O que fazer em Tunes: guia para descobrir a capital da Tunísia

Especiarias em Tunes
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Se o que procura são sugestões de o que fazer em Tunes, na Tunísia, então deixe-me dizer-lhe que está no sítio certo!

Tunes, ou Tunis em francês, é a capital e a maior cidade da Tunísia. É um lugar incrível que, não pondo de lado as tradições de um país árabe, adaptou-se para receber os visitantes do ocidente.

De uma forma geral as pessoas são amáveis em Tunes, e não existe grande barreira à comunicação. Apesar de a língua oficial ser o árabe, o uso do francês é muito frequente. Além disso, nos lugares turísticos, há sempre alguém que sabe falar inglês.

Portanto, se está a pensar visitar a Tunísia, reuni um conjunto de dicas de o que fazer e visitar em Tunes, para ajudá-lo a planear a sua visita.

O que fazer em Tunes

Segue-se uma lista de o que fazer e visitar em Tunes, incluindo os lugares mais famosos como a Medina de Tunes, Cartago ou o Museu do Bardo, mas também alguns lugares desconhecidos.

Visitar a Medina, ou cidade antiga de Tunes

A Medina em Tunes

Sabia que a palavra “medina” significa cidade antiga? Por isso existem tantas medinas, ou cidades antigas, em especial nos países de origem árabe.

Existem várias razões para incluir a Medina de Tunes no seu roteiro na Tunísia. Desde logo, porque está classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1979.

Depois, porque é na Medina que se localizam os prédios com arquitetura mais interessentes, assim como as praças movimentadas e os cafés.

Além disso, é na Medina que pode encontrar o Souk ou mercado.

Praça em tunes
Praça em Tunes

Explorar o Souk em Tunes, sabendo que se vai perder…

o Souk

O Souk em Tunes, como na generalidades dos souks, tem uma configuração labiríntica, ou seja, ss ruas estendem-se em todas as direções e é muito fácil perder-se.

No entanto, costuma-se dizer que quem se movimenta no souk percebe onde está pelo nariz, isto porque os cheiros espalham-se no ar e cada zona tem um odor característico.

Assim, dizem que é possível orientar-nos apenas seguindo o nariz.

Tapetes em Tunes
Artesanato em Tunes
Especiarias em Tunes
Conjuntos de Chá

Numas vielas os artesãos transformam peles de animais, madeira e metal; noutras secções existem lojas de roupa, jóias, carne, pão, legumes e especiarias.

Os habitantes fazem aqui as suas compras diárias, pois é possível encontrar tudo. Também é para aqui que vêm os turistas fazer compras.

Como funcionam as lojas nos Souks em Tunes

Os produtos não têm os preços afixados, por isso o vendedor irá fazer o preço que quiser.

Normalmente perguntam de onde são e de acordo com a resposta ajustam os preços.

Isto faz com que o regateio seja obrigatório, aliás, é um ato culturalmente aceite, uma vez que os comerciantes ficam ofendidos se não entrarmos no jogo.

Nós lá tentamos regatear, até é divertido mas talvez não tenha corrido bem… trouxemos para casa um conjunto de chá composto por bule, bandeja e seis copos de vidro, pagamos o montante acordado mas a verdade é que o vendedor ofereceu-nos um pratinho extra quando já estávamos a sair da loja.

Acho que fizemos um mau negócio e deve ter-lhe pesado a consciência.

O que visitar na Tunísia

Visitar as ruínas da cidade de Cartago

Visitar Cartago é uma experiência incrível e, pessoalmente, é um dos meus lugares favoritos em Tunes.

Este antigo enclave foi, em tempos, o centro comercial mais importante do Mediterrâneo Antigo, sendo, aliás, considerado uma das cidades mais ricas do mundo clássico.

As ruínas de Cartago estão muito bem preservadas e é um gosto explorar um lugar com um passado tão grandioso como este.

Além disso, as ruínas estão estrategicamente situadas com vista para o mar, o que torna o passeio ainda mais bonito.

O Sítio Arqueológico de Cartago faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1979, destacando a sua importância cultural e histórica.

Tudo o que precisa saber antes de viajar para Tunes, na Tunísia

Qual é a melhor época para visitar Tunes?

A melhor época para visitar Tunes é geralmente entre maio e junho, quando o clima é ideal para explorar não só a capital da Tunísia, como para mergulhar nas águas quentes do Mediterrâneo.

Durante estes meses, reina o clima mediterrânico de verão quente, com temperaturas agradáveis e menos calor intenso do que nos meses de pico, ou seja, julho e agosto.

Apesar de existirem vários voos charter desde Portugal nesta altura, os meses mais quentes em Tunes são julho e agosto. E por norma as temperaturas são muito elevadas, o que podem tornar a experiência menos confortável para os visitantes.

Assim, em maio e junho, pode contar com a temperatura máxima média de cerca de 24°C, o que é um um clima ameno e agradável para atividades ao ar livre.

Além disso, ao optar por visitar Tunes durante a primavera, tem também a vantagem de evitar as multidões típicas da temporada alta, bem como preços mais económicos nos hotéis.

Enfim, eu visitei Tunes no início de junho e a experiência foi ótima, por isso, recomendo!

Que tipo de roupa usar em Tunes?

Ao visitar Tunes, é recomendável vestir-se de maneira respeitosa, levando em consideração a cultura local predominantemente muçulmana.

Assim, opte por roupas modestas que cubram os ombros, braços e pernas, como blusas de manga comprida, calças compridas ou saias abaixo do joelho.

Embora a sociedade tunisina seja geralmente tolerante com a roupa ocidental, acho que é uma questão de educação e bom senso mostrar respeito pela tradição local.

O mesmo se aplica aos homens, que devem deixar os calções para idas à praia.

Mas lembre-se que este artigo refere-se à roupa apropriada nas cidades, já que em áreas de praia e resorts, fatos de banho e biquínis são perfeitamente aceitáveis.

Leia também

Está a pensar viajar para a Tunísia? Talvez os seguintes artigos lhe interessem:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.