TBEX Europe: encontro internacional para bloggers de viagens

Abertura do TBEX 2022 Andaluzia.
Índice do artigo

Atualizado em: Agosto 30, 2022

TBEX The Home of Travel Creatives, é assim que se apresenta este evento focado no trabalho dos criadores de conteúdo de viagens.

Já tinha lido que era “life changing” este acontececimento, ou seja, capaz de mudar vidas, e a verdade é que não podia estar mais de acordo!

Tive oportunidade de participar no TBEX Europe que decorreu em Marbella em junho de 2022, e apesar de este assunto não ser de interesse para o turista comum, o certo é que para os bloggers de viagens faz todo o sentido.

Por isso, se tem um blogue e ainda não decidiu se vale a pena participar neste tipo de evento, continue a leitura deste artigo.

O que é o TBEX

Abertura do TBEX 2022 Andaluzia.
Sessão de Abertura do TBEX 2022 Andaluzia.

O TBEX é um encontro internacional para criadores de conteúdo de viagens.

A primeira edição aconteceu em 2008, na altura com o nome Travel Blogging, e desde o início que a proposta de valor é ser uma oportunidade para bloggers de viagens trocarem conhecimento.

É, por isso, um momento de excelência para aprender e fazer networking, já que ser criador de conteúdo por vezes é um trabalho solitário.

A estrutura do evento pode sofrer alterações, no entanto costuma incluir eventos antes e depois da conferência em si.

Isto é relevante porque são proporcionados aos participantes vários momentos de interação com outros bloggers de viagens, marcas relevantes na indústria do turismo internacional e DMOs (Destination Marketing Organization).

Exemplos destes eventos podem ser workshops, Pre-Bex day tours, ou seja, viagens de um dia antes das conferências e Fam trips que costumam ser de vários dias no final.

Existem várias conferências TBEX ao longo do ano, por norma uma na Europa (TBEX Europe), outra na Ásia (TBEX Asia) e duas nos Estados Unidos (TBEX Tri-Cities e TBEX North America).

As cidades escolhidas costumam ser diferentes de ano para ano. Como referi, em 2022 na Europa o local escolhido foi Marbella, mas a conferência já teve lugar em Ostrava (2018), Killarney (2017), Stockholm (2016) e noutras cidades europeias.

TBEX Europe Marbella: a minha experiência

TBEX Europe 2022 Marbella.
TBEX Europe 2022.

Cheguei ao centro de congressos de Marbella empenhada em aproveitar ao máximo a experiência.

Fiz um esforço para ultrapassar a minha timidez natural e em pouco tempo a fluência no inglês, que achei perdida, deu ar da sua graça.

Participei em dois Pre-Bex tours, um em cada dia. No primeiro dia visitei a linda cidade de Nerja, conhecida pelas Grutas e por ter sido o local onde filmaram a série Verão Azul, e no segundo superei o desafio que foi percorrer o Caminito Del Rey.

Em relação às conferências, já sabia em quais queria participar, e é importante fazer essa seleção antes, pois acontecem várias em simultâneo.

Para ter uma ideia, os temas abordados nas conferências incluíam redes sociais, branding, marketing digital, futuro do turismo, monetização, escrita, estratégia de negócio e conteúdo online.

Três sessões de cada tema compactadas em dois dias, foi realmente muito conteúdo para absorver.

Convém realçar que há um momento de boas-vindas para quem está no evento pela primeira vez, com dicas importantes para retirar o máximo valor do evento.

Marquei com antecedência algumas sessões de speed-networking com marcas e delegações de turismo ali representadas, mas devo dizer que acabei por falar com todos ali presentes, mesmo sem hora marcada.

Achei também muito interessante o facto de os oradores do evento terem mesas no local para poderem trocar ideias com quem mostrasse interesse.

O ambiente era descontraído mas profissional, ou seja, todos estavam ali para estabelecer parcerias de negócios.

É claro que mesmo sendo trabalho, existiram vários momentos de diversão, como a Festa de Abertura no centro de Marbella e a Festa de Encerramento no Cortijo de Cortes.

No final do evento começaram as Fam trips oferecidas pelas DMOs da Andaluzia, que no meu caso foi uma viagem de três dias a Almería.

Algumas dicas para principiantes

Planet D TBEX Andaluzia.
Conferência do Planet D – TBEX Andaluzia.

Sendo eu própria uma iniciante nestas andanças, tive de fazer alguma pesquisa antes do evento.

Lembre-se que vai falar do seu projeto, por isso treine o pitch e leve cartões de visita, pois de certeza que vai receber alguns.

Os bilhetes costumam ser colocados à venda com bastante antecedência e com desconto. Aproveite para comprar o bilhete para o TBEX logo que possível.

Os Pre-Bex day tours são por ordem de chegada, ou seja, os primeiros a inscreverem-se garantem o lugar.

Já as Fam Trips no final do evento são por convite. Isto significa que precisa de candidatar-se e esperar ser escolhido.

Tanto os almoços como os coffee breaks, que estavam incluídos, foram momentos determinantes para conhecer novas pessoas. Por isso, aproveite-os ao máximo para conhecer as histórias de quem se senta ao seu lado. Pode ser que se surpreenda!

Veja os artigos resultantes desta viagem:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter. 

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.