2In Destinos

Visitar Quintandona, aldeia de xisto distrito do Porto

Conheça a aldeia de xisto no distrito do Porto

Se não sabia que no distrito do Porto existe uma aldeia de Xisto, aqui fica o convite para visitar Quintandona! Nós já tínhamos tido oportunidade de visitar Quintandona recentemente a propósito da Festa do Caldo (pode consultar o artigo aqui). No entanto, estivemos na aldeia durante a noite e num ambiente de festa popular, isto é, repleto de gente. Desta vez, estávamos acompanhados de outros travel bloggers e era de dia, portanto conseguimos ver convenientemente a aldeia preservada.

Visitar Quintandona

Quintandona é uma aldeia pequena, como quase todas as aldeias de xisto que conhecemos. Além disso, as casas foram recuperadas com cuidado e houve um grande esforço para manter a traça original das construções de xisto.

É uma aldeia viva, isto é, vivem realmente pessoas em Quintandona. No entanto, estas pessoas gostam de receber os visitantes que logo à entrada podem ver (e comprar) alguns produtos agrícolas e artesanato produzidos na aldeia.

Esta foi uma forma que os habitantes encontraram de mostrar os seus produtos e ganhar algum dinheirinho extra.

Loja dos produtos de Quintandona

É a primeira casa que o visitante encontra mesmo antes de entrar na aldeia. Esta loja de produtos provenientes de Quintandona tem uma selecção bastante variada de artigos que incluem legumes, doces, licores e artesanato.

Visitar Quintandona

Casa Valxisto

A Casa de Valxisto é uma unidade hoteleira perfeitamente inserida na aldeia típica de Quintandona. Por outro lado, aqui privilegia-se a agricultura biológica e o contacto com a natureza.

Visitar Quintandona

Casa da Viúva Wine Bar

Neste estabelecimento o vinho é rei e as tapas são rainhas. Por outras palavras, o conceito do restaurante passa pelos visitantes poderem provar vários tipos de vinho à medida que degustam alguns pratos com produtos da região.

Visitar Quintandona

O almoço

No final da visita guiada à aldeia preservada de Quintandona os bloggers de viagem foram presenteados com um almoço típico. A começar, chouriço assado, azeitonas e pão. Depois foi servido o caldo e a seguir as pataniscas de bacalhau com arroz de feijão.

Para coroar estes dois dias por terras penafidelenses provámos o pão-de-ló caseiro e o Mijo de Jebo, uma bebida preparada para a Festa do Caldo que se realiza anualmente no terceiro fim de semana de setembro.

Visitar Quintandona

Localização

A aldeia de Quintandona fica localizada na freguesia de Lagares em Penafiel, a cerca de trinta minutos da cidade do Porto.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Nelson Branco
    2018-11-20 at 23:16

    O lugar é bem pequeno mas com muitos encantos

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-11-21 at 13:03

      🙂

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: