Visitar Cayo Blanco: paraíso para amantes de praias em Cuba

Visitar Cayo Blanco em Cuba
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Cayo Blanco é um dos mais conhecidos e visitados pelos turistas em Cuba, apesar de Cuba ter milhares de cayos.

Então, o que são cayos? Cayo refere-se a ilha ou ilhéu deserto, mas também pode ser uma praia, razão pela qual existem tantos cayos, não só em Cuba, mas também no México.

É certo que de uma forma genérica, as praias em Cuba são paradisíacas, como por exemplo as extensas praias de Varadero.

No entanto, algo destaca Cayo Blanco, e certamente que a areia branca fina e as águas azul turquesa a perder de vista são o cartão-postal ideal para uma férias de sonho nas Caraíbas.

Assim, aqui ficam algumas dicas para aproveitar um dia no mais famoso cayo cubano: Cayo Blanco!

O que esperar de uma visita a Cayo Blanco, em Cuba

Visitar Cayo Blanco

Existem várias razões para tanta gente considerar Cayo Blanco como uma pérola das Caraíbas!

A sua localização no coração do arquipélago cubano é sem dúvida uma vantagem no que diz respeito Às deslocações, já que outros cayos ficam mais longe e, portanto, mais difíceis de visitar.

Cayo Blanco é antes de mais uma ilha deserta, que se enche de turistas em busca de um pedacinho deste paraíso.

Ou seja, as principais atrações turísticas de Cayo Blanco são as suas praias, bem como a rica vida marinha.

Não é difícil encontrar peixes coloridos, mas terá de ter alguma sorte para ver os golfinhos a saltar em pleno mar das Caraíbas em liberdade.

A nossa experiência em Cayo Blanco

Praias nos caios em Cuba

A nossa família aprecia bastante as experiências nas praias, por isso gostamos de conhecer novas praias.

Assim, e apesar de a praia junto do nosso hotel em Varadero ser muito bonita e agradável, a verdade é que a praia em Cayo Blanco vale muito a pena conhecer.

Visitar Cayo Blanco foi fantástico! Conte com uma viagem de mais ou menos uma hora de catamarãn e depois tem o resto do dia para explorar a ilha por sua conta ou ficar a preguiçar na praia.

Para almoço, que estava incluído, a escolha era lagosta ou frango, batatas fritas e salada. Além disso, as bebidas também estavam incluídas.

Depois do almoço tivemos tempo livre para aproveitarmos a praia e para tirarmos fotografias.

Por fim regressámos ao hotel em catamaran com muita música e novamente com bar aberto.

Dicas e recomendações a não esquecer ao visitar Cayo Blanco

Para desfrutar plenamente do paraíso tropical de Cayo Blanco, aqui ficam alguns conselhos práticos e recomendações.

Assim, a escolha da época certa para visitar Cayo Blanco é muito importante.

Lembre-se que os meses de novembro a abril têm temperaturas mais amenas e menor risco de chuvas, ou seja, é a melhor época para visitar Cuba.

No entanto, mesmo durante a época mais seca, é aconselhável levar protetor solar, chapéu e roupa leves para se proteger do sol intenso.

Por outro lado, para preservar a beleza natural de Cayo Blanco, tenha especial atenção em adotar práticas sustentáveis.

Aliás, este tipo de preocupação deve fazer parte do nosso dia a dia enquanto viajante consciente.

Assim, evitar deixar lixo na praia, respeitar a fauna e flora do local, e escolher atividades e empresas de turismo que adotem práticas eco-friendly são forma muito simples de contribuir para a conservação do ecossistema.

Além disso, se aprecia explorar os oceanos, tenha presente a fragilidade do mundo submarino, em especial dos recifes de coral.

Ou seja, quando praticar snorkeling ou mergulho, evite tocar ou danificar os corais, bem como não tente tocar nos peixes ou outros animais marinhos como tartarugas.

Além disso, ao participar em tours e excursões guiadas, siga as orientações dos guias para garantir em primeiro lugar a preservação do ambiente natural.

No fundo, são boas práticas que não são difíceis de seguir e que garantem não só a segurança dos turistas, como a preservação dos lugares para as gerações futuras.

Afinal, todos podemos (e devemos) contribuir com o nosso grão de areia no sentido da preservação de lugares paradisíacos como Cayo Blanco.

Tours para visitar Cayo Blanco em Cuba

Visitar Cayo Blanco

Para comprar um tour para Cayo Blanco a única opção neste momento é fazê-lo diretamente no hotel.

Isto porque não existe oferta nas principais plataformas de compra de tours no que diz respeito a viajar em Cuba.

Talvez no futuro a situação se altere, no entanto, neste momento, para fazer um tour em Cuba terá de comprar diretamente no hotel em Cuba.

Na altura de escolher, tenha em conta não só o preço do bilhete, mas também o que está incluído no passeio.

Dicas extra para conhecer os Cayos em Cuba

Palmeira nos Cayos em Cuba.

Se tiver disponibilidade financeira, pense na ideia de passar alguns dias nos Cayos. Refiro-me a reservar alojamento nos Cayos e não apenas visitar a região num dia e regressar ao hotel.

Infelizmente uma estadia deste género estava fora do nosso orçamento familiar, no entanto, se tiver oportunidade, acredite que as praias nos Cayos em Cuba são realmente fabulosas.

Tenha atenção à exposição solar porque além dos raios solares serem muito fortes, a própria areia branca faz com que os raios sejam mais prejudiciais.

Outros Cayos paradisíacos em Cuba

Cayo Guillerme e Cayo Largo e Cayo Coco são três ilhotas paradisíacas em Cuba. O facto de ficaram um pouco mais resguardadas do turismo de massas, faz com que sejam ainda mais interessantes.

Apesar de ficar mais caro visitar estes Cayos, em comparação com Cayo Blanco, imagino que valha bastante a pena.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.