Ilha Saona: visitar um paraíso na República Dominicana

Ilha saona
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Tudo o que precisa saber antes de viajar para a Ilha Saona, na República Dominicana!

A Ilha Saona está integrada no Parque Nacional del Este, isto é, o Parque Nacional de Leste, e é reserva nacional. Nós visitámos a ilha num day tour a partir de Punta Cana, onde estávamos hospedados, e foi uma experiência muito agradável.

Apesar de serem muito limitados, estes day tours (ou excursões) são muito práticos para quem não quer alugar carro no destino, nem ficar no resort todos os dias.

Além das limitações resultantes de viajar em grupo, os tours organizados também têm outros inconvenientes. Refiro-me, por exemplo, aos preços praticados que são por norma mais caros em comparação com as viagens de forma independente.

Portanto, como deve imaginar, não foi fácil tomar a decisão de irmos com um conjunto de pessoas que não conhecíamos de lado nenhum para uma praia paradisíaca.

No entanto, devo confessar que o passeio foi realmente muito agradável e divertimo-nos muito!

Uma breve introdução à Ilha Saona

Ilha Saona

A Ilha Saona tem uma história rica que remonta aos povos indígenas que a habitavam há alguns séculos. Desde então, tornou-se um destino turístico, mas ainda preserva vestígios das suas raízes históricas.

Em relação à geografia, a Ilha Saona está estrategicamente localizada no Mar das Caraíbas, fazendo parte do Parque Nacional do Leste.

Suas coordenadas exatas proporcionam uma experiência única, com uma ampla diversidade geográfica, desde praias de areias brancas até manguezais e recifes de coral.

As atrações na ilha são variadas e espetaculares, apesar de nos tours organizados apenas se explorar uma pequena área do parque.

Destaco as praias, pois não podia ser de forma diferente, mas existem formações geológicas e locais históricos que contam a história do passado da ilha.

Uma das praias mais famosas da Ilha de Saona é a Praia Palmilla, que tem a característica areia fina e águas azuis turquesa, transparentes em algumas zonas, mas é apenas uma das joias naturais que os visitantes podem explorar.

A flora e fauna da Ilha Saona são únicas, já que diversas espécies de aves, peixes coloridos e plantas exóticas coexistem neste ambiente tropical.

Para que se mantenham por várias gerações, as iniciativas de conservação e proteção da biodiversidade são fundamentais para manter este equilíbrio e garantir o futuro da riqueza natural da ilha.

Com esta descrição aposto que ficou ainda com mais vontade de conhecer este pedacinho da República Dominicana! Se é assim, continue a leitura e saiba como foi visitar a Ilha Saona num tour organizado com saída de Punta Cana.

A nossa experiência na Ilha Saona

foto_1555

Antes de mais, deve saber que por a Ilha Saona fazer parte de uma reserva natural, é obrigatório pagar um imposto para visitar a ilha, sendo que esse valor não costuma estar incluído no preço do tour.

Este tipo de medidas serve, por exemplo, para garantir que a área da zona natural é preservada, já que ajuda em termos monetários para a respetiva proteção.

O transporte na ida foi em lancha rápida e a meio da viagem parámos numa zona pouco profunda para mergulhar.

Ilha Saona

A praia reservada para o nosso grupo era muito bonita, com areia branca muito fina, água azul turquesa e palmeiras a perder de vista.

Também tínhamos à nossa disposição cadeiras e guarda-sóis, ou seja, não foi necessário pagamento extra para ter acesso a estas comodidades.

foto_1559 (1)

Durante a tarde apareceram por lá algumas senhoras que vendiam óleo de coco e faziam massagens. Além disso, estavam expostas esculturas engraçadas feitas com palmeiras, que as crianças pareceram gostar bastante.

Numa altura, havia um grupo de miúdos, de diferentes nacionalidades, à volta de uma das esculturas. Pareciam estar a fazer uma reunião e conversavam entre si, sendo que os pais ficavam a olhar (e a rir)… é incrível o que acontece quando os mais pequenos deixam a criatividade andar à solta.

foto_1500
Ilha Saona

O regresso foi em catamaran, com música, dança e tequila quanto baste, ou seja, o grupo estava animado e o que conta é que a nossa família divertiu-se!

Tours e grupos organizados para visitar a Ilha Saona

foto_1502 (1)

Aqui ficam algumas sugestões de tours para visitar a Ilha Saona com saída de Punta Cana.

Como referi, apesar de não ser a minha forma preferida de viajar, devo reconhecer que foi muito agradável viajar com um grupo de desconhecidos para um destino paradisíaco!

Dicas e recomendações a não esquecer ao Saona Island

A seguir partilho algumas dicas de viagem para facilitar a sua viagem à Ilha Saona, mas também incluo algumas recomendações que devem estar presentes quando visitamos um lugar, em especial uma área protegida.

  • Respeite as Regras do Parque Nacional e siga as regras estabelecidas pelo Parque Nacional do Leste para preservar a fauna e a flora locais;
  • Ao fazer mergulho ou snorkeling, não toque nos corais, pois isso pode causar danos irreparáveis aos ecossistemas marinhos;
  • Proteja a Vida Marinha, mantenha uma distância segura dos animais marinhos e evite alimentá-los, pois interferir nos comportamentos naturais pode ser prejudicial;
  • Leve chapéu e protetor solar, de preferência ecológico, para se proteger do sol e evitar a contaminação dos corais e da água;
  • Explore de Forma Sustentável ou seja, ao caminhar pela ilha, fique nos trilhos designados para minimizar o impacto ambiental;
  • Calçado confortável para caminhar sobre a areia é muito importante;
  • Leve um saco consigo para trazer de volta eventual lixo;
  • Reduza o Impacto do Ruído, evite usar dispositivos sonoros em excesso para minimizar o impacto sonoro nos habitats naturais;
  • Apoie a Economia Local, comprando produtos locais e apoie a economia da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável;

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.