Tresminas: complexo mineiro de ouro romano com mais de 2.000 anos

Tresminas.
Índice do artigo

O Complexo Mineiro Romano de Tresminas foi um dos mais importantes lugares de extração de ouro do Império Romano.

Tem mais de 2000 de história e pode ser visitado na localidade de Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, isto é, no Norte de Portugal.

Aliás, o completo mineiro está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1997, o que atesta a sua importância patrimonial.

É constituído por explorações a céu aberto (também conhecidas como Cortas) e galerias subterrâneas, mas estas últimas para serem visitadas precisa de ser com guia autorizado.

Mas há outras atividades na região, como percursos pedestres pelos lugares de extração, visita à aldeia de Tresminas e ao Centro Interpretativo na aldeia.

Então, acompanha-nos nesta viagem por Trás-os-Montes?

As três minas de Tresminas

Complexo Mineiro Romano de Tresminas.
Complexo Mineiro Romano de Tresminas.

A aldeia de Tresminas nasceu junto de três minas, conhecidas como Corta das Covas, Corta da Ribeirinha e Corta de Lagoinhos.

Assim, a extração mineira remonta aos século I e II e incidia sobre a remoção de ouro, prata e chumbo.

Visitar a Aldeia de Tresminas

Aldeia de Tresminas.
Aldeia de Tresminas.

Uma visita a Tresminas deve, na nossa opinião, começar pelo centro da aldeia.

Lá vá encontrar o centro Interpretativo de Tresminas (mais informação já a seguir) mas não se fique apenas pela visita ao centro.

É que a aldeia tem outros atrativos que podem passar despercebidos ao visitante mais distraído.

Assim, mesmo ao lado do centro vai encontrar a Igreja de São Miguel, cuja origem se perde no tempo mas que se sabe que no ano de 1320 cobrava às populações 1300 libras, o que fazia com que fosse a segunda igreja mais rica de Trás-os-Montes.

De referir também que no adro da igreja está exposta uma sepultura medieval.

Centro Interpretativo de Tresminas

Centro Interpretativo de Tresminas.
Centro Interpretativo de Tresminas.

O Centro Interpretativo de Tresminas é um espaço museológico dedicado à história mineira da região.

A entrada neste espaço tem um custo de 1 EUR mas acredite que vale a pena o pequeno investimento.

A visita faz-se uma sala de cada vez onde são explicadas as tecnologias usadas no tempo dos romanos.

Dica de viagem: em tempos de pandemia o uso de máscara e desinfeção das mãos é obrigatório e a visita das salas faz-se apenas num sentido, isto é, não é permitido voltar a trás, para que não haja cruzamento de pessoas.

Trilhos de Tresminas

Trilho dos Miradouros.
Trilho dos Miradouros.

Existem em Tresminas 3 trilhos assinalados, sendo que para entrar nas minas subterrâneas terá de estar acompanhado de guia.

De qualquer das formas nos trilhos irá desfrutar da floresta, ver as colmeias de mel espalhadas pelas encostas, vai encontrar lugares para relaxar, painéis informativos, assim como parque de merendas.

O trilho dos Miradouros

O trilho dos miradouros é o mais fácil a realizar na região, pois tem apenas 1 km de extensão.

No entanto é bastante completo pois passa pela Corta de Cova e pela Corta da Ribeirinha, que são dois lugares de extração a céu aberto de minério.

O trilho da Corta da Ribeirinha

Para fazer este percurso pedestre de 1,4 km vai precisar de marcar uma visita guiada, uma vez que só é possível fazê-lo acompanhado.

Isto acontece porque o trilho inclui a exploração da Galeria dos Alargamentos, uma mina subterrânea que não tem acesso livre.

Para mais informações sobre as visitas guiadas e respetiva marcação, sugerimos o contacto por telefone (259 458 091) ou email (geral@tresminas.com).

O trilho da Galeria do Pilar

O trilho da Galeria do Pilar é o mais difícil, até porque é o mais extenso com 1,7 km e necessita acompanhamento de guia.

Além disso, como o percurso inclui visita à Galeria do Pilar que é subterrânea e desníveis acentuados, pelo que precisa de ter uma boa condição física para o completar.

Alojamento em Vila Pouca de Aguiar

Para usufruir dos encantos desta região transmontana sugerimos que fique alguns dias, e a melhor zona para se alojar, na nossa opinião, é em Vila Pouca de Aguiar.

Assim, veja a seguir a disponibilidade dos hotéis em Vila Pouca de Aguiar.

Mapa e como chegar a Tresminas

Do Porto

Artigos Relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

https://www.pinterest.pt/pin/776871004471505170/sent/?invite_code=cc5fac9d66a74c58aa0f818de6e48140&sender=776871141879903884&sfo=1

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.