Atualizado em: Janeiro 7, 2026
Tudo o que precisa saber sobre o que visitar em fazer em Tomar este ano, incluindo as atrações turísticas mais conhecidas, mas também algumas joias escondidas que costumam passar despercebidas ao comum dos visitantes.
Tomar não é apenas o Convento de Cristo.
E quem a visita como se fosse só mais uma “cidade histórica portuguesa” perde metade da experiência.
Esta é uma cidade desenhada por uma ordem militar, pensada para durar, defender e organizar território. Nada está onde está por acaso. As ruas, os eixos visuais, os jardins, a relação com o rio e até os espaços de lazer obedecem a uma lógica que atravessa séculos.
O problema é que a maioria dos guias limita-se a listar monumentos. Dizem o que ver, mas não explicam o que se está a ver. Resultado: visitas apressadas, fotografias bonitas e pouca compreensão real do lugar.
Este artigo existe para o oposto.
Aqui, Tomar é lida como um conjunto coerente:
– a fortaleza que controla,
– a cidade que cresce,
– o rio que alimenta,
– os espaços verdes que equilibram,
– e as marcas humanas que ficaram quando tudo o resto mudou.
Se quer apenas um checklist rápido, este guia não é para si.
Se quer perceber porque Tomar é diferente de outras cidades templárias da Europa, este é o artigo certo para guardar, reler e usar no terreno.

O Convento de Cristo: o centro de gravidade de Tomar
O Convento de Cristo não é “uma atração”. É o ponto a partir do qual Tomar se organiza. A cidade cresce para baixo, em função dele, e não o contrário. Quem começa a visita aqui entende imediatamente porque Tomar não pode ser lida como uma vila medieval comum.
Fundado pelos Templários no século XII, o convento foi simultaneamente espaço religioso, militar e administrativo. A Charola, inspirada no Santo Sepulcro de Jerusalém, não é apenas um detalhe arquitetónico: é a peça simbólica que explica a continuidade entre a Ordem do Templo e a Ordem de Cristo.
Mais tarde, com o patrocínio dos Descobrimentos, este espaço transforma-se. O manuelino não surge por estética, mas por afirmação de poder. A famosa Janela do Capítulo não é decorativa: é propaganda política em pedra.
Visitar o Convento de Cristo sem compreender estas camadas é perder o essencial. Este é um lugar para ser lido devagar, percebendo como cada claustro, cada nave e cada ampliação responde a uma mudança de época.

O Castelo de Tomar e a lógica defensiva do território
O castelo não existe isolado. Faz parte de um sistema defensivo maior, conhecido como Linha do Tejo. Tomar era uma peça estratégica num tabuleiro que incluía Almourol, Pombal, Monsanto e outros pontos-chave.
A posição elevada permite controlar visualmente o vale e antecipar movimentos inimigos. As muralhas não serviam apenas para defesa direta, mas para afirmar domínio simbólico sobre a paisagem.
A famosa Porta do Sangue recorda que Tomar não foi apenas um centro religioso, mas um espaço de confronto real. Aqui, a História não é abstrata. Foi vivida com violência, resistência e estratégia.
Perceber isto muda completamente a forma como se percorre o castelo. Já não se anda apenas entre pedras antigas. Anda-se por um território pensado para resistir.
A cidade templária cá em baixo: centro histórico e judiaria
Enquanto o poder religioso e militar estava no topo, a cidade civil desenvolveu-se no vale. A Praça da República funciona como eixo organizador, ligando poder municipal, religião e comércio.
A antiga Corredoura não é apenas uma rua bonita. É um eixo visual deliberado, mantendo sempre o castelo presente no horizonte urbano.
A presença judaica em Tomar não foi marginal. Foi estrutural. A sinagoga e a judiaria explicam parte do crescimento económico da cidade e ajudam a compreender o impacto devastador da Inquisição no seu declínio posterior.
Aqui, vale a pena andar sem pressa, reparar nas janelas, nos portais e nas soluções arquitetónicas que denunciam épocas diferentes sobrepostas no mesmo espaço.

Conheça o legado judeu na Sinagoga de Tomar
Esta sinagoga, construída no século XIV, é uma das mais antigas de Portugal e é um fascinante exemplo da arquitetura sefardita em solo português.
Aliás, a Sinagoga de Tomar é o único templo hebreu proto-renascentista sobrevivente em Portugal.
Exibe influências orientais no seu desenho quadrilátero e cobertura abobadada sustentada por colunas e mísulas embutidas nas paredes.
Como referi, foi construída no século XIV mas fechou em 1496, quando os judeus foram expulsos do país.
Mais tarde funcionou como prisão e, no século XVII, referida como Capela de São Bartolomeu. No século XIX teve várias utilizações, como por exemplo como palheiro, celeiro, mercearia e arrecadação.
Só em 1921 foi reconhecida como Monumento Nacional, e em 1939 foi transferida para o Estado Português para se tornar o Museu Luso-Hebraico de Abraão Zacuto.
As escavações em 1985 descobriram evidências de sistemas de aquecimento de água e esculturas, indicando a presença de um banho de purificação.
A comunidade judaica de Tomar tem uma longa história que remonta a 1315 e desempenhou um papel significativo no crescimento da cidade nos séculos XIV, XV e XVI.
Aliás, em 1609, a Câmara Municipal de Tomar citava o grande número de residentes judeus abastados presos ou exilados pela Inquisição como motivo da pobreza da cidade e da incapacidade de fornecer apoio financeiro à visita de D Filipe II.
Por isso, para ficar a conhecer o legado judeu em Tomar, recomendo que veja o vídeo e os artefactos em exposição neste museu.
A entrada é gratuita e vale muito a pena dedicar um par de horas a explorar o Museu Luso-Hebraico de Abraão Zacuto.

Atravesse a Ponte Velha
A Ponte Velha, também conhecida por Ponte Dom Manuel, é um conhecido marco da cidade de Tomar. Atravessa o rio Nabão, um afluente do rio Zêzere que corta a cidade e é um lugar simpático para passar algum tempo.
As origens exatas da ponte são incertas, mas acredita-se que ela tenha sido construída sobre ou usando uma estrutura romana anterior, ou possivelmente datada desse período.
A Ponte Velha situa-se junto ao Convento de Santa Iria e serve como um dos principais acessos ao centro histórico da cidade.
Ao longo da sua história, a ponte sofreu várias alterações, incluindo a colocação de guardas em 1710 pelo rei D João V, bem como uma estátua de São Cristóvão, que agora localizada no Convento de Cristo.
Apesar de ser possível circular de carro na ponte velha de Tomar, a minha sugestão é que faça uma caminhada a pé.
Dos dois lados da ponte existe uma série de coisas para ver e fazer, pois é onde estão os cafés, restaurantes e lojas de Tomar.

Tomar fora da pedra: Mata dos Sete Montes e Parque do Mouchão
Tomar não se entende apenas pelos monumentos. Os espaços verdes fazem parte da lógica da cidade.
A Mata dos Sete Montes funciona como zona de transição entre o poder fortificado e a cidade habitada. É um espaço de respiro, mas também de ligação simbólica ao Convento.
O Parque do Mouchão, no coração urbano, mostra outra faceta: o Tomar do quotidiano. Aqui, o rio Nabão deixa de ser elemento estratégico e passa a ser espaço de lazer, trabalho e convivência.
Estas zonas equilibram a rigidez da pedra com a fluidez da vida diária. Ignorá-las é ver apenas metade da cidade.

Doçaria e mesa: o que fica quando o poder passa
A doçaria conventual é uma herança direta de uma economia interna sofisticada. O excesso de gemas não era luxo. Era consequência de estruturas religiosas complexas.
Fatias de Tomar, Beija-me Depressa e outros doces não são souvenirs açucarados. São fragmentos de uma história económica e cultural muito concreta.
Comer em Tomar é também ler o passado.
Algumas das iguarias mais populares incluem Espadas de D. Gualdim, Barrigas de Iria, Pimpinelas, Estrelas de Tomar, Janelinhas do Capítulo, Nabantinos, Telhas do Convento, Beija-me Depressa e Bolos de Cama.
Para desfrutar em pleno destas iguarias, recomenda-se uma visita às várias pastelarias da cidade, como por exemplo a Confeitaria Estrelas de Tomar no coração de Tomar.
Uma das sobremesas mais emblemáticas de Tomar são as Fatias de Tomar, um doce feito com ovos e açúcar que dizem ter sido o preferido dos frades do Convento de Cristo.
As Fatias de Tomar fazem-se batendo as gemas e cozinhando-as em banho-maria numa panela especial, com fabrico em Tomar.

Aqueduto dos Pegões: engenharia ao serviço do poder
O Aqueduto dos Pegões não foi construído por capricho arquitetónico. Foi uma necessidade política e funcional. Sem água, o Convento não funcionava. Sem Convento, Tomar perdia o seu centro de poder.
Este é um dos melhores exemplos de como a engenharia serve decisões estratégicas. A secção sobre o Vale de Pegões impressiona não apenas pela escala, mas pela clareza do propósito.
Visitar o aqueduto ajuda a perceber que Tomar foi pensada como sistema. Nada isolado. Tudo interligado.
O aqueduto tem cerca de 6 km de extensão, foi projetado por Filipe Terzio e concluído por Pedro Fernando de Torres em 1614, sendo a fonte do Claustro Principal concluída em 1619.
O aqueduto está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e esteve em uso por mais de 330 anos, ou seja, até meados do século XX.
É um magnífico exemplo de engenharia hidráulica, com 180 arcos e um troço sobre o vale de Pegões composto por 58 arcos de volta completa.
Aliás, a parte mais interessante do aqueduto de Pegões é precisamente esta secção sobre o Vale de Pegões.

Onde ficar em Tomar: dormir dentro da lógica da cidade
Escolher onde ficar em Tomar não é apenas uma questão de conforto ou orçamento. É uma decisão que influencia a forma como a cidade é vivida. Dormir dentro do centro histórico permite perceber Tomar quando os grupos partem, quando o ritmo abranda e a cidade volta a pertencer a quem fica.
A zona entre a Praça da República, a Corredoura e o rio Nabão é a mais coerente para uma primeira visita.
Ficar demasiado afastado pode obrigar a deslocações constantes e quebra a leitura contínua da cidade. Tomar não é grande, mas é estratificada. Dormir no centro ajuda a perceber essas camadas.
Para quem valoriza localização e edifícios recuperados, existem unidades pequenas, bem integradas no tecido urbano, que respeitam a escala da cidade. Para estadias mais confortáveis, com serviços completos, há hotéis centrais que permitem estacionar fora e circular a pé.
Mais do que recomendar nomes, a escolha deve seguir esta lógica: quanto mais próximo do núcleo histórico, mais fluida será a experiência. Em Tomar, dormir bem é também compreender melhor.
Eu fiquei no Hotel Cavaleiros De Cristo, um hotel económico no centro de Tomar, mas era realmente muito básico.
Se puder, invista num alojamento um pouco mais confortável, como a Casa dos Ofícios Hotel, que além de as instalações serem mais modernas, tem a possibilidade de deixar o carro estacionado no parque público por 6 € por noite.
Por outro lado, se o orçamento não for um problema, o Hotel República é um 5 estrelas com excelente localização, bicicletas de utilização gratuita e estacionamento a 6 € por noite, como na Casa dos Ofícios.
Quantos dias ficar em Tomar?
Ora, quantos dias deve ficar em Tomar? Eu estive três dias em Tomar e acho que é o tempo certo para, por exemplo, um fim de semana tranquilo.
Ou seja, ir numa sexta e regressar num domingo.
Assim, na sexta-feira descubra o centro histórico de Tomar, incluindo a judiaria, o sábado vá ao Convento de Cristo, ao Castelo de Tomar e à Mata dos Sete Montes, e no domingo explore o Parque de Mouchão e visite as igrejas e museus que não visitou na sexta-feira, incluindo um desvio até ao Aqueduto de Pegões.
É claro que pode juntar mais um dia para visitar o magnífico Castelo de Almourol, ou fazer os Passadiços até Almourol, se tiver mais tempo, mas isso depende do tempo total disponível.
Um pouco de história sobre o Convento de Cristo em Tomar
A Charola era uma capela privada utilizada pelos Cavaleiros Templários, localizada dentro da fortaleza.
Em estilo bizantino, incorporou elementos do estilo românico, popular durante as Cruzadas. A planta da capela apresenta um espaço central, neste caso um prisma ou tambor octogonal, que se abre para um deambulatório com dezasseis faces.
Concluíram a Charola em 1190 e originalmente tinha uma entrada voltada para o leste. No entanto, Dom Manuel I acrescentou mais tarde uma nave e mudou a entrada para sul.
No tempo em que o Convento de Cristo era sede da Ordem de Cristo, o Infante Dom Henrique procedeu a alterações na Charola para acomodar as funções litúrgicas dos irmãos contemplativos que introduzira na Ordem.
Portanto, acrescentou duas grandes janelas às paredes do ambulatório voltadas para o oeste e instalou um coro de madeira.
Também acrescentou quatro capelas às paredes do deambulatório, voltadas para nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste, e ainda colocou altares nos espaços restantes.
Quando Dom Manuel I ampliou o espaço litúrgico, retiraram-se as modificações do Infante e reduziram-se as grandes janelas para dar lugar a um arco triunfal que ligava o espaço templário à nave manuelina.
A Charola foi então utilizada como capela-mor da igreja do convento e adornada com arte sacra, incluindo esculturas, pinturas e estuques.
Por fim, nos últimos anos, descobriram pinturas manuelinas na abóbada do deambulatórios, sendo que a restauração aconteceu entre 1987 e 2014.

Um pouco de História sobre o Castelo de Tomar
Não se sabe ao certo porque escolheram Tomar para o local do castelo.
Alguns acreditam que a localização, numa colina sobranceira a uma planície na margem direita do rio Tomar, era mais vantajosa estrategicamente. Outros especulam que escolheram o local pela sua posição na linha de 34° em relação ao meridiano de Paris, ou seja, uma característica comum em projetos templários.
A construção do castelo e a sua capela foi em simultâneo.
Em 1162, Dom Gualdim Pais concedeu o primeiro foral à vila de Tomar e a Ordem recebeu os domínios de Idanha e Monsanto em 1165. Já em 1170 foi construído o Castelo de Almourol integrado na Linha do Tejo.
Na década de 1190, ou seja, no reinado de D. Dinis (1279-1325), o castelo resistiu a um assalto de seis dias do Califado Almóada, liderado pelo califa Iakub Almançor, que tinha conquistado os castelos de Alcácer do Sal, Palmela e Almada antes atravessando o Tejo e atacando Santarém, Torres Novas e Abrantes.
A defesa dos Templários foi tão feroz que a porta pela qual os mouros entravam no castelo ficou conhecida como Porta do Sangue.
Quando a Ordem dos Templários foi dissolvida pelo Papa Clemente V em 1312, Dom Dinis criou a Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo em 1321 e transferiu para esta nova Ordem os bens da antiga.
A sede da nova ordem foi posteriormente transferida para Tomar por volta de 1338. O castelo foi posteriormente renovado e ampliado pelo Infante Dom Henrique, Governador da Ordem de Cristo, e pelos Reis Dom Manuel (1495-1521) e Dom João III (1521-1557).
Os Paços da Rainha também foram ampliados no início do século XVI. No terremoto de 1755 em Lisboa, o castelo sofreu danos, mas foi posteriormente restaurado.
Estacionamento gratuito em Tomar
Não é fácil encontrar estacionamento gratuito em Tomar, no entanto, com estas dicas, talvez consiga economizar alguns euros. Isto, claro, se não optar por escolher um hotel com estacionamento.
Antes de mais, deve ter em conta que no centro da cidade existem parquímetros em quase todas as ruas. Quando os parquímetros estão em funcionamento ainda se conseguem encontrar alguns lugares vazios, mas quando está a aproximar-se o horário livre, ou tem sorte e está alguém a sair ou já não consegue encontrar estacionamento.
Isto acontece principalmente no centro da cidade.
Por isso, tome nota que existem lugares de estacionamento sem parquímetro junto ao Estádio de Municipal, e se não se importar de caminhar um pouco, a seguir à Ponte Velha na direção ao MacDonalds, pois existem vários lugares de estacionamento também sem parquímetro.
Neste último caso, conte em caminhar certa de 15 minutos. Espero ter ajudado!

O que visitar perto de Tomar
Há tanta coisa para ver perto de Tomar que o mais difícil é mesmo escolher.
Assim, se tiver de escolher, tente colocar no seu roteiro pelos arredores de Tomar a Aldeia Templária de Dornes (29 km), a Albufeira da Barragem de Castelo de Bode (13 km), o Lago Azul (23 km), a Praia Fluvial do Agroal (14 km) ou ainda o Castelo Templário de Almourol (26 km).
Gastronomia e Restaurantes em Tomar

Pela minha experiência come-se muito bem em Tomar… muito bem mesmo.
O Clandestino é uma casa de petiscos com esplanada para o centro histórico de Tomar. A salada de polvo estava deliciosa, assim como o pica pau e o bitoque. O torricado de bacalhau tem fama nesta casa, mas naquele dia não estava disponível.
Já o Enigma é uma hamburgueria artesanal com restaurantes em Tomar, Batalha e Fátima, cujo conceito assenta em combinações improváveis, e acrescento eu… que casam muito bem!
Os nomes dos hambúrgueres são criativos como por exemplo o Pica Miolos, Incógnito e Brutamontes.
Ah, também têm cervejas artesanais e os sumos do dia são muito bons. Devo dizer que gostamos tanto deste restaurante que em Fátima fomos ao outro restaurante do grupo.

FAQ – Perguntas frequentes sobre Tomar
Dois dias bem organizados permitem compreender a cidade. Três dias permitem vivê-la com calma.
Sim, desde que a visita tenha lógica e não seja apenas uma corrida ao Convento.
Não. O Convento explica a cidade, mas a cidade completa o Convento.
Sim, mas exige planeamento e algum tempo. Não é uma paragem rápida.
Leia também
- Conheça o Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros
- O que fazer em Abrantes, Portugal
- Um dia de diversão no Dino Parque, o parque dos dinossauros na Lourinhã.
Viajo em família, mas não só. Procuro experiências reais, escolhas sustentáveis e conforto inteligente. Para mim, viajar bem também é saber onde dormir, comer e aproveitar o tempo. No passaportenobolso.com partilho guias práticos e dicas honestas sobre destinos na Europa, Ásia, África e América, para quem prefere viajar com sentido e menos improviso. Já conheci mais de 40 países e sigo à procura dos próximos. Às vezes em família, outras sozinha, mas sempre com curiosidade e espírito crítico. Acompanhe tudo no Instagram, Facebook,YouTube, TikTok, X e Pinterest.



