0

Termas de São Pedro do Sul: termalismo com mais de 2000 anos

Balneário Rainha Dona Amélia.

As Termas de São Pedro do Sul estão situadas na localidade de Várzea, São Pedro do Sul (distrito de Viseu), isto é, no Centro de Portugal.

É um importante centro termal do país, aliás, estas as termas são as mais frequentadas de Portugal.

O aproveitamento das águas termais remonta ao século I e diz a lenda que o Rei Dom Afonso Henriques em 1169 passou uma temporada nas termas para recuperar de uma perna.

A água sulfúrea brota a 68,7ºC, o que faz com que a fonte no centro da localidade esteja muitas vezes envolta em neblina.

Assim, quer seja adepto de turismo termal ou não, aqui deixamos o convite para nos acompanhar nesta experiência em terras da Beira Alta.

As Termas de S. Pedro do Sul

Termas de São Pedro do Sul.
Termas de São Pedro do Sul.

Existem dois balneários nas termas: o Balneário Dom Afonsos Henriques e o Balneário Rainha Dona Amélia.

Os tratamentos termais assim funcionam da seguinte forma: em primeiro lugar vai a uma consulta com um médico que lhe prescreve o tratamento e em seguida dá seguimento ao mesmo num dos balneários mencionados.

Também pode fazer tratamentos de fisioterapia nos dois balneários.

Por outro lado, se apenas está interessado na parte de bem-estar, nesse caso dispensa-se a consulta médica.

Assim, estão disponíveis piscina com hidromassagem, duche com massagem, circuito termal e ainda massagens diversas.

Já agora, sabia que as crianças também podem frequentar as termas? Na verdade o termalismo júnior está a crescer bastante, muitas vezes associado a problemas respiratórios.

Por fim, existe ainda a possibilidade de comprar produtos cosméticos que aproveitam as qualidades da água.

Preços dos tratamentos termais

O preço dos tratamentos termais pode depender da altura do ano, isto é, nem sempre é o mesmo.

No entanto, para ter uma ideia, uma consulta médica custa 40 EUR, um banho de imersão custa entre 6 e 8 EUR e um duche com massagem localizada custa entre 15 e 18 EUR.

De qualquer forma, para mais informações sugerimos que consulte o preçário atualizado na página das termas.

Alojamento nas Termas de São Pedro do Sul

Para que os tratamentos surtam efeito, é importante que siga a indicações do profissional de saúde, o que muitas vezes significa que vai ficar na região vários dias.

Por outro lado, se vai para as termas com o intuito de relaxar, faz todo o sentido ficar a dormir alguns dias na região.

Assim, a seguir vai encontrar um link com os hotéis para que possa confirmar a disponibilidade dos mesmos, e os respetivos preços.

Hotéis perto das termas

Mapa e como chegar às termas

De Lisboa

Do Porto

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viseu? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 🙂

👉Alojamento no Booking;

👉Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;

👉Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

No Comments

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.