6

Vila Nova de Cerveira o que visitar

Vila Nova de Cerveira

Artigo atualizado em

O que visitar em Vila Nova de Cerveira.

Vila Nova de Cerveira é um município do distrito de Viana do Castelo, isto é, na região do Alto Minho.

Assim, neste artigo vamos dar-lhe sugestões de o que visitar em Cerveira, vamos contar-lhe como foi a nossa experiência nesta vila portuguesa e terminamos com algumas dicas de viagem práticas.

Então, acompanha-nos por Terras de Cervaria?

Vila-nova-de-cerveira
O cervo

O que ver em Vila Nova de Cerveira

A vila minhota até pode ser pequena pois o centro histórico visita-se em poucas horas mas há muito que ver nas redondezas.

A seguir indicamos algumas sugestões de o que visitar em Vila Nova de Cerveira mas neste artigo também vai encontrar três roteiros que foram criados para que explore a vila com calma mas consiga ver os pontos mais importantes.

De qualquer forma resolvemos partilhar consigo a nossa experiência de um dia em Vila Nova de Cerveira, se bem que nós gostamos muito de visitar este cantinho de Portugal e por essa razão esta é apenas mais uma sugestão de roteiro

O Castelo de Vila Nova de Cerveira

Do castelo medieval primitivo que sobreviveu até aos nossos tempos uma parte foi reconvertida em hotel e é onde atualmente funciona a Pousada de Dom Dinis.

O Forte de São Francisco de Lovelhe

O Forte de São Francisco de Lovelhe, também conhecido como Forte de Lovelhe e Forte de Azevedo, situa-se na Freguesia de Lovelhe, isto é, fora do centro de Vila Nova de Cerveira e a sua construção remonta ao tempo da Guerra da Restauração.

O cervo e o Miradouro do Cervo

vila-nova-de-cerveira

O Cervo é uma escultura de autoria de José Rodrigues e que está localizado no miradouro do Cervo.

Para lá chegar terá de ir pela Estrada da Senhora da Encarnação até ao miradouro, no entanto acredite que vale muito a pena fazer esta viagem.

O Miradouro Porta do Céu

vila-nova-de-cerveira

O Miradouro Porta de Céu é um sítio incrível.

Além da paisagem até chegar ao miradouro ser muito bonita e as vistas para o Rio Minho serem deslumbrantes, a verdade é que se torna inusitado encontrar uma porta de pedra numa montanha.

O Convento de San Payo

O Convento de San Payo além de ser um local muito bonito também é turismo rural e alberga o Museu do Convento de San Payo.

O Aquamuseu do Rio Minho

O Aquamuseu do Rio Minho é constituído por nove aquários e um lontrário que simulam o percurso do Rio Minho desde a nascente em Lugo até à foz em Caminha.

O centro histórico

No centro histórico de Vila Nova de Cerveira poderá visitar o Solar dos Castros que remonta ao século XVIII e atualmente alberga a Bibiloteca Municipal mas também o pelourinho e o cruzeiro do município.

Por outro lado, se aprecia as construções religiosas poderá visitar a Igreja Matriz, a Capela Nossa Senhora da Ajuda e a Capela S. Sebastião.

Roteiros para visitar Vila Nova de Cerveira

Foram criados três roteiros para facilitar a sua visita a Vila Nova de Cerveira: o Roteiro das Artes, o Roteiro Histórico e o Roteiro pela Natureza.

O Roteiro das Artes

Este roteiro das Artes inclui paragens por 21 esculturas e que são Abel e Caim (Alberto Vieira), Alto Relevo (Artur Moreira), Avecristo (Manuel Patinha), Banco Ondulado (Silvério Ribas), Catedral (Isabel Cabral e Rodrigo Cabral), Dólmen Galaico Duriense (Manuel Patinha), Enamorados (Maria José Caramez), Esforço (José Rodrigues), Evolution and Theory (Zadok Ben-David), Granito Ritmo (Clara Meneres), Homenagem Orgânica (João Antero), Lembranças de uma noite de verão, Memorial dos cerveirenses falecidos na guerra, Mural comemorativo dos 25 anos da Bienal de Arte de Cerveira, Navegações (José Rodrigues), O Rei Veado (José Rodrigues), Ponte da Cultura (Arcádio Blascos), Por cada árvore interrompida, Rio, Água e Sangue (Silvestre Pestana), Seara Mecânica (Carlos Barreira) mas também São Sebastião (Manuel Rosa).

