Turpino House em Vilar Torpim: alojamento cheio de charme

Vilar Torpim
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 15, 2024

Vilar Torpim pertence ao município de Figueira de Castelo Rodrigo no distrito da Guarda, isto é na Beira Alta.

Esta terra beirã tem mais de oitocentos anos de história e é um lugar extremamente tranquilo e por isso para nós é um excelente destino para uma escapadinha em família.

Por outro lado, Vilar Torpim está situado junto a outros lugares com interesse turístico como são as Aldeias Históricas de Portugal.

Além disso, se está a pensar visitar Vilar Torpim nós temos uma dica de alojamento excelente: Vilar Torpino House.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?

Turpino House

Turpino House

Turpino House é uma casa de férias com todas as comodidades para uma excelente estadia, incluindo Tv Cabo e Netflix.

É composta por quatro quartos, casas de banho e duas salas de estar, sendo que numa está instalada uma pequena biblioteca.

Além disso, a cozinha está totalmente equipada, por isso se está a pensar preparar as suas refeições não precisa de se preocupar.

A nossa experiência em Turpino House

Nós chegámos a Vilar Torpim num sábado ao final do dia depois de um dia intenso de viagem.

Tínhamos saído de casa no Norte do país bastante cedo e já tínhamos visitado os município de Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Trancoso, Celorico da Beira e Pinhel.

Portanto percebem se confessarmos que chegámos a Vilar Torpim bastante cansados.

No entanto fomos recebidos com tanta simpatia pelo Luís Graça do alojamento Turpino House que a fadiga rapidamente se dissipou.

Ele mostrou-nos os cantos à casa e contou-nos como foi criado este espaço.

Esta era a casa da avó do Luís Graça que depois de falecer ficou desabitada durante cerca de 20 anos.

Mas o Luís decidiu reabilitar a habitação e transformou-a numa autêntica casa da avó, uma casa de férias com personalidade em que todos os detalhes o vão deixar surpreendido.

Falamos, por exemplo, de uma máquina de costura singer, de um frigorífico com trinta anos, malões de viagem, ferros antigos de brunir, lavatórios de quarto, máquinas de escrever, escrivaninhas e tantos outros detalhes.

Estas pérolas ou faziam parte da casa e por isso pertenciam à avó do Luís ou foram oferecidas por amigos e familiares.

Contactos de Turpino House

Turpino House Bed and Breakfast está convenientemente localizado entre a Aldeia Histórica de Almeida e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, por isso é uma excelente base para visitar estes dois lugares.

Morada: Travessa de Trás, nº 116, 440-281 Vilar Torpim

Email: luisgraca@outlook.com, telemóvel: +351 964 568 332.

O que ver e fazer em Vilar Torpim

Igreja Matriz de Vilar Torpim

A Igreja Matriz de Vilar Torpim

A Igreja Matriz de Vilar Torpim também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

A construção original desta igreja remonta ao século XIII mas foi reconstruída mais tarde no século XVI.

No entanto depois de ter sofrido um grande incêndio no ano de 1888 foi novamente reconstruída e ampliada, e é essa a igreja que vemos hoje.

O Solar dos Saraivas

O Solar dos Saraivas também é conhecido como a Casa do Fidalgo pois era aqui que vivia a família considerada a mais importante da região.

É uma magnífica construção do século XVIII e além disso está classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 1977.

Fonte Romana

Fonte Romana Vilar Torpim

A fonte romana de Vilar Torpim está localizada no centro da localidade, não muito longe do Solar dos Saraivas.

A construção desta fonte foi feita em granito e é incrível que ainda hoje esteja em funcionamento.

O que visitar perto de Vilar Torpim

Como dissemos, Vilar Torpim está localizado entre Almeida e Castelo Rodrigo, por isso estas são duas excelentes dicas de o que visitar perto de Vilar Torpim.

No entanto, a poucos quilómetros desta localidade poderá visitar o Parque Natural do Douro Internacional, assim como a Barragem de Nossa Senhora de Aguiar.

Por outro lado, se aprecia paisagens de montanha temos a certeza que vai gostar de subir à Serra da Marofa de onde terá um vislumbre das terras de Riba Côa incrível.

Quando visitar Vilar Torpim

Poderá visitar Vilar Torpim em qualquer altura, porém tenha em atenção que no pico do verão as temperaturas são bastante altas.

As aldeias históricas e o Parque Natural do Douro Internacional são interessantes em qualquer altura do ano mas tenha em consideração que esta também é a zona das amêndoeias em flor.

Portanto, se aprecia o raro espetáculo das amêndoeiras em flor recomendamos que visite esta região no final de fevereiro e início de março de cada ano.

Como chegar a Vilar Torpim

De Lisboa

Do Porto

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.