0

Viajar para a Madeira durante a pandemia

Viajar para Madeira durante pandemia.

Viajar para a Madeira durante a pandemia é seguro? Depois de mais de um ano sem entrar num avião, no final de março de 2021 voltámos a viajar para fora do continente.

A ilha da Madeira é considerada um dos destinos mais seguros da Europa, o que faz com que seja um destino de excelência para viajar na pandemia.

Mas há regras importantes a cumprir antes, durante e depois de uma viagem deste género, para nos mantermos em segurança.

Assim, neste artigo vamos começar por dizer-lhe o que precisa fazer antes de viajar para a Madeira, como é o caso dos testes PCR Covid-19, do registo na plataforma Madeira Safe e do seguro de viagem com proteção Covid-19.

Em seguida, para que se mantenha em segurança durante a viagem, damos algumas dicas em relação à viagem de avião, aluguer do carro, alojamento, restaurantes e medidas de confinamento na Madeira.

Por fim, se está à procura de lugares para visitar e dicas de o que fazer na Madeira, no final do artigo vai encontrar uma lista de sugestões que vão ser acrescentadas ao longo dos próximos dias.

Viajar para a Madeira durante a pandemia

O que fazer antes de viajar para a Madeira, considerando que estamos a viver momentos desafiantes enquanto viajantes do mundo.

Assim, as regras para viajar para a Madeira que partilhamos agora representam a nossa experiência recente, e sempre que possível iremos atualizar a informação.

No entanto, tenha em atenção que deve sempre fazer o trabalho de casa e confirmar os dados junto de uma entidade oficial.

Posto isto, para viajar para a Madeira precisa mostrar um certificado de vacinação, um comprovativo de recuperado até 90 dias ou um teste PCR (Polimerase Chain Reaction) negativo, que é a situação mais usual.

Importa dizer que as crianças com menos de 12 anos estão dispensadas de fazer o teste.

O PCR pode ser feito antes ou à chegada ao aeroporto mas explicamos tudo a seguir, incluindo como pode fazer o teste sem custos.

Teste PCR Covid-19 para viajar para a Madeira

Fazer teste Covid-19 antes de viajar para Madeira.
Fazer teste Covid-19 antes de viajar para Madeira.

Então, pode optar por fazer um teste PCR Covid-19 nas 72 horas anteriores à viagem.

Para que o teste seja gratuito precisa de se dirigir a posto de colheita de amostra que tenha acordo com o Governo Regional da Madeira. Deve também levar uma cópia do bilhete de avião consigo.

Para ver quais são os postos de colheita gratuita sugerimos que aceda ao site do Governo Regional da Madeira.

Nós fizemos o teste em Leixões, numa unidade Drive Through, ou seja, nem sequer tivemos de sair do carro. Preenchemos um formulário com nossos dados e com os elementos da viagem e depois veio a recolha.

Não foi preciso fazer marcação, no entanto confirme as regras do posto de colheita no link acima para não ter problemas.

Recebemos o resultado do teste por email no dia seguinte e levámos uma cópia do teste em papel para mostrar no Aeroporto da Madeira.

Depois da recolha de bagagem no terminal e na zona das empresas de rent-a-car há duas linhas marcadas no chão e que mostram a direção dos passageiros.

Desta forma, a linha azul – faça o teste, destina-se aos viajantes que não fizeram o PCR antes, e a linha verde – mostre o teste, é para quem tem o resultado negativo do PCR.

Fazer o teste PCR Covid-19 no Aeroporto do Funchal

Fazer teste Covid-19 no Aeroporto da Madeira.
Fazer teste Covid-19 no Aeroporto da Madeira.

Se não fizer o teste PCR Covid-19 com antecedência, poderá fazê-lo à chegada no aeroporto.

Assim, os passageiros que optam por fazer o teste covid no aeroporto devem seguir pela linha azul.

No entanto, quem faz o teste no aeroporto tem de se isolar no hotel até receber o resultado por mensagem, o que pode levar 12 horas.

Registo no Madeira Safe

O registo no portal Madeira Safe é obrigatório, pelo que se não se tiver registado antes, terá de o fazer no aeroporto.

É um registo por cada adulto e as crianças com menos de 12 anos ficam associadas a um adulto.

Seguro de Viagem com cobertura Covid-19 e cancelamento

Seguro de viagem Covid-19 e cancelamento para viajar para a Madeira.
Seguro de viagem Covid-19 e cancelamento para viajar para a Madeira.

