1

Visitar Mérida | capital da Lusitânia Romana

Visitar Mérida Espanha

Artigo atualizado em

Vai visitar Mérida? Então acompanhe-nos numa viagem por um dos sítios arqueológicos mais bem preservados em Espanha, muito perto da fronteira portuguesa, outrora capital da Lusitânia Romana e actualmente capital da Comunidade Autónoma da Extremadura.

Visitar Mérida: monumentos

O Teatro Romano e Anfiteatro Romano

Teatro Romano Mérida

Dizem os entendidos que o Teatro Romano terá sido construído no ano XVI a.C. e, por outro lado, o Anfiteatro Romano terá sido construído no ano VIII a.C..

É, sem dúvida, uma das maiores atrações turísticas em Mérida e é também uma que lhe vai ocupar mais tempo, dada a sua dimensão.

Conte passear em jardins, subir e descer escadas, atravessar pórticos, admirar esculturas e mosaicos, enfim, um cenário que o vai transportar para o tempo romano.

Localização da entrada e bilheteira para o Teatro e Anfiteatro Romano: Plaza Margarita Xirgu, s/n, 06800 Mérida.

O Templo de Diana

Templo de Diana

O Templo de Diana em Mérida foi o centro nevrálgico de Augusta Emerita.

No entanto, convém referir que o intuito deste monumento não era homenagear Diana, segundo a mitologia romana é a deusa da lua e da caça, mas sim o Império Romano em si.

É impressionante como as suas colunas estão em quase perfeito estado de conservação.

Localização do Templo de Diana: Oficinas del Consorcio, Calle Sta. Julia, 5, Mérida.

O Arco de Trajano

Apesar de o Arco de Trajano estar datado do século I d.C., a verdade é que conseguiu manter a sua forma intacta.

Contrariamente ao que inicialmente se pensava, o Arco de Trajano não se destinava a homenagear Imperador Trajano mas sim era a monumental porta de acesso a um espaço sagrado.

De facto a palavra monumental é bastante acertada porque o Arco de Trajano exibe uns impressionantes 15 metros de altura.

Assim, pode admirá-lo à vontade e de forma gratuita pois não precisa bilhete de entrada.

Localização do Arco de Trajano: Calle Trajano, 8, 06800 Mérida.

O Circo Romano

O Circo Romano era o local onde se faziam corridas, com uma pista de 233 metros e com uma capacidade para 30.000 espectadores, o que o tornou um dos maiores do tempo romano.

A nossa dica é que além da visita à pista, dedique uma parte do seu tempo a explorar o museu que tem um acervo videográfico bastante interessante.

Localização do Circo Romano de Mérida: Av. de Juan Carlos I, s/n, 06800 Mérida.

Visitar Mérida: os museus

O Museo Nacional de Arte Romana

Este museu está localizado em frente à entrada para o Teatro Romano, pelo que é uma boa ideia visitá-lo em seguida.

A construção do edifício que alberga o Museu Nacional de Arte Romana é de autoria do arquiteto Rafael Moneo Vallés que pretendeu recriar os templos magníficos romanos com tetos altos e arcos de meio ponto.

Aliás, o autor inspirou-se nas termas de Diocleciano de Roma e no mausoléu de Gordiano em Tessalónica para a conceção deste espaço.

No entanto, o Museo Nacional de Arte Romano é igualmente interessante quer do ponto de vista arquitectónico do edifício, quer do conteúdo do museu.

Assim, no seu interior está disposta uma das mias valiosas coleções de escultura romana e mosaicos da Península Ibérica.

Localização do Museo Nacional de Arte Romano: Calle José R Mélida, s/n, 06800 Mérida

O Museo de Arte Visigodo

O Museu de Arte Visigótica está situado no antigo convento de Santa Clara.

Localização do Museo de Arte Visigodo: Calle Sta. Julia, 1, 06800 Mérida.

Visitar Mérida: os aquedutos e pontes romanas

Acueducto de San Lázaro

O aqueduto de São Lázaro encontra-se num excelente estado de conservação e tem uma particularidade bastante interessante, é que pode atravessá-lo de carro (ou a pé) pois a estrada passa por um dos arcos.

Além disso, existe um pequeno jardim muito bem cuidado junto ao aqueduto, que pode ser utilizado para fazer uma pausa no seu roteiro em Mérida.

Localização do Acueducto de San Lázaro: Av. de Juan Carlos I, S/N, 06800 Mérida.

Acueducto de Los Milagros

Aqueduto dos Milagres

O Aqueduto dos Milagres é uma magnífica obra de engenharia hidráulica, pois atinge uma altura de 25 metros e cerca de 830 metros de comprimento.

É, portanto, um dos locais mais emblemáticos de Mérida e que deverá ser incluído em qualquer roteiro pela capital da Comunidade Autónoma da Extremadura.

