Mafra o que visitar e fazer (2024): 5 lugares inesquecíveis

Índice do artigo

Atualizado em: Abril 29, 2024

Procura dicas de o que fazer e visitar em Mafra? Então continue a leitura, já que reuni um conjunto de sugestões com os melhores lugares a visitar em Mafra este ano!

Mafra é uma vila do distrito de Lisboa, cuja atração turística mais conhecida é o Palácio Nacional de Mafra.

Com efeito, o Palácio Nacional de Mafra é uma construção digna de nota, tanto pelas características arquitetónicas como pela sua importância histórica.

No entanto, nós encontrámos outros lugares muito interessantes para levar a sua família a passear e deixamos aqui nada mais do que cinco sugestões de lugares a visitar em Mafra.

Incluímos, também, dicas de o que fazer em Mafra, alojamento e um mapa com instruções de como chegar a Mafra.

Portanto, acompanhe-nos nesta viagem que promete agradar a todos os membros da família.

O que fazer e visitar em Mafra

Palácio Nacional de Mafra.

Como prometido, seguem-se os cinco lugares incríveis que deve incluir no seu roteiro por Mafra, que são o Palácio Nacional de Mafra, a Tapada Nacional, a Aldeia Típica de José Franco, os moinhos típicos de Santa Maria na Malveira mas também a Praia dos Pescadores na Ericeira.

Visitar o Palácio Nacional de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra é constituído pelo Convento, pela Basílica e Paço Real, ou seja, numa única visita pode explorar estes três lugares.

O que nos ficou gravado na memória foi a magnífica biblioteca com as paredes altas recheadas de livros com encadernações antigas.

Não é possível percorrer os corredores da biblioteca, mas mesmo apenas espreitando a sensação é incrível. Além disso, a biblioteca tem como inquilinos alguns morcegos que se alimentam de insetos e desta forma ajudam a conservar os raros exemplares de livros.

Explorar a Tapada Nacional de Mafra

A Tapada Nacional de Mafra é uma zona florestal situada em Sobral da Abelheira, ou seja, a poucos km do centro.

Trata-se de um espaço de caça com cerca de 1187 hectares de terreno e com um muro à volta que tem aproximadamente 21 km. Como vê, é uma área verde de tamanho considerável.

O preço da entrada depende do tipo de atividade que pretender fazer, no entanto, a título de exemplo, se quiser alugar uma bicicleta e fazer um passeio conte pagar cerca de 15 EUR e se a ideia for fazer uma visita guiada para ver os animais o bilhete custa aproximadamente 12 EUR.

Conhecer a Aldeia Típica José Franco

Aldeia Típica José Franco.

A Aldeia Típica José Franco também é conhecida como Aldeia Saloia ou Aldeia Típica do Sobreiro, por estar localizada em Sobreiro, ou seja, na estrada que liga a Ericeira a Mafra.

Devemos reconhecer que o espaço não agrada a todos, mas nós fazemos parte do grupo que adorou a visita.

A Aldeia Típica de José Franco nasceu do sonho deste senhor que queria imortalizar as suas memórias de infância, assim como a forma como as pessoas viviam.

Podemos visitar lojas, oficinas e outros lugares que nos transportam para tempos antigos. Inclui também uma padaria que está em funcionamento, aliás, o aroma a pão com chouriço a sair do forno levou-nos rapidamente para o balcão da padaria.

Foi muito divertido ver os nossos filhos a tentar descobrir para que serviam os utensílios espalhados pela aldeia, pelo que se tiver crianças não pode perder esta experiência (entrada gratuita).

Ver os Moinhos de Santa Maria na Malveira

Os Moinhos da Malveira remontam ao século XVII mas dizem que o Moinho do Diabo-Alma, que é o primeiro que se vê na encosta, é cerca de três séculos mais antigo.

Portanto, não há dúvida que são moinhos de vento antigos que serviam para moer os cereais da região.

No total são sete moinhos e que ainda se encontram em funcionamento, por isso não se esqueça de o incluir no seu roteiro em Mafra.

Ir até à Praia dos Pescadores na Ericeira

Praia dos Pescadores e Ouriços da Ericeira.

A Ericeira é conhecida pelas praias e pelo surf, mas não há dúvida que a Praia dos Pescadores é um dos lugares obrigatórios para quem visita a região.

