Se é um apaixonado pelos mercados de Natal, então não perca a oportunidade de visitar os quatro mercados na cidade do Luxemburgo.

Eles estão situados na Ville-Haute, que é um bairro no centro histórico do Luxemburgo e é muito fácil ir de um para outro a pé.

Eu comecei a Rota dos Mercados de Natal do Luxemburgo na Place de Paris, depois fui para a Place de la Constitution, Place d’Armes e por último o Parc Parc Kinnekswiss.

Ao todo andei a pé cerca de 2,4 km, sem contar com a deslocação para o hotel, o que não é muito para caminhadas na cidade.

É claro que pode perfeitamente fazer o percurso inverso, e se tiver pouco tempo prefira ir apenas aos mercados centrais que são o na Praça da Constituição e na Praça de Armas.

Neste caso, conte com uma curta caminhada de 5 minutos (450 metros).

Abertura e horário de funcionamentos dos Mercados de Natal do Luxemburgo em 2023-2024

Natal no Luxemburgo.
Natal no Luxemburgo.

Os Mercados de Natal no Luxemburgo estão abertos de 24 novembro 2023 até ao dia 01 janeiro 2023, mas o horário de funcionamento ainda não é conhecido.

Em todo o caso, no ano passado, o horário foi o seguinte:

  • De segunda a quinta-feira: 11:00 até 21:00;
  • Sextas-feiras e Sábados: 11:00 até 22:00.
  • Fechado dia 24 e 25 de dezembro.

Aos domingos estão previstos concertos de música ao vivo em diferentes horários e o Wanterpark, ou seja, o Parque de Inverno com uma mostra de gastronomia gourmet e atividades para as crianças.

Já as iluminações de rua irão abrilhantar as noites dos luxemburgueses e visitantes até aos primeiros dias de janeiro de 2024.

O que comprar no Mercado de Natal do Luxemburgo?

Canequinhas de Glüwein (vinho quente com especiarias).
Canequinhas de Glüwein (vinho quente com especiarias).

Desde decorações de Natal, roupa, joias, artesanato e velas decorativas, existem muitas barraquinhas com sugestões de prendas para oferecer aos seus familiares e amigos.

Eu gostei particularmente dos enfeites para colocar na árvore de Natal, mas devo dizer que não fiz muitas compras.

Também é comum grupos de encontrarem para conversar, comer e beber na zona da restauração.

Apesar de as filas poderem ser longas, o atendimento até é rápido, logo não perde muito tempo à espera do seu pedido.

Comidas típicas nos Mercados de Natal do Luxemburgo

Raclette.
Raclette no Wanterpark.

À semelhança de outros mercados e feirinhas de Natal europeus, na cidade do Luxemburgo a comida e bebida têm um papel bastante importante.

Conte com muitos fritos, gorduras, doces e álcool, mas de vez em quando até sabe bem. Além disso, conte com o frio que se faz sentir no inverno nesta região da Europa, pelo que este tipo de comida mais pesada ajuda a suportar as temperaturas baixas.

Devo dizer que o queijo foi uma perdição para mim e o meu filho mais velho adorou (e repetiu) as salsichas.

Por norma as pessoas pedem o que querem na caixa, pagam e vão para a zona das mesas, ou então comem enquanto caminham.

Alojamento no Luxemburgo

Hotéis no Luxemburgo.
Hotéis no Luxemburgo.

De uma forma genérica, achei o alojamento no Luxemburgo caro. Em comparação com as médias europeias nesta altura do ano, os preços estavam mais altos, mas compensou pelos preços baratos das viagens de avião.

Eu fiquei num alojamento económico no Luxemburgo não muito longe do centro, mas se preferir a comodidade de um hotel, então o Hotel Parc Belair ou o Novotel Luxembourg Kirchberg são boas opções.

Além disso, não se esqueça que os transportes no Luxemburgo são gratuitos, pelo que pode perfeitamente reservar um hotel mais longe do centro.

Uma boa opção é marcar um hotel perto do aeroporto e ir para os mercados de transportes públicos. Neste caso, espreite o Ibis Luxembourg Airport ou o Mandarina Hotel Luxembourg Airport.

Se não lhe agradou nenhum destes alojamentos no Luxemburgo, sugiro que confirme os preços e disponibilidade aqui:

Hotéis no Luxemburgo

Como se movimentar no Luxemburgo?

Transportes gratuitos no Luxemburgo.
Transportes gratuitos no Luxemburgo.

Para visitar os principais mercados de Natal do Luxemburgo, não precisa de apanhar transportes públicos, uma vez que pode perfeitamente caminhar entre os principais recintos.

Em todo o caso, e como referi, no Luxemburgo os transportes públicos são gratuitos.

Isto significa que pode andar de autocarro, elétrico e comboio de forma gratuita. As exceções são a primeira classe no comboio e os transportes especiais porta a porta.

Aliás, a viagem do Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel até ao centro da cidade é gratuita. Existem vários autocarros, mas o mais rápido é o nº29. Outras alternativas são o 6, 10, 14 e o 16.

A paragem principal no Luxemburgo é a Gare Centrale, ou a Gare de Luxembourg- CFL que é a estação central do comboio, com ligação TVG a Paris e comboio regular para Bruxelas.

Caso prefira ter a flexibilidade de ir de um lado para outro sem depender de horários dos transportes públicos, alugar carro no Luxemburgo é uma boa opção.

Eu uso e recomendo a Discovercars, que neste momento é quem está a fazer melhor preços para o aluguer de carros no Luxemburgo.

Veja quanto custa alugar carro no Luxemburgo.

Como ir de Portugal para o Luxemburgo

Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel.
Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel.

A forma mais cómoda de ir de Portugal para o Luxemburgo é de avião, pois existem voos diretos diários de várias cidades portuguesas.

Na verdade, tanto a Ryanair como a easyjet têm voos muito baratos para o Luxemburgo, tanto que é uma pena não aproveitar para ir conhecer os Mercados de Natal do Luxemburgo ainda este ano!

Então é assim: a Ryanair, easyjet e Luxair têm voos diretos do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para o Aeroporto Internacional de Luxemburgo-Findel (LUX).

Já saindo do Aeroporto Humberto Delgado, a easyjet e a Tap Air Portugal são as companhias aéreas com voos diretos de Lisboa para o Luxemburgo.

A sério, espreite os voos low-cost, marque uma escapadinha para o Luxemburgo e surpreenda a sua família com uma viagem espetacular.

Subscreva o canal de YouTube para mais vídeos de viagem!

Artigos relacionados

Por fim, gosta de visitar Mercados de Natal? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.