Idanha-a-Nova o que visitar, fazer & dicas de viagem

Falha do Pônsul de Idanha-a-Nova.
Índice do artigo

O que visitar e fazer em Idanha-a-Nova.

Idanha-a-Nova é uma vila do distrito de Castelo Branco, isto é, na região Centro de Portugal.

É uma zona muito bonita para visitar na qual se destacam duas Aldeias Históricas de Portugal (Monsanto e Idanha-a-Velha), o Geopark Naturtejo, o Parque Natural do Tejo Internacional, as Termas de Monfortinho mas também a aldeia de Penha Garcia.

Neste artigo vamos dar-lhe dicas de o que visitar no concelho de Idanha-a-Nova, o que fazer em Idanha-a-Nova, sugestões de hotéis e restaurantes, assim como um mapa e como chegar à região.

Então, acompanha-nos nesta viagem pela Beira Baixa?

Idanha-a-Nova o que visitar

Zona Histórica de Idanha.

O centro histórico de Idanha-a-Nova

Estacione o carro e explore a zona antiga a pé.

Vai andar bastante a pé mas acredite que vale a pena subir e descer as ruas empedradas de Idanha.

O ponto alto, na nossa opinião, é subir até às ruínas do antigo castelo. Na verdade as ruínas quase não existem mas a vista lá de cima é incrível.

Aliás, este é o melhor lugar para observar a Falha do Ponsul e se não conhece o fenómeno, não se preocupe pois existem placas explicativas no lugar.

Visitar a Aldeia Histórica de Monsanto

Torre do Lucano ou Torre do Relógio
Torre do Relógio ou Torre de Lucano em Monsanto.

Monsanto é considerada a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, e por isso, no cimo da Torre do Relógio está colocada uma réplica do galo de prata que assinala a efeméride.

Por outro lado, esta aldeia singular também é conhecida pelos blocos monumentais de granito, junto dos quais as casas foram contruídas.

Veja também: Visitar a Aldeia Histórica de Monsanto.

Visitar a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha

Porta Nova de Idanha-a-velha
Porta Nova de Idanha-a-Velha

Idanha-a-Velha é uma das mais antigas Aldeias Históricas de Portugal, pois já é habitada desde o longínquo século I a.C.

A aldeia é um autêntico museu a céu aberto onde os artefactos arqueológicos estão cuidadosamente dispostos e ao alcance de qualquer um mas para ver os melhores sugerimos que vá até à Igreja de Santa Maria.

Então, se ficou interessado sugerimos que veja o artigo dedicado à antiga Egitânia a seguir.

Leia também: Visitar a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.

O Geopark Naturtejo

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional tem uma extensão de 5.000 km2 e inclui territórios de 6 concelhos, isto é, de Castelo Branco, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e, claro está, Idanha-a-Nova.

Assim, no concelho de Idanha-a-Nova pode visitar o Parque Iconológico de Penha Garcia, os canhões fluviais do Erge, a Escarpa da falha do Rio Pônsul e a Rota das Minas de Segura.

O Parque Natural do Tejo Internacional

O Parque Natural do Tejo Internacional foi declarado pela UNESCO reserva da biosfera transfronteiriça em 2016.

É uma área protegida que abrange os territórios junto ao Rio Tejo em Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Nisa mas também Idanha-a-Nova.

É uma área muito bonita com bosques de sobreiros e azinheiras e onde se podem avistar abutres, águias e cegonhas, por isso sugerimos que dedique algum tempo a este parque.

O que fazer em Idanha-a-Nova

Ruínas do Castelo de Idanha-a-Nova.
Ruínas do Castelo de Idanha-a-Nova.
  • não deixe de degustar a gastronomia típica, como por exemplo os pratos de peixe de rio, o ensopado de borrego e o arroz de lebre;
  • explorar o Naturejo Geoparque é obrigatório mas se não tiver tempo para mais pelo menos dê um pulo até Penha Garcia;
  • As propriedades das águas das Termas de Monfortinho perdem-se no tempo mas certifique-se que não se perde para chegar lá! Assim, o lugar das termas fica a 3 km da freguesia de Monfortinho e além dos tratamentos termais também pode fazer massagens;

Alojamento em Idanha-a-Nova

Já reparou que a região da Beira Baixa tem mesmo muito para ver e fazer e por isso faz todo o sentido ficar alguns dias por aqui.

Assim, em Idanha-a-Nova nós sugerimos o Hotel Estrela Da Idanha, um alojamento confortável, com piscina, pista de skate e mini-golfe. Se viaja com crianças eles vão adorar!

Mas existem outras opções que pode ver a seguir e uma dica que vale a pena é ficar a dormir em Monsanto!

Hotéis em Idanha-a-Nova

Hotéis em Monsanto

Restaurantes em Idanha-a-Nova

Se gosta de comer bem e com preços acessíveis vai adorar o restaurante Helana!

Está localizado na zona histórica de Idanha-a-Nova e a Tiborna de bacalhau é memorável, mas tenha em atenção que fecha para descanso do pessoal, pelo que o melhor é confirmar se está aberto na página do Facebook.

Mapa e como chegar a Idanha-a-Nova

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.