Atualizado em: Fevereiro 18, 2021
O que visitar no Talasnal, uma das aldeias que faz parte da Rede das Aldeias do Xisto mas também da lista de Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã – Rede Natura 2000.
Enfim, para uma aldeia em plena Serra da Lousã, o Talasnal oferece alguma variedade em termos de comércio tradicional.
Assim, na entrada da aldeia, junto ao local onde pode fazer inversão de marcha ou estacionar o carro, existe uma pequena praça com uma loja de artesanato, o Bar Talasnal e uma escadas junto ao tanque que dão acesso à restante aldeia.
A partir daí poderá explorar a aldeia com as suas ruas onde apenas circulam pessoas e animais e, quem sabe, fazer os trilhos que ligam o Talasnal a outras Aldeias de Xisto da Serra da Lousã.
Então, acompanha-nos nesta viagem por uma das mais bonitas (e acessíveis) aldeias de xisto da Serra da Lousã?
Pontos de interesse turístico no Talasnal

Por favor tenha em consideração que se trata de uma aldeia pequena, no entanto o cuidado com que todos os recantos da aldeia foram recuperados é, no mínimo, digno de menção.
Assim, quando explorar as estreitas ruas da aldeia veja se consegue encontrar os pontos de interesse que indicamos a seguir.
A Alminha
A Alminha é uma pequena lembrança da tradição católica das pessoas da região.
O Lagar de Azeite
O Lagar de Azeite do Talasnal era usado para transformar as azeitonas no precioso ouro líquido, isto é, em azeite que era utilizado na alimentação mas também como fonte de energia para manter os candeeiros e as lamparinas acessas quando anoitecia.
Eira de cima e Eira de baixo
As eiras eram os lugares onde os cereais eram colocados a secar ao sol durante os dias quentes de verão, para que durante o inverno houvessem mantimentos disponíveis, tanto para as pessoas como para os animais.
Fonte e tanque
A fonte e o respetivo tanque estão logo no início da aldeia, pelo que terá de passar por estes lugares para visitar o resto da aldeia, no entanto tenha atenção ao descer para não escorregar nas pedras, principalmente se tiver chovido à pouco tempo.
A fonte lembra-nos que nestas zonas remotas a água canalizada demorou tempo a chegar, por isso a importância da fonte e do respetivo tanque onde o precioso bem era armazenado para utilização nas casas e também pelos animais.
Miradouro Talasnal Montanhas de Amor
O Miradouro Talasnal Montanhas de Amor está localizado do lado esquerdo da estrada que dá acesso à aldeia, portanto a melhor forma de lá chegar é de carro antes ou depois da visita ao Talasnal.
A nossa experiência no Talasnal





Quando estivemos no Talasnal tinha chovido recentemente e por isso notava-se bastante o cheiro a terra molhada o que fez com que viajássemos no tempo para a nossa infância quando estávamos em contacto mais próximo com a natureza.
À semelhança das restantes aldeias do xisto, o Talasnal é pequeno e se apenas quiser visitar a aldeia poderá fazê-lo em cerca de uma hora.
No entanto, nós gostámos bastante de fazer percursos na natureza e por isso tomamos a liberdade de indicar mais à frente neste artigo os trilhos que poderá fazer no Talasnal e que fazem a ligação a outras aldeias da Serra da Lousã.
Os nossos filhos acompanham-nos sem problemas nas nossas aventuras pelos trilhos, por isso, se está a pensar que não pode fazer os trilhos por causa dos seus filhos nós tomamos a liberdade de sugerir que comecem com caminhadas breve e com o tempo ir aumentando o tempo.
Vai ver que as crianças têm muito a ganhar com o contacto direto com a natureza.
O Bar Talasnal
Como visitámos o Talasnal depois da altura do almoço resolvemos fazer uma breve paragem no Bar Talasnal para comermos alguma coisa.
Assim, no Bar Talasnal optámos pelos produtos regionais, isto é, pelos queijos, javali, enchidos e legumes da horta.




Este pequeno local tem dois pisos, o inferior é bastante pequeno mas no primeiro andar existe um espaço ligeiramente maior.
Além disso, da janela do primeiro andar avista-se a Serra da Lousã e dizem que aqui perto existem veados, corsos e javalis.

Assim, se pretender pernoitar na aldeia tem à disposição vários estabelecimentos de Alojamento local e tem também o restaurante Ti Lena que costuma ter boas referências.
Alojamento no Talasnal
Caso pretenda pernoitar no Talasnal por favor tome nota que existem algumas casas recuperadas à sua disposição.
Falamos da Casa Princesa Peralta, Casa Lausus, Casa da Urze, Casa do Forno, Casa do Ti Dinis, Casa da Ti Jaquinita, Casa da Ti Rosário, Pedra Zen, Casa Abrigo mas também da Casa Moncafé.
Como vê, opções de alojamento local no Talasnal não faltam e se prefere fazer marcações de hotel online sugerimos que confirme a disponibilidade dos alojamentos na Lousã aqui.
Como chegar ao Talasnal
A partir do Porto:
A partir de Lisboa:
Percursos pedestres a partir do Talasnal

PR2 LSA – Caminho do Xisto da Lousã – Rota das Aldeias do Xisto da Lousã
É um trilho de tipo circular pedestre, de dificuldade fácil mas para o percorrer completamente conte com uma distância de cerca de seis quilómetros e uma duração média de três horas.
Liga vários pontos interessantes na Serra da Lousã como o Talasnal, Casal Novo, o Castelo da Lousã mas também o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
PR5 LSA – Caminho do Xisto – Rota dos Serranos
A Rota dos Serranos tem em início no Castelo da Lousã e faz a ligação às aldeias do Talasnal, Chiqueiro e Casal Novo.
Em termos de dificuldade é considerado “difícil” e para o percorrer na totalidade conte com uma duração média de três horas e quase seis quilómetros e meio.
Outras aldeias de Xisto na Serra da Lousã
Existem doze aldeias do xisto que pertencem ao grupo Serra da Lousã:
- Aigra Nova;
- Aigra Velha;
- Candal;
- Casal de São Simão;
- Casal Novo;
- Cerdeira;
- Chiqueiro;
- Comareira;
- Ferraria de São João;
- Gondramaz;
- Pena;
- Talasnal.
Por fim, está a pensar visitar o distrito de Coimbra? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:
- Coimbra o que visitar na cidade universitária
- Piódão, Foz de Égua e Chãs de Égua
- Casal Novo | Aldeias do Xisto
- Candal | Aldeia do Xisto junto à EN
- Cerdeira | Aldeia do Xisto na Serra da Lousã
- Benfeita, a Aldeia [branca] do Xisto
- Chiqueiro | Aldeia do Xisto na Lousã
- Janeiro de Baixo | Aldeia do Xisto
- Fraga da Pena, uma pérola na Mata da Margaraça
- Talasnal Montanhas de Amor
- Aldeia das Dez | aldeia miradouro em terras do xisto
- Castelo da Lousã: lenda da princesa Peralta e baloiço na praia fluvial
- Pena: aldeia de Xisto no concelho de Góis
- Comareira: visitar a mais pequena aldeia do xisto
- Aigra Nova visitar Aldeia de Xisto na Serra da Lousã
- Aigra Velha Aldeia de Xisto a 770 metros de altitude
- Góis: o que ver, visitar e fazer na capital do Ceira
- Vila Nova de Poiares: visitar a Capital Universal da Chanfana
- Praia Fluvial do Reconquinho em Penacova
- Penacova visitar a Capital da Lampreia
Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.
3 respostas
nice place and good food!!!
I’d like to go on a trip here, Dishes has been devised!Nice!! 😀
Thanks 🙂