Tour Best of Santorini: paragem de cruzeiro da MSC Cruzeiros

Oia em Santorini (Grécia).
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Vai fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas com paragem na linda ilha de Santorini e procura dicas sobre o tour Best of Santorini?

Então não se vá embora já que vou contar-lhe como foi o tour que fizemos pela ilha de Santorini, o que correu bem o que podia ter corrido melhor.

Tour Best of Santorini foi a excursão que escolhemos para visitar Santorini enquanto fazíamos o cruzeiro da MSC no Mediterrâneo.

A excursão começou com a visita à Adega Santo em Pyrgos, depois Oia e por último Fira, a capital de Santorini.

Quais são os principais destaques incluídos no Tour Best of Santorini?

Tour Best of Santorini

O tour do cruzeiro incluía paragem na Adega Santo em Pyrgos, depois Oia e por último Fira, a capital de Santorini. Saímos do navio e fomos encaminhados para um autocarro, que nos transportou por todo o trajeto.

A estrada que serve o porto de Santorini é estreita e sinuosa, o que nos causou alguma apreensão porque pareceu-nos que o autocarro era demasiado grande para aquela estrada.

À medida que subimos a encosta a guia vai-nos falando um pouco de Santorini e ensina-nos algumas palavras em grego: “kaliméra” significa “bom dia”, “kalispéra” quer dizer “boa tarde”… e distraímo-nos com a paisagem.

A determinada altura a guia aponta para uma ilha e diz-nos que é o vulcão responsável pela catástrofe que destruiu parte da ilha e que ainda está ativo. Já captou novamente a nossa atenção!

Tour Best of Santorini

Em Pyrgos vamos visitar a Adega Santo. Achamos que era um bocadinho cedo para a prova de vinhos mas não quisemos desperdiçar a oportunidade de provar o vino santo.

A prova de vinhos incluía pão, queijo e azeitonas, mas um dos pontos altos foi a vista sobre a caldera de Santorini. A vista é realmente magnífica!

Tour Best of Santorini
foto_1759

Regressamos ao autocarro e uns minutinhos mais tarde chegámos a Oia.

Tour Best of Santorini: visita a Oia

Sabem aquelas fotografias de casas brancas com telhados azuis que normalmente são mostrados quando se fala em Santorini? Pois, essas casas estão localizadas em Oia.

Quando chegámos a Oia saímos do autocarro e fizemos o passeio a pé.

O guia falou-nos da história do local e tivemos algum tempo livre para descobrirmos a região por nossa conta.

Visita a Fira

A visita a Fira foi muito semelhante à visita a Oia. Saímos do autocarro, fizemos um percurso a pé com o guia e depois tivemos tempo livre para passearmos à vontade.

A diferença é que esta foi a última paragem em Santorini, pelo que o guia entregou-nos bilhetes para descermos de teleférico até ao local onde um barco mais pequeno nos iria transportar até ao navio da MSC.

Temos bem presente a cena do filme “Mama Mia” em que a jovem noiva se dirige para a igreja em cima de um burro.

O animal não parece importar-se, mas a descida de Fira até ao porto em cima de um burro parece-nos despropositada.

O caminho é longo, estreito e o piso irregular e escorregadio, os dejetos dos animais acumulam-se e proliferam os insectos o que torna o ar quase irrespirável.

Assim, se a imagem do burro nos parecia romântica, todo o encanto perdeu-se perante este triste espetáculo.

Tudo o que precisa saber sobre o tour de cruzeiro em Santorini

foto_1808 (1)

O itinerário do tour permite tempo suficiente para explorar cada local?

Apesar de ser um pouco corrido, deu tempo para ver as principais atrações turísticas de Santorini. É claro que eu ficaria alguns dias na ilha para visitar tudo com calma, mas o tempo que tivemos em cada local foi o suficiente.

Além disso, como ainda ficou muito para conhecer, tenho razões extra para regressar a Santorini, na Grécia.

O tour tem guias locais para fornecer informações sobre a história e cultura de Santorini?

Sim, o tour inclui o acompanhamento de um guia especializado, aliás, essa foi uma das razões peara escolhermos um tour do cruzeiro e não sairmos por nossa conta.

Compensa fazer este tour de forma independente?

Quando saímos do porto haviam táxis prontos para recolher passageiros e levarem-nos onde quiserem. Logo, é possível fazer um passeio por Oia e Fira de táxi, mas não sei se compensa. É que se estiver de táxi não aproveita as informações do guia, o que para mim é uma grande vantagem, já que prefiro conhecer os lugares e não apenas vê-los.

Está incluído tempo livre para compras ou visita independente durante o tour?

Sim, durante o tour tivemos tempo para passear sozinhos, ir às compras e até ir a um restaurante.

O Tour Best of Santorini é adequado para todas as idades?

Acredito que este tour é adequado a qualquer pessoa, se bem que existem alguns cuidados a ter. Por exemplo, a descida de Fira para o porto de cruzeiro pode ser feita a pé ou de teleférico.

Assim, se tiver dificuldade em deslocar-se, pode optar por descer de teleférico em vez de ir a pé.

Nós fizemos o tour com os nossos dois filhos e foi tranquilo. O facto de o passeio incluir tempo de autocarro e a pé ajudou a gerir o cansaço e eles adoram conhecer a ilha de Santorini.

O tour tem opções para degustação de comida local ou experiências gastronómicas?

Sim, no início do tour fizemos uma visita a uma quinta para prova de vinho e snacks locais, que apesar de ainda ser muito cedo para mim, foi bem recebido por todos os que estavam no grupo.

Leia também:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.