O que fazer em Castro Laboreiro: dicas imperdíveis!

Castro Laboreiro o que visitar.
Índice do artigo

Atualizado em: Maio 23, 2021

O que fazer em Castro Laboreiro. Castro Laboreiro faz parte do concelho de Melgaço (distrito de Viana do Castelo), isto é, no Alto Minho.

É uma zona rural bastante rica em património natural como é o caso da Serra da Peneda, mas também em património construído, por exemplo algumas pontes, moinhos e fornos comunitários.

Na nossa visita contámos com o apoio de um casal de empreendedores, a Anabela e Pedro Alarcão, que são responsáveis pela Ecotura e que disponibilizam atividades equestres, caminhadas e trekking mas também alojamento.

Mais à frente dizemos-lhe quais são os contactos de Ecotura para que possa marcar a sua viagem de forma cómoda, combinado?

Então, acompanha-nos nesta viagem pela raia minhota?

O que fazer em Castro Laboreiro

Anabela e Pedro Larcão
Anabela e Pedro Alarcão da Ecotura.

Percursos Pedestres

A região de Castro Laboreiro é muito rica em paisagens naturais e a melhor forma de usufruir destas paisagens é fazendo muitos passeios a pé.

Agora, é claro que pode fazer trilhos de forma autónoma mas vai perder muitos detalhes se não tiver um guia.

Felizmente a Anabela e o Pedro Alarcão da Ecotura acompanharam-nos num passeio único e foram contando pormenores sobre a fauna e flora da região, por isso só os podemos recomendar.

Além disso, com alguma sorte, pode ser que consiga ver alguns garranos ou vacas, como nós vimos.

Visitar as ruinas do Castelo de Castro Laboreiro

Em Castro Laboreiro existem ruínas de um antigo castelo que valem muito a pena visitar.

Tenha em atenção que são mesmo ruínas, no entanto consegue-se andar no que sobrou das muralhas.

Além disso, do alto deste castelo é o melhor sítio para observar a paisagem!

Explorar as brandas e inverneiras

Sabe o que são brandas e inverneiras? Então vamos lá explicar tudo!

As brandas são aldeias sazonais de verão, isto é, as pessoas construíam casas que apenas eram habitadas durante o verão.

Isto acontecia porque havia a necessidade de os animais encontrarem pastagens verdes.

Assim, durante o inverno as pessoas mudavam-se com todos os seus pertences, incluindo os animais, para as inverneiras.

As inverneiras estavam em terrenos mais baixos mas as brandas eram em terrenos mais altos.

Esta transumância forçada foi perdendo força à medida que as populações se fixavam de forma definitiva em terrenos férteis mas as construções tradicionais ainda se podem visitar.

Assim, em Castro Laboreiro tanto pode visitar Brandas como Inverneiras.

Onde dormir em Castro Laboreiro

Ecotura Country House
Ecotura Country House.

Nós ficámos no Ecotura Country House, uma casa tradicional de montanha que nos deixou encantados.

A decoração é notável e vai ficar muito agradado com os detalhes: sabonete rústico, pormenores em madeira e metal ajustados ao tipo de construção e um pequeno-almoço caseiro delicioso!

Morada e contactos da Ecotura Country House: Lugar do Queimadelo – Castro Laboreiro, 4960-084 Melgaço, telemóvel 967442217 e email ecotura@ecotura.com.

Restaurantes em Castro Laboreiro

Restaurante Mirador do Castelo
Restaurante Mirador do Castelo.

Depois de andar tanto a pé de certeza que a fome vai apertar quando menos esperar.

No entanto, não se preocupe pois temos uma dica certeira de um lugar excelente para comer: o Restaurante Miradouro do Castelo.

As especialidades do Miradouro do Castelo são o cabrito, o bacalhau mas também o naco de cachena.

Em terras serranas percebe-se que o cabrito do monte seja uma aposta certeira, pois os animais andam à vontade nas serras.

Por outro lado, o segredo do bacalhau é ser demolhado em água fria corrente, o que faz com que as lascas saiam perfeitas.

Por fim, se não sabe o que é a cachena, nós explicamos: é uma raça bovina típica desta região e que se caracteriza por uma carne rosada e bastante tenra.

Morada e contactos do Mirador do Castelo: Vila de Castro Laboreiro, 4060-061 Castro Laboreiro telefone 251 465 469 email geral@miradourodocastelo.com.

Mapa e como chegar a Castro Laboreiro

Do Porto

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.