0

Ponte da Barca visitar as Terras da Nóbrega

Pelourinho e Mercado Pombalino

Ponte da Barca é uma vila pertencente ao distrito de Viana do Castelo, isto é, na região do Alto Minho no Norte de Portugal.

Nesta terra nasceu o navegador Fernão de Magalhães (na freguesia de Magalhães) assim como a mãe de Santo António de Lisboa.

Cerca de metade do território deste município está inserido na Reserva da Biosfera do Parque Nacional da Peneda-Gerês, por isso é um excelente ponto de partida para explorar o único parque nacional português.

Do Castelo da Nóbrega já pouco existe mas o local onde se acredita ter existido este castelo ainda pode ser visitado.

Nós somos visitantes assíduos desta região porque achamos que vale mesmo a pena este passeio e gostaríamos de o convidar a acompanhar-nos nesta viagem.

Visitar Ponte da Barca

Existem muitos motivos para visitar Ponte da Barca e neste artigo vamos falar-lhe de algumas atividades que pode explorar na região.

O que visitar em Ponte da Barca

Ponte medieval em Ponte da Barca

O centro histórico

Estão identificados 25 pontos de interesse turístico no centro histórico de Ponte da Barca, no entanto nós vamos dar destaque apenas aos que achámos mais interessantes.

Assim, a sua visita a Ponte da Barca provavelmente vai começar pela passagem de carro pela ponte medieval.

Do seu lado direito existe um parque de estacionamento onde poderá deixar o seu carro e partir à descoberta da vila.

Ao regressar para a área da ponte poderá admirar com mais atenção os arcos da ponte do século XV assim como a zona ribeirinha envolvente.

Logo a seguir encontrará o Pelourinho (finais do século XVI) e o Mercado Pombalino cuja construção remonta ao ano de 1752.

O Jardim dos Poetas foi assim batizado em homenagem a Diogo Bernardes e ao frei Agostinho da Cruz, dois irmãos poetas e naturais de Ponte da Barca.

Siga para os Paços do Concelho e logo a seguir vai encontrar a Igreja Matriz (Monumento Nacional) também conhecida como Igreja de São João Baptista.

Sugerimos que suba os degraus de pedra para contemplar devidamente a vila.

Na zona antiga vai encontrar vários edifícios interessantes como é o caso da Fonte de São João, o cruzeiro, a azenha no Rio Lima, a ponte do Rio Vade, a Casa da Fonte Velha, a Casa do Relógio de Sol, a Fonte Velha, a Igreja da Misericórdia, a Casa da Irmandade mas também o Chalet.

Os espigueiros do Lindoso

Lindoso é uma freguesia do concelho de Ponte da Barca que tem a particularidade de exibir o maior conjunto de espigueiros em Portugal (são mais de 60 espigueiros de granito) que datam dos séculos XVII e XVIII e que estão classificados como Imóvel de Interesse Público.

No entanto no Lindoso existem outros lugares interessantes que devem ser incluídos no seu roteiro e que são o Castelo do Lindoso, a Barragem do Alto-Lindoso e a central hidroelétrica.

O Rio Lima

Rio Lima

O Rio Lima está intrinsecamente ligado à história da região.

Aliás, o próprio nome da vila advém da barca que transportava pessoas e bens entre as duas margens do Rio Lima.

Assim, o Rio Lima dispõe da algumas praias fluviais onde irá desfrutar das águas refrescantes quando for a banhos.

Por outro lado, poderá praticar caiaque, canoagem e Stand Up Paddle com os seus amigos ou família.

Pitorescas aldeias

Já mencionámos o Lindoso que é conhecido talvez por causa dos espigueiros, no entanto existem outras aldeias que o irão surpreender.

Falamos, por exemplo, da aldeia de Ermida onde poderá mergulhar nas Lagoas de Ermida e visitar o museu onde está exposta a Pedra dos Namorados.

Por outro lado, em Germil irá encontrar uma típica aldeia de montanha que sobrevive na Serra Amarela graças à entreajuda dos seus habitantes.

O que fazer em Ponte da Barca

Pelourinho e Mercado Pombalino
  • explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês;
  • subir ao Alto da Louriça a 1359 metros de altitude na Serra Amarela;
  • percorrer os Caminhos de Santiago;
  • andar de bicicleta na Ecovia do Lima;
  • percorrer a calçada romana;
  • visitar o local de aparições de Nossa Senhora da Paz (10 e 11 de maio de 1917) ao pastor Severino Alves;
  • deliciar-se com o vinho verde da região;

Percursos Pedestres em Ponte da Barca

Os amantes de trilhos e caminhadas têm boas notícias, é que estão identificados e sinalizados nove percursos pedestres em Ponte da Barca.

Isto significa que pode escolher fazer um ou vários percursos pedestres durante a sua viagem a Ponte da Barca.

Então, os trilhos existentes são o Percurso Interpretativo da Serra Amarela (percurso circular com início em Ermida), Trilho das Terras da Nóbrega (percurso circular com início em Sampriz), o Trilho de Entre Ambos-os-Rios à Ermida (início na Igreja de São Miguel em Entre-Ambos-os-Rios e fim no Rio Froufe), o Trilho Megalitismo de Britelo (percurso circular com início e fim em Mosteirô), o Trilho Penedo do Encanto (início e fim na localidade de Parada), o Trilho de Germil (início e fim do trilho na Igreja de Germil), os Moinhos de Parada (início e fim no lugar de Parada), o Trilho Românico de Bravães a São Martinho de Crasto (início no Mosteiro de Bravães) e o Trilho da Barca à Ponte (início e fim no centro histórico junto à fonte de São João).

Alojamento em Ponte da Barca

Quer seja adepto de hotel, alojamento local, turismo rural ou parque de campismo, temos a certeza que vai encontrar alojamento ao seu gosto nesta região.

Nós recomendamos o Tempus Hotel & SPA a cerca de 2 km do centro mas pode ver aqui outras sugestões de hotéis em Ponte da Barca.

Melhor altura para visitar

A seguir vamos indicar-lhe algumas festas, romarias e datas especiais em que tem razões acrescidas para visitar Ponte da Barca.

Assim, no Lindoso poderá participar no entrudo tradicional (carnaval) cujo pnto alto é o enterro do pai velho.

Por outro lado, o Festival Folk Celta costuma animar a vila no mês de julho.

Por fim, agosto é o mês da Romaria de São Bartolomeu que é pré-finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Como chegar a Ponte da Barca

Ponte da Barca está localizada a cerca de 1 hora do Porto e 4 horas da capital portuguesa.

Assim, para que organize melhor o seu roteiro poderá ver a seguir dois mapas com as indicações para chegar a Ponte da Barca.

Como chegar a Ponte da Barca a partir de Lisboa

Como chegar a Ponte da Barca a partir do Porto

Outros pontos de interesse em Ponte da Barca

Este artigo já vai longo mas realmente existem muitos lugares interessantes a visitar no Município de Ponte da Barca.

Por isso sugerimos que se tiver mais algum tempo disponível considere em incluir no seu roteiro o Museu de Cristais de Quartzo, o Mosteiro de Bravães e os Moinhos no Rio Fervença.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: