Atualizado em: Fevereiro 14, 2023
Volendam é uma pequena vila de pescadores nos arredores de Amesterdão. É conhecida pelo queijo e pelo peixe, em especial pelo arenque, mas há muito mais para ver e fazer.
Com suas casas pitorescas, porto movimentado e rica herança cultural, Volendam é um destino imperdível para quem visita a Holanda.
Eu gostei particularmente do passeio marítimo, repleto de pequenas lojas, bares e restaurantes, perfeitos para passar uma bela tarde.
Aliás, foi junto ao passeio marítimo, onde estão os pescadores que vendem o peixe, que tive a primeira (e última) experiência com o arenque… não gostei do sabor nem da textura!
Aproveite para espreitar o que ver e fazer, bem como os sítios que fazem de Volendam um lugar tão especial para se visitar.
Volendam: história, cultura e atrações

Volendam tem uma história longa e fascinante, que remonta ao século XIV, quando foi fundada como uma vila de pescadores.
Durante séculos, Volendam foi um centro para a indústria holandesa de arenque, e seus residentes viviam quase exclusivamente do mar.
Mas com o tempo, a cidade cresceu e transformou-se num movimentado porto, com barcos a chegar de toda a região para trocar mercadorias e pescar.
Hoje, Volendam é ainda um porto de pesca ativo, mas também se tornou num destino turístico popular, em grande parte graças à sua rica herança cultural e atmosfera única, bem como outra indústria bastante relevante: o queijo.
Aliás, é obrigatório mencionar o fabrico de queijos quando se fala de Volendam!
Isto porque a cidade é famosa pela produção de queijos tradicionais holandeses como Edam e Gouda, e os visitantes podem provar e comprar esses deliciosos queijos em lojas e mercados por toda a cidade.
Em termos de atrações turísticas, o Volendam Museum é de visita obrigatória, sendo que aqueles que preferem atividades mais ativas, esta vila oferece muitas oportunidades para aventuras ao ar livre.
Assim, o porto é um ótimo lugar para alugar um barco ou fazer um passeio de barco, enquanto que os campos próximos são perfeitos para andar de bicicleta, caminhar ou andar a cavalo.
Tours para visitar Volendam a partir de Amesterdão

Se não quiser apanhar transportes públicos em Amesterdão até Volendam, pode sempre juntar-se a um grupo organizado.
Aliás, para otimizar o seu tempo (e dinheiro) recomendo que escolha um tour que tenha paragens em diferentes lugares, como os que sugiro a seguir:
- Amsterdão: Excursão a Zaanse Schans, Edam, Volendam e Marken: saia de Amesterdão e visite 4 lugares emblemáticos dos Países Baixos num único dia;
- Amsterdão: Excursão a Giethoorn, Volendam e Zaanse Schans: este tour inclui um cruzeiro pelo canal, prova de queijo numa fábrica e ainda experimentar trajes tradicionais, se assim o desejar!
Um dia é suficiente para visitar Volendam?

Um dia é suficiente para visitar Volendam, na minha opinião, mas existem hotéis se quiser passar a noite lá.
Eu fiz um tour com saída de Amesterdão e visitei Volendam, Marken e Zaanse Schans antes de regressar e não achei que fosse muito corrido.
Aliás, Volendam é um destino de day-trip por excelência, ou seja, os visitantes vão chegando ao longo do dia e regressam ao final do dia.
Vale a pena visitar Volendam?

Eu gostei muito de Volendam, por isso considero que vale a pena incluir esta vila no seu roteiro pelos Países Baixos.
O passeio marítimo e as ruas com as casas tradicionais, bem como as lojinhas merecem que lhe dedique algum tempo e acredite que não se vai arrepender.
No entanto, não me parece que seja um destino para ficar vários dias, exceto se quiser fazer caminhadas. A verdade é que as principais atrações turísticas vêem-se num par de horas.
Como chegar a Volendam desde Amesterdão

Volendam está situado a 20 quilómetros de Amesterdão, entre Edam e Marken mas pode chegar até lá de autocarro, a linha é a número 316.
Outra alternativa é alugar um carro e fazer a curta viagem de forma independente. Neste caso, recomento que use a Discovercar.
Dicas finais
- Volendam está localizado entre Edam e Marken, assim se é apreciador de queijo como nós sugerimos que visite Edam, o nome é-lhe familiar? Sim, é onde fabricam o queijo Edam!
- Para uma experiência mais autêntica e económica, compre o seu almoço nas bancas de pescadores localizadas junto ao passeio marítimo. Pode escolher peixe frito, calamares, arenques e salmão pois são servidos num pratinho ou dentro de um pão.
- Prove o arenque e decida por si se gosta ou não. Apesar de nós não termos gostado, acreditamos que cada um deve ter as suas próprias experiências culinárias.
Artigos Relacionados
- As principais atrações e atividades de Amesterdão: um guia turístico
- Zaanse Schans e os moinhos de vento holandeses
- Keukenhof: os campos de tulipas holandeses
- Visitar Marken: explorar a vila e fábrica de Socos de madeira
- Visitar Amsterdão gastando pouco: as melhores coisas gratuitas para ver e fazer
- 5 museus imperdíveis em Amsterdão
- Aeroporto Schiphol de Amsterdão
Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest