Portugal o que visitar: conhecer país de Norte a Sul

Vista em Vila Nova de Cerveira

Portugal o que visitar para conhecer o país de Norte a Sul é o que nos dispomos a falar neste artigo, ou seja, vai encontrar por aqui sugestões de lugares para incluir no seu roteiro.

No entanto, fazemos questão de lhe mostrar paisagens de um Portugal quase desconhecido, mesmo para os portugueses.

Falamos de Aldeias do Xisto, de Aldeias Históricas mas também de Percursos Pedestres que o vão fazer apaixonar-se por Portugal.

Então, acompanha-nos nesta viagem por este cantinho da Europa?

Portugal o que visitar

Viajar em Portugal sempre nos encantou e, enfim, sentimo-nos privilegiados por vivermos neste país com tanta diversidade de paisagens e tradições.

Assim, para quem nos visita é comum mencionarem o bom tempo, a boa comida e a bondade das pessoas como aspetos positivos.

Apesar de concordarmos com esta perspetiva, interessam-nos particularmente divulgar os lugares pequenos, mais rurais e cuja vivência é realmente distinta da que se experiência nas grandes cidades.

É verdade que no blogue passaporte no bolso não falamos de muitos destes sítios especiais apesar de os conhecermos muito bem, mas tencionamos retificar esta situação e dar-lhes o devido destaque.

Este é um artigo que está em constante atualização pois visitar Portugal tornou-se uma prioridade para nós.

Então, vai encontrar um post dividido por distritos e por ordem alfabética para que possa ir diretamente para a informação que é relevante para si.

Boas viagens a descobrir Portugal mas se tiver alguma questão que nos queira colocar por favor deixe um comentário.

Preparar uma viagem para Portugal [informações práticas]

Capital: Lisboa, Moeda: Euro, População: + 10 milhões de habitantes.

Caixas multibanco ou ATM: podem ser encontradas com facilidade mas recomendamos a utilização do cartão Revolut.

Idioma oficial de Portugal: O idioma oficial da República Portuguesa é o português mas o mirandês é considerado uma língua regional.

Fuso horário: UCT-1 a 0 mas no verão UCT+1.

Portugal onde fica?

Portugal está localizado na Península Ibérica na Europa e faz fronteira terrestre com a Espanha e por isso, é um ótimo ponto de partida ou passagem para visitar este país.

No entanto existem várias companhias low cost a operar em território nacional e por essa razão é muito fácil e barato viajar de Portugal para outros destinos europeus.

Portugal o que visitar no Continente (por distritos)

Aveiro (Beira Litoral)

Diversão colorida em Portugal

O distrito de Aveiro inclui 19 concelhos que são: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja mas também Ílhavo. Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos mas também Vale de Cambra.

Em cada um destes lugares vai encontrar características únicas, no entanto, nós vamos especial relevo às provas de vinho na zona da Bairrada.

Para isso precisa de entrar em contacto com uma quinta produtora de vinhos, ou então optar por um tour personalizado.

Em qualquer dos casos irá ficar a conhecer uma zona vinícola muito interessante, por isso não deixe escapar a oportunidade.

Beja (Alentejo Litoral e Baixo Alentejo)

Vila Nova de Milfontes
Vila Nova de Milfontes.

São 14 os concelhos do distrito de Beja: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde mas também Cuba. Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa mas também Vidigueira.

Esta região do Alentejo é muito turística, pois pela proximidade geográfica é bastante procurada por habitantes da capital.

Aliás, a zona do Parque Natural do Sudoeste Alentejano é particularmente procurado por autocaravanas (homorhome).

Assim, para uma experiência mais tranquila sugerimos que viaje fora da época alta que são os meses de verão.

Braga (Minho)

Atuação de Zés Pereiras Portugal
Barcelos

São 14 os concelhos do distrito de Braga: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende mas também Fafe. Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde mas também Vizela.

As possibilidades de passeios na zona de Braga são quase infinitas e incluem cidades medievais, centros cosmopolitas, praias fluviais, e, claro, uma parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Enfim, a imersão em história e diversão estão garantidas em Braga!

Bragança (Trás-os-Montes e Alto Douro)

São 12 os concelhos que fazem parte do distrito de Bragança.

Falamos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros mas também Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso mas também Vinhais.

Uma zona bastante rural o que faz com que seja um prazer deambular pelas pequenas aldeias perdidas nos montes.

Aliás, há uma razão para se chamar Trás-os-Montes! Enfim, vá visitar e veja por si.

O blogue O Berço do Mundo tem um artigo sobre Macedo de Cavaleiros que poderá ter interesse em ler.

Castelo Branco (Beira Baixa)

Passadiços do Orvalho
Passadiços do Orvalho.

Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei mas também Vila Velha de Ródão.

Seguimos as dicas de o que visitar em Portugal e chegamos à região Centro, mais concretamente ao distrito de Castelo Branco.

A Beira Baixa tem vindo a fazer investimentos consistentes na área de promoção do turismo, por isso cada visitante será bem recebido.

É sem dúvida, um lugar a incluir na sua lista de Portugal o que visitar.

Coimbra (Beira Litoral)

Piódão Aldeia Histórica em Portugal

Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua mas também Vila Nova de Poiares.

Sabe o que são Aldeias de Xisto? Então, no distrito de Coimbra vai encontrar várias aldeias de xisto que são únicas no mundo.

Mais uma sugestão fora do comum para incluir no seu roteiro de Portugal o que visitar.

Évora (Alto Alentejo)

Igreja de Santo Antão
Centro histórico de Évora.

Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão mas também Olivença. Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo mas também Vila Viçosa.

Enfim, as paisagens do Alto Alentejo não lhe vão sair da memória, acredite.

Em primeiro lugar, a cidade monumental de Évora que o vai deixar de queixo caído, depois as planícies a perder de vista, sem esquecer o espelho de água que é o Alqueva.

Assim, sugerimos que dedique pelo menos uma semana a esta parte do Alentejo na sua viagem a Portugal.

Faro (Algarve)

Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé mas também Monchique. Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo mas também Vila Real de Santo António.

As praias do Algarve estão dentro das mais bonitas do mundo, mas não acredite no que lhe dizem, vá lá e veja com os seus olhos.

Além disso, o peixe e marisco de Faro é incrível e se é fã destas iguarias vai agradecer-nos a dica.

Assim, para pratos de polvo recomendamos o restaurante Casa do Polvo em Santa Luzia.

É uma casa simples mas a comida é realmente muito boa.

Veja outros artigos do distrito de Faro:

Guarda (Beira Alta)

Torre, Serra da Estrela
Serra da Estrela

Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo mas também Fornos de Algodres. Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso mas também Vila Nova de Foz Côa.

Vamos partilhar consigo mais uma dica desconhecida da maior parte dos visitantes estrangeiros: as Aldeias Históricas de Portugal.

São 12 as Aldeias Históricas de Portugal, todas elas diferentes mas têm em comum o facto de representarem uma parte importante da história do país.

Por isso, certifique-se que as coloca na sua lista de o que visitar em Portugal.

Leiria (Beira Litoral)

O que visitar em Óbidos
Castelo de Óbidos.

Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha mas também Castanheira de Pera. Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal mas também Porto de Mós.

A proximidade com a capital, faz com que seja mais fácil para os visitantes do nosso país fazerem um passeio de um dia até Leiria.

Assim, a maior parte apenas visita Óbidos, Alcobaça ou Batalha, o que é pena uma vez que há muito mais para visitar.

Então, dedique alguns dias ao distrito de Leiria e verá que não se vai arrepender.

Lisboa (Estremadura)

Visitar Dino Parque
Dino Parque

Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras mas também Vila Franca de Xira.

Lisboa, a capital de Portugal, não será certamente desconhecida para si, mas já reparou na quantidade de lugares a visitar nos arredores.

Então, inclua no seu roteiro a mágica Sintra ou a vila de Mafra e depois conte-nos como correu.

Veja outros artigos do distrito de Lisboa:

Portalegre (Alto Alentejo)

Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre mas também Sousel.

O Alto Alentejo é uma zona de baixa densidade, isto é, não existem muitas pessoas a viverem por lá.

No entanto, não se deixe enganar uma vez que existem verdadeiras pérolas escondidas no distrito de Portalegre.

Falamos, por exemplo, de Marvão ou Ponte de Sor que devem fazer parte do seu roteiro de o que visitar em Portugal.

Porto (Douro Litoral)

Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde mas também Vila Nova de Gaia.

A cidade do Porto, no Norte de Portugal, acostumou-se a receber multidões de turistas e teve de se adaptar rapidamente,

Assim, na baixa do Porto, isto é, no centro histórico, vai encontrar vários lugares que contam a história da região.

No entanto, para uma experiência mais autêntica sugerimos que apanhe o comboio na Estação de Campanhã ou o metro na estação da Trindade e vá até à Povoa de Varzim.

Santarém (Ribatejo)

Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere mas também Golegã. Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas mas também Vila Nova da Barquinha.

O Ribatejo fica muitas vezes de fora de um roteiro em Portugal, mas hoje vamos contrariar esta tendência.

Assim, sugerimos que inclua Tomar e Ourém na sua lista de o que visitar em Portugal.

Setúbal (Estremadura e Baixo Alentejo)

Badoca Park
Badoca Park.

Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal mas também Sines.

Muito perto de Lisboa, o distrito de Setúbal tem muitos lugares interessantes para ver.

Por outro lado, se aprecia gastronomia típica portuguesa não pode perder o famoso choco frito de setúbal.

É um prato simples de tiras de choco frito em óleo abundante e servido com gomos de limão para um toque ácido que corta a gordura da fritura.

Viana do Castelo (Minho)

Vista em Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Cerveira

Arcos de ValdevezCaminhaMelgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da BarcaPonte de LimaValença, Viana do Castelo mas também Vila Nova de Cerveira.

O Minho é conhecido pela boa gastronomia, assim, as nossas sugestões são os rojões à minhota e o arroz de sarrabulho.

São pratos fortes, isto é, não devem ser consumidos com frequência, mas acredite que em mais lugar algum terá uma experiência deste género.

Vila Real (Trás-os-Montes e Alto Douro)

Serra do Larouco
Serra do Larouco.

Alijó, Boticas, Chaves, Mesão Frio, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Peso da Régua, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar mas também Vila Real.

Viseu (Beira Alta)

Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo mas também Penedono. Resende, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu mas também Vouzela.

Portugal o que visitar nas Regiões Autónomas

As ilhas atlânticas dos Açores e Madeira são um paraíso sem igual. Quem as visita fica apaixonado de imediato e percebemos porquê!

Açores

Angra do Heroísmo, Calheta, Corvo, Horta, Lagoa, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação mas também Praia da Vitória. Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico, Velas, Vila do Porto mas também Vila Franca do Campo.

Madeira

Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana mas também São Vicente.

Qual é a melhor altura do ano para visitar Portugal?

O clima em Portugal é mediterrânico mas para ter uma ideia mais precisa do estado do tempo sugerimos que consulte a informação atualizada no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Mesmo assim, gostaríamos de deixar algumas indicações genéricas para quem nos visita.

Assim, se pretende viajar para o nosso país, os meses entre março a junho e setembro são os mais propícios pois o tempo costuma estar agradável e as concentrações de turistas não são tão frequentes.

Melhor forma de visitar Portugal

Portugal tem uma eficiente rede de transportes públicos que inclui comboio (trem), autocarro (ônibus) e metro (em algumas cidades), no entanto, se a sua ideia é visitar várias cidades o melhor será recorrer a aluguer de carro.

Assim, no final do artigo encontrará alguns links de empresas e marcas que utilizamos nas nossas reservas.

Todavia, tem sempre a possibilidade de recorrer a tours organizados e, nesse caso, também no final do artigo poderá encontrar o nosso parceiro de eleição.

Por fim, o nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.