Atualizado em: Julho 17, 2021
A Rota dos Miradouros é uma forma muito conveniente para explorar Mondim de Basto, mas também é mais um motivo de visita a esta linda vila transmontana.
Nós somos suspeitos para falar da região, pois temos fortes raízes familiares que nos impelem a passar temporadas prolongadas em Mondim de Basto.
Aliás, os mergulhos no Rio Tâmega e Rio Olo, assim como as subidas a pé ao Monte de Farinha, fazem parte da nossa infância e queremos que os nossos filhos sintam essa ligação.
Acreditamos que este circuito beneficia os visitantes ao convidá-los a percorrer o município de ponta a ponta, que de outra forma provavelmente não o fariam.
Assim, quer seja de carro ou de bicicleta, aqui fica o nosso convite para explorar a Rota dos Miradouros de Mondim de Basto.
A Rota dos Miradouros em Mondim de Basto
A Rota dos Miradouros é um percurso circular que sugere 10 paragens em lugares que reúnem condições ótimas para observação das paisagens do concelho de Mondim de Basto.
São locais característicos onde é possível vivenciar o quotidiano rural dos habitantes, assim como o esplendor da paisagem natural, facilitados com ágeis acessos a quem se desloca de carro.
A totalidade da rota pode ser efetuada num único dia, no entanto, não vale a pena andar a correr, até porque não faltam atividades para fazer em Mondim de Basto.
Assim, os miradouros sugeridos são: Monte da Senhora da Graça, Barreiro, Fojo (Fisgas de Ermelo), Lomba Gorda (Pardelhas), Alto do Velão, Torrão, Paço, Campanhó, Paradança e Senhora da Piedade.
Por ser circular, pode iniciar o percurso em qualquer um dos mencionados miradouros, no entanto, a nossa sugestão é que comece o dia por um passeio no centro da vila e termine com o pôr-do-sol no alto da Senhora da Graça.
A vila de Mondim de Basto encerra alguns tesouros que falaremos noutro artigo, mas para uma visita rápida sugerimos que espreite a Capela do Senhor, um Imóvel de Interesse Público do século XVI com o teto revestido a caixotões, e o Parque Urbano Municipal, uma zona verde com jardins, parque infantil e lago.
Miradouro do Barreiro

Terminada a breve visita à vila, sugerimos que siga em direção ao Parque Natural do Alvão, mais concretamente para a pequena aldeia do Barreiro.
Trata-se de um aglomerado de casas de granito que tem a particularidade de estar a uma altitude de 979 metros, e além disso pode visitar a Capela de Santo António do Barreiro.
Dica: a probabilidade de ser o único turista na aldeia é muito grande, por isso é natural que as pessoas que aqui vivem fiquem curiosos com as visitas. Então, aproveite para conversar com elas.
Miradouro do Fojo / Fisgas de Ermelo

A próxima paragem é no miradouro do Fojo, que fica junto às conhecidas Figas de Ermelo, por isso, se ainda não conhece as figas esta é uma boa altura para o fazer.
As quedas de água são impressionantes, assim como os trilhos para mergulhar nas piocas, porém, tenha em mente que precisa de algumas horas para estas atividades.
Além disso, junto às Fisgas de Ermelo há uma pequena capela com o nome de Capela do Fojo, ou Capela de São José do Fojo e ainda Capela da Senhora do Fojo, cuja construção remonta ao século XVIII.
Miradouro da Lomba Gorda

O miradouro da Lomba Gorda está situado na intersecção da Estrada Nacional 304 com a Estrada Municipal 561 que faz a ligação a Pardelhas.
É, sem dúvida, um miradouro de cortar a respiração!
Em primeiro lugar, porque se tiver vertigens vai sentir o peso da altitude e depois porque o vislumbre para o Parque Natural do Alvão e Monte da Senhora da Graça são fabulosos.
Dica: um bom lugar para fazer um piquenique é junto à Fonte do Trigo, antes de chegar ao miradouro da Lomba Gorda, pois além de uma pequena lagoa, também tem mesas e lugares de estacionamento.
Miradouro do Alto do Velão

O Miradouro do Alto do Velão está localizado no limite do concelho de Mondim, isto é, junto à Campeã que pertence a Vila Real.
Este local é muitas vezes a entrada no município de quem vem de Vila Real, e devemos acrescentar que é uma entrada em grande!
Assim, ao longe, tente identificar a cordilheira montanhosa que culmina com o Monte de Farinha, e mais perto deixe-se deslumbrar pela força que imana das montanhas do Alvão antes de se dirigir ao próximo miradouro, a poucos quilómetros de distância.
Miradouro do Torrão

Depois da subida até ao Alto do Velão, a direção é descer até ao Miradouro do Torrão.
É um lugar isolado com um mar de paisagens idílicas pela frente, por isso aproveite o silêncio para acalmar a mente.
Miradouro de Paço

