Calanques de Marselha e Cassis: tesouro natural no Sul de França

Calanques de Marselha e Cassis.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 23, 2024

Se é um amante da natureza e está a planear visitar a Côte D’Azur no Sul de França, então não pode perder a oportunidade de conhecer os Calanques de Marselha e Cassis.

As vistas são deslumbrantes, as águas cristalinas e têm uma geologia única, por isso estes penhascos de calcário são uma das mais belas maravilhas naturais do Mediterrâneo.

A altitude varia um pouco, mas o pico mais alto dos calanques é o Mont Puget com 565 metros.

Nos calanques as atividades ao ar livre são muitas, incluindo caminhadas, escalada, mergulho e passeios de barco.

Com água transparente e um ecossistema diversificado, os calanques são também um ótimo lugar para observar fauna e flora marinhas, com destaque para as aves e golfinhos.

Para os turistas que exploram a região, as cidades de Marselha e Cassis são os pontos de partida ideais para visitar os calanques.

Ambas as cidades tem atrações turísticas interessantes, como praias, museus, restaurantes e lojas, para além de uma rica história cultural e arquitetónica.

Mas o que são exatamente os calanques? E por que eles são tão atraentes para visitantes de todo o mundo? Continue a leitura e descubra tudo!

O que são os Calanques?

Fazer um cruzeiro no Parc National des Calanques.
Fazer um cruzeiro no Parc National des Calanques.

Os calanques são uma formação geológica única e espetacular que se estende ao longo da costa do Mediterrâneo, na região Sul de França, entre as cidades de Marselha e Cassis.

Esta cadeia de falésias calcárias, que se projetam do mar, é o resultado de milhões de anos de erosão, e é considerada um tesouro natural da região.

De perto, consegue-se ver a combinação de calcário branco e rochas vermelhas, que formam uma paisagem colorida e dramática.

A história dos calanques é tão rica quanto a sua beleza natural. Durante séculos, estes penhascos foram um refúgio para piratas, contrabandistas e marinheiros que queriam esconder-se das autoridades.

Mais recentemente, os calanques tornaram-se num ponto de interesse para turistas e visitantes à procura de paragens tranquilas na região.

Com referi, os calanques são um recurso natural valioso e único para a região, e são protegidos pelo Parque Nacional dos Calanques, criado em 2012.

Este parque abrange uma área de 5200 hectares, incluindo uma zona marítima protegida que se estende por 43.500 hectares.

A criação do parque teve como objetivo preservar a biodiversidade e a beleza natural da região, protegendo-a de ameaças como a urbanização, a poluição e a exploração excessiva dos recursos.

Visitar os Calanques de Marselha e Cassis

Desportos radicais.
Desportos radicais nos Calanques de Marselha.

Visitar os calanques de Marselha e Cassis é uma experiência única e imperdível para quem privilegia estar em contacto com a natureza e explorar paisagens deslumbrantes.

Por isso, se está a planear visitar essa região no Sul de França, aqui estão algumas dicas úteis para tornar a sua viagem ainda mais memorável.

Como chegar aos Calanques de Marselha e Cassis?

Estacionamento no Parc nacional des Calanques.
Estacionamento no Parc Nacional des Calanques.

A forma mais comum para ver os calanques é num cruzeiro, sendo que existem tours com saída de Marselha e Cassis.

Reserve o seu cruzeiro para Calanques!

No entanto, também é possível ir de carro ou transporte público (autocarro).

Assim, se estiver a pensar alugar carro, sugiro que espreite a Discovercars que é onde eu costumo alugar carro nas minhas viagens.

Existem parques de estacionamento junto aos trilhos no Parc National des Calanques, pelo que é muito cómodo fazer a viagem de carro de Marselha ou Cassis até lá.

Por exemplo, o parque de estacionamento Gorguettes é gratuito e é onde param os autocarros.

Por falar em autocarro, em alternativa, pode ir de Marselha para os Calanques de autocarro. A linha 22 sai de Marselha, demora cerca de 1h20 a chegar aos Calanques e o bilhete custa mais ou menos 2 €.

Melhor época para visitar os Calanques de Marselha e Cassis

A melhor época para visitar os calanques é na primavera e no outono, quando o clima é ameno e a multidão é menor.

Isto porque durante o verão, que é a época alta, a região recebe muitos turistas e o calor torna as caminhadas mais desafiadoras.

Além disso, alguns trilhos podem estar fechados devido ao risco de incêndios florestais.

Por outro lado, no inverno, os percursos pedestres são desaconselhados, devido ao perigo de deslizamento de terras e acidentes pessoais.

Marselha: a cidade dos Calanques

Vieux-Port em Marseille (Sul de França).
Vieux-Port em Marselha (Sul de França).

Quando se fala de calanques, Marselha é a primeira cidade que vem à ideia, sendo que os barcos saem do Porto Velho.

Em primeiro lugar porque Marselha é a segunda cidade maior de França, logo é mais conhecida.

Depois, porque importantes companhias de navios de cruzeiro param nesta cidade, levando uma quantidade considerável de turistas para lá.

Além disso, para os viajantes portugueses, existem voos diretos com saída do Porto e Lisboa para Marselha, logo é normal que as deslocações para Marselha sejam mais cómodas.

Marselha é um excelente ponto de partida para explorar o Parc Nacional des Calanques, portanto, espreite as atividades disponíveis nas Calanques e marque a sua próxima escapadinha.

Explorar os Calanques a partir de Cassis

Trilhos pedestres nas Calanques.
Trilhos pedestres nos Calanques.

