O que fazer no Talasnal (2024): conheça as Montanhas de Amor

Talasnal Montanhas de Amor Serra Lousã
Índice do artigo

Atualizado em: Fevereiro 14, 2024

O que fazer e visitar no Talasnal, uma das aldeias que faz parte da Rede das Aldeias do Xisto, mas também da lista de Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã – Rede Natura 2000.

Para uma pequena aldeia em plena Serra da Lousã, o Talasnal oferece bastante variedade em termos de comércio tradicional.

Assim, na entrada da aldeia, junto ao local onde pode fazer inversão de marcha ou estacionar o carro, existe uma pequena praça com uma loja de artesanato, o Bar Talasnal e uma escadas junto ao tanque que dão acesso à restante aldeia.

A partir daí, poderá explorar a aldeia com as suas ruas onde apenas circulam pessoas e animais e, quem sabe, fazer os trilhos que ligam o Talasnal a outras Aldeias de Xisto da Serra da Lousã.

Então, acompanha-nos nesta viagem por uma das mais bonitas (e acessíveis) aldeias de xisto da Serra da Lousã?

O que ver no Talasnal (pontos de interesse turístico)

talasnal-aldeias-do-xisto

Tenha em consideração que se trata de uma aldeia pequena, no entanto o cuidado com que todos os recantos da aldeia foram recuperados é impressionante!

Assim, quando explorar as estreitas ruas da aldeia veja se consegue encontrar os pontos de interesse que indicamos a seguir.

A Alminha

A Alminha é uma pequena lembrança da tradição católica das pessoas da região. De uma forma simples, trata-se de um pequeno altar, que está numa das ruas da aldeia.

É normal que tenha flores, já que as pessoas cuidam desta alminha.

O Lagar de Azeite

O Lagar de Azeite do Talasnal era usado para transformar as azeitonas no precioso ouro líquido, isto é, em azeite que era utilizado na alimentação mas também como fonte de energia para manter os candeeiros e as lamparinas acessas quando anoitecia.

Eira de cima e Eira de baixo

As eiras eram os lugares onde os cereais eram colocados a secar ao sol durante os dias quentes de verão, para que durante o inverno houvessem mantimentos disponíveis, tanto para as pessoas como para os animais.

Fonte e tanque

A fonte e o respetivo tanque estão logo no início da aldeia, pelo que terá de passar por estes lugares para visitar o resto da aldeia, no entanto tenha atenção ao descer para não escorregar nas pedras, principalmente se tiver chovido à pouco tempo.

A fonte lembra-nos que nestas zonas remotas a água canalizada demorou tempo a chegar, por isso a importância da fonte e do respetivo tanque onde o precioso bem era armazenado para utilização nas casas e também pelos animais.

Miradouro Talasnal Montanhas de Amor

Talasnal Montanhas de Amor Serra Lousã
Onde fica o miradouro Talasnal Montanhas de Amor?

O Miradouro Talasnal Montanhas de Amor está localizado do lado esquerdo da estrada que dá acesso à aldeia, portanto a melhor forma de lá chegar é de carro antes ou depois da visita ao Talasnal.

A nossa experiência no Talasnal

talasnal-aldeias-do-xisto
talasnal-aldeias-do-xisto
talasnal-aldeias-do-xisto-bar-o-curral
talasnal-aldeias-do-xisto
talasnal-aldeias-do-xisto

Quando estivemos no Talasnal tinha chovido recentemente e por isso notava-se bastante o cheiro a terra molhada.

Este facto fez com que viajássemos no tempo, para a nossa infância quando estávamos em contacto mais próximo com a natureza.

À semelhança das restantes aldeias do xisto, o Talasnal é pequeno e se apenas quiser visitar a aldeia poderá fazê-lo em cerca de uma hora.

No entanto, para além da visita à aldeia em si, muitos vão até ao Talasnal por causa dos trilhos e percursos na natureza.

Também foi o nosso caso, já que nos aventuramos pelos trilhos que ligam as aldeias de xisto da Serra da Lousã.

O Bar Talasnal

Como visitámos o Talasnal depois da altura do almoço resolvemos fazer uma breve paragem no Bar Talasnal para comermos alguma coisa.

Assim, no Bar Talasnal optámos pelos produtos regionais, isto é, pelos queijos, javali, enchidos e legumes da horta.

Sala de jantar típica
Ementa da taberna Talasnal
Produtos típicos
Entradas quentes

Este pequeno local tem dois pisos, o inferior é bastante pequeno mas no primeiro andar existe um espaço ligeiramente maior.

Além disso, da janela do primeiro andar avista-se a Serra da Lousã e dizem que aqui perto existem veados, corsos e javalis.

Serra da Lousã

Além disso, se pretender passar a noite na aldeia, pode escolher alojamentos locais. Tome também nota que o restaurante Ti Lena que costuma ter boas referências, caso precise de um lugar para jantar.

Alojamento no Talasnal

Uma experiência que vale a pena considerar é ficar a dormir numa das casas recuperadas do Talasnal.

Ora, veja a seguir quais são os alojamentos locais no Talasnal:

Como vê, opções de alojamento local no Talasnal não faltam, mas se nenhuma desta sugestões lhe agradou, recomendo que explore este mapa.

Mais alojamentos na Lousã.

Como chegar ao Talasnal

A partir do Porto:

A partir de Lisboa:

Percursos pedestres a partir do Talasnal

talasnal-aldeias-do-xisto

PR2 LSA – Caminho do Xisto da Lousã – Rota das Aldeias do Xisto da Lousã

É um trilho de tipo circular pedestre, de dificuldade fácil mas para o percorrer completamente conte com uma distância de cerca de seis quilómetros e uma duração média de três horas.

Liga vários pontos interessantes na Serra da Lousã como o Talasnal, Casal Novo, o Castelo da Lousã mas também o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

PR5 LSA – Caminho do Xisto – Rota dos Serranos

A Rota dos Serranos tem em início no Castelo da Lousã e faz a ligação às aldeias do Talasnal, Chiqueiro e Casal Novo.

Em termos de dificuldade é considerado “difícil” e para o percorrer na totalidade conte com uma duração média de três horas e quase seis quilómetros e meio.

Outras aldeias de Xisto na Serra da Lousã

Casas de xisto na Cerdeira
Cerdeira: Aldeia do Xisto na Serra da Lousã.

Existem doze aldeias do xisto que pertencem ao grupo Serra da Lousã:

Leia também

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.