0In Destinos

Zaanse Schans e os moinhos de vento holandeses

Zaanse Schans e os moinhos de ventos

Sabia que os mais bonitos moinhos de vento holandeses podem ser vistos em Zaanse Schans? É certo que no centro de Amesterdão pode ver um dos últimos moinhos de vento da cidade (post aqui) mas em Zaanse Schans existem dezenas de moinhos ainda em funcionamento. Esta pitoresca localidade está situada a cerca 30 minutos de Amesterdão. Vamos conhecer melhor Zaanse Schans?

O cenário não podia ser mais bonito. Aliás, ia jurar que já vi esta paisagem em calendários vintage!

Imagine um lago de águas calmas e alguns patos a nadarem. À volta do lago existem casas e moinhos de vento. Também se avistam campos verdes e ovelhas a pastar. É assim Zaanse Schans!

foto_2653

foto_2654

foto_2655

foto_2658

foto_2659

foto_2651

foto_2652 (1)

 

Visitar os moinhos de Zaanse Schans

A troco de uma pequena contribuição, os donos permitem que os visitantes entrem e visitem os moinhos de vento.

Pelo que nos explicaram, os moinhos são usados regularmente na moagem de vários tipos de cereais. No entanto, no dia em que visitámos Zaanse Schans estavam a moer amendoins.

Apesar de a minha vontade e de outros visitantes ser de pegar em alguns amendoins para comer, avisaram-nos que os amendoins estavam crus.

Isto significa que não eram próprios para consumo humano, em cru apenas servem para a alimentação dos animais ou para fazerem óleo de amendoim.

Não me pareceu que fosse uma “apresentação para turista ver”. O interior do moinho não estava particularmente limpo e conseguimos ver várias teias de aranha nos telhados.

Além disso, percebe-se quando os agricultores estão a trabalhar nos campos. E a roupa e os socos enlameados que o dono do moinho trazia pareciam ter saído dos campos agrícolas recentemente.

 

foto_2657

 

Como chegar a Zaanse Schans

Existem autocarros que saem de Amesterdão com destino a Zaanse Schans (linha 391) , mas também é possível viajar até lá de comboio.

Se tem interesse nesta parte da Europa, tomamos a liberdade de sugerir que veja o que pode visitar em Amesterdão aqui. Além disso, a maior exposição de tulipas do mundo tem lugar no keukenhof que abre portas anualmente no início da primavera.

Por fim, para uma perspetiva mais abrangente dos Países Baixos, sugerimos que também visite Volendam e Marken.

You Might Also Like

No Comments

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: