Atualizado em: Agosto 21, 2023
A oferta é muita se estiver interessado numa visita de um dia a Gozo a partir de Malta. É claro que se puder pernoitar em Gozo poderá explorar com mais calma a ilha mas tenha em mente que Gozo é realmente pequena.
Nós escolhemos não fazer a visitar de forma independente mas acredito que não seja difícil.
Assim, se preferir visitar Gozo de forma independente pode comprar o bilhete do ferry junto ao terminal.
No entanto, para visitar a ilha tem três opções: o autocarro normal, o autocarro hop-on hop-off ou o taxi.
O bilhete de autocarro hop-on hop-off pode ser adquirido no ferry mas existem paragens de autocarros e taxis junto ao porto.
O tour que nós comprámos incluía o transporte do hotel até ao terminal do Ferry de Gozo, viagem de autocarro em Gozo, bilhetes para o Ferry, para o templo de Ggantija, para o comboio em Marsalform e um almoço buffet em Rabat.
Pareceu-nos completo e realmente foi uma boa opção para a nossa família.
Visita de um dia a Gozo: o que visitar em Gozo
Ġgantija, Templo megalítico em Gozo
O Templo Ġgantija, também conhecido por Torre dos Gigantes, é um complexo megalítico do tempo neolítico, isto é, relativo ao período da pedra polida, localizado na ilha de Gozo.
Na verdade não é um mas sim dois templos que se pensam ser mais antigos do que as pirâmides do Egito.
Assim a visita ao Templo de Ġgantija é composta por dois momentos: visita ao museu e visita ao templo.
Museu de Ġgantija
Em primeiro lugar deve começar a visita no Museu pois aqui pode observar alguns artefactos encontrados nas escavações do Templo e ficar a conhecer a história do lugar.




Templo
Em seguida, a segunda parte da visita consiste na exploração das ruínas do Templo. O guia contou-nos como era a movimentação das pessoas no interior dos edifícios e deixou-nos à vontade para visitarmos o lugar com calma.






Informações práticas:
Morada: John Otto Bayer Street, Xagħra, Gozo.
Horário: De segunda a domingo das 9:00 às 17:00 (horário de inverno, de 1 outubro até 31 de maio), última entrada às 16:30,.
De segunda a domingo das 9:00 às 18:00 (horário de verão, de 1 junho até 30 de setembro), última entrada às 17:30
Victoria
Victoria é a capital de Gozo, a segunda maior ilha de Malta. Neste artigo vamos dizer-lhe o que fazer e visitar em Victoria.
Em primeiro lugar deixe-nos referir que nós visitámos Victoria num tour de um dia a partir de Malta. Estávamos hospedados em Mellieha em Malta e decidimos contratar um passeio organizado à ilha de Gozo. Se tiver interesse neste tipo de tour pode ver algumas sugestões aqui.
Veja o nosso roteiro completo em Malta aqui!
Marsalforn Bay, estância balnear e salinas em Gozo
Marsalforn Bay é uma estância balnear bastante popular entre os malteses. Neste artigo vamos contar-lhe o que pode encontrar aqui e vamos dar-lhe sugestões de atividades nesta região de Gozo.
Em primeiro lugar deixe-nos referir que nós visitámos esta localidade num tour de um dia a partir de Malta. Se tiver interesse neste tipo de tour pode ver algumas sugestões aqui.
Salt Pans
Salt Pans são as salinas de Marsalforn. A água do mar enche uns reservatórios (os locais chamam-se panelas) e o sal é recolhido quando a água se evapora.
Apesar de ser proibido aceder aos reservatórios, algumas pessoas acham piada tirar selfies junto ao sal, por favor não o faça.





Tras-Salvatur Hill
É o Cristo Rei de Gozo, uma estátua de betão que se eleva no cimo de um monte onde, segundo uma lenda, os locais viram fumo negro e acharam que se tratava de um vulcão.
Não existe trilho mas a estátua é bem visível a partir da estrada, portanto, aventure-se pelo monte.
Visita de um dia a Gozo: o que fazer e visitar em Victoria
Perder-se nas ruas estreitas da Cittadella
A Cittadella é muralhada e as ruas no interior são um autêntico labirinto, mas não se preocupe se se perder, acho que faz parte da experiência.




Descansar na escadaria da Catedral da Assunção
Se andar às voltas na Cittadella mais tarde ou mais cedo vai encontrar a Catedral da Assunção. Aproveite para a visitar e descansar as pernas na magnífica escadaria.

Desfrutar de uma vista de 360º sobre a ilha de Gozo
É obrigatório subir até às muralhas da Cittadella para ter uma vista de 360º sobre a ilha de Gozo. Tenha coragem para subir todos os degraus pois a vista que se obtém lá de cima é fantástica. E tente não se lembrar que depois vai ter de descer uma quantidade equivalente dos degraus que subiu.

Saborear pastizz
É o snack favoritos dos malteses! A massa é amanteigada, parecida com os nossos pastéis de Chaves e o recheio tradicionalmente é de puré de ervilhas ou queijo. Nós provámos os dois tipos e ficámos fãs. Comprávamos sempre que víamos à venda. A boa notícia é que são muito baratos, entre 30 a 40 cêntimos cada, dependendo do lugar.

Segue-se uma lista de igrejas que pode visitar em Victoria.
Fica a informação retirada de wikitravel:
- St Mary’s Cathedral
- St. George’s Basilica
- St Francis Church (Franciscan Friars)
- St James the Greater Church
- Savina Church
- St Augustine Church (Augustinian Friars)
- St. John Bosco Oratory Church
- St Martha’s Church
- Annunciation Church
- Cana Movement Church
- Good Shepherd Church
- Manresa Church (Jesuits)
- Our lady of Grace Church (Capuchin Friars)
- Our Lady Help of Christians Church (Salesian Nuns)
- Immaculate Heart of Mary Church (Franciscan Nuns)
- Our Lady of Pompei Church (Dominican Nuns)
- St Barbara’s Church (Citadel)
- St Joseph’s Church (Citadel)
- Immaculate Conception Church (Seminary)
- Nazareth Chapel (Poor Clares)
Dica extra: Por último, uma dica extra: espreite as webcams panorâmicas com imagens em direto a partir de Victoria, Cittadella e Dwejra :).
Fará uma viagem sem sair do lugar!
Sugestões de atividades em Marsalforn
Comprar sal para levar para casa
O sal extraído de Salt Pans é de boa qualidade, porque não arranjar souvenirs únicos para amigos e familiares? Pode se adquirido junto a pequenos vendedores ambulantes perto das praias de Marsalforn.


Fazer mergulho em Marsalforn Bay
É fã de mergulho? Se sim, pode praticar a sua atividade favorita em Marsalforn, o Gozo Aqua Sport tem loja em 46A Triq Il-Port Marsalforn, MFN1328, Iż-Żebbuġ, Malta.



E agora já sabe o que encontrar e fazer em Marsalforn! Tenha em atenção que é um lugar bastante pequeno mas que se enche de turistas em alturas de férias e fins de semana.
Visita de um dia a Gozo: vale a pena visitar Dwejra Bay quando não existe mais a Azure Window?
Esta foi a pergunta que nos fizemos quando planeávamos a viagem a Gozo e decidimos visitar Dwejra Bay. É que a Azure Window era uma imagem de marca de Malta.
A notícia do colapso da Azure Window no dia 8 de março de 2017 correu o mundo. Quando vi fiquei com pena pois Malta estava na minha lista de viagens há bastantante tempo e agora não tenho mais hipótese de ver esta maravilha da natureza.
Mesmo assim escolhemos um tour que incluía uma paragem em Dwejra Bay porque achávamos que valia a pena, pelo menos, ver o local onde se situava.


Quer saber mais acerca deste e outros tours em Malta, veja aqui.
O passeio de barco não estava incluído no tour, pagámos 3,00EUR por cada pessoa o que me pareceu um preço justo.
O pequeno barco saiu do porto em direção a uma estreita passagem. O interior do túnel é escuro e frio mas a passagem faz-se rapidamente.



O resto do passeio foi atribulado porque naquele dia o mar estava agitado com ondas bastante grandes. Pudemos ver as formações das rochas, incluindo uma que parecia um a cara e outra que parecia um crocodilo gigante empoleirado na ravina.


Vimos, também, o local onde de situava a Azure Window.

Para responder à pergunta no início deste artigo, sim!!! Vale a pena visitar visitar Dwejra Bay mesmo sem ter a possibilidade de ver a Azure Window. Ao ver as imagem da Azure Window percebo o fascínio mas a viagem de barco é bastante agradável e, se quiser, pode dar um mergulho nas águas tranquilas junto ao porto.
Visita de um dia a Gozo a partir de Malta | a nossa experiência
Saímos do hotel às 11:15 e levaram-nos até ao Ferry para fazermos a viagem até Gozo. Já em Gozo o guia explicou-nos como seria o dia enquanto nos dirigíamos até ao Templo Ggantija. Para ficar com uma ideia o templo é mais antigo do que as pirâmides do Egito.
Depois da visita ao museu e às ruínas do templo fomos a Dwejra Bay onde num passeio de barco visitámos o local onde se podia ver a Azure Window. Este passeio não estava incluído no tour e custou-nos 3,00 por pessoa. Foi um valor justo na nossa opinião.
A seguir visitámos a capital de Gozo, Victoria e no final parámos em Rabat onde almoçámos.
A última paragem do tour foi em Marsalforn onde num simpático comboio visitámos a vila até às salinas Salt Pans.
E são estas as dicas que tínhamos para partilhar consigo acerca da nossa visita de um dia a Gozo.
Por fim, está a pensar viajar para Malta? Então, talvez os seguintes artigos lhe interessem:
- Viajar para Malta |tudo que precisa saber
- Guia de viagens Malta, vale a pena comprar?
- Como usar o autocarro em Malta
- Aeroporto de Malta
- Viajar com crianças para Malta
- Roteiro Malta | para 7 dias, 5 dias e 3 dias
- Roteiro para um dia em Valeta
- Como visitar a Blue Lagoon de forma independente
- Visita de um dia a Gozo
- Hotel em Malta |db Seabank Resort + SPA ****
Gostaria de conhecer melhor Malta? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.
2 respostas
So wonderful
Thank you 🙂