O que fazer na Vila do Gerês 2024: termas, cascatas e trilhos

Vila do Gerês.
Índice do artigo

Atualizado em: Março 12, 2024

A vila do Gerês, antigamente conhecida como Termas do Gerês, pertence ao concelho de Terras de Bouro, isto é, no Norte de Portugal.

É uma localidade cheia de charme em cuja rua principal abundam lojas de artesanato, souvenirs e restaurantes típicos.

Também é uma excelente base para quem quer explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Ou seja, ao visitar a vila do Gerês não fique apenas pelo centro, uma vez que à volta desta pacata localidade existem miradouros, cascatas e muitos trilhos para descobrir.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo coração verde no Norte de Portugal?

O que fazer e visitar na Vila do Gerês

Vila do Gerês.
Vila do Gerês.

Explorar o centro da Vila do Gerês

Visitar a Vila do Gerês é muito tranquilo, se não contarmos com o pico do verão, que coincide com o mês de agosto, em que há muita gente por todo o lado.

Caminhe com calma pelo centro da vila, observando com particular atenção as pequenas lojas de artesanato local.

Aliás, pelo que vi, o artesanato à venda no Gerês é realmente local, ou seja, exceto os imanes de frigorífico que são produzidos no exterior, os restantes produtos são da região.

Se me permite a recomendação, eu gosto particularmente das peças de barro, que além de serem bonitas são muito práticas para usar no dia a dia.

Além disso, os bordados e tecidos para a casa são nacionais, o que (quase sempre) garante a qualidade.

Outra compra segura são os produtos alimentares, como os enchidos, doces, licores e vinho. Aliás, não se esqueça que está em plena zona dos vinhos verdes, vinhos únicos que não encontrará no Norte de Portugal.

Quando terminar a visita ao centro da vila do Gerês, coloque no GPS o Miradouro da Fraga Velha (continue a caminhar até chegar ao Miradouro da Boneca), e o Miradouro da Junceda.

Tenho a certeza que vai gostar destes lugares, no entanto, ainda tenho outros para lhe sugerir.

Falo, por exemplo, do Miradouro da Pedra Bela e o Miradouro das Rocas, poucos quilómetros antes de chegar à cascata do Arado.

E por falar em cascatas, veja já a seguir quais são as minhas sugestões muito perto da Vila do Gerês.

Cascatas perto da Vila do Gerês

Cascata do Arado.
Cascata do Arado.
Desportos radicais no Gerês.
Desportos radicais no Gerês.
Ponte sobre o Rio Arado.
Ponte sobre o Rio Arado.

Há muitas cascatas no Gerês, umas mais acessíveis, outras nem tanto, no entanto perto da vila do Gerês nós recomendamos a Cascata do Arado, a Cascata da Portela do Homem e a Cascata de Fecha de Barjas.

A Cascata do Arado

A Cascata do Arado é de acesso fácil, por isso não tem desculpa para não a incluir no seu roteiro na vila do Gerês.

Aliás, como fica a poucos quilómetros do miradouro das Rocas, não deixe escapar a oportunidade.

A Cascata da Portela do Homem

A Cascata da Portela do Homem fica escondida numa curva na Estrada Nacional 308-1 (N308-1).

Para lá chegar siga em direção à fronteira espanhola e poucos metros antes vai ouvir o barulho da água a cair. A cascata está identificada, não se preocupe, mas o ruído da água é tão forte que realmente fica na memória.

Vale muito a pena, acredite.

A Cascata de Fecha de Barjas

A Cascata de Fecha de Barjas é conhecida como Cascata do Tahiti, por causa do cenário paradisíco do lugar.

No entanto existe um senão, já que o acesso não é nada fácil. Aliás, os acidentes são comuns, e por essa razão deve ter cuidado acrescido quando fizer o trilho para a cascata de fecha de Barjas.

Trilhos da Vila do Gerês

Fomos à procura de percursos pedestres com início na Vila do Gerês e encontrámos o PR3 – Trilho dos Currais (10 km) que passa pelo Curral do Gaio, Miradouro da Pedra Bela, Curral da Carvalha das Éguas, Curral da Lomba do Vidoeiro mas também pelo Bosque dos Medronheiros.

Por outro lado, o PR6 – Trilho dos Miradouros (12 km) passa pelo Miradouro da Junceda, Miradouro da Boneca, Miradouro da Fraga Velha e pelo Miradouro Penedo da Freira.

Por fim, o PR10 – Trilho da Preguiça (6 km) passa pela Casa da Preguiça, Ribeira da Laja, Cascata de Leonte e Cascata da Laja.

Sabia que a Vila do Gerês era conhecida como Termas do Gerês?

Visitar as Termas do Gerês

A utilização da água do Gerês para fins terapêuticos remonta ao tempo dos romanos, apesar de os primeiros tanques serem do século XVIII.

Mais recentemente na nossa história um fogo violento destruiu as termas, o que fez com que estivessem inativas por muitos anos.

Atualmente já podem ser feitos tratamentos no SPA das termas, com recursos a modernas técnicas, por isso aproveite para marcar uma massagem.

É adepto de termalismo? Então vai gostar dos nossos artigos sobre as Termas de Melgaço e Pedras Salgadas.

Alojamento na Vila do Gerês

Adelaide Hotel, vila do Gerês.
Adelaide Hotel, vila do Gerês.

Já deve ter percebido que vai precisar de alguns dias para explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Por isso, é boa ideia ficar uns dias na região. Assim, se é adepto de parques de campismo, pode escolher o Campismo Rural Rio Caldo Gerês, que fica a 7 km da vila.

Outra alternativa de alojamento económico é o Adelaide Hotel (2 estrelas), que no verão costuma ter a opção de incluir refeições em meia-pensão.

Já se prefere o conforto de ficar num hotel, o Hotel São Bento da Porta Aberta & Spa (4 estrelas) reune excelentes opiniões.

No entanto, se não gostou de nenhuma destas sugestões, recomendo que explore o mapa que se segue.

Hotéis na Vila do Gerês

Mapa e como chegar à Vila do Gerês

A Vila do Gerês está a 96 km da cidade do Porto, 43 km da cidade de Braga e 406 km de Lisboa, no entanto, para confirmar o melhor trajeto para aqui chegar tomamos a liberdade de sugerir que veja o mapa a seguir.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.