2

Visita de um dia a Gozo a partir de Malta

Visita de um dia a Gozo

A oferta é muita se estiver interessado numa visita de um dia a Gozo a partir de Malta. É claro que se puder pernoitar em Gozo poderá explorar com mais calma a ilha mas tenha em mente que Gozo é realmente pequena.

Nós escolhemos não fazer a visitar de forma independente mas acredito que não seja difícil.

Se preferir visitar Gozo de forma independente pode comprar o bilhete do ferry junto ao terminal.

Para visitar a ilha sugerimos três opções: o autocarro normal, o autocarro hop-on hop-off ou o taxi.

O bilhete de autocarro hop-on hop-off pode ser adquirido no ferry e existem paragens de autocarros e taxis junto ao porto.

O tour que nós comprámos incluía o transporte do hotel até ao terminal do Ferry de Gozo, viagem de autocarro em Gozo, bilhetes para o Ferry, para o templo de Ggantija, para o comboio em Marsalform e um almoço buffet em Rabat.

Pareceu-nos completo e realmente foi uma boa opção para a nossa família.

O que visitar em Gozo

Ġgantija, Templo megalítico em Gozo

O Templo Ġgantija, também conhecido por Torre dos Gigantes, é um complexo megalítico do tempo neolítico, isto é, relativo ao período da pedra polida, localizado na ilha de Gozo.

Na verdade não é um mas sim dois templos que se pensam ser mais antigos do que as pirâmides do Egito.

A visita ao Templo de Ġgantija é composta por dois momentos: visita ao museu e visita ao templo

Museu de Ġgantija

Em primeiro lugar deve começar a visita no Museu. Aqui pode observar alguns artefactos encontrados nas escavações do Templo e ficar a conhecer a história do lugar.

Ġgantija
Ġgantija
Ġgantija
Ġgantija

Templo

A segunda parte da visita consiste na exploração das ruínas do Templo. O guia contou-nos como era a movimentação das pessoas no interior dos edifícios e deixou-nos à vontade para visitarmos o lugar com calma.

Ġgantija
Ġgantija
Ġgantija
Ġgantija
Ġgantija
Ġgantija

Informações práticas:

Morada:

John Otto Bayer Street, Xagħra, Gozo.

Horário:

De segunda a domingo das 9:00 às 17:00 (horário de inverno, de 1 outubro até 31 de maio)

Última entrada às 16:30

De segunda a domingo das 9:00 às 18:00 (horário de verão, de 1 junho até 30 de setembro)

Última entrada às 17:30

Victoria

Victoria é a capital de Gozo, a segunda maior ilha de Malta. Neste artigo vamos dizer-lhe o que fazer e visitar em Victoria.

Em primeiro lugar deixe-nos referir que nós visitámos Victoria num tour de um dia a partir de Malta. Estávamos hospedados em Mellieha em Malta e decidimos contratar um passeio organizado à ilha de Gozo. Se tiver interesse neste tipo de tour pode ver algumas sugestões aqui.

Veja o nosso roteiro completo em Malta aqui!

Visita de um dia a Gozo: o que fazer e visitar em Victoria

Perder-se nas ruas estreitas da Cittadella

A Cittadella é muralhada e as ruas no interior são um autêntico labirinto, mas não se preocupe se se perder, acho que faz parte da experiência.

cittadella
mapa
coisas a fazer em gozo
victoria

Descansar na escadaria da Catedral da Assunção

Se andar às voltas na Cittadella mais tarde ou mais cedo vai encontrar a Catedral da Assunção. Aproveite para a visitar e descansar as pernas na magnífica escadaria.

victoria

Desfrutar de uma vista de 360º sobre a ilha de Gozo

É obrigatório subir até às muralhas da Cittadella para ter uma vista de 360º sobre a ilha de Gozo. Tenha coragem para subir todos os degraus pois a vista que se obtém lá de cima é fantástica. E tente não se lembrar que depois vai ter de descer uma quantidade equivalente dos degraus que subiu.

victoria

Saborear pastizz

É o snack favoritos dos malteses! A massa é amanteigada, parecida com os nossos pastéis de Chaves e o recheio tradicionalmente é de puré de ervilhas ou queijo. Nós provámos os dois tipos e ficámos fãs. Comprávamos sempre que víamos à venda. A boa notícia é que são muito baratos, entre 30 a 40 cêntimos cada, dependendo do lugar.

victoria

Segue-se uma lista de igrejas que pode visitar em Victoria.

Fica a informação retirada de wikitravel:

  • St Mary’s Cathedral
  • St. George’s Basilica
  • St Francis Church (Franciscan Friars)
  • St James the Greater Church
  • Savina Church
  • St Augustine Church (Augustinian Friars)
  • St. John Bosco Oratory Church
  • St Martha’s Church
  • Annunciation Church
  • Cana Movement Church
  • Good Shepherd Church
  • Manresa Church (Jesuits)
  • Our lady of Grace Church (Capuchin Friars)
  • Our Lady Help of Christians Church (Salesian Nuns)
  • Immaculate Heart of Mary Church (Franciscan Nuns)
  • Our Lady of Pompei Church (Dominican Nuns)
  • St Barbara’s Church (Citadel)
  • St Joseph’s Church (Citadel)
  • Immaculate Conception Church (Seminary)
  • Nazareth Chapel (Poor Clares)

Dica extra:

Por último, uma dica extra: espreite as webcams panorâmicas com imagens em direto a partir de Victoria, Cittadella e Dwejra :).

