Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: dicas de quem lá vive!

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 10, 2024

A Rota dos Miradouros é uma forma muito conveniente para explorar Mondim de Basto, mas também é mais um motivo de visita a esta linda vila transmontana.

Nós somos suspeitos para falar da região, pois temos fortes raízes familiares que nos impelem a passar temporadas prolongadas em Mondim de Basto.

Aliás, os mergulhos no Rio Tâmega e Rio Olo, assim como as subidas a pé ao Monte de Farinha, fazem parte da nossa infância e queremos que os nossos filhos sintam essa ligação.

Acreditamos que este circuito beneficia os visitantes ao convidá-los a percorrer o município de ponta a ponta, que de outra forma provavelmente não o fariam.

Assim, quer seja de carro ou de bicicleta, aqui fica o nosso convite para explorar a Rota dos Miradouros de Mondim de Basto.

A Rota dos Miradouros em Mondim de Basto

Rota dos Miradouros de Mondim de Basto.
Rota dos Miradouros de Mondim de Basto.
Surpresas ao longo da Rota dos Miradouros, cabras a regressar a casa.
Surpresas ao longo da Rota dos Miradouros, cabras a regressar a casa.
Percorrer a Rota dos Miradouros de Mondim de Basto de carro.
Percorrer a Rota dos Miradouros de Mondim de Basto de carro.

A Rota dos Miradouros é um percurso circular que sugere 10 paragens em lugares que reúnem condições ótimas para observação das paisagens do concelho de Mondim de Basto.

São locais característicos onde é possível vivenciar o quotidiano rural dos habitantes, assim como o esplendor da paisagem natural, facilitados com ágeis acessos a quem se desloca de carro.

A totalidade da rota pode ser efetuada num único dia, no entanto, não vale a pena andar a correr, até porque não faltam atividades para fazer em Mondim de Basto.

Assim, os miradouros sugeridos são: Monte da Senhora da Graça, Barreiro, Fojo (Fisgas de Ermelo), Lomba Gorda (Pardelhas), Alto do Velão, Torrão, Paço, Campanhó, Paradança e Senhora da Piedade.

Por ser circular, pode iniciar o percurso em qualquer um dos mencionados miradouros, no entanto, a nossa sugestão é que comece o dia por um passeio no centro da vila e termine com o pôr-do-sol no alto da Senhora da Graça.

A vila de Mondim de Basto encerra alguns tesouros que falaremos noutro artigo, mas para uma visita rápida sugerimos que espreite a Capela do Senhor, um Imóvel de Interesse Público do século XVI com o teto revestido a caixotões, e o Parque Urbano Municipal, uma zona verde com jardins, parque infantil e lago.

Miradouro do Barreiro

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Miradouro do Barreiro.
Miradouro do Barreiro.
Barreiro, no Parque Natural do Alvão.
Barreiro, no Parque Natural do Alvão.

Terminada a breve visita à vila, sugerimos que siga em direção ao Parque Natural do Alvão, mais concretamente para a pequena aldeia do Barreiro.

Trata-se de um aglomerado de casas de granito que tem a particularidade de estar a uma altitude de 979 metros, e além disso pode visitar a Capela de Santo António do Barreiro.

Dica: a probabilidade de ser o único turista na aldeia é muito grande, por isso é natural que as pessoas que aqui vivem fiquem curiosos com as visitas. Então, aproveite para conversar com elas.

Miradouro do Fojo / Fisgas de Ermelo

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Capela do Fojo.
Capela do Fojo.
Cabras a regressar a casa ao final do dia no Parque Natural do Alvão.
Cabras a regressar a casa ao final do dia, no Parque Natural do Alvão.

A próxima paragem é no miradouro do Fojo, que fica junto às conhecidas Figas de Ermelo, por isso, se ainda não conhece as figas, esta é uma boa altura para o fazer.

As quedas de água são impressionantes, assim como os trilhos para mergulhar nas piocas, porém, tenha em mente que precisa de algumas horas para estas atividades.

Além disso, junto às Fisgas de Ermelo há uma pequena capela com o nome de Capela do Fojo, ou Capela de São José do Fojo e ainda Capela da Senhora do Fojo, cuja construção remonta ao século XVIII.

Miradouro da Lomba Gorda

Miradouro da Lomba Gorda.
Miradouros em Mondim de Basto: Miradouro da Lomba Gorda.
Miradouro da Lomba Gorda.
Miradouro da Lomba Gorda.

O miradouro da Lomba Gorda está situado na intersecção da Estrada Nacional 304 com a Estrada Municipal 561 que faz a ligação a Pardelhas.

É, sem dúvida, um miradouro de cortar a respiração!

Em primeiro lugar, porque se tiver vertigens vai sentir o peso da altitude e depois porque o vislumbre para o Parque Natural do Alvão e Monte da Senhora da Graça são fabulosos.

Dica: um bom lugar para fazer um piquenique é junto à Fonte do Trigo, antes de chegar ao miradouro da Lomba Gorda, pois além de uma pequena lagoa, também tem mesas e lugares de estacionamento.

Miradouro do Alto do Velão

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Alto do Velão.
Miradouro do Alto de Velão.
Estrada Nacional 304.
Estrada Nacional 304.

O Miradouro do Alto do Velão está localizado no limite do concelho de Mondim, isto é, junto à Campeã, que pertence a Vila Real.

