O que visitar em Marselha em 2022: tudo o que precisa saber

O que visitar em Marselha
Índice do artigo

Atualizado em: Junho 2, 2022

O que visitar em Marselha em 2022, incluindo o que fazer numa paragem de cruzeiro no Mediterrâneo.

A cidade tem muito para ver e a localização à beira-mar proporciona passeios de barco relaxantes, o que são ingredientes ideais para umas mini-férias em família.

Caso esteja a pensar ficar vários dias em Marselha, pode compensar comprar o cartão CityPass Marselha, com preços a partir de 27€ e que inclui, por exemplo, um passeio nos comboios turísticos, entrada no Castelo d’If, entradas nos museus Regards de Provence e Mucem e transportes ilimitados.

Em Marselha os amantes de história têm vários monumentos a visitar, os que preferem praias podem explorar as enseadas nas redondezas, os apreciadores de comida podem deliciar-se com pratos de peixe na terra onde nasceu a bouillabaisse, enfim, existe um pouco de tudo para todos.

O que visitar em Marselha

O que visitar em Marselha

O Porto Antigo de Marselha (Vieux Port)

O Vieux Port, ou o porto antigo, deve ser o local mais movimentado no centro de Marselha.

Atualmente este porto é apenas utilizado por pequenas embarcações, uma vez que os grandes navios de cruzeiro ficam atracados a alguns quilómetros de Marselha, um moderno porto de navios.

De manhã os pescadores chegam em pequenos barcos e forma-se no local um mercado de peixe que frequentado por locais mas também por donos de restaurantes.

Assim, os turistas também ficam por ali a observar os pequenos peixes das rochas, ideais para o prato típico de Marselha: La bouillabaisse.

Por fim, o restaurante mais famoso pela confeção deste prato situa-se perto do porto e chama-se Restaurant Miramar.

O Château d’If

chateux-d-if-marselha
chateux-d-if-marselha
chateux-d-if-marselha

Certamente já ouviu falar do romance “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas mas quer tenha lido o livro, visto o filme ou nenhum dos anteriores, se visitar Marselha garanto-lhe que não vai conseguir ignorar o Chateau d’If.

A fortaleza que também foi prisão situa-se na ilha d’if que pertence ao arquipélago de Frioul, a cerca de 1,5 quilómetros de Marselha.

Para visitar esta ilha pode comprar os bilhetes de barco no Vieux-Port mas arrisca-se a não ter lugar.

Nós preferimos comprar online com antecedência e com cancelamento gratuito até 24 horas e para fazer o mesmo confirme aqui: tours em Marselha.

Este castelo inspirou o romance de Alexandre Dumas “O Conde de Monte Cristo” e saem do Vieux Port diariamente tours para visitar este forte que se localiza numa ilha.

A Basílica Notre-dame de la Garde

A basílica fica situada no ponto mais alto de Marselha e oferece uma vista ampla da cidade.

Pode ver o centro de Marselha com o porto antigo (Vieux-Port), a roda gigante e os principais monumentos e mais à frente o porto marítimo mais recente que recebe os grandes cruzeiros.

Para chegar ao cimo do monte pode ir no autocarro nº 60 (linha amarela) e fazer os últimos metros a pé, ou então escolha fazer um passeio de 2 h de Segway desde o centro de Marselha até à Basílica, sendo que o tour inclui passagem pelos lugares mais emblemáticos de Marselha.

notre-dame-de-la-garde-marselha-frança
notre-dame-de-la-garde-marselha-frança

MUCEM

O MUCEM – Musée des Civilisations de l’Europe et de la Méditerranée, é um espaço multifucional localizado junto ao passeio marítimo.

Cathédrale de la Major

marselha-frança

Infelizmente quando estivemos em Marselha este monumento estava em obras.

Le Vallon des Auffes

A linha n.º 83 dos autocarros de Marselha passa em Vallon des Auffes. O bilhete pode ser comprado a bordo e o percurso começa no Vieux Port.

o que visitar em Marselha: Vallon des Auffes
foto_1848
foto_1850

Les Calanques

O Parque Nacional das Calanques estende-se desde Marselha até Cassis, mas os penhascos mais dramáticos ficam perto de Marselha.

Nós fizemos um cruzeiro às Calanques num barco ecológico que saiu do Vieux Port em Marselha, mas poderá explorar a encosta por terra.

No entanto, existem opções de tours às Calanques com almoço ou ao pôr do sol com jantar.

Não se esqueça do fato de banho pois existem enseadas que convidam a mergulhos no Mediterrâneo.

Les Calanques.
Baía les Calanques.

O que fazer em Marselha

Assistir à chegada dos pescadores no Vieux Port

Ainda se pesca de forma artesanal em Marselha.

Os pequenos barcos chegam de manhã ao Vieux Port, montam o estaminé, e nem tempo têm para começar a arranjar o peixe pois os donos dos restaurantes vão logo ver o que pescaram.

Caixas de peixe nem chegam a ir para as bancas, vão diretamente para as carrinhas de transporte.

Polvo porto antigo.
Peixes no mercado

Comprar sabonetes artesanais

Já ouviu falar no sabão de Marselha? Aqueles sabões amarelos que se vendem nos supermercados?

Pois, os sabonetes artesanais que se vendem em Marselha cheiram muito melhor!

Vai lembrar-se desta viagem por muito tempo.

Sabonetes de Marselha.
Loja de sabonetes.

Alojamento em Marselha

O centro de Marselha é uma boa zona para ficar a dormir, até porque tem bastante oferta desde hotéis económicos a opções de luxo.

Nós ficámos no Holiday Inn Express Marseille Saint Charles, um hotel quatro estrelas localizado em frente à estação de comboios e a 10 minutos a pé do porto antigo e recomendamos.

Em todo o caso, pode ver outras opções de alojamento em Marselha aqui: Hotéis em Marselha.

O que fazer em Marselha numa parada de cruzeiro

Se vai fazer um cruzeiro no Mediterrânio saindo de Barcelona é muito provável que inclua uma paragem em Marselha.

Por norma, os navios de cruzeiro chegam de manhã ao Porto de Marselha e saem a meio da tarde, ou seja, tem apenas algumas horas de visitar a cidade.

Assim, para tirar o melhor partido do seu tempo na cidade pode escolher fazer um tour organizado pelo cruzeiro ou sair por sua conta.

Os tours do cruzeiro costumam ser um pouco mais caros e com menos liberdade, isto é, vai com um grupo e um guia turístico visitar os lugares pré-estabelecidos no programa.

Este tipo de viagem é muito cómodo para quem não quer se preocupar com deslocações ou tem receio de perder o navio, mas, é dispendioso.

Em alternativa, pode alugar um táxi no Porto de Marselha (há vários no local de desembarque do navio) e visitar o que lhe apetecer, ou então apanhe um autocarro para o centro de Marselha.

Como ir do Porto de Cruzeiros para o centro de Marselha

Lembre-se que o Porto de Cruzeiros de Marselha está localizado a cerca de 8 km do centro de Marselha.

De carro a viagem demora cerca de 10 minutos, mas se decidir ir de autocarro para o centro de Marselha, então apanhe o autocarro 35 no Terminal Maghreb. Os autocarros passam mais ou menos de 20 em 20 minutos e o bilhete custa 1,70€.

Por fim, se está a pensar visitar Marselha sugerimos o seguinte artigo:

  • Aeroporto de Marselha (em breve).

Gostaria de conhecer melhor França? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem para famílias, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitamos +30 países e não planeamos parar tão cedo. Acompanhe nossas aventuras no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. Também organizamos viagens, por isso espreite algumas promoções em Ofertas de VIAGENS.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.