Localização do Acueducto de Los Milagros: Av. Vía de la Plata, S/N, 06800 Mérida.

Ponte Romana do Rio Albarregas

Esta ponte romana está localizada perto do Aqueduto dos Milagres e é constituída por quatro arcos de granito.

O que fazer em Mérida

Para que a sua visita a Mérida se torne mais agradável, reunimos algumas sugestões de atividades.

  • visitar monumentos com história e para isso tome nota que o bilhete conjunto para o Consorcio de Mérida (Teatro e Alfiteatro, Casa de Mitreo, Columbarios, Alcazaba Árabe, Cripta Santa Eulalia, Circo Romano e Morería) custa 15 EUR mas o bilhete apenas para o Teatro e Anfiteatro custa 12 EUR.
  • experimentar alguns pratos típicos da região, dos quais realçamos o jamón iberico de bolota (presunto com denominação protegida), o cojodongos (uma salada fresca de tomate, pimento, pepino, cebola e pão), a caldereta de cordero (um estufado de cordeiro com bastante alho e tomate que também pode ser feito com coelho), mas não se esqueça do tradicional gaspacho e queijos locais.
  • Sugerimos que deixe o seu carro estacionado na zona habitacional junto ao Teatro Romano e explore a zona antiga a pé.

Roteiro para um dia em Mérida

Se está de passagem e tem apenas disponível um dia para visitar Mérida, tomamos a liberdade de sugerir que comece o seu dia pelo Teatro Romano e Alfiteatro Romano, passe pelo Templo de Diana e pelo Arco de Trajano e por fim os aquedutos, começando pelo aqueduto de São Lázaro e pelo aqueduto dos Milagres (não se esqueça que junto ao aqueduto dos Milagres existe a ponte romana).

Já deve ter reparado que é um roteiro bastante corrido mas é possível fazê-lo, principalmente se respeitar a ordem sugerida, pois os primeiros monumentos têm hora de encerramento e a ponte romana já fica localizada fora do centro de Mérida.

Roteiro para dois dias em Mérida

Se está a planear ficar dois dias em Mérida, parabéns, pois sugestões para preencher os seus dias não faltam.

Assim, sugerimos que tome partido do bilhete do Consorcio de Mérida e visite o Columbarios, Alcazaba Árabe, Cripta Santa Eulalia, Circo Romano e Morería.

Visitar Mérida: alojamento

A oferta de alojamento em Mérida é vasta e diversificada mas se procuram um hotel com boa relação preço/qualidade tomamos a liberdade de sugerir o Hotel Zeus, um hotel três estrelas localizado na avenida Reina Sofia.

O Hotel Zeus está localizado numa zona residencial tranquila a poucos minutos a pé do Teatro e Anfiteatro Romano e além disso tem piscina exterior e estacionamento para clientes.

Aproveitamos para referir que dispomos de condições preferenciais na reserva deste e outros hotéis, pelo que se pretender ajuda poderá enviar-nos um email (reservapassaporte@gmail.com).

Melhor altura para visitar Mérida

Existem vários eventos interessantes que acontecem em Mérida, por isso vamos deixar-lhe uma lista para que possa programar convenientemente a sua viagem a Mérida:

Carnaval Romano

Ora aqui está uma sugestão engraçada: participar num carnaval romano, uma festa popular que inclui o concurso para comparsas e chirigotas, cantacalles, la Carnavalada, Concurso Nacional de Drag Queen, o grande desfile carnavalesco e por fim, o enterro da sardinha.

Semana Santa

Em primeiro lugar tome nota que a Semana Santa em Mérida é uma Festa de Interesse Turístico Internacional.

Assim, realiza-se uma via sacra com paragens em locais emblemáticos da cidade de Mérida e que incluem o Arco de Trajano, a ponte romana, a Alcazaba Árabe e o Templo de Diana.

Festival Internacional de Teatro Clássico

Nos meses de julho e agosto Mérida acolhe o Festival Internacional de Teatro Clássico e não é um festival normal, é o maior festival do género em Espanha.

Além disso o festival acontece no Teatro Romano, o que lhe confere um carácter único e imperdível.

Como chegar a Mérida

Mérida está localizado a cerca de 280 km de Lisboa.

O que visitar perto Mérida

No caso de estar a visitar a região da Extremadura espanhola nós recomendamos que visite também Badajoz e Cáceres (post em breve).

E eram estas as dicas que tínhamos para partilhar consigo e esperamos que se sinta motivado a visitar Mérida, esta magnífica cidade amuralhada.

Por fim, está a pensar visitar a Estremadura espanhola? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Espanha? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

1 Comment

  • Reply
    Life...One Big Adventure
    2020-03-23 at 0:25

    I love Merida! I walked there from Seville as part of the camino Via de la Plata. A stunning walk and a stunning city. All that Roman history is amazing! Thanks for bringing back many happy memories. Mel

  • Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: