Eslováquia | Guia para conhecer o país

Eslováquia

A Eslováquia, ou República Eslovaca (nome oficial) é um país da Europa Central ainda pouco visitado mas muito interessante do ponto de vista turístico.

As principais atrações são os castelos e as montanhas, assim como Bratislava, a principal cidade e capital.

Preparar uma viagem para a Eslováquia [informações práticas]

Capital: Bratislava.

Moeda: Euro.

Caixas multibanco ou ATM: podem ser encontradas com facilidade e recomendamos a utilização do cartão Revolut.

Idioma oficial da Eslováquia: O idioma oficial da Eslováquia é o eslovaco, no entanto nas zonas turísticas o inglês é compreendido sem problema.

População: + 5 milhões de habitantes.

Fuso horário: GMT+1

Bandeira da Eslováquia

A bandeira da Eslováquia tem três barras horizontais, a superior de cor branca, a do centro azul e a inferior vermelha.

Tem ainda o brasão nacional no qual se pode observar as montanhas (em azul) e uma cruz heráldica ou dupla (em branco), também conhecida como Cruz de Lorena, que representa poder e proteção.

Eslováquia onde fica?

A Eslováquia está localizada no centro da Europa e faz fronteira com cinco países: Áustria, Alemanha, Polónia, Ucrânia e Hungria.

Por isso, é um ótimo ponto de partida ou passagem para visitar estes países.

O que visitar na Eslováquia

A capital Bratislava

Bratislava é uma cidade encantadora, que pode ser visitada a pé em pouco tempo apesar de ter bastantes pontos turísticos.

Se procura inspiração para visitar a capital eslovaca, podemos referir algumas atrações como o Castelo de Bratislava e o Sigismund Gate, a Catedral de São Martinho, o Palácio dos Primados, a Porta de São Miguel, a Igreja Azul (ou Igreja de Santa Isabel), o Palácio de Grassalkovich e o UFO.

E não se esqueça de incluir uma visita ao Slovak Pub para uma tradicional refeição eslovaca, acompanhada de cerveja local a preços muito razoáveis.

As montanhas

As florestas ocupam cerca de 40% do território eslovaco, o que faz com que este país seja conhecido pelas paisagens naturais.

As montanhas dos Cárpatos são a maior cadeia montanhosa da Europa e começam junto à capital Bratislava.

É precisamente nos Cárpatos que podemos visitar os Montes Tatra, conhecidos pelos lagos e onde é habitual a prática de esqui.

Principal Aeroporto

O aeroporto principal na Eslováquia é o Aeroporto de Bratislava.

Morada: Ivanská cesta, 820 01 Bratislava, Eslováquia.

No entanto, uma vez que os preços dos voos para este aeroporto são geralmente altos e levando em conta a proximidade com Viena, a capital da Áustria, recomendamos que considere voar para Viena e ir até Bratislava de comboio (trem) ou autocarro (ônibus).

A duração deste trajeto é de cerca uma hora.

Quando visitar a Eslováquia

A Eslováquia tem um clima continental com primaveras e outonos amenos, verões quentes e invernos muito frios.

Assim, a melhor altura para visitar a Eslováquia é a primavera, quando as temperaturas estão agradáveis e as enchentes de turistas habituais no verão ainda não chegaram.

No entanto, tenha presente que os mercados de Natal de Bratislava são famosos, e que costumam acontecer entre o final do mês de novembro e final de dezembro.

O mês mais frio é janeiro e o mês mais quente é julho, no entanto, sugerimos que consulte o estado do tempo nas diferentes zonas da Eslováquia.

Melhor forma de visitar a Eslováquia

Se a sua ideia é conhecer apenas a capital, Bratislava, e incluir outras capitais europeias como Viena, Budapeste ou Praga, sugerimos que viaje de comboio (trem) ou autocarro (ônibus).

Porém, se prefere conhecer bem o restante território, recomendamos que alugue um carro para viajar com liberdade.

Dicas de viagem

  • A Eslováquia é um país seguro (desde que cumpra regras de bom-senso);
  • É um país com um custo de vida acessível, sendo que os preços em comparação com os países vizinhos são bastante razoáveis;
  • É uma excelente opção para nómadas digitais;
  • O primeiro contacto com o povo eslovaco pode ser frio, mas são muito prestáveis e fazem um esforço para comunicar com os visitantes se perceberem que precisamos de ajuda;
  • Os mercados de Natal são bastante interessantes, recomendamos que visite o Mercado de Natal de Bratislava.

Gostaria de conhecer outros destinos? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS! E não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

👉Poupe em comissões bancárias com o Cartão Revolut e se for a primeira vez que se regista na plataforma poderá pedir o cartão gratuitamente.

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.