0

Como usar o autocarro em Malta

A ilha de Malta é relativamente pequena e está bem servida de transportes públicos. Sabia que existem mais de duas mil paragens de autocarro em Malta e Gozo? Neste post contamos-lhe como usar o autocarro em Malta: dizemos-lhe que tipos de bilhetes de autocarro estão disponíveis, onde os comprar e os preços dos bilhetes à data de hoje.

Como usar o autocarro em Malta

Tipos de bilhetes de autocarro

ExplorePlus Card

Em primeiro lugar vamos explicar-lhe em que consiste o cartão ExplorePlus. Este cartão permite viagens ilimitadas durante 7 dias, inclui transporte especial a partir do aeroporto e duas viagens do Ferry de Valeta. Além disso, pode escolher uma das seguintes opções extra: tour de um dia em autocarro hop-on hop-off ou uma viagem de barco até à ilha de Comino. Lembre-se que é em Comino que pode encontrar a Blue Lagoon.

É, sem dúvida, o passe mais completo para quem visita Malta.

Explore

Apesar de não ser tão completo em comparação com o ExplorePlus, este passe permite viagens ilimitadas durante 7 dias, a partir do momento em que é validado.

12 Single Day Journeys

Com este cartão tem acesso a 12 viagens, mas a custo mais baixo em comparação com os bilhetes avulso. O mais importante é que pode ser partilhado por vários viajantes.

Bilhetes avulso

Por outro lado, se não estiver disposto a comprar cartões pré-pagos, pode optar com adquirir o bilhete no próprio autocarro. Estes bilhetes são válidos por duas horas e pode mudar de autocarro as vezes que precisar. As duas horas contam a partir do momento em que compra o bilhete mas se mudar de autocarro as duas horas contam até ao momento que entra no autocarro seguinte. Quando entrar no autocarro seguinte só precisa de mostrar o bilhete.

Para ilustrar esta situação parece-nos importante referir um episódio que nos aconteceu. Num dos dias em que viajámos de autocarro faltavam dois minutos para terminarem as duas horas (no bilhete está bem visível a hora e os minutos do fim de validade do bilhete) quando entrámos num autocarro. Pensei que me iam cobrar um novo bilhete mas entrei no autocarro, mostrei ao condutor os bilhetes e perguntei “Is this ok?”, ele olhou para o relógio, sorriu e disse que sim. É claro que ficámos contentes porque era a última viagem do dia, tínhamos pela frente cerca de uma hora de viagem até à nossa paragem e não tivemos de comprar novo bilhete. Ou seja, por dois minutos poupámos 8 EUR (2 EUR cada).

Onde comprar os bilhetes de autocarro

Em primeiro lugar os cartões ExplorePlus Card, Explore e 12 Single Day Journeys podem ser comprados online, tem a possibilidade de os receber em casa sem custo adicional ou, se preferir, pode levantá-los em Malta.

Se não quiser comprar online pode dirigir-se a um dos seguintes locais:

LocationOpening Hours (Monday to Sunday)
Valletta Bus Terminal (next to Bay A1)06:00 to 17:30
Sliema Ferries next to Bus Stop Ferries 207:00 to 18:30 (closed between 13:00 to 13:35)
Malta International Airport (in the Arrivals Lounge)08:00 to 19:30
Bugibba Bus Terminal08:00 to 19:30 (closed between 14:00 and 14:35)
Victoria (Gozo) Bus TerminalMonday to Friday 08:00 to 12:00; 13:00 to 16:00, Saturday 08:00 to 12:00 and Sunday Closed

Tabela retirada do site oficial.

Dica extra: Nós vimos estes passes à venda em algumas lojas, incluindo no nosso hotel.

Os bilhetes avulso são comprados ao motorista do autocarro.

Preços dos bilhetes de autocarro (à data de hoje)

ExplorePlus Card

Custa 39,00 EUR

Explore

Adultos; 21,00 EUR

Crianças: 15,00 EUR

12 Single Day Journeys

Custa 15,00 EUR

Bilhetes avulso

Verão (Meados junho a meados de outubro): 2,00 EUR

Inverno (meados de outubro a meados de junho): 1,50 EUR

Período Noturno: 3,00 EUR.

Compensa alugar carro em Malta?

Será que compensa alugar carro em Malta? É indiscutível que em Malta existe uma boa rede de transportes públicos, especialmente autocarros, mas compreendo que mesmo assim a pergunta surja com frequência!

Com efeito, algumas pessoas perguntaram-me se compensa alugar carro em Malta e apesar de não o ter feito gostaria de trazer algumas luzes sobre o assunto.

O que precisa saber para decidir se compensa alugar carro em Malta.

Circulação pela esquerda.

Em primeiro lugar saiba que o trânsito circula pela esquerda, como em Inglaterra. Se não tem experiência em conduzir pela esquerda imagine-se a circular pelo lado “errado” da estrada e a entrar nas rotundas em contramão.

Porque é assim que se vai sentir apesar de estar atuar de acordo com as regras de trânsito de lá!

Condução agressiva.

Acredite que não é preconceito, é uma realidade comprovada por nós! Os condutores em Malta conduzem de uma forma muito agressiva. Quer isto dizer que não respeitam os limites de velocidade, conduzem colados ao carro da frente e fazem uso abundante da buzina.

Além disso, estacionam em qualquer lado! Seja em cima de passadeiras de peões, em segunda ou terceira fila, nos passeios, enfim, onde conseguirem deixar o veículo.

Excelente rede de transportes públicos.

Existe uma quantidade inacreditável de autocarros a circular nas ruas e com rotas que contemplam a totalidade da ilha.

Por esta razão é possível visitar todos os lugares em Malta de uma forma muito cómoda de autocarro. E tenha em mente que também é económico utilizar os transportes públicos!

A ilha é pequena.

Não vai acreditar como a ilha é pequena até chegar lá! Se quiser ir de um extremo ao outro de Malta conte com percurso de cerca duas horas de autocarro. Isto a contar com todas as paragens que o autocarro vai fazer.

Vamos lá então ao que interessa, compensa alugar carro em Malta?

Se não o assusta o que escrevemos neste artigo, força, vá em frente e alugue um carro em Malta!

Alías, se considerar que o autocarro demora cerca de duas horas de uma ponta à outra da ilha e que os preços praticados são acessíveis, parece-me que este tipo de transporte é bastante adequado para visitar Malta.

Não acha? Agora já sabe como usar o autocarro em Malta!

Está a pensar viajar para Malta? Talvez os seguintes artigos lhe interessem:

Gostaria de conhecer melhor Malta? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS! E não se esqueça de nos acompanhar no no facebook e no instagram.

%d bloggers like this: