Atualizado em: Março 12, 2023
A cidade de Tirano fica localizada na região da Lombardia, isto é, no Norte de Itália.
É uma charmosa cidade nos Alpes italianos conhecida por sua rica história, belas paisagens e deliciosa culinária. No sopé do Bernina Pass, Tirano é o ponto de partida do famoso comboio Bernina Express, que viaja pelos Alpes Suíços até St. Moritz.
Aqui está o melhor guia de viagem para Tirano, cobrindo tudo, desde o Bernina Express até a culinária local, incluindo, claro, um breve resumo da nossa experiência na região:
O que fazer em Tirano Itália
O Bernina Express: O Bernina Express é um popular comboio turístico que viaja de Chur, na Suíça, a Tirano, na Itália. Foi o Bernina Express que nos levou a Tirano, pelo que se ficou curioso, sugiro que espreite este artigo:
Bernina Express: uma Aventura Inesquecível no Coração dos Alpes
Pontos turísticos e atrações: Tirano é o lar de vários pontos turísticos e atrações que merecem uma visita, incluindo a Basílica de Tirano, que remonta ao século XV e apresenta um belo ciclo de frescos de Bernardino Luini. Também pode visitar o Museu Tirano, que mostra a história e a cultura da região, ou passear pela Piazza del Popolo, a praça principal de Tirano. (veja mais detalhes a seguir).
Atividades ao ar livre: Tirano é cercada por montanhas e vales, e há muitas atividades ao ar livre para desfrutar, incluindo caminhadas, esqui e mountain bike. Existem várias trilhos e estações de esqui na área, incluindo a estação de esqui Motta, para adeptos de esqui alpino e cross-country.
Culinária local: Tirano é conhecida pela culinária local, fortemente influenciada pelas tradições italiana e suíça. Algumas das especialidades locais para experimentar são o pizzoccheri, um tipo de massa feita com farinha de trigo sarraceno, e o queijo Bitto, um queijo tradicional da região de Valtellina. Também pode experimentar polenta taragna, ou uma fatia de luganighetta, que é um salame picante da região de Valtellina.
Principais atrações turísticas em Tirano Itália
Seguem-se algumas sugestões de o que visitar em Tirano, tanto no centro da cidade como nos arredores.
Tenha em mente que a cidade em si é pequena, mas está inserida na zona vinícola, o que é uma boa notícia para os amantes de enoturismo.
Basílica Madonna di Tirano
Esta linda igreja é o principal ponto turístico em Tirano.
De acordo com a lenda a virgem Maria apareceu neste local em 1504 e prometeu que se fizessem uma igreja no local onde tinha aparecido a praga que se tinha abatido sobre a localidade desapareceria.
Os habitantes construíram a igreja e dizem que a praga desapareceu.
Lendas e tradições à parte a verdade é que a basílica tem os seus encantos. Depois de passar as pesadas portas de madeira, certamente lhe vão chamar a atenção as magníficas paredes de mármore e um antigo mas conservado órgão.
O centro histórico
Como a generalidade das cidades italianas, também Tirano tem um charmoso centro histórico.
É certo que não é muito grande, mas mesmo assim dedique algum tempo da sua visita ao doce fare niente.
A atividade vinícola de Tirano
Tirano fica numa uma região vinícola com muitas colinas, ou seja, para contrariar a erosão dos terrenos, construíram socalcos semelhantes aos que vemos no Douro português.
Na verdade até parecia que estávamos a percorrer os socalcos do Alto Douro Vinhateiro, por isso se gosta deste tipo de paisagem vai gostar da viagem até Tirano.
Gastronomia e restaurantes
Existem vários restaurantes em Tirano, por isso não será difícil encontrar um que lhe agrade.
Nós escolhemos o Ristorante Ai Portici Tirano (Viale Italia, 87) e gostámos bastante.
Pedimos bresaola (carne de vaca curada e fumada, numa versão bovina do presunto) e salada caprese de entrada e como prato principal escolhemos o prato típico da região: o pizzoccheri.
A descrição e aspeto do prato podem parecer estranhos, mas a comida revelou-se bastante saborosa.
Pizzocheri é uma massa de trigo sarraceno, batatas, couve e molho de queijo. Ou seja, eram os ingredientes que os camponeses tinham à mão na altura em que não haviam supermercados.
Pela refeição pagamos cerca de 15€ por pessoa, o que nos pareceu adequado.
A nossa experiência em Tirano
Nós visitámos Tirano quando estivemos em Milão e decidimos incluir no nosso roteiro uma viagem de um dia até Saint Moritz, na Suíça.
Aliás, no início, apenas visitámos esta região porque é aqui que começa o percurso de comboio do Bernina Express.
E nós queríamos ir até Saint Moritz no Bernina Express! No entanto, a cidade surpreendeu-nos tanto não tenho dúvida que vale a pena visitar enquanto destino único.
Alojamento em Tirano
Como referi, estivemos na cidade apenas de passagem, mas é boa ideia ficar a dormir por lá pelo menos uma noite.
O que deve ter consideração em primeiro lugar, é que a maior parte dos alojamentos são apartamentos e alojamentos locais. Portanto, se está à procura de uma boa zona para ficar a dormir em Tirano, a minha sugestão é o Bernina Express Eco Rooms&Breakfast que está mesmo ao lado do lugar onde se apanha o Bernina Express, ou o Holiday House Viola que costuma ser um pouco mais económico.
Se não gostou de nenhuma destas opções, espreite a disponibilidade e preços dos alojamentos na cidade a seguir.
Artigos relacionados
Por fim, se está a pensar visitar Tirano talvez tenha interesse nos seguintes artigos:
- Rimini | o que visitar na Costa Adriática
- O que visitar em Milão
- Lago de Como | como chegar e o que visitar
- Bolonha | o que visitar na capital Emília-Romanha
- Veneza | o que visitar, fazer & a nossa experiência
- Bari | visitar Bari numa paragem de cruzeiro
Gostaria de conhecer melhor a Itália? Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.