Visitar Amesterdão gastando pouco: coisas grátis para fazer e ver

Visitar Amesterdão gastando pouco.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 22, 2024

É possível visitar Amesterdão de forma económica? Claro que sim, desde que tenha a informação correta e siga alguns das sugestões que partilho neste artigo.

Amsterdão é uma cidade repleta de cultura, história e arquitetura deslumbrante. No entanto, para muitos turistas, a cidade pode ser bastante cara.

Mas isso não significa que precise gastar uma fortuna para desfrutar de tudo que Amsterdão tem a oferecer, como referi antes, só precisa de ter a informação certa!

De facto, há muitas coisas que pode fazer e ver em Amsterdão sem gastar um cêntimo. Por isso, neste artigo, vou explorar algumas das melhores atividades gratuitas que Amsterdão tem a oferecer.

Desde museus gratuitos, eventos e festivais, pontos turísticos para os quais não precisa comprar bilhete e jardins grátis na capital dos Países Baixos, vai ver que os seus dias a visitar Amesterdão vão ficar bastante preenchidos. E a sua carteira não vai esvaziar…

Isto porque também vou partilhar dicas para poupar dinheiro em hotéis, restaurantes e transportes que sigo em todas as minhas viagens e que me permite viajar de forma frequente.

Como vê, é possível aproveitar Amsterdão sem gastar muito dinheiro, desde que aproveite algumas destas sugestões práticas de atividades gratuitas e dicas de economia que partilho a seguir.

O que ver e fazer em Amesterdão de graça

Praça Dam, Amesterdão.
Praça Dam, Amesterdão.

Tome nota dos museus gratuitos em Amesterdão, festivais que acontecem ao longo do ano, os principais pontos turísticos grátis, bem como os jardins e zonas verdes mais procurados na cidade.

Tudo isto sem pagar um cêntimo!

Museus gratuitos em Amesterdão

Rijksmuseum Schiphol (Museu no Aeroporto de Schiphol)

O Rijksmuseum Schiphol foi o primeiro museu a ser aberto num aeroporto, e é uma filial do famoso Rijksmuseum de Amesterdão.

Está aberto todos os dias da 6:00 às 20:00 e tem entrada gratuita, por isso não se esqueça de o incluir no seu roteiro quando visitar Amesterdão.

Para visitar este museu gratuito, vá para o primeiro piso do aeroporto, depois do controlo de segurança, entre o saguão E e F.

Open Space Contemporary Art Museum (OSCAM)

O Open Space Contemporary Art Museum (OSCAM) é um museu de arte, moda, design, artesanato e desenvolvimento em Amsterdão.

Além da exposição, também pode participar nos workshops que acontecem regularmente neste museu.

No final, se quiser, pode deixar uma contribuição monetária, no entanto, a visita é grátis.

Festivais gratuitos em Amesterdão

Estação Central em Amesterdão.
Estação Central em Amesterdão.

ARTZUID – Bienal de Escultura dos Países Baixos

ARTZUID é uma Bienal de Escultura que acontece de dois em dois anos em Amsterdão, nos Países Baixos e a próxima edição é em 2023.

O evento apresenta uma seleção diversificada de obras de arte contemporâneas, produzidas por artistas holandeses e internacionais. É um evento cultural de grande importância para a cidade, atraindo milhares de visitantes e, como referi, é gratuito.

Amsterdam Light Festival

O Amsterdam Light Festival é um evento anual que acontece na cidade de Amsterdão, durante o inverno. É um festival de arte público que celebra a beleza da cidade através da iluminação e do design.

Durante o Amsterdam Light Festival, a cidade transforma-se num verdadeiro palco de luzes, com diversas instalações artísticas espalhadas pelas ruas, canais e pontes. Artistas de todo o mundo participam do festival, criando obras incríveis que utilizam diferentes tecnologias de iluminação, como LED, projeções e lasers.

O Amsterdam Light Festival acontece geralmente entre novembro e janeiro, e além das obras de arte que iluminam a cidade, inclui uma série de atividades culturais, como palestras, passeios guiados e performances ao vivo.

Mercado de Natal de Amesterdão

O Mercado de Natal de Amesterdão costuma acontecer durante o mês de dezembro (ainda não há datas para 2023), com diversas barracas espalhadas pela cidade. É uma oportunidade para os visitantes experimentarem a cultura local, incluindo comida, bebidas e artesanato.

Pode esperar uma atmosfera encantadora e acolhedora no Mercado de Natal de Amesterdão, com a cidade iluminada com luzes e decorações de Natal.

No mercado, é possível encontrar produtos artesanais, como velas, cerâmica, joias e roupas. Também há uma grande variedade de alimentos e bebidas típicas holandesas, como stroopwafels, bitterballen, e o tradicional vinho quente, conhecido como glühwein.

Além disso, o Mercado de Natal de Amesterdão também oferece atrações culturais, como apresentações musicais e teatrais. Há também a possibilidade de visitar a pista de gelo na zona dos Museus.

Visitar os pontos turísticos gratuitos em Amesterdão

O que fazer em Amesterdão: cruzeiro nos canais.
O que fazer em Amesterdão: explorar os canais.

Não custa lembrar que uma boa parte dos pontos turísticos de Amesterdão são lugares públicos para os quais não precisa de comprar bilhete.

A Praça Dam, por exemplo, é um excelente ponto de partida para explorar a cidade.

