0

Vilar Formoso o que visitar na fronteira da paz

Vilar Formoso

Vilar Formoso é considerado o principal ponto de entrada em Portugal por via terrestre.

Esta simpática vila raiana pertence ao município de Almeida, distrito da Guarda, isto é, na zona Centro de Portugal.

Nós visitámos Vilar Formoso numa road trip em família que incluiu várias paragens (sugerimos que veja quais foram no final deste artigo) e por isso não tivemos muito tempo para visitar os arredores da vila.

No entanto o que vimos deixou-nos apaixonados pela vila o que significa que voltaremos a Vilar Formoso num futuro muito próximo.

Então, acompanha-nos nesta viagem que promete ser muito emocionante?

Vilar Formoso o que visitar

A estação de caminhos de ferro de Vilar Formoso

Vilar Formoso

A estação de caminhos de ferro de Vilar Formoso é imperdível, pois é uma das mais bonitas estações de Portugal que já vimos.

Faz parte da linha da CP da Beira Alta e dispõe de serviço de passageiros regional (com ligação a Lisboa através do IC a partir da Guarda).

Além disso também tem ligação ao Sud Express (com destino a Hendaia e ligação a Paris e Londres pelo TGV Atlantique) e ao Lusitânia Comboio Hotel que tem como destino a cidade de Madrid na Gare de Chamartín.

Aliás, um dos nossos projetos antes da pandemia era fazer a viagem do Sud Express a partir do Porto num dos vagões cama (estes compartimentos têm capacidade para quatro pessoas e a na nossa família somos quatro), ficar alguns dias a explorar San Sebastián e regressar à cidade do Porto.

Voltando à estação de caminhos de ferro de Vilar Formoso, ela está decorada com cerca de cinquenta ricos painéis de azulejos que retratam atrações turísticas nacionais e que são, sem dúvida, o grande atrativo deste espaço.

Além disso, foi a esta estação que chegaram milhares de refugiados judeus em fuga na Segunda Guerra Mundial.

Enfim, foram ajudados pelo Cônsul de Portugal Aristides Sousa Mendes (veja o Memorial ao refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes a seguir).

Por último, o autor destes magníficos painéis é João Alves de Sá, responsável por outros painéis de azulejos famosos como é o caso da estação de caminhos de ferro de Rio Tinto.

Vilar Formoso Fronteira da Paz

Fronteira da Paz

Vilar Formoso Fronteira da Paz é um memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

É incrível que uma única pessoa (o Cônsul Português em Bordéus Aristides de Sousa Mendes) tenha conseguido poupar a vida a milhares de pessoas ao emitir vistos que permitiam que judeus pudessem escapar à morte certa durante os anos de perseguição.

Muitos que beneficiaram desse gesto continuam incógnitos mas alguns nomes famosos são conhecidos, como é o caso de Arthur Koestler, Alfred Döblin, Heinrich Mann, Antoine de Saint-Exupéry, Erika Mann, George Rony e Peggy Guggenheim.

A visita ao museu é feita através de um corredor em cujas paredes se vão contando episódios desta história.

Assim, vai encontrar seis grandes blocos que se intitulam “Gente como nós, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e “A partida”.

Por fim o museu ocupa dois antigos armazéns mesmo ao lado da estação de caminhos de ferro e é uma autêntica viagem pela história.

A Locomotiva Beira Alta 101

Locomotiva BA 101

A locomotiva Beira Alta 101 (ou BA 101) é uma locomotiva a vapor única no mundo.

Está exposta no centro da vila de Vilar Formoso e foi usada pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta desde 1931.

Portanto, é uma autêntica peça de museu.

Além disso, a locomotiva está colocada em carris, como se estivesse pronta para iniciar uma viagem.

Por outro lado a BA 101 está protegida com paredes de vidro o que significa que pode ser vista (pelo menos através do vidro) a qualquer altura do dia.

Onde dormir em Vilar Formoso

Nós ficámos alojados no Pátio da Caetana em Freineda a cerca de 7 quilómetros e recomendamos este turismo rural.

São apartamentos com cozinha o que é muito conveniente para quem está a pensar preparar as refeições para a família.

No entanto, se preferir pode ver algumas sugestões de alojamento aqui.

Restaurantes em Vilar Formoso

Vilar Formoso tem muitos clientes espanhóis que visitam a região por causa da gastronomia como são os pratos de bacalhau.

Assim, nós tomamos a liberdade de sugerir a Quinta do Prado Verde, um restaurante bem referenciado e com uma excelente localização.

Se gostarem do bacalhau recomendamos que experimentem o Bacalhau à João do Porto, de preferência degustado na varanda do restaurante.

Como chegar a Vilar Formoso

Do lado português poderá chegar a Vilar Formoso através de autoestrada, nomeadamente a A25 que liga Vilar Formoso à Guarda, Viseu e Aveiro ou então através das estradas nacionais, como é o caso da Estrada Nacional 16 (N16) e a Estrada Nacional 322 (N322).

Por outro lado, do lado espanhol tem como alternativas a A62 que liga a cidade fronteiriça de Fontes de Onor a Cidade Rodrigo, Salamanca, Valladolid, Palencia e Brurgos e também a N620 com as mesmas ligações.

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: