TURISMO DE NATUREZA em Melgaço e em família 2021 (Pegada Zero)

VI Jornadas de Turismo de Natureza (Pegada Zero).
Índice do artigo

A procura por Turismo de Natureza parece ser uma tendência que chegou para ficar. De Norte a Sul do país a oferta de ecoturismo e turismo da Natureza é cada vez maior e, sem dúvida, melhor.

Em Melgaço tivemos oportunidade de experimentar várias atividades que juntam desporto e turismo de natureza, num cenário deslumbrante.

Fazer trilhos em família é algo a que estamos habituados, mas canyoning e rafting foi uma estreia.

E se acha que por viajar em família as atividades de turismo de natureza não são possíveis , então quando ler este artigo vai mudar de ideias.

Apesar de viajarmos em família com os nossos filhos foi muito divertido experimentar atividades radicais e devo confessar que nunca pensei que fosse gostar tanto!

Assim, acompanhe-nos nesta viagem ousada por Melgaço e tire apontamentos para planear a sua próxima escapadinha.

Aliás, ao longo do artigo vai encontrar links para as páginas dos parceiros desta iniciativa, para que possa planear o seu próprio roteiro de aventura em Melgaço.

Turismo de natureza em Melgaço: programa da Pegada Zero

 VI Jornadas de Turismo de Natureza em Melgaço (Pegada Zero).
VI Jornadas de Turismo de Natureza em Melgaço (Pegada Zero).

As VI Jornadas de Turismo de Natureza decorreram entre os dias 2 e 8 de junho de 2021 em Melgaço, dos quais nós participámos nos dia 3 e 4 de junho.

Assim, o primeiro dia foi dedicado ao Canyoning e ao Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro, enquanto que no segundo dia fizemos rafting, visitámos as Termas do Peso, a Queijaria Prados de Melgaço e a Adega da Quinta do Regueiro.

Atividades de Turismo de Natureza em Melgaço

Canyoning em Melgaço

Canyoning Montes de Laboreiro. Turismo de Natureza.
Canyoning com a Montes de Laboreiro.

A primeira atividade radical em Melgaço foi fazer Canyoning. Para quem não sabe, canyoning é um desporto que consiste em explorar de forma progressiva um rio, com recurso a técnicas específicas e equipamento adequado.

Como a segurança está em primeiro lugar, equipámo-nos a rigor com fatos de mergulho, botas e capacetes. Depois, fizemos uma pequena formação para ficarmos a conhecer os equipamentos e como os usar.

Em seguida fomos para o rio Laboreiro e a aventura começou! O primeiro impacto para dentro de água custou um bocadinho pois a água estava fria, mas em pouco tempo essa sensação desapareceu.

Os dois guias, o Hélder e o Filipe, acompanharam-nos o tempo todo e ajudaram-nos a identificar os melhores lugares para atravessar as rochas, para nadarmos e onde saltar.

O grupo tinha alguns membros mais aventureiros e outros mais cautelosos (como nós), mas no final todos se divertiram.

Nunca pensei que fosse gostar tanto de canyoning e cá em casa todos disseram o mesmo! Os nossos filhos adoraram a experiência, aliás, o mais novo com apenas nove anos conseguiu fazer o percurso com alguma ajuda dos guias, é claro. Por isso, se viaja em família aqui deixamos o desafio para levar os miúdos para descobrir o destino Melgaço.

Nós fizemos Canyoning em Melgaço com a empresa Montes de Laboreiro – Canyoning Center de Varziela e recomendamos. A Montes de Laboreiro tem várias atividades de turismo de natureza como arvorismo, rappel, slide, paddle, caminhadas, enfim, opções não faltam!

Contactos: 251 466 041 ou geral@montesdelaboreiro.pt.

Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Nada melhor para apreciar a paisagem do que fazer um trilho na natureza, e se for em companhia de quem conhece todas as histórias da região, ainda melhor.

A nossa anfitriã no Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro foi a Sónia Nogueira, Doutorada em Marketing de Turismo e responsável pela Just Natur Experiences & Events in Nature.

Sempre com o tema de ecoturismo, turismo ecológico e atividades turísticas sem alterar ou danificar a natureza, percorremos alguns quilómetros de natureza imaculada.

Aprendemos histórias muito interessantes sobre plantas e como eram usadas antigamente, por exemplo, tratar doenças.

Identificámos ao longe o Castelo de Castro Laboreiro e ouvimos como o uma tempestade de trovoada quase o destruiu por completo no século XVII.

Dá gosto fazer uma caminhada com alguém que tem tantas histórias para contar e para terminar o passeio com um toque doce prepararam-nos um lanche com produtos especiais: bolachas com farinha de bolota, marmelada com queijo de urtigas, chá de carqueja, nêsperas do quintal, e outras doçuras preparadas com carinho.

Contactos: 967 200 344 ou geral@justnatur.pt.

Rafting no Rio Minho

Rafting no Rio Minho com a Melgaço Radical. Turismo de natureza.
Rafting no Rio Minho com a Melgaço Radical.

Outra estreia para nós foi o Rafting no Rio Minho. Não é apenas uma descida de barco no Rio Lima, é um trabalho de equipa em que é necessário ouvir as instruções de quem vai ao leme e manusear a pagaia como deve ser.

O percurso começou a aldeia de Cevide, junto à central hidráulica de Frieira na fronteira com Espanha. Tivemos a formação da praxe ainda em terra e depois cada um tomou o seu lugar no barco.

O nosso filho mais novo, por ser o mais pequeno do grupo, viajou no interior

É preciso ter alguma força em alguns momentos mas a sensação de entrar nos rápidos é incrível. Só lhe digo uma coisa: sentir a adrenalina a subir, ver os rápidos a ficarem cada vez mais próximos, remar rápido à voz do guia, saltar dentro do barco quando se entra nos rápidos e segurar-se bem para não cair borda fora é uma experiência incrível!

Ainda tivemos tempo para fazer uma pausa e mergulhar no Rio Minho o que foi uma excelente forma de terminar a atividade.

O grupo dividiu-se em dois e uma parte fez rafting com a empresa Melgaço Radical e outra com a Melgaço Whitewater e o feedback das duas foi muito bom.

O nosso contacto é o Sr. Almeida da Melgaço Radical, para o caso de querer fazer rafting no Rio Minho (967 006 347 ou geral@melgacoradical.com).

O que fazer em Melgaço (para além do Turismo de Natureza)

Para além das atividades mais ligadas ao turismo de natureza, a oferta em Melgaço é bastante abrangente e inclui, por exemplo, o turismo termal, gastronómico e enoturismo.

Assim, depois de tanta adrenalina o que acha de descontrair nas Termas do Peso? Além dos tratamentos termais, o Balneário / Spa das Termas do Peso tem uma piscina aquecida e várias massagens relaxantes se quiser aproveitar.

Além disso, o edifício das termas é muito bonito, com as paredes envidraçadas e ferro forjado e, no interior, pode aproveitar para provar a água da nascente.

Talvez não saiba mas em Melgaço existe uma queijaria. A Prados de Melgaço é uma queijaria familiar que produz queijo de cabra delicioso.

Aliás, antes da prova de queijos fomos visitar os animais e o lugar onde a ordenha é feita e foi uma experiência muito interessante.

Provámos três tipos de queijo: o queijo fresco que é o mais suave, o queijo de cura longa que tem um sabor acentuado e o queijo com Alvarinho e Pimentão. Os rapazes gostaram do primeiro mas eu devo dizer que prefiro queijos fortes, por isso o meu preferido foi o de Alvarinho e Pimentão.

Para terminar o nosso roteiro em Melgaço em grande ainda tivemos tempo para uma visita à Adega “Quinta do Regueiro”.

Já tínhamos ouvido falar na Quinta do Regueiro que produz vinhos premiados, por isso as expectativas para visitarmos a adega eram grandes.

A prova incluiu vários vinhos mas os nossos preferidos foram o afamado Regueiro Primitivo, proveniente das vinhas mais antigas e o Regueiro Alvarinho Reserva 2020.

Restaurantes e onde comer em Melgaço

Durante a estadia em Melgaço tivemos oportunidade de regressar a alguns nos nossos lugares preferidos em Melgaço (o Restaurante Miradouro do Castelo e a Quinta de Folga), assim como experimentar novos restaurantes.

O Miradouro do Castelo

Conhecemos o restaurante Miradouro do Castelo há uns anos e desde essa altura que se tornou uma referência para nós. As últimas obras que fizeram tornaram o restaurante ainda mais bonito, pois a comida continua deliciosa.

Para começar na mesa estava o chouriço, queijo com mel, salpicão e presunto, ao que se seguiu uma posta generosa de bacalhau com broa, regado com bom azeite. Acompanhou um Torre de Menagem (Alvarinho / Trajadura) cuja frescura casou na perfeição com o rico prato de bacalhau.

A Quinta de Folga

Quinta de Folga - sobremesas.
Mesa de sobremesas na Quinta de Folga

A Quinta de Folga é outro dos nossos lugares preferidos em Melgaço. Para se chegar à quinta é necessário percorrer um caminho pelo meio das vinhas, e quando se sai do carro é tudo verde ao redor.

A simpática Carolina continua encantadora e adoramos ouvi-la falar de vinho e de vinhas com sotaque castelhano.

Como é costume, o jantar servido na Quinta de Folga teve como inspiração os produtos da quinta e foi feito pelas senhoras lá de casa: enchidos com marca própria, porco bísaro, broa caseira, legumes da horta e outras delícias que têm tanto de autêntico como de delicioso.

Para acompanhar o farto repasto tivemos as infusões da casa e os famosos vinhos. No final da refeição uma mesa com doces foi a nossa perdição, dos quais destacamos a aletria, as peras bêbedas e umas sumarentas cerejas.

Provámos vários vinhos do Soalheiro mas o nosso preferido continua a ser o Soalheiro Granit.

Restaurante o Adérito

Restaurante O Adérito em Melgaço.
Restaurante O Adérito em Melgaço.

A novidade em termos de restaurantes em Melgaço desta vez foi o Restaurante O Adérito, cujo almoço teve a particularidade de ser servido no lindo edifício das Termas do Peso.

As entradas estavam muito boas e o arroz de pato ficou-me na memória. Os nosso filhos ainda hoje falam do bolo de chocolate que comeram (e repetiram) em Melgaço, por isso o Restaurante O Adérito está aprovadíssimo.

Alojamento em Melgaço

Para participar nas atividades propostas recomendamos que fique pelo menos dois dias na região, por isso, a seguir pode encontrar algumas sugestões de onde ficar em Melgaço.

Nós ficámos no Hotel Castrum Villae em Castro Laboreiro e no Hotel Boavista I em Melgaço, mas como as atividades nos ocuparam a maior parte dos dias não tivemos oportunidade de explorar os alojamentos.

São hotéis simples mas se preferir um alojamento com mais algum conforto sugerimos o Hotel Monte Prado (tem um link para um artigo dedicado ao Hotel Monte Prado no final deste post).

Em todo o caso, em Melgaço existem vários tipos de alojamento incluindo, hotéis, casas de férias, turismo rurais e alojamentos locais, então o melhor é escolher o que melhor se adequa aos seus gostos.

Hotéis em Melgaço

Dicas finais para desfrutar do Turismo de Natureza

Pegada Zero, Turismo de natureza.
Pegada Zero.

Achamos importante terminar o artigo sobre a iniciativa Pegada Zero e as VI Jornadas de Turismo de Natureza com uma nota sobre o impacto que enquanto turistas temos na natureza e no meio ambiente.

Os dias que passámos em Melgaço foram excelentes e de certeza que vamos regressar, no entanto, para que todos possam usufruir de rios limpos e trilhos sem lixo, cada um deve fazer a sua parte.

Por isso, como se costuma dizer, na natureza tira apenas fotos e deixa apenas pegadas.


*O Passaporte No Bolso participou nas VI Jornadas de Turismo de Natureza a convite do Município de Melgaço.

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.