Atualizado em: Fevereiro 15, 2023
O que visitar e fazer em Idanha-a-Nova em 2023.
Idanha-a-Nova é uma vila do distrito de Castelo Branco, isto é, na região Centro de Portugal.
É uma zona muito bonita para visitar na qual se destacam duas Aldeias Históricas de Portugal (Monsanto e Idanha-a-Velha), o Geopark Naturtejo, o Parque Natural do Tejo Internacional, as Termas de Monfortinho, mas também a aldeia de Penha Garcia.
Neste artigo vamos dar-lhe dicas de o que visitar no concelho de Idanha-a-Nova, o que fazer em Idanha-a-Nova, sugestões de hotéis e restaurantes, assim como um mapa e como chegar à região.
Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Baixa?
Idanha-a-Nova o que visitar em 2023

O centro histórico de Idanha-a-Nova
Estacione o carro e explore a zona antiga a pé. Vai andar bastante a pé, mas acredite que vale a pena subir e descer as ruas empedradas de Idanha.
O ponto alto, na nossa opinião, é subir até às ruínas do antigo castelo. Na verdade as ruínas quase não existem, mas a vista lá de cima é incrível.
Aliás, este é o melhor lugar para observar a Falha do Ponsul e se não conhece o fenómeno, não se preocupe pois existem placas explicativas no lugar.
Visitar a Aldeia Histórica de Monsanto

Monsanto é considerada a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, e por isso, no cimo da Torre do Relógio está colocada uma réplica do galo de prata que assinala a efeméride.
Por outro lado, esta aldeia singular também é conhecida pelos blocos monumentais de granito, junto dos quais as casas foram contruídas.
Veja também: Visitar a Aldeia Histórica de Monsanto.
Visitar a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

Idanha-a-Velha é uma das mais antigas Aldeias Históricas de Portugal, pois já é habitada desde o longínquo século I a.C.
A aldeia é um autêntico museu a céu aberto, onde os artefactos arqueológicos estão cuidadosamente dispostos e ao alcance de qualquer um.
Vá até à Igreja de Santa Maria, que é onde a maior parte dos vestígios estão concentrados.
Uma das atrações da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha é o famoso restaurante Casa da Velha Fonte. Comer como os Romanos no seculo I a.C. (e seguintes) é a proposta da chef Maria Caldeira de Sousa e devo dizer que é uma experiência inesquecível.
Veja a galeria no Instagram e decida por si mesmo se vale a pena fazer um desvio para ir almoçar ou jantar a Idanha. Da minha parte, devo dizer que nunca perco a oportunidade para fazer o tal desvio…
Leia também o artigo dedicado à antiga Egitânia: Visitar a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.
O Geopark Naturtejo
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional tem uma extensão de 5.000 km2 e inclui territórios de 6 concelhos, isto é, de Castelo Branco, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e, claro está, Idanha-a-Nova.
Assim, no concelho de Idanha-a-Nova pode visitar o Parque Iconológico de Penha Garcia, os canhões fluviais do Erge, a Escarpa da falha do Rio Pônsul e a Rota das Minas de Segura.
O Parque Natural do Tejo Internacional
O Parque Natural do Tejo Internacional foi declarado pela UNESCO reserva da biosfera transfronteiriça em 2016.
É uma área protegida que abrange os territórios junto ao Rio Tejo em Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Nisa mas também Idanha-a-Nova.
É uma área muito bonita com bosques de sobreiros e azinheiras e onde se podem avistar abutres, águias e cegonhas, por isso sugerimos que dedique algum tempo a este parque.
O que fazer em Idanha-a-Nova

- não deixe de degustar a gastronomia típica, como por exemplo os pratos de peixe de rio, o ensopado de borrego e o arroz de lebre;
- explorar o Naturejo Geoparque é obrigatório mas se não tiver tempo para mais pelo menos dê um pulo até Penha Garcia;
- As propriedades das águas das Termas de Monfortinho perdem-se no tempo mas certifique-se que não se perde para chegar lá! Assim, o lugar das termas fica a 3 km da freguesia de Monfortinho e além dos tratamentos termais também pode fazer massagens.
Roteiros na Beira Baixa para roadtrips em família
Viajar de carro é algo de que gostamos bastante, principalmente na zona Norte e Centro de Portugal.
A Beira Baixa, onde se inclui Idanha-a-Nova, é propícia a roadtrips em família, pelo que neste blogue encontra vários artigos dedicados à região.
Os roteiros possíveis são muitos, mas se pretende algumas orientações, veja as sugestões a seguir.
Road trip na BEIRA BAIXA: dicas de o que ver e fazer (roteiro para 3 dias)
Celebrar o Solstício de Verão na Beira Baixa em locais inusitados (roteiro para 3 dias)
Alojamento em Idanha-a-Nova
Já reparou que a região da Beira Baixa tem mesmo muito para ver e fazer, por isso faz todo o sentido ficar alguns dias por aqui.
Assim, em Idanha-a-Nova nós sugerimos o Hotel Estrela Da Idanha, um alojamento confortável, com piscina, pista de skate e mini-golfe. Se viaja com crianças eles vão adorar!
Para uma experiência mais luxuosa, experimente o Hotel Fonte Santa nas Termas de Monfortinho, que apesar de ficar a 47 km de distância, é uma alternativa a considerar.
Se não gostou de nenhuma destas sugestões, siga os links com mais opções de onde dormir na região. Hotéis em Idanha-a-Nova e Hotéis em Monsanto.
Restaurantes em Idanha-a-Nova
Se gosta de comer bem e com preços acessíveis vai adorar o restaurante Helana!
Está localizado na zona histórica de Idanha-a-Nova e a Tiborna de bacalhau é memorável, mas tenha em atenção que fecha para descanso do pessoal, pelo que o melhor é confirmar se está aberto na página do Facebook.
Mapa e como chegar a Idanha-a-Nova
De Lisboa
Do Porto
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Serra da Estrela o que visitar
- Sport Hotel Gym + SPA Covilhã
- Janeiro de Cima | Aldeia do Xisto. Ó da Barca!!
- Barroca | visita a uma das Aldeias do Xisto
- O que visitar em Belmonte |guia de viagem completo
- Praia Fluvial do Pego | houve mar em Penha Garcia
- O que visitar na Covilhã
- Idanha-A-Velha Aldeia Histórica
- Aldeia Histórica de Castelo Novo
- Fundão o que visitar na terra das cerejas
- O Alambique de Ouro | Resort familiar no Fundão
- Alpedrinha, a “Sintra da Beira”
- Idanha-a-Nova o que visitar em 2022, fazer & dicas de viagem
- Passadiços do Orvalho e cascata da Fraga de Água d’Alta em Oleiros
- Penamacor o que visitar
- Cova da Beira: roteiro para três dias inesquecíveis
- Serra do Açor: entre aldeias do xisto, praias fluviais e cascatas
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest /.