TURISMO DE NATUREZA em Melgaço e em família (Pegada Zero)

VI Jornadas de Turismo de Natureza (Pegada Zero).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 16, 2024

A procura por Turismo de Natureza parece ser uma tendência que chegou para ficar. De Norte a Sul do país a oferta de ecoturismo e turismo da Natureza é cada vez maior e, sem dúvida, melhor.

Em Melgaço tivemos oportunidade de experimentar várias atividades que juntam desporto e turismo de natureza, num cenário deslumbrante.

Fazer trilhos em família é algo a que estamos habituados, mas canyoning e rafting foi uma estreia.

E se acha que por viajar em família as atividades de turismo de natureza não são possíveis , então quando ler este artigo vai mudar de ideias.

Apesar de viajarmos em família com os nossos filhos foi muito divertido experimentar atividades radicais e devo confessar que nunca pensei que fosse gostar tanto!

Assim, acompanhe-nos nesta viagem ousada por Melgaço e tire apontamentos para planear a sua próxima escapadinha.

Aliás, ao longo do artigo vai encontrar links para as páginas dos parceiros desta iniciativa, para que possa planear o seu próprio roteiro de aventura em Melgaço.

Turismo de natureza em Melgaço: programa da Pegada Zero

 VI Jornadas de Turismo de Natureza em Melgaço (Pegada Zero).
Jornadas de Turismo de Natureza em Melgaço (Pegada Zero).

Assim, o primeiro dia foi dedicado ao Canyoning e ao Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro, enquanto que no segundo dia fizemos rafting, visitámos as Termas do Peso, a Queijaria Prados de Melgaço e a Adega da Quinta do Regueiro.

Atividades de Turismo de Natureza em Melgaço

Canyoning em Melgaço

Canyoning Montes de Laboreiro. Turismo de Natureza.
Canyoning com a Montes de Laboreiro.

A primeira atividade radical em Melgaço foi fazer Canyoning. Para quem não sabe, canyoning é um desporto que consiste em explorar de forma progressiva um rio, com recurso a técnicas específicas e equipamento adequado.

Como a segurança está em primeiro lugar, equipámo-nos a rigor com fatos de mergulho, botas e capacetes. Depois, fizemos uma pequena formação para ficarmos a conhecer os equipamentos e como os usar.

Em seguida fomos para o rio Laboreiro e a aventura começou! O primeiro impacto para dentro de água custou um bocadinho pois a água estava fria, mas em pouco tempo essa sensação desapareceu.

Os dois guias, o Hélder e o Filipe, acompanharam-nos o tempo todo e ajudaram-nos a identificar os melhores lugares para atravessar as rochas, para nadarmos e onde saltar.

O grupo tinha alguns membros mais aventureiros e outros mais cautelosos (como nós), mas no final todos se divertiram.

Nunca pensei que fosse gostar tanto de canyoning e cá em casa todos disseram o mesmo! Os nossos filhos adoraram a experiência, aliás, o mais novo com apenas nove anos conseguiu fazer o percurso com alguma ajuda dos guias, é claro. Por isso, se viaja em família aqui deixamos o desafio para levar os miúdos para descobrir o destino Melgaço.

Nós fizemos Canyoning em Melgaço com a empresa Montes de Laboreiro – Canyoning Center de Varziela e recomendamos. A Montes de Laboreiro tem várias atividades de turismo de natureza como arvorismo, rappel, slide, paddle, caminhadas, enfim, opções não faltam!

Contactos: 251 466 041 ou geral@montesdelaboreiro.pt.

Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Nada melhor para apreciar a paisagem do que fazer um trilho na natureza, e se for em companhia de quem conhece todas as histórias da região, ainda melhor.

A nossa anfitriã no Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro foi a Sónia Nogueira, Doutorada em Marketing de Turismo e responsável pela Just Natur Experiences & Events in Nature.

Sempre com o tema de ecoturismo, turismo ecológico e atividades turísticas sem alterar ou danificar a natureza, percorremos alguns quilómetros de natureza imaculada.

Aprendemos histórias muito interessantes sobre plantas e como eram usadas antigamente, por exemplo, tratar doenças.

Identificámos ao longe o Castelo de Castro Laboreiro e ouvimos como o uma tempestade de trovoada quase o destruiu por completo no século XVII.

Dá gosto fazer uma caminhada com alguém que tem tantas histórias para contar e para terminar o passeio com um toque doce prepararam-nos um lanche com produtos especiais: bolachas com farinha de bolota, marmelada com queijo de urtigas, chá de carqueja, nêsperas do quintal, e outras doçuras preparadas com carinho.

Contactos: 967 200 344 ou geral@justnatur.pt.

Rafting no Rio Minho

Rafting no Rio Minho com a Melgaço Radical. Turismo de natureza.
Rafting no Rio Minho com a Melgaço Radical.

Outra estreia para nós foi o Rafting no Rio Minho. Não é apenas uma descida de barco no Rio Lima, é um trabalho de equipa em que é necessário ouvir as instruções de quem vai ao leme e manusear a pagaia como deve ser.

O percurso começou a aldeia de Cevide, junto à central hidráulica de Frieira na fronteira com Espanha. Tivemos a formação da praxe ainda em terra e depois cada um tomou o seu lugar no barco.

O nosso filho mais novo, por ser o mais pequeno do grupo, viajou no interior

É preciso ter alguma força em alguns momentos mas a sensação de entrar nos rápidos é incrível. Só lhe digo uma coisa: sentir a adrenalina a subir, ver os rápidos a ficarem cada vez mais próximos, remar rápido à voz do guia, saltar dentro do barco quando se entra nos rápidos e segurar-se bem para não cair borda fora é uma experiência incrível!

Ainda tivemos tempo para fazer uma pausa e mergulhar no Rio Minho o que foi uma excelente forma de terminar a atividade.

O grupo dividiu-se em dois e uma parte fez rafting com a empresa Melgaço Radical e outra com a Melgaço Whitewater e o feedback das duas foi muito bom.

O nosso contacto é o Sr. Almeida da Melgaço Radical, para o caso de querer fazer rafting no Rio Minho (967 006 347 ou geral@melgacoradical.com).

O que fazer em Melgaço (para além do Turismo de Natureza)

Para além das atividades mais ligadas ao turismo de natureza, a oferta em Melgaço é bastante abrangente e inclui, por exemplo, o turismo termal, gastronómico e enoturismo.

Assim, depois de tanta adrenalina o que acha de descontrair nas Termas do Peso? Além dos tratamentos termais, o Balneário / Spa das Termas do Peso tem uma piscina aquecida e várias massagens relaxantes se quiser aproveitar.

Além disso, o edifício das termas é muito bonito, com as paredes envidraçadas e ferro forjado e, no interior, pode aproveitar para provar a água da nascente.

Talvez não saiba mas em Melgaço existe uma queijaria. A Prados de Melgaço é uma queijaria familiar que produz queijo de cabra delicioso.

Aliás, antes da prova de queijos fomos visitar os animais e o lugar onde a ordenha é feita e foi uma experiência muito interessante.

Provámos três tipos de queijo: o queijo fresco que é o mais suave, o queijo de cura longa que tem um sabor acentuado e o queijo com Alvarinho e Pimentão. Os rapazes gostaram do primeiro mas eu devo dizer que prefiro queijos fortes, por isso o meu preferido foi o de Alvarinho e Pimentão.

Para terminar o nosso roteiro em Melgaço em grande ainda tivemos tempo para uma visita à Adega “Quinta do Regueiro”.

Já tínhamos ouvido falar na Quinta do Regueiro que produz vinhos premiados, por isso as expectativas para visitarmos a adega eram grandes.

A prova incluiu vários vinhos mas os nossos preferidos foram o afamado Regueiro Primitivo, proveniente das vinhas mais antigas e o Regueiro Alvarinho Reserva 2020.

Restaurantes e onde comer em Melgaço

Durante a estadia em Melgaço tivemos oportunidade de regressar a alguns nos nossos lugares preferidos em Melgaço (o Restaurante Miradouro do Castelo e a Quinta de Folga), assim como experimentar novos restaurantes.

O Miradouro do Castelo

Conhecemos o restaurante Miradouro do Castelo há uns anos e desde essa altura que se tornou uma referência para nós. As últimas obras que fizeram tornaram o restaurante ainda mais bonito, pois a comida continua deliciosa.

Para começar na mesa estava o chouriço, queijo com mel, salpicão e presunto, ao que se seguiu uma posta generosa de bacalhau com broa, regado com bom azeite. Acompanhou um Torre de Menagem (Alvarinho / Trajadura) cuja frescura casou na perfeição com o rico prato de bacalhau.

A Quinta de Folga

Quinta de Folga - sobremesas.
Mesa de sobremesas na Quinta de Folga

A Quinta de Folga é outro dos nossos lugares preferidos em Melgaço. Para se chegar à quinta é necessário percorrer um caminho pelo meio das vinhas, e quando se sai do carro é tudo verde ao redor.

A simpática Carolina continua encantadora e adoramos ouvi-la falar de vinho e de vinhas com sotaque castelhano.

Como é costume, o jantar servido na Quinta de Folga teve como inspiração os produtos da quinta e foi feito pelas senhoras lá de casa: enchidos com marca própria, porco bísaro, broa caseira, legumes da horta e outras delícias que têm tanto de autêntico como de delicioso.

Para acompanhar o farto repasto tivemos as infusões da casa e os famosos vinhos. No final da refeição uma mesa com doces foi a nossa perdição, dos quais destacamos a aletria, as peras bêbedas e umas sumarentas cerejas.

Provámos vários vinhos do Soalheiro mas o nosso preferido continua a ser o Soalheiro Granit.

Restaurante o Adérito

Restaurante O Adérito em Melgaço.
Restaurante O Adérito em Melgaço.

A novidade em termos de restaurantes em Melgaço desta vez foi o Restaurante O Adérito, cujo almoço teve a particularidade de ser servido no lindo edifício das Termas do Peso.

As entradas estavam muito boas e o arroz de pato ficou-me na memória. Os nosso filhos ainda hoje falam do bolo de chocolate que comeram (e repetiram) em Melgaço, por isso o Restaurante O Adérito está aprovadíssimo.

Alojamento em Melgaço

Para participar nas atividades propostas recomendamos que fique pelo menos dois dias na região, por isso, a seguir pode encontrar algumas sugestões de onde ficar em Melgaço.

Nós ficámos no Hotel Castrum Villae em Castro Laboreiro e no Hotel Boavista I em Melgaço, mas como as atividades nos ocuparam a maior parte dos dias não tivemos oportunidade de explorar os alojamentos.

São hotéis simples mas se preferir um alojamento com mais algum conforto sugerimos o Hotel Monte Prado (tem um link para um artigo dedicado ao Hotel Monte Prado no final deste post).

Em todo o caso, em Melgaço existem vários tipos de alojamento incluindo, hotéis, casas de férias, turismo rurais e alojamentos locais, então o melhor é escolher o que melhor se adequa aos seus gostos.

Hotéis em Melgaço

Dicas finais para desfrutar do Turismo de Natureza

Pegada Zero, Turismo de natureza.
Pegada Zero.

Achamos importante terminar o artigo sobre a iniciativa Pegada Zero e as VI Jornadas de Turismo de Natureza com uma nota sobre o impacto que enquanto turistas temos na natureza e no meio ambiente.

Os dias que passámos em Melgaço foram excelentes e de certeza que vamos regressar, no entanto, para que todos possam usufruir de rios limpos e trilhos sem lixo, cada um deve fazer a sua parte.

Por isso, como se costuma dizer, na natureza tira apenas fotos e deixa apenas pegadas.


*O Passaporte No Bolso participou nas Jornadas de Turismo de Natureza a convite do Município de Melgaço.

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.