5In Destinos

Visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel

Visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel

Já pensou visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel? Sabia que é possível passear na quinta conhecida pelos vinhos e pelos queijos? E que na que na Quinta de Aveleda há um jardim tropical com características Românticas? Aposto que isso não sabia! Pois bem, no artigo de hoje vamos contar-lhe tudo sobre este pedacinho de Penafiel. Em primeiro lugar saiba que a Quinta da Aveleda está na família Guedes há cerca de 300 anos. Começaram a produzir vinho em 1870 e o negócio tem sido gerido por sucessivas gerações. Atualmente estão na quinta geração quando se fala em produção de vinho e na décima quinta quando se fala no espaço da Quinta da Aveleda.

Visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel

Nós visitámos a Quinta da Aveleda por ocasião do 1º Encontro de Travel Bloggers que se realizou em Penafiel. A visita guiada focou-se em três espaços principais: os jardins, a eira (com o espigueiro) e a adega velha.

Os jardins

Não há dúvida que os jardins são lindos! A primeira parte que visitámos era mais húmida, num estilo tropical. Há medida que nos embrenhávamos nos jardins fomos descobrindo lagos, recantos românticos e espécies de árvores magníficas!

Visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel

Sabia que existe na quinta um eucalipto com mais de 200 anos? Mas também pode observar o cedro japonês, ciprestes dos pântanos, as gigantes sequóias americanas e as tradicionais camélias.

Visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel

No final da visita aos jardins fomos acarinhados com uma prova vinhos e queijos. Ambos produção da Quinta da Aveleda.

Visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel

A eira e o espigueiro

A eira e o espigueiro estão diretamente ligados à atividade agrícola da quinta, pois tradicionalmente a eira servia para secar os cereais e o espigueiro para guardar esses mesmos cereais.

No dia da nossa visita a eira recebeu-nos para um cocktail animado onde tivemos oportunidade de provar três tipos de sangria produzida pela quinta: Casal Garcia Sangria Tinta, Casal Garcia Sangria Branca e Casal Garcia Sangria de Frutos Vermelhos. As três sangrias estão aprovadas!

A Adega Velha

Quem diria que em 1850 alguém se ia lembrar de mandar construir uma adega com capacidade para trezentas pipas? Essa adega existe e pode ser visitada na Quinta da Aveleda.

154171288846f26c95d07f52c3c1ddbdd3ca1a0de1.jpg

Quando visitar a Quinta da Aveleda em Penafiel?

Ora aqui está uma pergunta difícil! Nós visitámos a Quinta da Aveleda em Penafiel no mês de outubro, portanto no outono. No entanto, vimos espécies de flores que florescem na primavera e muitas camélias que dão flor no inverno. Por outro lado, imagino que seja bastante agradável passear nos jardins refrescantes em pleno verão.

Em caso de dúvida o melhor é visitar a Quinta da Aveleda em diferentes épocas do ano!

Atividades da quinta

A Quinta da Aveleda oferece um vasto leque de opções para além da visita aos jardins. Pode, se preferir, fazer um piquenique na vinha, passeios de bicicleta, provas temáticas, cursos e workshops, além de almoços regionais.

Tudo para que tenha uma experiência única na Quinta da Aveleda.

Localização

A Quinta da Aveleda está localizada no concelho de Penafiel, a cerca de trinta minutos da cidade do Porto.

 

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Nasuko
    2018-11-17 at 9:52

    I wan to tasting these Wine!!:P

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-11-18 at 9:24

      🙂

  • Reply
    Anasa
    2018-11-17 at 12:10

    My dear this is an interesting post, but I use this comment just to thank you to be my follower. Here there is a Christmas gift for you: https://my-anasa.com/2018/11/17/807-followers/

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-11-18 at 9:23

      Thank you and congrats for your 807 followers 🙂

      • Reply
        Anasa
        2018-11-18 at 11:53

        Thanks a lot!

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: