O que fazer em Vila Nova de Foz Côa 2024: guia de viagem

Vila Nova de Foz Côa
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 15, 2024

Vila Nova de Foz Côa é uma cidade que pertence ao distrito da Guarda.

É conhecida pelas gravuras rupestres paleolíticas que encontraram abrigo principalmente no leito do Rio Côa mas também no Rio Douro.

Aliás, esta região do Alto Douro Vinhateiro também é considerada a capital da amendoeira.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

O que fazer e visitar em Vila Nova de Foz Côa

Explorar o Parque Arqueológico do Vale do Côa

O Parque Arqueológico do Vale do Côa tem como missão gerir, proteger, investigar e mostrar ao público as gravuras rupestres datadas do Paleolítico Superior, isto é, entre os anos 22 000 e 10 000 a.C..

Aliás, o conjunto destas gravuras rupestres estão classificadas como Património da Humanidade, o que atesta o valor histórico das mesmas.

Alguns sítios de arte rupestre em Vila Nova de Foz Côa são os núcleos da Broeira, a Canada do Inferno/Rego da Vide, Faia, Faia/Vale Afonsinho, Vale dos Namorados, Vale de Moinhos, Vale da Figueira/Teixugo, Ribeira de Piscos/Quinta dos Poios, Meijapão, Fonte Frieira, Penascosa, Ribeirinha, Quinta do Fariseu, Quinta da Barca, Canada da Moreira, Canada do Amendoal, Vale de Cabrões, Vermelhosa, Foz do Côa, Vale de José Esteves, Alto da Bulha mas também o Vale do Forno.

No entanto, acrescem aos núcleos referidos anteriormente a Estação arqueológica Quinta de Santa Maria da Ervamoira e o Núcleo Arqueológico Habitat Paleolítico do Salto do Boi/Cardina.

Assim, para visitar estes sítios arqueológicos terá de marcar a sua visita antecipadamente (contactos telefónicos: 279 768 260 ou 965 778 799)

Visitar o Museu do Côa

Museu do Côa

O Museu do Côa foi inaugurado em junho de 2010, num edifício moderno e construído de raiz para este efeito.

Além do museu em si também poderá usufruir do Restaurante Côa Museu, aliás, a esplanada deste restaurante é um lugar magnífico para apreciar a boa gastronomia e os rios Côa e Douro.

Ir à Festa da Amendoeira em flor

Todos os anos entre fevereiro e março acontece a Festa da Amendoeira em flor e dos Patrimónios Mundiais numa altura em que os campos de amendoeiras estão completamente floridos.

É realmente um espetáculo da natureza ao qual milhares de visitantes não conseguem ficar indiferentes, por isso não perca a oportunidade de os visitar em Foz Côa.

Explorar a cultura vinícola em Vila Nova de Foz Côa

Alto Douro Vinhateiro

Estando Foz Côa inserido na zona do Alto Douro Vinhateiro, é normal que exista uma relação muito próxima com o vinho e com quintas produtoras de vinho.

Assim, caso esteja interessado em explorar algumas quintas da região a seguir deixamos os respetivos contactos.

  • Quinta do Vale Meão (5150-501 Vila Nova de Foz Côa; Telefone: 279 762 156);
  • Quinta de Ervamoira (Vila Nova de Foz Côa, Telefone: 279 759 229;
  • Vinhos Dona Berta/Quinta do Carrenho (Estrada Nacional 222 – km 201.3, Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Numão, 5155-253 Freixo de Numão;
  • Caves da Quinta do Pocinho (Rua da Estação 29, Vila Nova de Foz Côa, Telefone: 279 765 192);
  • Casa Rosas/Quinta Da Touriga (5150-658 Vila Nova de Foz Côa, Telefone: 279 764 196).

Miradouros em Vila Nova de Foz Côa

Sabia que existe uma Rota dos Miradouros em Foz Côa? É verdade e para lhe facilitar a vida a seguir dizemos-lhe quais são.

Rota dos Miradouros em Foz Côa

  • Miradouro de Nossa Senhora do Viso (Custóias);
  • Miradouro de Santa Bárbara (Mós);
  • O Miradouro de São Martinho (Seixas);
  • Miradouro de São Gabriel (Castelo Melhor);
  • Miradouro da Mata dos Carrascos (Santo Amaro);
  • O Miradouro do Arnozelo (Numão).

Festas e romarias em Vila Nova de Foz Côa

Existem algumas festas e romarias ao longo do ano mas para que possa planear convenientemente a sua viagem a Foz Côa a seguir indicamos algumas datas importantes.

  • Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais (fevereiro e março);
  • Feira Franca da Amendoeira (1º domingo de março);
  • Festival do Vinho do Douro Superior (2ª quinzena de maio);
  • Nossa Senhora da Veiga (3º domingo de março, 1º e 2º domingo de agosto);
  • Feira do Cebolo (8 de maio);
  • Feira de São Miguel a (29 de setembro).

Alojamento em Vila Nova de Foz Côa

A nossa visita a Foz Côa coincidiu com o regresso a casa depois de um fim de semana a explorar o distrito da Guarda e por isso ficámos no Turpino House, a 45 quilómetros de distância.

No entanto, para visitar Foz Côa com calma sugerimos que fique alojado na região e para isso pode consultar aqui onde dormir em Vila Nova de Foz Côa.

Como ir para Vila Nova de Foz Côa

De Lisboa

Para chegar a Foz Côa a partir de Lisboa poderá escolher a A23 ou a A1 mas os mapas a seguir indicam os melhores trajetos.

Do Porto

Para chegar a Foz Côa a partir da cidade do Porto poderá optar pela A4 e depois o IP2 ou então a A29, depois a A25 e depois o IP2.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.