O Roteiro Histórico

Este roteiro Histórico inclui paragens no centro histórico de Vila Nova de Cerveira mas também nos arredores.

Assim, se optar por percorrer o Roteiro Histórico irá passar pela Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz, Antigo Hospital, Aro Arqueológico de Lovelhe, Capela da Nossa Senhora da Ajuda, Capela de Nossa Senhora da Encarnação, Capela de São Sebastião, Casa Verde, Castelo de Vila Nova de Cerveira, o Miradouro do Cervo, o Convento de São Paio, a Estação da Via Sacra com sete nichos da paixão de Cristo, a Fonte da Vila, o Forte de Novelhe, o Fortim da Atalaia, a Memória, o Pelourinho mas também o Solar dos Castros.

O Roteiro pela Natureza

No roteiro pela Natureza irá encontrar sugestões de trilhos mas também inclui o Parque de lazer do Castelinho e a Ecopista do Rio Minho.

Restaurantes em Vila Nova de Cerveira

Existem alguns restaurantes no centro da vila mas nós recomendamos um espaço fora do centro histórico.

Falamos do Braseirão do Minho cuja comida e ambiente nos agradou bastante.

Alojamento em Vila Nova de Cerveira

Neste passeio em particular nós fizemos a viagem entre o Porto e Cerveira no mesmo dia, no entanto se procura alojamento em Vila Nova de Cerveira nós tomamos a liberdade de sugerir o Hotel do Minho, que é dos mesmo donos do Braseirão do Minho e está localizado ao lado deste restaurante.

De qualquer forma poderá ver os preços do Hotel do Minho de outros hotéis em Vila Nova de Cerveira aqui.

A nossa experiência em Vila Nova de Cerveira

Quando chegámos a Vila Nova de Cerveira estacionámos o carro e decidimos percorrer o centro histórico a pé.

Enfim, a meio do passeio as placas do Caminho de Santiago lembraram-nos do projeto que queremos muito levar avante mas que preferimos fazer em família, nós e os nossos dois filhos.

Por esta razão preferimos adiar um pouco esta aventura e esperar que o nosso filho mais novo cresça mais uns anos.

caminho-de-santiago-Vila-nova-de-cerveira

Depois da visita, e por volta do meio dia, saímos do centro da vila e dirigimo-nos ao restaurante Brasão do Minho, mas para chegar lá fomos pela EN13 e do lado esquerdo encontrámos o restaurante.

restaurante-braseirão-do-minho

De tarde regressámos a Vila Nova de Cerveira e contemplámos o rio Minho desde a Capela Nossa Senhora da Encarnação.

vila-nova-de-cerveira
vila-nova-de-cerveira
vila-nova-de-cerveira
vila-nova-de-cerveira

Antes de nos despedirmos de Vila Nova de Cerveira ainda fomos ao Mirador Porta do Céu.

vila-nova-de-cerveira
vila-nova-de-cerveira

E já que estávamos no Minho e a caminho de casa resolvemos parar em Caminha onde terminámos o dia com o pôr do sol na praia.

caminha-portugal
caminha

Dicas de viagem

  • o centro histórico é muito bonito, assim como a praça central, por isso sugerimos que faça uma pausa numa esplanada de um dos cafés.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

6 Comments

  • Reply
    Nelson Branco
    2018-03-02 at 15:07

    Bonitos registos, conheço relativamente bem a região, junto à parte marítima, que é magnífica, mas, um dia destes tenho de fazer uma incursão pelo imenso mar verde e descobrir os outros encantos!!!

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-03-03 at 9:37

      Agradeço o comentário, Nelson. É realmente uma zona muito bonita 🙂

  • Reply
    blogdadivinablog
    2018-03-02 at 17:12

    Que maravilha! Lindo demais!

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-03-03 at 9:38

      Ainda bem que gostou 🙂

  • Reply
    travelnerdplans
    2018-03-03 at 17:44

    Such beautiful views 🙂 And I love the looks of the chapel.

    • Reply
      passaportenobolso
      2018-03-03 at 18:53

      Thank you dear friend 🙂

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: