Sobre Malta, Gozo e Comino
Em primeiro lugar tome nota que o arquipélago de Malta é constituído por três ilhas: Malta, Gozo e Comino.
Por outro lado, existem duas línguas oficiais, o maltês e o inglês.
É o país mais pequeno na União Europeia mas tem a maior densidade populacional, além de ser a segunda ilha mais populosa do mundo.
Além disso recebeu influências ao longo dos tempos de culturas distintas, como é o caso dos Fenícios, Cartagineses, Romanos, Bizantinos, Árabes, Sicilianos, Aragoneses, Cavaleiros de São João (também conhecidos como Ordem de Malta) e mais recentemente pelos britânicos.
Património Mundial da UNESCO no arquipélago maltês (por ordem alfabética)
Os amantes de história vão ficar com certeza entusiasmados com a quantidade de edifícios pertencentes ao Património Mundial da UNESCO mas o difícil mesmo será decidir qual visitar!
Em Malta:
Hagar Qim – templo megalítico;
Hipogeu de Hal Saflieni – templo subterrâneo pré-histórico;
Mnajdra – templo megalítico;
Skorba – templo megalítico localizado em Malta
Tarxien – templo megalítico;
Ta’Hagrat – templo megalítico;
Valeta – A capital do país com os impressionantes 320 monumentos é um dos locais com maior densidade histórica do mundo.
Em Gozo:
Ġgantija – templo megalítico.
Gastronomia em Malta
A comida local é um misto de culinária italiana e espanhola mas também tem influências árabes.
O coelho é bastante popular, que é servido em estufados com vinho tinto mas sendo uma ilha percebe-se que o peixe fresco ocupa uma boa parte do menu diário dos restaurantes.
Por outro lado Os pastizzi, que são folhados recheados com puré de ervilhas ou queijo, estão presentes em todas as pastelarias de bairro.
Os malteses apreciam desfrutar das refeições ao ar livre, por isso não estranhe a quantidade de esplanadas existentes, assim como os comuns piqueniques na praia.
Como chegar
De avião
É a forma mais comum de chegar a este arquipélago, por isso o Aeroporto de Malta está localizado em Luqa, a cerca de 5 quilómetros da capital La Valetta.
As restantes ilhas do arquipélago não têm aeroporto mas existe um serviço regular de ferries.
De barco
Sabia que o porto de cruzeiros de La Valletta é um dos mais procurados em todo o Mediterrâneo? É verdade e habitualmente é um local de passagem, isto é, os navios chegam de manhã e vão-se embora no mesmo dia.
No entanto, também é possível escolher este porto como ponto de partida do seu cruzeiro, e assim conhecer com mais tempo a região.
Clima em Malta
Enfim, existem quatro estações climáticas durante o ano, à semelhança de Portugal.
Assim a primavera habitualmente é seca e ocorre entre março e maio, o verão entre junho e agosto é a época mais procurada com temperaturas e humidade elevadas (superiores a 30º), o outono oferece dias mais pequenos e chuvosos entre setembro e outubro e o inverno entre novembro e fevereiro é ameno, com temperaturas médias de 15º.
Mais artigos deste país
Viajar para Malta |tudo que precisa saber
Guia de viagens Malta, vale a pena comprar?
Como usar o autocarro em Malta
Viajar com crianças para Malta
Roteiro Malta | para 7 dias, 5 dias e 3 dias
Como visitar a Blue Lagoon de forma independente
Hotel em Malta |db Seabank Resort + SPA ****
Gostaria de conhecer outros destinos? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no no facebook e no instagram.