0

Trancoso Portugal | Aldeia Histórica & trilho pedestre

Castelo de Trancoso

Trancoso Portugal. Trancoso é um município do distrito da Guarda que pertence à região da Beira Alta, isto é, mais concretamente à Beira Interior Norte.

A cidade é conhecida por ser uma Aldeia Histórica de Portugal mas também pelas lendas e histórias de Bandarra, Magriço e João Tição.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas se vai visitar Trancoso nomeadamente o que visitar, o que fazer, quando visitar, onde dormir mas também trilhos pedestres nesta Aldeia Histórica.

Então, acompanha-nos nesta viagem pelo Centro de Portugal?

Visitar a Aldeia Histórica de Trancoso

Trancoso é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal juntamente com Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha.

A seguir damos realce a alguns sítios que recomendamos que visite em Trancoso.

No entanto existem 34 lugares de interesse que estão referenciados e que lhe dizemos quais são mais à frente neste artigo.

Trancoso o que visitar

O Castelo de Trancoso

Castelo de Trancoso

O Castelo de Trancoso é um dos ex-libris da região. O castelo medieval primitivo remonta ao século X, isto é, à época da Reconquista Cristã e é possível entrar e visitar gratuitamente a Torre de Menagem.

Assim, terá oportunidade de usufruir de um dos melhores sítios para observar o casario e as terras de Riba-Côa que é o cimo da Torre de Menagem de Trancoso.

As Portas D’El Rei

Portas DEl Rei

As Portas D’El Rei são uma das principais entradas na cintura muralhada de Trancoso e estão classificadas como Monumento Nacional desde 1921.

Aliás, se está a visitar Trancoso de carro provavelmente o GPS vai indicar-lhe esta entrada como destino.

Pode entrar com o carro para a zona histórica de Trancoso no entanto recomendamos que deixe a viatura estacionada no parque de estacionamento junto às Portas D’El Rei e visite a Aldeia Histórica a pé.

O Pelourinho de Trancoso

Pelourinho de Trancoso

O Pelourinho de Trancoso está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Está localizado na Praça de Dom Dinis onde poderá admirar outros edifícios interessantes, como é o caso da Casa dos Arcos, a Igreja de São Pedro e a Igreja da Misericórdia.

A Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

A Igreja da Misericórdia foi fundada no século XVI mas o edifício que hoje vemos é referente ao século XVIII.

A Judiaria de Trancoso

Acredita-se que exista uma comunidade judaica em Trancoso desde o século XIV.

Assim, em plena antiga judiaria de Trancoso e num edifício moderno que contrasta com a envolvente, foi criado o Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso.

Trata-se de um centro de conhecimento da cultura sefardita em Trancoso, faz parte da Rota de Judiarias em Portugal pelo que caso se interesse pelo tema não perca a oportunidade de o visitar em Trancoso.

Localização do Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso: Rua Poço do Mestre, 6420-116 TRANCOSO.

Outros pontos de interesse turístico em Trancoso

Sabia que estão referenciados 34 pontos de interesse turístico na Aldeia Histórica de Trancoso?

Já lhe falámos de alguns no início deste artigo mas para que possa organizar melhor o seu roteiro em Trancoso e a título de resumo a seguir indicamos quais são as estas atrações turísticas.

Então, no centro histórico pode visitar o castelo e muralhas, o pelourinho, as Portas D’El Rei, a Igreja de Nossa Senhora da Fresta, a Capela de Santa Luzia, o Cruzeiro do Senhor da Boa Morte, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Santa Maria de Guimarães.

No entanto a lista continua com a Igreja de São Pedro, as Portas do Olhinho de Sol, a casa Quartel-General de Beresford, o Palácio Ducal, os Paços do Concelho, a Casa do Gato Preto, as Portas do Prado, as Portas do Carvalho, a Capela do Senhor da Calçada e as sepulturas gravadas na rocha.

Por fim, para terminar as atrações turísticas no centro histórico de Trancoso certifique-se que inclui no seu roteiro a Casa dos Arcos, o Poço do Mestre, as Portas da Traição, o Cruzeiro do Castelo, o Boeirinho, a estátua de Bandarra, a Casa do Correio Mor, o Centro da Cultura Judaica Isaac Cardoso e a Casa do Bandarra.

Por outro lado fora do centro histórico pode incluir na sua visita a Trancoso a capela de São Bartolomeu, a Igreja do Convento de São Francisco, a Fonte da Vide, a Fonte Nova, o parque municipal, a Capela de Santa Eufémia e o Pavilhão Multiusos,

O que fazer em Trancoso Portugal

  • provar as sardinhas doces de Trancoso, isto é as tradicionais feitas pelas senhoras de Trancoso e as menos tradicionais da Casa da Prisca junto às Portas D’El Rei;
  • sentar-se numa esplanada na Praça Dom Dinis enquanto observa o burburinho da cidade;
  • fazer trilhos e percursos pedestres, nomeadamente o trilho Guardiões do Planalto que é sugerido pela Câmara Municipal de Trancoso.

Trilhos e Percursos Pedestres em Trancoso Portugal

PR1 TCS Guardiões do Planalto

O Percurso Pedestre Guardiões do Planalto é de tipo circular com início e fim junto às Portas do Prado em Trancoso e tem uma extensão total de 21 quilómetros, que podem ser encurtados para 15,5 quilómetros, isto é se optar por não visitar Moreira de Rei.

Assim, percorrer a versão completa deverá demorar cerca de 7H00 enquanto que a versão reduzida tem uma duração aproximada de 4H30.

Em relação aos pontos de interesse na rota mais pequena pode contar com a Aldeia Histórica de Trancoso, a Fraga do Ladrão, a Ribeira de Vale Azedo e ribeira de Créus, a Quintas da Pedreira, o Botelho e São Lázaro, a arquitectura rural e tradicional em Vale Azedo e Golfar, a Aldeia de Moreira de Rei mas também as sepulturas medievais escavadas na rocha.

Por outro lado, se optar por percorrer o trilho completo aos pontos de interesse mencionados anteriormente deverá acrescentar a localidade de Cabecinha e os lagares rupestres de produção de vinho.

Quando visitar Trancoso Portugal

A Feira de São Bartolomeu é muito procurada por portugueses e espanhóis e acontece todos os anos em agosto, aliás, esta feira teve início em 1273 e esta longevidade demonstra a importância que tem para a região.

Por outro lado, a Feira Medieval de Trancoso é outro acontecimento importante na região que leva à Aldeia Histórica milhares de visitantes.

Alojamento em Trancoso Portugal

A nossa família visitou a Aldeia Histórica de Trancoso num fim de semana cuja base foi em Vilar Turpim, a cerca de 50 quilómetros e ficámos alojados em Turpino House, que recomendámos.

No entanto, se quiser dormir em Trancoso existem várias opções pelo que sugerimos que confirme a disponibilidade aqui.

Trancoso Portugal onde fica

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Voos com desconto em eDreamsRumbo;

👉Aluguer de carro com a Europcar;

👉Tours, entradas em museus e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais  em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida, com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: