Varadero Cuba: o que fazer & praias de sonho 2024

Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 23, 2024

Vai de férias para Varadero, em Cuba, e precisa de dicas de o que fazer e visitar? Então, continue a leitura e tome nota de todas as dicas que reunimos para si!

Paisagens com coqueiros e palmeiras, praias com água em tons turquesa, temperatura super agradável, areia branca e desportos aquáticos? Varadero tem!

Bom tempo, mesmo na época dos furações e tempestades tropicais? Varadero tem!

Resorts Tudo Incluído com bar aberto e animação durante o dia e noite? Varadero tem!

No entanto, Cuba está muito diferente do país de conheci há alguns anos, nomeadamente as coisas mudaram depois da pandemia. Alguns relatos que ouvi incluem falta de água nas torneiras de hotéis e escassez de bens de uso diário como guardanapos de papel.

Não pretendo dissuadir ninguém a visitar Cuba, mas deve considerar que os hotéis em Cuba não têm o mesmo nível de serviço em comparação com outros hotéis Tudo Incluído noutras regiões das Caraíbas, como o México ou República Dominicana.

Mesmo assim, as pessoas são super amigáveis, as paisagens são incríveis, as praias são excelentes, ou seja, é um país super interessante para visitar.

Veja estas sugestões de o que fazer em Varadero, para além das praias dos resorts.

O que fazer em Varadero, Cuba

Praias em Cuba.

Como vai perceber ao longo deste artigo, há mais para ver e fazer em Varadero, para além de desfrutar de um resort Tudo Incluído.

Quer decida alugar um carro ou chamar um táxi, aqui deixo algumas sugestões das atividades que não pode perder quando estiver em Varadero.

Visitar o centro de Varadero

Centro de Varadero

Apesar de não ser conhecido como um destino turístico, o centro de Varadero reserva algumas pérolas escondidas que valem a pena explorar.

Este local menos frequentado é completamente diferente da zona das praias, ou seja, é possível ter uma experiência mais autêntica de Cuba.

Uma destas descobertas são as lojas de souvenirs, onde os visitantes podem encontrar tesouros únicos e artesanatos locais. Estas lojas têm produtos diferentes, desde obras de arte feitas à mão, permitindo que os turistas levem consigo uma parte da cultura cubana.

Além disso, o centro de Varadero tem restaurantes que servem autênticos pratos cubanos. Estes estabelecimentos são uma oportunidade de saborear a verdadeira culinária da região, com pratos caseiros e sabores autênticos que vão além do comum.

Outra joia escondida é o Parque Josone, um oásis tranquilo que oferece uma pausa da agitação turística. Com seus jardins bem cuidados, lagos serenos e encantadoras áreas de descanso, este parque é um refúgio perfeito para desfrutar de momentos de paz e serenidade no meio à natureza exuberante.

Em resumo, embora não seja um local turístico famoso, o centro de Varadero reserva algumas surpresas especiais.

Vendedor ambulante nas praias de Varadero em Cuba.

Explorar a Cueva de Ambrosio, um cenote perto de Varadero

A Cueva de Ambrosio, ou Caverna de Ambrosio, foi descoberta em 1861, mas as pinturas ruprestes desta gruta remontam a dois milhões de anos.

Ao todo, os visitantes podes admirar 47 pinturas pré-colombianas, sendo que se destacam as que estão na Sala de Las Claraboias.

Faça um passeio de catamarã pela costa de Varadero, Cuba

foto_1236

Uma das atividades imperdíveis em Varadero, Cuba, é fazer um passeio de catamarã pela costa.

Desfrute da paisagem exuberante e das águas azul-turquesa que deram reputação a esta zona das Caraíbas, enquanto aproveita o sol a bordo do catamarã.

Uma das atividades mais interessantes durante o passeio de catamarã é mergulhar para explorar os recifes de coral.

A região de Varadero é conhecida pela rica vida marinha e corais coloridos, proporcionando uma experiência de mergulho verdadeiramente memorável.

Assim, pode ver peixes tropicais, tartarugas marinhas e outras criaturas neste ecossistema marinho incrível.

Para aqueles que preferem ficar na superfície, fazer snorkel e apreciar a vida marinha diretamente da superfície da água é uma opção. Coloque uma máscara e descubra um mundo subaquático cheio de cores e vida.

Hotéis Tudo Incluído em Varadero

foto_1226

Os hotéis de Tudo Incluído em Varadero são bastante populares, e para quem gosta deste tipo de estadia, existem opções a considerar.

Lembre-se que nos resorts em regime Tudo Incluído, além das refeições e bebidas, costumam estar incluídas animações (durante o dia e à noite), equipamento para a prática de desportos aquáticos, toalhas e espreguiçadeiras tanto na piscina como na praia.

Existem outros, mas os resorts tudo incluído mais conhecidos em Varadero são os seguintees:

  • Sol Varadero Beach, em Matanzas (4 estrelas)
  • Sol Palmeras (4 estrelas)
  • Meliá Internacional Varadero (5 estrelas)
  • Melia Las Antillas – Adults Only +16 (4 estrelas)
  • Meliá Peninsula Varadero (5 estrelas)
  • Meliá Marina Varadero (5 estrelas)
  • Paradisus Varadero Resort & Spa (5 estrelas)
  • Iberostar Selection Varadero (5 estrelas)
  • Iberostar Laguna Azul (5 estrelas)
  • IBEROSTAR Bella Vista (5 estrelas)
  • Barcelo Solymar (4 estrelas)

Como vê, são muitos os resorts e hotéis tudo incluído em Varadero, Cuba.

Quando é a época dos furações e tempestades tropicais em Varadero, Cuba?

Praia de Varadero.

Cuba tem um clima subtropical moderado com duas estações no ano:

  • a estação seca de novembro a abril;
  • a estação das chuvas, quando costumam desenvolver-se furações de maio a outubro.

Costuma estar bom tempo durante todo o ano, com temperaturas médias altas que vão de 32º em julho a 25º em janeiro. Por outro lado, a temperatura da água costuma rondar os 26º-31º.

Além disso, por norma, a época dos furações em Cuba vai de junho a novembro.

Qual é a melhor época para visitar Varadero?

O que fazer em Varadero, Cuba,

Com bom tempo e temperaturas agradáveis que permitem fazer praia durante todo o ano, escolher a melhor altura para viajar para Varadero depende de viajante para viajante.

Assim, do ponto de vista financeiro, a época alta que coincide com as férias escolares em Portugal (final de junho, julho, agosto, Natal e Páscoa) são as mais dispendiosas em Varadero. Aliás, julho e agosto costumam ser os meses mais caros para viajar para Cuba.

No entanto, é nesta altura que costumam existir mais voos charter, tanto com saída de Portugal como com saída de Madrid.

Eu viajei em setembro e adorei! Bom tempo os dias todos, exceto um em que do nada apareceu uma chuvada forte. Demorou 10-15 minutos e regressou o bom tempo logo a seguir, por isso não foi grande incómodo.

Leia também

Por fim, está a pensar visitar Cuba? Então nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que veja os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.