Este local é muitas vezes a entrada no município de quem vem de Vila Real, e devemos acrescentar que é uma entrada em grande!

Assim, ao longe, tente identificar a cordilheira montanhosa que culmina com o Monte de Farinha, e mais perto deixe-se deslumbrar pela força que imana das montanhas do Alvão antes de se dirigir ao próximo miradouro, a poucos quilómetros de distância.

Já agora, este é o início da parte mais bonita da Estrada Nacional 304 (N304), considerada uma das mais bonitas estradas do mundo para conduzir!

Miradouro do Torrão

Miradouro do Torrão.
Miradouro do Torrão.

Depois da subida até ao Alto do Velão, a direção é descer até ao Miradouro do Torrão.

É um lugar isolado com um mar de paisagens idílicas pela frente, por isso aproveite o silêncio para acalmar a mente.

Miradouro de Paço

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Miradouro de Paço.
Miradouro de Paço.

Tenha atenção pois este miradouro pode passar despercebido, está colocado do lado direito da estrada numa descida que felizmente tem pouco movimento.

Dali pode avistar as Figas de Ermelo, mas também as aldeias de Travassos, Bilhó, Ermelo e Pardelhas.

Miradouro de Campanhó

Miradouro de Campanhó.
Miradouro de Campanhó.

Campanhó tem a particularidade de estar localizada numa encosta, e por isso foi necessário segurar a terra construindo muros, à semelhança dos socalcos da Régua.

Trata-se, sem dúvida, de uma paisagem muito bonita e por essa razão dedique algum tempo a explorar a aldeia.

Dica: em Campanhó pode visitar a Igreja Paroquial, ver o Cruzeiro de Nosso Senhor dos Aflitos, ou então aventurar-se até à Ribeira de Porto Velho com uma cascata e lagoas quase desconhecidas.

Miradouro da Charneca / Paradança

Miradouro de Paradança.
Miradouro de Paradança.

O Miradouro de Paradança está localizado muito perto da vila, e por essa razão se não quiser fazer todo o percurso, pode perfeitamente visitar este miradouro.

Miradouro da Senhora da Piedade

Miradouro/baloiço da Senhora da Piedade.
Miradouro da Senhora da Piedade, Baloiço Senta e Sente.
Capela da Nossa Senhora da Piedade.
Capela da Nossa Senhora da Piedade.
Miradouro da Senhora da Piedade, com vista para a Senhora da Graça.
Miradouro da Senhora da Piedade, com vista para a Senhora da Graça.

O Miradouro da Senhora da Piedade está localizado junto à Capela de Nossa Senhora da Piedade, ou seja, o acesso é pela Igreja Matriz.

A Capela de Nossa Senhora da Piedade é, por si só, um bom motivo para visitar o lugar, com um pequeno jardim de oliveiras e vistas soberbas sobre a vila de Mondim de Basto.

Além disso, no verão de 2020 foi instalado um baloiço com vista para o último destino desta viagem: o Santuário de Nossa Senhora da Graça.

Miradouro da Senhora da Graça

Rota dos Miradouros em Mondim de Basto: Senhora da Graça.
Miradouro da Senhora da Graça.
Santuário de Nossa Senhora da Graça.
Santuário de Nossa Senhora da Graça.

A nossa sugestão é que o miradouro da Senhora da Graça seja o último na sua Rota dos Miradouros em Mondim de Basto.

Ao longo da rota vai deparar-se com diferentes perspetivas do Monte de Farinha, pelo que faz todo o sentido que a última paragem seja a subida para o Santuário da Senhora da Graça.

Melhore o seu roteiro visitando as três capelinhas do santuário: a Capelinha da Natividade, a Capelinha da Visitação e a Capelinha da Anunciação.

Dica: é possível subir à torre do Santuário da Senhora da Graça, portanto peça indicações na Casa das Estampas.

Dicas e alojamento para fazer a Rota dos Miradouros em Mondim de Basto

Como deve ter percebido, a rota dos Miradouros passa por muitos lugares interessantes e propícios a extensões do roteiro.

Aliás, a rede de trilhos e percursos pedestres é imensa e a maior parte está bem sinalizada, portanto se é adepto de caminhadas vai ficar sem servido na região.

Nós fizemos a Rota dos Miradouros num dia porque já conhecemos bem o concelho, porém, facilmente fica entretido por dois ou três dias.

Neste caso, faz todo o sentido ficar a dormir em Mondim de Basto, pelo menos uma noite.

Assim, o Agua Hotels Mondim de Basto (4 estrelas), é amplamente recomendado para quem aprecia o conforto e modernidade. Tem uma piscina com vista para o Rio Tâmega e para o Monte da Senhora da Graça.

Já se preferir ficar num lugar mais recatado, aqui ficam as minhas recomendações:

  • Refúgio das Poldras, não muito longe do centro da vila de Mondim, mais concretamente em Vilar de Viando, é um glamping com tendas, bungalows e chalés:
  • Casa da Júlia, um chalé nos arredores de Mondim (em Ermelo), é indicado para pequenos grupos já que tem dois quartos e duas casas de banho;
  • Refúgio das Carquejas, prima pela piscina exterior mas apenas tem um quarto, ou seja, é indicado para um casal ou família pequena. Fica no Barreiro.
  • Casa da Avó Ana Alvão, é uma casinha rural super acolhedora, sendo que para mim, sobressai o calor da salamandra no inverno. Também tem piscina. Está localizada no Bilhó.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.