Nós fizemos um seguro de viagem com cobertura Covid-19 e cancelamento da IATI Seguros. Aliás, este é o seguro de viagem que nós usamos e recomendamos aos nossos amigos!

Por um pacote IATI Escapadinhas + cancelamento para a nossa família, isto é para o casal e dois filhos (18 e 8 anos) numa viagem de 6 dias na Madeira pagámos no total 22,99 EUR.

Achámos um preço muito razoável, considerando que se não pudéssemos viajar para a Madeira porque algum membro da nossa família testasse positivo para o coronavírus, iríamos receber os valores já pagos, como o bilhete de avião.

Além disso, na eventualidade de um de nós contrair o Covid-19 durante a estadia na Madeira, as despesas com a quarentena, estariam incluídas na apólice, o que nos deu uma segurança extra.

No final deste artigo vai encontrar o nosso link de afiliado com 5% desconto, o que significa que para si fica mais barato reservar através do nosso link do que reservar diretamente no site da IATI.

Viajar para a Madeira de avião durante a pandemia

Viajar para Madeira durante pandemia.
Viajar para Madeira durante pandemia.

Nós viajámos pela EasyJet desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto para o Aeroporto do Funchal.

O check-in foi online e chegámos ao aeroporto com 2 horas de antecedência, a contar com eventuais atrasos na passagem pela segurança, até porque a viagem de ida coincidiu com o início das férias escolares da Páscoa.

No entanto, não havia fila e passámos tranquilamente pela segurança. Como o voo foi bastante cedo (06:50) a maior parte das lojas e restaurantes do aeroporto estavam fechados.

A zona infantil do aeroporto está vedada e as cadeiras estão com sinalização para não serem ocupadas, mantendo alguns lugares vazios.

Na altura do embarque houve a preocupação de se manter a distância de segurança e todos usavam máscara facial que apenas era retirada para a verificação de identidades no portão de embarque.

Não houve venda de produtos durante o voo mas ofereceram água a quem pediu.

O desembarque foi por fases, primeiro saíram os passageiros da parte da frente e da parte de trás do avião, cada grupo pela porta respetiva, e só depois os passageiros dos bancos do meio do avião.

Alugar carro na Madeira

Alugar carro na Madeira.
Alugar carro na Madeira.

A Ilha da Madeira não é fácil de se visitar apenas recorrendo a transportes públicos, por isso é obrigatório alugar carro na Madeira.

Nós contámos com o apoio da Hertz Portugal nesta viagem, quem tem carros para alugar na Madeira (e em todo o mundo), por isso, se estiver a contar viajar sugerimos que espreite o site deles.

O balcão da rent-a-car está situado à saída da recolha de bagagem do Aeroporto da Madeira, antes de passar pelo controlo dos testes covid.

Há desinfetante para as mãos na entrada do balcão e uma divisória transparente entre o funcionário da Hertz e quem chega ao balcão, assim como desinfeção das superfícies (incluindo topo do balcão) entre atendimentos.

Este tipo de cuidados é especialmente importante para quem viaja em época de pandemia, e nós valorizámos todos os sinais de que estávamos a viajar em segurança.

Aliás, dentro do carro também havia informação de que o veículo estava desinfetado, assim como o cartão do parque de estacionamento e chaves do carro.

No total da viagem percorremos cerca de 600 km e o carro revelou-se estar à altura.

Para quem não conhece a Madeira, as estradas são íngremes e estreitas, pelo que é importante que o carro seja confiável.

Por outro lado, o GPS foi um upgrade interessante, uma vez que o google maps dos nossos telemóveis, nem sempre estava disponível.

Ter um carro moderno e com um bom desempenho em ambientes deste género foi muito importante para circular à vontade nas estradas da ilha da Madeira.

A experiência de viajar com carro alugado da Hertz Portugal na Madeira foi muito positiva, pelo que de certeza que vamos repetir.

Escolha do alojamento na Madeira

Hotel Quinta da Saraiva
Quinta da Saraiva.

Precisamente por estamos a viver um período de pandemia, para nós era importante ficar a dormir num local distante das multidões.

Por isso, a nossa escolha recaiu na Quinta da Saraiva, um Rural Boutique Hotel em Câmara de Lobos que afastado da confusão e tem excelentes acessos pela via rápida a qualquer ponto da ilha.

Restaurantes na Madeira e regras de distanciamento

Restaurantes na Madeira.
Restaurantes na Madeira.

Os restaurantes na Madeira estavam abertos durante os horários fora do recolher obrigatório (veja as medidas de confinamento na Madeira a seguir) e com as habituais normas de segurança adotadas no continente.

Assim, na entrada dos restaurantes havia desinfetante e as mesas estavam distanciadas umas das outras.

Todos usavam máscara facial e de uma forma genérica sentimo-nos seguros a frequentar os restaurantes na Madeira.

Medidas de confinamento na Madeira

Pôr-do-sol na piscina da Quinta da Saraiva.
Pôr-do-sol na piscina da Quinta da Saraiva.

Na altura em que viajámos para a Madeira estava em vigor o recolhimento obrigatório nos dias de semana às 19:00 e aos fins de semana às 18:00.

Quer dizer, as lojas, restaurantes e empresas fechavam a essa hora e todas as pessoas tinham uma hora para se recolherem em casa.

No entanto, não havia limitações quanto à circulação entre concelhos, isto é, as pessoas podiam circular livremente por toda a ilha.

Os museus estavam fechados assim como a maior parte das atrações turísticas madeirenses, como é o caso dos cestos do Monte, por isso ainda não é desta vez que descemos até ao Funchal num carrinho que é um cesto.

Também o Teleférico Funchal-Monte estava fora de funcionamento, o que significa que temos uma boa desculpa para regressar à Madeira em breve.

Assim, e apesar destas limitações, nós conseguimos aproveitar bastante a ilha da Madeira.

Os nossos dias começavam com o pequeno-almoço no hotel e depois saíamos de carro para visitar uma determinada área.

Fazíamos as refeições nos restaurantes da região ou comprávamos comida no supermercado para fazermos piqueniques e quando chegava a altura do recolher obrigatório regressávamos para a Quinta da Saraiva.

Na verdade, não nos custava nada voltar para o hotel mais cedo porque a diversão estava garantida com mergulhos na piscina, passeios pela plantação de bananeiras e relaxe total no jacuzi.

Tudo isto enquanto observávamos o pôr-do-sol na baía de Câmara de Lobos.

O jantar era sempre no hotel que tinha serviço de entrega de comida de um restaurante da região com comida típica.

O que fazer depois de uma viagem durante a pandemia

Agora que terminou a nossa viagem à Madeira e que tudo correu bem, achamos que é importante manter uma atitude responsável perante os outros.

No nosso caso, e apesar de termos cumprido todas as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e bom senso em geral, antes de regressarmos ao trabalho tivemos de fazer novo teste Covid-19 que felizmente resultou negativo.

Conselhos genéricos para viajar para a Madeira em segurança

Viagens durante a pandemia.
Viagens durante a pandemia.

Estamos a viver momentos delicados, por isso é importante que cada um faça a sua parte no que diz respeito à segurança de todos.

Acreditamos que, de uma forma geral, cada um de nós mantém em viagem o mesmo tipo de cuidados e precauções que tem em casa.

Desta forma, se a nossa família tem uma atitude responsável em casa, em momento algum pensámos em desrespeitar estas normas em viagem.

Assim, quer seja numa viagem à Madeira ou a qualquer outro destino em que nos seja permitido viajar, o devemos fazer com precaução e consciência.

*nesta viagem contámos com o apoio da Quinta da Saraiva que amavelmente nos ofereceu o alojamento e da Hertz Portugal que nos disponibilizou um carro durante a nossa estadia na ilha da Madeira. Em todo o caso, as opiniões relatadas neste artigo refletem a nossa excelente experiência com estes parceiros, pelo que os recomendamos sem hesitação.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar a ilha da Madeira? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

  • Viajar para a Madeira durante a pandemia: cuidados a ter
  • Quinta da Saraiva: dica de alojamento na Madeira
  • Cabo Girão: skywalk num miradouro vertiginoso (em breve)
  • Curral das Freiras (em breve)
  • Pico do Arieiro (em breve)
  • Visitar Câmara de Lobos (em breve)
  • Viajar para a Madeira durante a pandemia: cuidados a ter (em breve)
  • Paul da Serra: visitar o maior planalto madeirense (em breve)
  • Porto Moniz: piscinas naturais na ilha da Madeira (em breve)
  • Mercado dos Lavradores no Funchal (em breve)
  • Funchal: visitar a renovada Avenida do Mar (em breve)
  • Ponta de São Lourenço (em breve)
  • Visitar Machico (em breve)
  • Casas típicas de Santana (em breve)
  • Aeroporto da Madeira (em breve)

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no facebook e no instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.