Atualizado em: Maio 21, 2021
Transportes em Londres. Viajar de transportes públicos em Londres pode ser uma autêntica aventura mas desde que saiba como funcionam e tenha presente algumas regras básicas verá que não terá qualquer problema.
Aliás, o intuito deste artigo é precisamente explicar-lhe como funcionam os transportes públicos em Londres!
Principais transportes em Londres
O Metro (Tube)
O metro de Londres tem uma cobertura vasta e é bastante rápido, isto é, pode ir praticamente a todos os sítios demorando pouco tempo.
No entanto, a complexidade das estações e a quantidade de utilizadores diários faz com que seja uma opção confusa principalmente na hora de ponta.
Para que seja mais fácil a sua deslocação pelo metro de Londres a seguir mostramos um mapa da rede de metro de Londres:

Principais linhas de metro em Londres:
Bakerloo: de Harrow & Wealdstone a Elephant & Castle.
Central: de Epping a Ealing Broadway /West Ruislip .
Circle: de Goldhawk Road a Edgware Square Road.
District: de Edgware Square Road a Upminster.
Hammersmith & City: de Goldhawk Road a Barking.
Jubilee: de Stanmore a Stratford.
Metropolitan: de Uxbridge / Amersham / Watford a Aldgate.
Northern: de Edgware / High Barnet / Mill Hill East a Morden.
Piccadily: de Heathrow a Uxbridge / Cockfosters.
Victoria: de Brixton a Walthamstow Central.
Waterloo & City: de Waterloo e Bank.
O Autocarro (ônibus)
Andar de autocarro (ônibus) em Londres é uma experiência e tanto! Por alguma razão os autocarro vermelhos de dois andares são uma imagem típica da capital inglesa.
A rede de autocarro é abrangente o suficiente para ser uma boa alternativa ao metro no entanto e apesar de não serem tão rápidos, a verdade é que se comprar viagens avulsas fica-lhe mais económico andar de autocarro do que de metro.
Além disso tem a oportunidade única de ir vendo a paisagem.
Cartões de transporte mais usados em Londres
O Oyster Card.
O Oster Card é um cartão eletrónico utilizado nos transportes públicos em Londres. Pode ser comprado nas estações de metro e tem um custo de 5 libras, que são reembolsáveis 1 ano após utilização do cartão, por isso é recomendado para visitantes frequentes.
Também pode utilizar o Oyster Card como passe Travelcard com duração, por exemplo, de sete dias.
O Visitor Oyster Card
O Visitor Oyster Card apenas está disponível para compra online e é enviado para a morada do visitante, isto é, tem de ser comprado com antecedência mas quando for para Londres já o leva consigo.
O Cartão Revolut
Pode estranhar mas o cartão Revolut pode ser utilizado nos transportes públicos em Londres, sem qualquer acréscimo de valor no bilhete.
Funciona como os bilhetes avulsos mas não precisa dirigir-se às caixas de compra de bilhetes, apenas necessita de encostar o cartão ao leitor onde colocaria o bilhete na entrada no metro.
Aliás, qualquer cartão com tecnologia contactless funciona nestes termos mas a Revolut não lhe cobrará nenhum valor por esta operação, enquanto que outros bancos poderão cobrar-lhe taxas.
Já agora, veja como pode pedir o seu cartão Revolut de forma gratuita!
Dicas para usar os transportes em Londres
Em primeiro lugar tome nota que se estiver poucos dias em Londres e não estiver a contar usar muitas vezes os transportes públicos, provavelmente irá compensar financeiramente comprar os bilhetes avulso à medida que for precisando.
Depois, e sempre que possível, evite as horas de ponta pois é quando as pessoas que moram fora de Londres se deslocam para o centro ou quando regressam a casa.
Além disso, por norma ao fim de semana os transportes públicos têm menos movimento.
Por fim, se está a organizar a sua viagem para Londres tomamos a liberdade de sugerir os seguintes artigos:
*artigo atualizado em abril de 2020.
Gostaria de conhecer a Inglaterra? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS! E não se esqueça de nos acompanhar no no e no instagram.