Para quem viaja com crianças as águas tranquilas da Praia dos Pescadores são ideais e além disso a proximidade com o centro da vila piscatória ajuda bastante.

A poucos metros vai encontrar vários restaurantes com peixe fresco e marisco, assim como uma especialidade para os amantes de doces: os ouriços da Ericeira.

O que fazer em Mafra (imperdíveis)

  • aprender mais sobre o lobo ibérico no CRLI – Centro de Recuperação do Lobo Ibérico;
  • saborear o típico pão de Mafra, de preferência a sair de um dos fornos da região;
  • visitar a Feira de Artesanato e Produtos Regionais e comprar queijos, vinhos, enchidos e outros produtos típicos, que acontece entre maio e outubro em frente do Palácio Nacional de Mafra;
  • dar um mergulho nas praias da Ericeira, mas isso é assunto para um post em separado;

O que visitar e fazer nos arredores de Mafra

Castelo de Óbidos.

Tem uns dias extra nesta região? Excelente, porque nos arredores deste concelho, existem outros lugares muito interessantes para visitar.

A nossa sugestão é que dedique um dia a explorar a bela vila de Sintra (aproximadamente 20 km), leve a família a divertir-se no Dino Parque Lourinhã (cerca de 60 km) ou então perca-se nas ruas estreitas de Óbidos (71 km).

Em cada uma das situações, a diversão em família está garantida!

Descubra o Refúgio Perfeito em Mafra (onde ficar a dormir)

Não faltam opções de alojamento que irão encantar e cativar qualquer viajante exigente.

Entre as alternativas mais autênticas, destacam-se as deslumbrantes quintas rurais e os acolhedores alojamentos locais.

Assim, se procura uma estadia memorável e repleta de atividades para toda a família, permita-se apaixonar pela elegância rústica e pelos encantos da Quinta dos Machados.

Aqui, encontrará a a combinação perfeita entre conforto e entretenimento.

Por outro lado, se preferir uma experiência genuína e acolhedora, não deixe de explorar a mágica Aldeia da Mata Pequena, onde casas rurais restauradas com esmero aguardam para receber os visitantes.

Seja para um casal apaixonado ou um grupo de amigos, este é o refúgio ideal para desfrutar da tranquilidade e beleza da região.

No entanto, se o seu coração é dominado pela paixão dos cavalos, então a inesquecível Quinta do Brejo – Turismo Equestre é a escolha perfeita.

Aproveite as aulas de equitação e descubra a sensação de liberdade que apenas os cavalos podem proporcionar.

Não perca a oportunidade de desfrutar de uma experiência única em Mafra. Explore o link e mapa a seguir e descubra mais alternativas de hotéis que irão superar todas as suas expectativas.

Alojamento em Mafra

Mapa e como chegar a Mafra Portugal

Mafra está localizada a cerca de 40 km de Lisboa e 300 km do Porto.

Apesar de existirem transportes públicos que fazem a ligação entre Lisboa e o Norte de Portugal a Mafra, a verdade é que estes transportes têm horários limitados e não são muito convenientes.

Por isso, a melhor maneira de chegar a Mafra é de carro (veja preços para alugar carro em Mafra), ou então recorrendo a tours organizados (mais sobre o assunto a seguir).

Como chegar a Mafra a partir de Lisboa

Como chegar a Mafra a partir do Porto

Mafra o que visitar / Tours com partida de Lisboa

A proximidade com a cidade de Lisboa faz com que Mafra seja um destino popular para uma viagem de ida e volta (bate-volta).

A linha 200 da Mafrense (261 816 161) liga o Campo Pequeno em Lisboa à Ericeira, com paragem em Mafra, por isso é uma forma económica de visitar Mafra saindo de Lisboa, se a sua ideia é apenas visitar o Palácio Nacional de Mafra.

Se pretende visitar outros lugares, então equacione a ideia de se juntar a um tour organizado.

A Visita guiada às Aldeias Costeiras e Palácio de Mafra inclui paragem nas Azenhas do Mar, Ericeira e no Palácio Nacional de Mafra mas se quiser visitar a vila de Óbidos, espreite o programa do tour Excursão Privada Óbidos e Palácio de Mafra.

Veja, também, todos os tours para Mafra Portugal com saída de Lisboa: Tours em Mafra


Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.