Uma das principais atrações da Praça Dam é o Palácio Real de Amsterdão, que foi construído no século XVII e é a residência oficial do Rei da Holanda. Os visitantes podem visitar o palácio durante os meses de verão, quando ele está aberto ao público.

Outro destaque da Praça Dam é a Nieuwe Kerk, uma igreja do século XV que agora é usada como local de exposições e concertos. Na igreja está o Mausoléu Real, um monumento que homenageia a família real holandesa.

Da Praça Dam vá para a zona dos canais e percorra a cidade, de preferência a pé.

Em termos de bairros históricos a visitar em Amestedão de forma gratuita, já sabe o que a zona mais turística é Amsterdam-Centrum, que é onde está a Praça Dam bem como várias lojas, restaurantes e bares para os turistas, ou seja, mais caros.

Por outro lado, o bairro De Wallen é conhecido por ser o centro medieval, ao passo que no bairro de Jordaan existem vários restaurantes mais em conta para jantar.

Durante o dia no bairro De Pijp pode visitar gratuitamente o mercado de rua Albert Cuyp e os espaços verdes em Westerpark, por isso, devem fazer parte do seu roteiro de coisas grátis em Amesterdão!

Os bares da moda e espaços de concertos estão no bairro de Leidseplein, e, claro, não se esqueça de incluir no seu itinerário o Red Light District.

Jardins e Zonas Verdes grátis em Amesterdão

Vondelpark, Amesterdão, Países Baixos.
Vondelpark, Amesterdão, Países Baixos.

Visitar os Jardins do Rijksmuseum de forma gratuita

O Rijksmuseum é um dos museus mais famosos e visitados de Amsterdão, atraindo milhares de turistas todos os anos. No entanto, o que muitos visitantes não sabem é que os jardins do museu podem ser visitados gratuitamente, sem a necessidade de comprar um bilhete para entrar no museu.

Os Jardins do Rijksmuseum são um verdadeiro oásis em meio à correria da cidade, oferecendo um lugar tranquilo para relaxar e apreciar a beleza natural em pleno centro.

No total existe quatro jardins, dois na frente e dois nas traseiras do museu, todos com uma grande variedade de plantas e flores, incluindo espécies raras e exóticas, além de uma grande quantidade de árvores majestosas que proporcionam sombra e um ambiente fresco.

E se gosta de arte, além de admirar de perto o edifício que é o Rijksmuseum, ainda pode observar as esculturas e fontes que adornam o espaço verde do jardim.

Caminhar no Vondelpark e fazer uma aula de Ioga ou Tai Chi

Uma das principais atrações do Vondelpark é simplesmente caminhar e explorar o parque.

Os visitantes podem admirar a paisagem natural, que inclui lagos, pontes e uma grande variedade de plantas e animais, como por exemplo patos e cisnes. Há também esculturas e obras de arte ao ar livre que embelezam o parque.

Além disso, no Vondelpark existem algumas atividades gratuitas para os visitantes desfrutarem.

Ou seja, os turistas podem assistir a concertos de música ao vivo, apresentações de teatro e dança e ainda aulas gratuitas de ioga e tai chi.

Dicas para poupar dinheiro em Amesterdão (hotel, restaurantes e transportes)

Hotel Ibis Amsterdam.
Hotel Ibis Amsterdam.

Seguem-se algumas sugestões para economizar dinheiro em viagem, sendo que a maior parte destas dicas podem aplicar-se a outras capitais europeias.

Assim, em termos de alojamento, para conseguir hotel barato é importante que reserve o hotel o mais cedo possível, e se os preços dos hotéis não lhe agradar, pense em ficar num hostel ou numa zona mais distante do centro.

Hotéis baratos em Amesterdão

As refeições podem pesar bastante no orçamento de viagem, por isso, compre refeições prontas nos mercados locais como o Albert Cuyp e faça um piquenique no jardim mais próximo.

Além disso, por norma, os almoços nos restaurantes costumam ser mais económicos, em comparação com o jantar. Então, escolha almoçar num restaurante e para o jantar compre algo mais económico como piza ou sandes.

Já agora, é relevante mencionar que existem vários restaurantes económicos de hambúrgueres, kebab e refeições prontas a levar por cerca de 6-7€. Também há KFC, Burguer King, McDonalds, Dominos e afins espalhados pela cidade se quiser poupar alguns euros.

Em termos de transportes, Amesterdão visita-se muito bem a pé, mas se quer ter uma ideia dos preços dos transportes públicos, um bilhete para metro, autocarro ou tram custa 3,20 e é válido por uma hora, Ou seja, o mesmo bilhete pode ser usado nos diferentes transportes públicos em Amesterdão, desde que seja dentro do período de uma hora após validação.

Os táxis em Amesterdão são caros, mas existe Uber na cidade de Amesterdão e no Aeroporto, pelo que é uma boa alternativa se viajar com malas pesadas ou com crianças.

Leia também

  • Amesterdão o que visitar, fazer, hotéis e quando visitar
  • Melhores Day-trips a partir de Amesterdão
  • Descubra os encantos de Volendam: cultura, história e queijo
  • Zaanse Schans e os moinhos de vento holandeses
  • Keukenhof: os campos de tulipas holandeses
  • Visitar Marken: explorar a vila e fábrica de Socos de madeira
  • Visitar Amsterdão gastando pouco: as melhores coisas gratuitas para ver e fazer

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.