Cartão Europeu de Seguro de Doença

Cartão Europeu de Seguro de Doença
Índice do artigo

Atualizado em: Abril 30, 2020

Já ouviu falar no Cartão Europeu de Seguro de Doença?

Imagine que vai viajar para qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça e fica doente durante a sua deslocação.

Terá, claro, de se deslocar a uma unidade de saúde mas se tiver consigo o Cartão Europeu de Seguro de Doença tem a vida facilitada.

Assim, neste artigo vamos dizer-lhe o que é e como o pode requerer.

Cartão Europeu de Seguro de Doença

O que é o Cartão Europeu de Seguro de Doença

A explicação completa pode ser encontrada no site da Segurança Social mas de uma forma muito resumida, com este cartão, o seu portador pode beneficiar de serviços médicos (a maior parte das vezes de forma gratuita) enquanto viaja para qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

O cartão é pessoal e intransmissível, ou seja, todos os membros da família devem requerer o seu próprio cartão.

Muito importante, este cartão é gratuito!

Como requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença

A forma mais fácil de requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença é através do site da Segurança Social Direta e posteriormente o cartão ser-lhe-à enviado por correio para a sua morada.

Em alternativa, pode requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença presencialmente num balcão da Segurança Social.

No entanto, se tiver muita urgência na emissão do cartão, também tem á sua disposição um cartão “virtual” que lhe é atribuído online no site da Segurança Social Direta.

Por fim, no caso de ter alguma dúvida sugerimos que consulte a informação existente no site da Segurança Social.

Este cartão substitui um seguro de viagem?

Este cartão é benéfico para os utilizadores, em primeiro lugar porque não tem nenhum custo de emissão associado.

No entanto, não tem as mesmas garantias de um seguro de viagem.

No nosso caso e como viajamos em família em crianças, valorizamos muito a segurança em viagem e por isso optamos por fazer um seguro de viagem.

Acreditamos que é um pequeno valor a pagar mas que nos proporciona bastante tranquilidade em viagem.

Aliás, sentimo-nos mais tranquilos porque se acontecer alguma coisa só precisamos de ligar para o número da seguradora e eles encaminham-nos para o local correto.

Além disso, como utilizamos os seguros de viagem da IATI Seguros, o atendimento telefónico é em português, não precisamos adiantar dinheiro e quando chegamos ao hospital ou clínica já estão à nossa espera.

Aproveitamos para referir que se efetuar a compra do seu seguro de viagens através do link deste artigo terá um desconto de 5% em relação aos preços praticados no site da seguradora.

* imagem retirada do site da Segurança Social.

O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.