Cassis é uma pequena cidade localizada na costa sul da França, conhecida por ser um ponto de partida alternativo para explorar os incríveis Calanques de Marselha e Cassis.

Aliás, é uma excelente opção para quem quer fugir às multidões da segunda maior cidade de França!

Assim, ficar em Cassis e explorar os calanques a partir desta cidade é definitivamente uma ótima escolha.

Além da conveniência, Cassis é uma cidade cheia de encanto e de certeza que vai encontrar várias coisas para ver e fazer.

A praia de Cassis é uma das mais bonitas da região, com águas transparentes e paisagem deslumbrante. Existem também diversas opções de restaurantes, lojas e mercados com produtos locais, como queijo, vinho e azeite, mas com a vantagem de serem mais económicos do que em Marselha.

Para começar a explorar a cidade, um passeio pelo porto antigo, ou ancoradoiro, é uma ótima opção. Lá, poderá ver os barcos de pesca e as embarcações turísticas que partem em direção aos calanques.

Além disso, se é um amante do vinho, não deixe de visitar as quintas locais, já que Cassis é conhecida pelos vinhos brancos e rosés.

Caminhando pelos Calanques de Marselha e Cassis

Caminhar junto às calanques.
Caminhar junto às calanques.

Os calanques, localizados no sul da França, são uma maravilha natural que oferece paisagens deslumbrantes e um ambiente perfeito para caminhar.

Através de percursos pedestres bem marcados, os visitantes podem explorar esta beleza natural e desfrutar de vistas deslumbrantes do mar Mediterrâneo.

Um dos melhores trilhos para caminhadas é a Calanques de Marseilleveyre, que leva os visitantes para um dos pontos mais impressionantes da região.

A caminhada é considerada moderada, com uma duração média de 2,5 horas, sendo que o trilho tem cerca de 6 km de comprimento. Ou seja, é perfeito para aqueles que que querem ver as paisagens dos calanques, sem a necessidade de uma caminhada muito longa.

Outro trilho popular é a Calanques de Sugiton, que leva os visitantes para uma das praias mais bonitas da região. O trilho é considerado moderado a difícil, com uma duração média de 3 horas, pois tem uma extensão de cerca de 9 km.

Isto significa que a caminhada é um pouco mais longa do que a Calanques de Marseilleveyre, mas as vistas deslumbrantes e a experiência compensam.

Para se preparar para uma caminhada nos calanques, é essencial tomar algumas precauções de segurança.

A caminhada deve ser feita com calçado e roupas adequadas (eu compro na Decathlon), como por exemplo sapatos de caminhada e um chapéu, bem como levar água e snacks.

Além disso, é importante respeitar o meio ambiente. Por isso, não é permitido acampar ou fumar nos trilhos e é necessário levar todo o lixo de volta consigo.

Dicas para caminhadas nas Calanques

Paisagem do Parc Nacional des Calanques.
Paisagem do Parc Nacional des Calanques.

As caminhadas pelos calanques podem variar de leves a muito desafiadoras, dependendo do nível de dificuldade do trilho.

Por isso, se for um caminhante experiente, pode optar pelos trajetos mais longos, como o trilho de 11 km entre Cassis e Marselha.

No entanto, se for um iniciante, é melhor começar com percursos mais curtos e fáceis, como o trilho de 3 km entre Cassis e a Calanque de Port-Miou.

Mas como referi, independentemente do nível de dificuldade, é importante levar água, snacks, protetor solar e calçado adequado.

Tours para explorar as Calanques de Marselha e Cassis

Les Calanques.
Cruzeiro Les Calanques.

Explorar o Parc National des Calanques a pé é maravilhoso, no entanto, nem todos os visitantes dispõem de tempo (ou vontade) para andar a pé durante horas.

O mesmo se aplica a famílias com crianças, que por norma têm alguma dificuldade nas caminhadas.

Por isso, se está incluído nestes grupos, juntar-se a um tour é uma excelente ideia. Veja as sugestões de excursões a seguir:

Tours com saída de Marselha, mais concretamente do Vieux-Port (eu fiz o passeio num barco ecológico e gostei bastante)!

Tours com saída de Cassis (a caminhada de Cassis passando por Port-Miou, Port-Pin e En-Vau é bastante popular).

Alojamento perto do Parc National des Calanques

Gare Saint-Charles.
Gare Saint-Charles em Marselha.

Em Marselha eu fiquei no Holiday Inn Express Marseille Saint Charles, an IHG Hotel (3 estrelas) e gostei bastante!

Tem uma localização central, em frente à estação de comboios Saint-Charles e a 10 minutos a pé do Porto Velho. Os quartos eram confortáveis e havia uma chaleira com café e chá gratuitos.

Como referi, gostei bastante deste hotel, no entanto, se quiser ver outras alternativas, veja a seguir.

Hotéis em Marselha

Caso decida ficar a dormir em Cassis, deve ter em conta que existem mais alojamentos locais do que hotéis.

No entanto, isto não quer dizer que vai ficar mal acomodado! A maioria são villas e casas cheias de charme, muitas delas com vistas espetaculares para o Mediterrâneo.

O HPC Suites (4 estrelas) é constituído por vários apartamentos, alguns dos quais com vista para o mar e para as Calanques e tem uma piscina exterior.

Fica a cerca de 10 minutos a pé da praia e do centro de Cassis, o que faz com que seja uma localização muito boa.

Se prefere ver outras opções de alojamento em Cassis, então espreite a disponibilidade e preços a seguir.

Hotéis em Cassis

Veja também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.