4In Destinos

Visitar o Museu Municipal de Penafiel

Veja o que pode encontrar no Museu Municipal de Penafiel

Gostaria de visitar o Museu Municipal de Penafiel? Então não faz ideia do que pode encontrar neste espaço? Em primeiro lugar, queríamos dizer-lhe que o Museu Municipal de Penafiel está localizado no palacete Pereira do Lago em pleno centro histórico e comercial de Penafiel. Além disso, nós visitámos o museu no âmbito do 1º Encontro Nacional de Travel Bloggers que decorreu nesta cidade nos passados dias 20 e 21 de outubro.

Por outro lado, achamos importante referir que nesta região também pode visitar o Mosteiro de Paço de Sousa que integra a Rota do Romântico e a Quinta da Aveleda  que é conhecida pelos seus magníficos jardins, pelo vinho e pelo queijo.  Por fim, e feitas as apresentações, vamos visitar o Museu Municipal de Penafiel!

Visitar o Museu Municipal de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel conta com cinco salas de exposição permanentes e uma sala de exposições temporárias. Nós tivemos a oportunidade de visitar o museu acompanhados por uma guia, o que, sem dúvida, enriqueceu a nossa visita.

Além das salas mencionadas, o museu também dispõe de Loja do Museu e Posto de Turismo onde é possível comprar artigos para levar para casa e recolher mais informações da região. Por último, sugerimos que visite o Centro de Documentação existente neste museu.

Sala da Identidade

O acervo exposto nesta sala pretende traçar um percurso histórico da região de Penafiel. Além de os visitantes poderem admirar artefactos antigos, também vão aprender sobre as tradições penafidelenses, incluindo a importância da procissão do Corpo de Deus.

Sala do Território

Nesta sala pode espreitar, literalmente, o concelho de Penafiel. Como? Através de um equipamento construído de propósito para este museu. Assim, o “olhómetro” tem vários cones pelos quais se pode espreitar, obtendo imagens capturadas a partir do céu, uma experiência a não perder!

Sala da Arqueologia

Sabia que temos de recuar cerca de cinco mil anos para encontrarmos as primeiras evidências de presença humana em Penafiel? Nesta sala estão expostos os mais variados achados arqueológicos, pelo que sugerimos que a percorra com calma e paciência.

Sala dos Ofícios

As atividades ligadas ao ferro e à madeira e que fazem parte da herança penafidelense são celebradas nesta Sala dos Ofícios. Veja como estão representadas as profissões de outrora e que já caíram em desuso.

Sala da Terra e da Água

Da terra se extraíam os cereais que serviam de sustento. Por outro lado, os rios além de facilitarem a movimentação de pessoas e bens, forneciam a força motriz que faziam trabalhar os moinhos e ocasionalmente ofereciam peixe para alimentação. Nesta sala entende-se muito bem a importância que estes elementos tiveram no desenvolvimento de Penafiel.

Horário do Museu Municipal de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel está aberto de terça a domingo das 10:00 às 18:00. Encerra às segundas e nos seguintes dias: 1 de janeiro, domingo de páscoa, 1 de maio e 1 de dezembro.

Como chegar ao Museu Municipal de Penafiel

A partir da cidade do Porto terá de apanhar a A4 em direção a Amarante.

 

Não encontrou o que procura? Deixe um comentário ou envie-nos um email. Temos todo o gosto em ajudar! Se gostaria de ver mais fotografias do Museu Municpal de Penafiel e outros lugares que visitámos na região, tomamos a liberdade de sugerir que nos acompanhe no facebook  e no instagram!

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Nasuko
    2018-11-19 at 5:28

    I did not know Museu Municipal de Penafiel, so I searched about it!!
    Excellent!!:D
    https://www.tripadvisor.jp/Attraction_Review-g1028272-d3907432-Reviews-Museu_Municipal_de_Penafiel-Penafiel_Porto_District_Northern_Portugal.html

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-11-19 at 12:46

      Good work dear friend 🙂

  • Reply
    rajanisingh885721172
    2018-12-11 at 9:13

    Fabulous

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-12-11 at 12:38

      🙂

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: