Atualizado em: Março 12, 2023
Vigo é a maior cidade da região da Galiza, no noroeste da Espanha, e é conhecida pela sua beleza natural deslumbrante, cultura rica e culinária deliciosa.
Localizada na costa atlântica, Vigo está rodeada por montanhas verdejantes e tem um porto movimentado com uma variedade interessante de restaurantes de peixes e marisco.
É possível observar nesta cidade, uma mistura de arquitetura moderna e histórica, com casas coloridas e ruas estreitas na cidade velha e arranha-céus elegantes no distrito comercial. No entanto, Vigo também tem vários museus, galerias e centros culturais, onde é possível aprender sobre a história e o cenário artístico da cidade.
Por outro lado, além das suas atrações culturais, Vigo também oferece muitas atividades ao ar livre. A cidade é cercada por belas praias e também há várias trilhos para caminhadas nas montanhas próximas.
No que diz respeito à gastronomia, Vigo é conhecida pelos seus mariscos, com destaque para os mexilhões e o polvo. Não deixe de experimentar alguns dos pratos locais, como por exemplo o lacón con grelos (porco com grelos) e as empanadas gallegas (doces salgados recheados com marisco ou carne).
Vigo é uma cidade encantadora e vibrante, ou seja, muito fácil de se apaixonar por neste belo canto da Espanha.
O que fazer em Vigo

Segue-se uma lista de atividades interessantes para fazer em Vigo, e acredite que há algo de especial para cada um.
Desde um centro histórico com animadas praças, esplanadas e monumentos históricos, de certeza que vai encontrar muito para ver e fazer.
Além disso, se visitar Vigo no Verão, não se esqueça que as praias de Vigo são famosas e que pode ir às Ilhas Cíes saindo de Vigo.
Visite o Parque de Castrelos
O Parque de Castrelos é um parque localizado no coração de Vigo, em Espanha. Ocupa uma área de mais ou menos de 60 hectares e tem um grande lago, vários jardins e esculturas.
Enfim, uma das atrações mais populares do parque é o Palácio de Castrelos, um edifício neoclássico que já foi a residência de verão do Conde de Tovar. Aliás, o palácio é agora sede do Conselho Provincial de Pontevedra e está aberto ao público para visitas guiadas.
O parque também tem vários jardins, incluindo o Jardim das Sensações, um jardim sensorial projetado para ser apreciado através dos sentidos do tato, olfato e audição. No entanto, há também o Jardim dos Sentidos, pensado para ser apreciado pelos sentidos do paladar e da visão.
Além dos jardins, o parque tem várias esculturas, incluindo obras de artistas como Francisco Asorey e José Ramón Fabelo.
O Parque de Castrelos é um destino popular para locais e turistas, e é um ótimo lugar para relaxar e passear, assim como um local popular para espetáculos e eventos durante todo o ano.
Explore a Cidade Velha
O Centro Histórico de Vigo, ou Casco Vello, é um bairro histórico localizado no centro da cidade. Tem uma série de monumentos e marcos históricos, incluindo a Igreja de São Francisco, o Convento de São Francisco e o Castelo de São Sebastião.
A Igreja de São Francisco, na Rúa de Santa Marta, é uma igreja de estilo gótico que remonta ao século XIV. Veja os belos vitrais e altar ornamentado. O Convento de São Francisco remonta ao século XIII e hoje funciona como um museu.
O Castelo de San Sebastian, na Subida Barranco, é um castelo medieval que foi construído no século XIV para proteger a cidade dos ataques de piratas. Agora é uma atração turística popular e oferece vistas panorâmicas da cidade a partir de suas muralhas.
A Cidade Velha também tem várias ruas estreitas e praças cheias de charme, como a Plaza de la Constitución e a Plaza de Amboage. Nestas zonas vai encontrar lojas, restaurantes e bares, e são destinos populares tanto para moradores como para turistas.
Visite o Museu do Mar de Vigo (Museo do Mar)
O Museu do Mar (Museo do Mar em espanhol), é um museu dedicado à história da relação da cidade com o mar e apresenta diversas exposições interativas, além de um grande aquário com diversas espécies marinhas.
Um dos destaques do museu é a exposição permanente “O Mar, a Nossa História”, que explora a história de Vigo e o papel que o mar desempenhou no desenvolvimento da cidade. A exposição tem uma série de exibições e mostras interativas, incluindo uma réplica de um galeão do século XVII e uma maquete de uma casa de pescador tradicional.
O museu tem ainda um conjunto de exposições temporárias que abordam diferentes aspetos do mar e a sua relação com Vigo. Exposições anteriores abordaram temas como biologia marinha, oceanografia e história da pesca na região.
Além das exposições, o museu também dispõe de uma série de programas e atividades educacionais, incluindo oficinas, visitas guiadas e palestras.
Localização do Museu do Mar de Vigo: Av. da Atlántida, 160, 36208 Vigo, Pontevedra, Espanha
Faça um passeio de barco

O que acha de ver Vigo de uma perspectiva diferente, ou seja, a partir do mar?
Existem vários passeios de barco disponíveis em Vigo, desde pequenos passeios turísticos até excursões mais longas que visitam destinos próximos. Muitos dos passeios de barco partem do porto da cidade e oferecem vistas dos marcos e atrações da cidade, como a Cidade Velha e o Castelo de San Sebastian.
Outros passeios de barco visitam destinos próximos, como a região vinícola das Rias Baixas ou as Ilhas Cies, na costa de Vigo. Estes passeios geralmente incluem paragens em vários locais ao longo do caminho, permitindo que os passageiros explorem os destinos e desfrutem de atividades como natação e mergulho com snorkel.
Vigo também é um destino popular para os entusiastas de cruzeiros, e existem várias empresas que oferecem cruzeiros com partida ou visita à cidade. Estes cruzeiros normalmente levam os passageiros a destinos ao longo da costa atlântica da Europa, incluindo cidades em Espanha, Portugal e França.
Um dos destinos populares para os cruzeiros que partem de Vigo é a costa galega, conhecida pelas suas belas praias, aldeias encantadoras e deliciosos mariscos. Outros destinos populares incluem as cidades portuguesas de Lisboa e Porto, bem como a cidade francesa de Bordéus.
Muitos dos cruzeiros que visitam Vigo oferecem uma variedade de atividades e excursões para os passageiros desfrutarem durante a sua estadia na cidade. Estes podem incluir visitas guiadas aos marcos e atrações da cidade, como a Cidade Velha e o Museu do Mar de Vigo, bem como excursões a destinos próximos, como a região vinícola de Rias Baixas.
Prove peixe fresco e mariscos em Vigo
Já ouviu falar na riqueza do mar desta zona, que inclui uma variedade de peixes e mariscos?
Pois, um dos pratos mais famosos de Vigo é o pulpo a la gallega, que é um polvo cozido com paprica e servido com batatas. Outros pratos populares de marisco da região incluem percebes, vieiras e xoubas (sardinhas).
De facto, o peixe e o marisco são uma parte importante da dieta da zona, existindo vários restaurantes na cidade que servem deliciosos pratos feitos com marisco local. Estes restaurantes variam de bares casuais de marisco a restaurantes mais formais, e muitos deles com mesas ao ar livre com vista para o porto.
Além dos restaurantes, em Vigo também existem vários mercados onde pode comprar marisco fresco para cozinhar em casa. O mercado de peixe da cidade, localizado na Cidade Velha, é um destino popular para moradores e turistas, e é um ótimo lugar para experimentar uma variedade de mariscos frescos.
Alojamento em Vigo Espanha

Na altura de reservar o seu hotel em Vigo recomendo que tenha em atenção algumas indicações.
Assim, se quer usufruir dos bares e restaurantes mais movimentados, ou seja, quer tirar partido da vida noturna de Vigo, as melhores zonas são:
- A Cidade Velha: No centro da cidade vai encontrar uma série de bares, clubes e restaurantes, por isso recomendo que espreite o Hotel Puerta Gamboa ou o Hotel Alda Puerta Del Sol;
- Samil Beach: Samil Beach é uma praia popular no centro da cidade com vários bares e clubes que ficam abertos até tarde. A praia é um destino popular durante os meses de verão e é um ótimo lugar para passar a noite. Neste caso talvez prefira ficar no ATTICA21 VIGO 4 Superior ou nos Apartamentos Dunas de Samil
Já se prefere zonas mais tranquilas para desfrutar com a família, como foi o nosso caso, acredito que o Hotel Vigo Los Galeones Affiliated by Meliá seja uma boa escolha. Em todo o caso, se não lhe agradou nenhum destes hotéis, veja a seguir os restantes alojamento em Vigo.
O que visitar perto de Vigo?

Vigo está a uma curta viagem de carro (ou autocarro) de várias outras cidades interessantes que valem a pena visitar. Aqui ficam algumas sugestões de cidades a visitar perto de Vigo:
Santiago de Compostela: Santiago de Compostela é uma cidade histórica situada a cerca de 90 quilómetros de Vigo. Visite a catedral, que é um Património Mundial da UNESCO, e seu rico património cultural e artístico. É, também, o destino final dos peregrinos de Santiago que percorrem vários Caminhos de Santiago Europeus.
A Corunha: A Corunha é uma cidade costeira situada a cerca de 160 quilómetros de Vigo. Mergulhe de cabeça nas suas praias, centro histórico e animada vida noturna, não de forma literal, é claro!
Ourense: Uma das principais atrações de Ourense são as termas da cidade. Dizem que os banhos termais de Ourense têm propriedades terapêuticas e acredita-se que tragam uma série de benefícios para a saúde. Há uma série de banhos termais localizados dentro e ao redor da cidade, incluindo os Baños del Molino, os Baños de Bande e os Baños de Allariz.
Melhores Praias em Vigo

A cidade é cercada por várias praias de areia, por usso aqui estão algumas das praias mais populares de Vigo:
Samil Beach: A praia de Samil deve ser a mais conhecida de Vigo. Fica no centro da cidade e é um ótimo lugar para estar ao sol, nadar e praticar diversos desportos aquáticos, como surf e stand-up paddle. A praia também tem vários bares e restaurantes, tornando-se um ótimo lugar para relaxar e desfrutar de uma refeição ou bebida.
Praia de Bouzas: a Praia de Bouzas é outra praia urbana, mas isso não faz com que perca o encanto. Mais pequeno do que a praia de Samil, é indicada para famílias.
Praia da Sereíña ou de Fechiño: é uma praia localizada no município de O Grove, a cerca de 10 km de Vigo. A praia está equipada com uma série de comodidades, incluindo chuveiros, casas de banho e um posto de salva-vidas. Está localizada num belo cenário, cercada por dunas e pinhais, e com uma vista deslumbrante sobre o Oceano Atlântico.
As praias das Ilhas Cíes: As Ilhas Cies são um grupo de pequenas ilhas localizadas ao largo da costa de Vigo, na província de Pontevedra, Espanha. As ilhas fazem parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza e são conhecidas pelas renomadas praias, águas cristalinas e paisagens naturais deslumbrantes, incluindo a Praia de Rodas, que dizem que é uma das praias mais bonitas da Europa.
Onde ver o pôr do sol em Vigo?

Aqui ficam algumas sugestões de locais onde ir para ver o pôr-do-sol em Vigo:
Praia de Samil: Samil Beach está localizada no lado oeste da cidade, por isso é o local perfeito para assistir ao pôr-do-sol sobre o oceano.
Parque de Castrelos: O Parque de Castrelos no centro da cidade é um destino popular para observar o pôr do sol. Tem um lago, jardins e esculturas, além de oferecer belas vistas do pôr-do-sol.
Monte del Castro: O Monte del Castro é uma colina localizada no lado oeste da cidade com vários trilhos com vistas sobre a paisagem ao redor, por isso, é um ótimo lugar para assistir ao pôr-do-sol.
Gastronomia e restaurantes em Vigo

Antes de mais devo dizer que é muito difícil para mim recomendar apenas um restaurante em Vigo.
Isto acontece porque nos últimos anos fui experimentando diferentes restaurantes, todos eles excelentes. Por outro lado, de certeza que indicar um ou outro restaurante seria injusto, já que estou muito longe de conhecer a grande parte dos restaurantes em Vigo.
Assim, em vez de recomendar lugares para almoçar ou jantar em Vigo, vou partilhar consigo algumas dicas que me ajudam a escolher os restaurantes.
Então é assim, como por norma os restaurantes com esplanada e nos lugares mais típicos costumam ser mais caros, eu prefiro procurar no GPS nas ruas à volta para ver se existem restaurantes.

Depois, ao almoço costuma haver prato do dia, que além de já estar preparado, habitualmente tem preços mais em conta e são pratos bastante pedidos pelos clientes.
Vai perceber que grande parte dos restaurantes em Vigo tem uma secção de tapas, e pratos como polvo, carne grelhada e paelha está quase sempre presente.
A sangria é bastante popular, por isso, se não for conduzir, aproveite para experimentar a sangria branca, rosé e com frutos vermelhos.
Por outro lado, existe uma grande variedade de restaurantes de fast food como por exemplo McDonalds, Burger King, Panini’s Town (sandes), Taco Bell, KFC, que, não sendo tradicionais, são uma opção se tiver pouco tempo.
Autocarro turístico e Tours para explorar Vigo
O autocarro turístico é uma forma cómoda de ficar a conhecer a cidade de Vigo, assim como a sua história. Este tipo de tour é indicado para quem tem pouco tempo e não quer andar a pé de um lado para outro.
Basicamente funciona assim: há uma rota que percorre os principais pontos turísticos de Vigo e as pessoas vão de autocarro de um ponto para outro, ouvindo as explicações gravadas do guia. Por norma, em Vigo, os autocarros turísticos têm tradução para Português.
No entanto estes autocarros apenas funcionam no Verão, Páscoa e sempre que há um navio de cruzeiro a atracar no Porto.
Por isso recomendo que espreite os tours e excursões em Vigo:
- Vinícola Granbazán: visita guiada e degustação de vinhos: inclui visita à quinta e degustação de vinhos com comida típica galega;
- Vigo: Sherlock Holmes Smartphone App City Game: uma maneira divertida de explorar a cidade seguindo uma série de pistas no telemóvel;
- Cruzeiro ao pôr-do-sol nas Ilhas Cíes: navegue pelo estuário de Vigo e admire o céu noturno na praia de San Martiño com um guia de astronomia.
Melhor altura para visitar Vigo

Se é amante da praia e está a planear uma viagem a Vigo, a melhor altura para a visitar é durante os meses de verão, de junho a setembro. Durante este período, o clima é quente e ensolarado, e as praias ficam mais movimentadas. Se possível evite o mês de agosto.
Além disso, existem alguns pontos altos em que a cidade é muito procurada: as Festas de Natal em dezembro, as Fiestas de San Juan em junho, as Fiestas de la Madalena em julho, e as Fiestas de San Xusto em agosto.
Estas alturas são muito movimentadas com eventos gratuitos um pouco por toda a cidade.
Já se preferir desfrutar da cidade de forma mais tranquila, pense em visitar Vigo na meia estação, ou seja, quando não está muito frio, nem muito quente e os preços são mais simpáticos. Exemplos destes meses são março, abril (exceto Páscoa), maio e outubro.
Como chegar a Vigo saindo do Porto

Saindo do Porto (Portugal), pode ir para vigo de autocarro, carro e comboio.
De Autocarro: A Flixbus tem autocarros diretos do Porto (Campanhã) para Vigo, com uma paragem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e com preços a partir de 6,99€ por trajeto, sendo que a viagem até Vigo demora cerca de 2h15. Também pode apanhar o autocarro na Estação de Porto Campanhã no centro do Porto.
De Comboio: Existem comboios regulares que circulam entre o Porto e Vigo, com uma viagem de cerca de 3 horas. Os comboios partem da Estação de Campanhã do Porto e terminam na Estación Intermodal de Vigo
De carro: Se tiver carro próprio ou estiver com um carro alugado, pode conduzir do Porto até Vigo. A viagem demora cerca de 1,5 horas e segue pela autoestrada A3.
Como ir de Vigo para as ilhas Cíes?

Para chegar às Ilhas Cíes a partir de Vigo, pode apanhar um barco no porto da cidade. Existem várias empresas de barcos que fazem serviços regulares para as ilhas, sendo que a viagem demora cerca de 40 minutos.
Então, os barcos partem do porto regularmente e os bilhetes podem ser adquiridos no porto ou online com antecedência.
Ao chegar às ilhas, pode explorar as três ilhas principais – Monte Agudo, O Faro e San Martiño – a pé ou de bicicleta. Existem vários trilhos nas ilhas interessantes para percorrer, assim como várias praias, incluindo a Praia das Rodas, que é por muitos considerada uma das praias mais bonitas da Europa. Lembre-se é que a água é fria.
Artigos relacionados
O que acha de conhecer melhor a Galiza em Espanha? Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.