Descubra os encantos de Volendam 2024: cultura, história e queijo

Volendam, Países Baixos (Holanda).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 8, 2024

Volendam é uma pequena vila de pescadores nos arredores de Amesterdão. É conhecida pelo queijo e pelo peixe, em especial pelo arenque, mas há muito mais para ver e fazer.

Com suas casas pitorescas, porto movimentado e rica herança cultural, Volendam é um destino imperdível para quem visita a Holanda.

Eu gostei particularmente do passeio marítimo, repleto de pequenas lojas, bares e restaurantes, perfeitos para passar uma bela tarde.

Aliás, foi junto ao passeio marítimo, onde estão os pescadores que vendem o peixe, que tive a primeira (e última) experiência com o arenque… não gostei do sabor nem da textura!

Aproveite para espreitar o que ver e fazer, bem como os sítios que fazem de Volendam um lugar tão especial para se visitar.

Volendam: história, cultura e atrações

Volendam Express.
Barco: Volendam Express.

Volendam tem uma história longa e fascinante, que remonta ao século XIV, quando foi fundada como uma vila de pescadores.

Durante séculos, Volendam foi um centro para a indústria holandesa de arenque, e seus residentes viviam quase exclusivamente do mar.

Mas com o tempo, a cidade cresceu e transformou-se num movimentado porto, com barcos a chegar de toda a região para trocar mercadorias e pescar.

Hoje, Volendam é ainda um porto de pesca ativo, mas também se tornou num destino turístico popular, em grande parte graças à sua rica herança cultural e atmosfera única, bem como outra indústria bastante relevante: o queijo.

Aliás, é obrigatório mencionar o fabrico de queijos quando se fala de Volendam!

Isto porque a cidade é famosa pela produção de queijos tradicionais holandeses como Edam e Gouda, e os visitantes podem provar e comprar esses deliciosos queijos em lojas e mercados por toda a cidade.

Em termos de atrações turísticas, o Volendam Museum é de visita obrigatória, sendo que aqueles que preferem atividades mais ativas, esta vila oferece muitas oportunidades para aventuras ao ar livre.

Assim, o porto é um ótimo lugar para alugar um barco ou fazer um passeio de barco, enquanto que os campos próximos são perfeitos para andar de bicicleta, caminhar ou andar a cavalo.

Tours para visitar Volendam a partir de Amesterdão

Ruas de Volendam.
Ruas de Volendam.

Se não quiser apanhar transportes públicos em Amesterdão até Volendam, pode sempre juntar-se a um grupo organizado.

Aliás, para otimizar o seu tempo (e dinheiro) recomendo que escolha um tour que tenha paragens em diferentes lugares, como os que sugiro a seguir:

Um dia é suficiente para visitar Volendam?

Fábrica de Queijo.
Fábrica de Queijo.

Um dia é suficiente para visitar Volendam, na minha opinião, mas existem hotéis se quiser passar a noite lá.

Eu fiz um tour com saída de Amesterdão e visitei Volendam, Marken e Zaanse Schans antes de regressar e não achei que fosse muito corrido.

Aliás, Volendam é um destino de day-trip por excelência, ou seja, os visitantes vão chegando ao longo do dia e regressam ao final do dia.

Vale a pena visitar Volendam?

Restaurantes em Volendam.
Restaurantes em Volendam.

Eu gostei muito deste lugar, por isso considero que vale a pena incluir esta vila no seu roteiro pelos Países Baixos.

O passeio marítimo e as ruas com as casas tradicionais, bem como as lojinhas merecem que lhe dedique algum tempo e acredite que não se vai arrepender.

No entanto, não me parece que seja um destino para ficar vários dias, exceto se quiser fazer caminhadas. A verdade é que as principais atrações turísticas vêem-se num par de horas.

Como chegar a Volendam desde Amesterdão

Amesterdão.
Amesterdão.

Volendam está situado a 20 quilómetros de Amesterdão, entre Edam e Marken mas pode chegar até lá de autocarro, a linha é a número 316.

Outra alternativa é alugar um carro e fazer a curta viagem de forma independente. Neste caso, recomento que use a Discovercar.

Dicas finais

  1. Volendam está localizado entre Edam e Marken, assim se é apreciador de queijo como nós sugerimos que visite Edam, o nome é-lhe familiar? Sim, é onde fabricam o queijo Edam!
  2. Para uma experiência mais autêntica e económica, compre o seu almoço nas bancas de pescadores localizadas junto ao passeio marítimo. Pode escolher peixe frito, calamares, arenques e salmão pois são servidos num pratinho ou dentro de um pão.
  3. Prove o arenque e decida por si se gosta ou não. Apesar de nós não termos gostado, acreditamos que cada um deve ter as suas próprias experiências culinárias.

Artigos Relacionados

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.