0

Termas de Melgaço um dia relaxante entre jardins e SPA

Termas de Melgaço

As Termas de Melgaço, também conhecidas como Parque Termal do Peso, são uma estância de tratamentos termais, spa e estética mas é igualmente o local onde é extraída e engarrafada a Água de Melgaço.

Estão situadas num local de particular beleza com jardins bem cuidados, zonas de descanso com bancos e até tem uma ribeira, que é a Ribeira da Bouça Nova.

Existem vários edifícios com arquitetura interessante espalhados pelo parque, por isso explore-o à vontade.

Nós fomos recebidos pelo Patrick Marques, um técnico de termalismo que está responsável pelo Balneário das Termas de Melgaço e que nos contou como tudo funciona.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Parque Termal do Peso?

Visitar as Termas de Melgaço

Piscina Interior das Termas do Peso
Piscina interior.

As Termas de Melgaço estão inseridas num parque de lazer com vários lugares interessantes para visitar mas também pode fazer tratamentos termais aqui.

Assim, se apenas está interessado em turismo, sugerimos que estacione o carro perto das termas e visite o espaço a pé.

Existem duas nascentes que são a Fonte Principal e a Fonte Nova ou Galeria Nova mas estão espalhados pelo parque vários edifícios com interesse.

A água das Termas de Melgaço tem propriedades medicinais e está indicada para o tratamento de problemas respiratórios, digestivos mas também musculoesqueléticos.

Por isso, aproveite para pedir um copo de água e experimente-a uma vez que por sair diretamente da fonte é diferente da água engarrafada.

Sabia que a Água de Melgaço engarrafada não tem propriedades medicinais? Isto porque são retirados o ferro e gás em excesso da água antes de ir para a garrafa.

Há um bar no parque onde pode fazer uma pausa no seu passeio assim como lugares para descansar perto da Ribeira da Bouça Nova que atravessa o parque.

Além disso há o trilho Percursos Marginais do Rio Minho começa nas Termas de Melgaço e que são imperdíveis.

Por outro lado, se lhe interessa a vertente do termalismo saiba que existem vários tratamentos que pode fazer em Melgaço e explicamos tudo a seguir.

Tratamentos nas Termas de Melgaço

SPA das Termas de Melgaço.
SPA nas Termas de Melgaço.

As Termas do Peso estão divididas em duas alas que são a ala seca mas também a ala húmida.

Assim, na ala seca estão incluídas as massagens, esfoliações, envolvimentos, consultas médicas e tratamentos de fisioterapia.

Por outro lado, na ala húmida os visitantes podem usufruir da piscina interior que inclui circuitos com jatos de água e jacuzzi,

Como funcionam as termas

Para fazer qualquer tratamento termal terá, em primeiro lugar, de marcar uma consulta médica no local.

Depois, e com base nessa consulta médica, ser-lhe-á prescrito um tratamento que será realizado nas próprias termas e por pessoal certificado.

No entanto, se apenas estiver interessado numa massagem ou usufruir da piscina interior não será necessária a consulta médica.

Como marcar um dia nas Termas de Melgaço

Para garantir a sua entrada, em especial com as limitações que estamos a viver em tempo de pandemia, o melhor será marcar com antecedência.

Assim, o contacto telefónico é o 251 404 404 mas se preferir pode enviar um email para termas.melgaco@unicer.pt.

Preços de entrada na piscina interior

Os preços normais de entrada na piscina interior são:

1 hora: 10 EUR, 2 horas: 15 EUR e 3 horas: 18 EUR.

No entanto existem alguns packs disponíveis que incluem massagens e/ou sauna pelo que sugerimos que veja as promoções atuais no Facebook das termas.

Alojamento perto das Termas de Melgaço

Entrada do hotel em melgaço
Hotel Monte Prado & SPA

Existe um projeto de reconstrução do antigo Hotel das Termas mas enquanto não passa de um projeto nós recomendamos o Hotel Monte Prado & SPA (veja o nosso artigo).

No entanto, existem outras opções de hotéis em Melgaço (como por exemplo os Bungalows Termas de Melgaço) que pode consultar a seguir.

Alojamento em Melgaço

Veja também: O que fazer em Melgaço

Mapa e como chegar às Termas de Melgaço

Do Porto

*o passaporte no bolso viajou a convite do Turismo do Porto e Norte e contou com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Câmara Municipal de Ponte da Barca e Câmara Municipal de Melgaço.

Assim, e neste âmbito, estão previstos os seguinte artigos:

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.