Visitar Zaanse Schans e os moinhos de vento holandeses 2024

Moinhos de vento junto ao lago em Zaanse Schans, Países Baixos (Holanda).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

Zaanse Schans é uma vila localizada na Holanda, a cerca de 30 minutos de Amsterdão.

Os seus moinhos de vento históricos e bem preservados, assim como a arquitetura tradicional holandesa, tornam-na num destino turístico apetecível.

Isto porque os visitantes são transportados no tempo enquanto exploram as casas, oficinas e museus cuidadosamente restaurados, que exibem a cultura e o artesanato tradicional holandês.

Aliás, vê-se perfeitamente que os habitantes de Zaanse Schans têm orgulho nestas construções. Com seu cenário idílico ao longo das margens do rio Zaan, é uma excelente forma de ter um vislumbre da rica história e património do país.

Ou seja, Zaanse Schans é um destino de visita obrigatória que certamente cativará os seus sentidos e o deixará com memórias que durarão a vida toda.

O que visitar e fazer em Zaanse Schans

Moinhos de vento em Zaanse Schans.
Moinhos de vento em Zaanse Schans, Países Baixos (Holanda).

Como referi antes, Zaanse Schans é uma pitoresca vila holandesa localizada na região de Zaan, na Holanda do Norte, com muito para ver e fazer em termos turísticos.

Assim, aqui estão as principais atrações de Zaanse Schans que deve incluir no seu roteiro.

Ver e visitar os moinhos de vento

Os moinhos de vento em Zaanse Schans são a atração mais famosa da vila.

Isto porque existem vários moinhos de vento para ver, sendo que alguns foram restaurados e convertidos em museus ou oficinas.

Os moinhos de vento foram originalmente construídos para moer cereais, como por exemplo mostarda e amendoim, e agora são um símbolo da herança e engenho holandeses.

Conhecer o modo de vida de antigamente nos Museus

Além dos moinhos de vento, existem vários museus em Zaanse Schans que mostram diferentes aspetos da história e da cultura holandesa.

O Museu Zaanse Schans, por exemplo, está instalado num antigo lagar de óleo e dá uma visão geral da história da vila e do papel que os moinhos de vento desempenharam no desenvolvimento da região.

Por outro lado, o Weavers’ House Museum é uma atração popular que mostra os tecidos tradicionais holandeses e equipamentos de tecelagem. Os visitantes também podem aprender sobre a indústria holandesa de fabrico de socos no Clog Workshop Museum.

Participar em Oficinas e workshops

As oficinas e workshops em Zaanse Schans dão aos visitantes uma oportunidade única para ver os ofícios e habilidades tradicionais em ação.

A Cheese Farm, por exemplo, mostra como o queijo é feito da maneira tradicional, e os visitantes podem experimentar diferentes tipos de queijo e ainda comprar lembranças.

Por outro lado, a Oficina do soco de madeira é outra atração popular, onde os visitantes podem ver os socos a serem feitos à mão.

Tours de Amesterdão para Zaanse Schans

Visitar Marken nos Países Baixos (Holanda).
Visitar Marken nos Países Baixos (Holanda).

Ao fazer um tour de Amesterdão para Zaanse Schans tem a possibilidade de conhecer outros lugares no campo holandês bastante interessantes.

Assim, para quem prefere a conveniência de se juntar a um grupo organizado, aqui ficam algumas sugestões de excursões a sair de Amesterdão para Zaanse Schaans:

Melhor época para visitar Zaanse Schans

A melhor época para visitar Zaanse Schans é durante os meses de primavera e verão, ou seja, de abril a setembro.

Durante estes meses, o clima é ameno e ensolarado, tornando-o ideal para explorar a vila e os seus arredores.

No entanto, é importante ter em mente que Zaanse Schans é um destino turístico popular e as multidões podem ser pesadas durante a alta temporada. Por isso, se prefere evitar as multidões, considere visitar nas estações intermédias do final da primavera ou início do outono.

O que vestir

Dia nublado nos Países Baixos (Holanda).
Dia nublado nos Países Baixos (Holanda).

O clima na Holanda pode mudar rapidamente, por isso é importante se vestir adequadamente para as condições.

Assim, durante os meses de primavera e verão, é melhor usar roupas leves e confortáveis, como algodão ou linho.

Por outro lado, nos meses mais frios, recomenda-se um casaco ou camisola quentes, bem como um impermeável se houver previsão de chuva.

Bons sapatos de caminhada também são essenciais, pois por onde caminhar na região..

O que trazer

Ao visitar Zaanse Schans, é importante levar consigo uma máquina fotográfica para capturar as vistas pitorescas e a arquitetura charmosa.

Se está a planear passar o dia inteiro na vila, também é uma boa ideia trazer um piquenique ou snacks para manter a energia durante a visita.

Além disso, certifique-se de trazer protetor solar e chapéu se visitar durante os meses de verão, bem como uma capa de chuva se houver previsão de chuva.

Como chegar a Zaanse Schans

Moinhos de vento nos Países Baixos (Holanda).
Moinhos de vento nos Países Baixos (Holanda).

Conduzir até Zaanse Schans é a maneira mais rápida e conveniente de chegar lá, mas para isso é necessário que tenha um carro alugado.

A vila está localizada na saída da autoestrada A8, que liga Amsterdão a Alkmaar. De Amsterdão, conte com aproximadamente 30 minutos de carro até Zaanse Schans. Se vier de Haarlem, a viagem demora cerca de 20 minutos.

No entanto, se não tem carro, pode ir de transporte público. A maneira mais fácil de chegar lá é de comboio até Koog-Zaandijk. De lá, apanhe o autocarro número 391. A viagem demora aproximadamente 40 minutos no total.

Outra alternativa é ir de bicicleta, aliás, andar de bicicleta é um meio de transporte popular na Holanda, e Zaanse Schans não é exceção.

Assim, se está à procura de uma forma panorâmica de chegar à vila, pode alugar uma bicicleta em Amsterdão e pedalar ao longo do rio Zaan até ao seu destino.

Artigos relacionados

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.