Tenha atenção pois este miradouro pode passar despercebido, está colocado do lado direito da estrada numa descida que felizmente tem pouco movimento.
Dali pode avistar as Figas de Ermelo, mas também as aldeias de Travassos, Bilhó, Ermelo e Pardelhas.
Miradouro de Campanhó

Campanhó tem a particularidade de estar localizada numa encosta, e por isso foi necessário segurar a terra construindo muros, à semelhança dos socalcos da Régua.
Trata-se, sem dúvida, de uma paisagem muito bonita e por essa razão dedique algum tempo a explorar a aldeia.
Dica: em Campanhó pode visitar a Igreja Paroquial, ver o Cruzeiro de Nosso Senhor dos Aflitos, ou então aventurar-se até à Ribeira de Porto Velho com uma cascata e lagoas quase desconhecidas.
Miradouro da Charneca / Paradança

O Miradouro de Paradança está localizado muito perto da vila, e por essa razão se não quiser fazer todo o percurso, pode perfeitamente visitar este miradouro.
Miradouro da Senhora da Piedade

O Miradouro da Senhora da Piedade está localizado junto à Capela de Nossa Senhora da Piedade, cujo acesso se faz pela Igreja Matriz de Mondim de Basto.
A Capela de Nossa Senhora da Piedade é, por si só, um bom motivo para visitar o lugar, com um pequeno jardim de oliveiras e vistas soberbas sobre a vila de Mondim de Basto.
Além disso, no verão de 2020 foi instalado um singelo baloiço onde se pode ler “Senta e Sente”, com vista para o último destino desta viagem: o Santuário de Nossa Senhora da Graça.
Miradouro da Senhora da Graça

A nossa sugestão é que o miradouro da Senhora da Graça seja o último na sua Rota dos Miradouros em Mondim de Basto.
Com efeito, ao longo da rota vai deparar-se com diferentes perspetivas do Monte de Farinha, pelo que faz todo o sentido que a última paragem seja a subida para o Santuário da Senhora da Graça.
A vista lá de cima é imbatível e, se quiser, pode incluir no seu roteiro uma visita às três capelinhas do santuário: a Capelinha da Natividade, a Capelinha da Visitação e a Capelinha da Anunciação.
Dica: é possível subir à torre do Santuário da Senhora da Graça, portanto peça indicações na Casa das Estampas.
Dicas para fazer a Rota dos Miradouros em Mondim de Basto
Como deve ter percebido, a rota dos Miradouros passa por muitos lugares interessantes e propícios a extensões do roteiro.
Neste caso, faz todo o sentido ficar a dormir em Mondim de Basto, pelo menos uma noite.
A rede de trilhos e percursos pedestres é imensa e a maior parte está bem sinalizada, portanto se é adepto de caminhadas vai ficar sem servido na região.
Nós fizemos a Rota dos Miradouros num dia porque já conhecemos bem o concelho, porém, facilmente fica entretido por dois ou três dias.
Artigos Relacionados
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:
- Pitões das Júnias: o que ver e dicas de viagem
- Ponte da Misarela: ponte do diabo ou da fertilidade?
- Ecomuseu de Barroso: Espaço Padre Fontes em Montalegre
- Vilar de Perdizes, entre a medicina popular e magia
- Cascata de Pincães: paraíso natural no Gerês
- Fafião: a aldeia dos lobos, das cascatas e do poço verde
- Vilarinho de Negrões: cartão-postal em Montalegre
- Barragem do Alto Rabagão em Montalegre
- Castelo de Montalegre: visitar um castelo medieval
- A Serra do Larouco tem nome de Deus Celta
- Visitar Montalegre a capital do Barroso
- Murça: guia de viagem com o que visitar, ver e fazer
- Valpaços o que visitar, fazer e roteiro para um dia
- Ecovia do Rabaçal: 3 trilhos para conhecer Valpaços
- Lagoa do Alvão / Barragem da Falperra em Vila Pouca de Aguiar
- Castelo de Aguiar da Pena em Vila Pouca de Aguiar
- Tresminas um tesouro a descobrir
- Pedras Salgadas o que visitar e fazer no Nature Park
- Vila Pouca de Aguiar o que visitar e fazer no Norte de Portugal
- O que visitar em Peso da Régua, lugares a não perder no Douro!
- Santa Marta de Penaguião o que visitar e fazer
- Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: inclui dicas de quem lá vive!
- Parque Natural do Alvão: área protegida em Mondim de Basto e Vila Real
- Ecopista do Tâmega: ciclovia entre Amarante e Arco de Baúlhe
- Estrada Nacional 304 uma das melhores estradas do mundo para conduzir
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.