Fará uma viagem sem sair do lugar!

Marsalforn Bay, estância balnear e salinas em Gozo

Marsalforn Bay é uma estância balnear bastante popular entre os malteses. Neste artigo vamos contar-lhe o que pode encontrar aqui e vamos dar-lhe sugestões de atividades nesta região de Gozo.

Em primeiro lugar deixe-nos referir que nós visitámos esta localidade num tour de um dia a partir de Malta. Se tiver interesse neste tipo de tour pode ver algumas sugestões aqui.

Visita de um dia a Gozo: o que pode encontrar em Marsalforn Bay?

Salt Pans

Salt Pans são as salinas de Marsalforn. A água do mar enche uns reservatórios (os locais chamam-se panelas) e o sal é recolhido quando a água se evapora.

Apesar de ser proibido aceder aos reservatórios, algumas pessoas acham piada tirar selfies junto ao sal, por favor não o faça.

barco de pesca nas salinas de Malta
As salinas em Gozo
Marsalforn
vista das salinas em malta
o sal de malta

Tras-Salvatur Hill

É o Cristo Rei de Gozo, uma estátua de betão que se eleva no cimo de um monte onde, segundo uma lenda, os locais viram fumo negro e acharam que se tratava de um vulcão. Não existe trilho mas a estátua é bem visível a partir da estrada, portanto, aventure-se pelo monte.

Sugestões de atividades em Marsalforn

Comprar sal para levar para casa

O sal extraído de Salt Pans é de boa qualidade, porque não arranjar souvenirs únicos para amigos e familiares? Pode se adquirido junto a pequenos vendedores ambulantes perto das praias de Marsalforn.

Marsalforn
Marsalforn

Fazer mergulho em Marsalforn Bay

É fã de mergulho? Se sim, pode praticar a sua atividade favorita em Marsalforn, o Gozo Aqua Sport tem loja em 46A Triq Il-Port Marsalforn, MFN1328, Iż-Żebbuġ, Malta.

Marsalforn
Marsalforn
Marsalforn

E agora já sabe o que encontrar e fazer em Marsalforn! Tenha em atenção que é um lugar bastante pequeno mas que se enche de turistas em alturas de férias e fins de semana.

Visita de um dia a Gozo: vale a pena visitar Dwejra Bay quando não existe mais a Azure Window?

Esta foi a pergunta que nos fizemos quando planeávamos a viagem a Gozo e decidimos visitar Dwejra Bay. É que a Azure Window era uma imagem de marca de Malta.

A notícia do colapso da Azure Window no dia 8 de março de 2017 correu o mundo. Quando vi fiquei com pena pois Malta estava na minha lista de viagens há bastantante tempo e agora não tenho mais hipótese de ver esta maravilha da natureza.

Mesmo assim escolhemos um tour que incluía uma paragem em Dwejra Bay porque achávamos que valia a pena, pelo menos, ver o  local onde se situava.

grutas em malta
passeio de barco em malta

Quer saber mais acerca deste e outros tours em Malta, veja aqui.

O passeio de barco não estava incluído no tour, pagámos 3,00EUR por cada pessoa o que me pareceu um preço justo.

O pequeno barco saiu do porto em direção a uma estreita passagem. O interior do túnel é escuro e frio mas a passagem faz-se rapidamente.

barcos em malta
Dwejra Bay
Dwejra Bay

O resto do passeio foi atribulado porque naquele dia o mar estava agitado com ondas bastante grandes. Pudemos ver as formações das rochas, incluindo uma que parecia um a cara e outra que parecia um crocodilo gigante empoleirado na ravina.

Dwejra Bay
Dwejra Bay

Vimos, também, o local onde de situava a Azure Window.

Dwejra Bay

Para responder à pergunta no início deste artigo, sim!!! Vale a pena visitar visitar Dwejra Bay mesmo sem ter a possibilidade de ver a Azure Window. Ao ver as imagem da Azure Window percebo o fascínio mas a viagem de barco é bastante agradável e, se quiser, pode dar um mergulho nas águas tranquilas junto ao porto.

Visita de um dia a Gozo a partir de Malta | a nossa experiência

Saímos do hotel às 11:15 e levaram-nos até ao Ferry para fazermos a viagem até Gozo. Já em Gozo o guia explicou-nos como seria o dia enquanto nos dirigíamos até ao Templo Ggantija. Para ficar com uma ideia o templo é mais antigo do que as pirâmides do Egito.

Depois da visita ao museu e às ruínas do templo fomos a Dwejra Bay onde num passeio de barco visitámos o local onde se podia ver a Azure Window. Este passeio não estava incluído no tour e custou-nos 3,00 por pessoa. Foi um valor justo na nossa opinião.

A seguir visitámos a capital de Gozo, Victoria e no final parámos em Rabat onde almoçámos.

A última paragem do tour foi em Marsalforn onde num simpático comboio visitámos a vila até às salinas Salt Pans.

E são estas as dicas que tínhamos para partilhar consigo acerca da nossa visita de um dia a Gozo.

Está a pensar viajar para Malta? Talvez os seguintes artigos lhe interessem:

Gostaria de conhecer melhor Malta? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS! E não se esqueça de nos acompanhar no no facebook e no instagram.

2 Comments

  • Reply
    natuurfreak
    2018-08-07 at 22:46

    So wonderful

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-08-08 at 12:42

      Thank you 🙂

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: