Serra do Soajo: espigueiros, brandas e garranos no Gerês

Serra do Soajo.
Índice do artigo

A Serra do Soajo é a sexta serra mais alta de Portugal Continental, uma vez que atinge 1416 metros de altitude e inclui territórios dos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção.

Faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e o ponto mais elevado desta serra é o Alto da Pedrada.

Tem lagoas (ou poços) para mergulhar, percursos pedestres para trilhar, aldeias rurais cheias de charme mas também brandas para descobrir sem pressa.

Então, aceita o nosso convite para visitar o Norte de Portugal?

O que visitar na Serra do Soajo

Se fez a associação entre Serra do Soajo e espigueiros do Soajo, então fez muito bem!

Com efeito, a Vila do Soajo é casa dos famosos 24 espigueiros de granito e empresta o nome à serra de que falamos.

Trata-se de uma zona protegida integrante no Parque Nacional da Peneda-Gerês e por isso as paisagens de cortar a respiração estão garantidas.

Assim, a melhor forma de usufruir da Serra do Soajo é incluir no seu roteiro uma visitar à Vila do Soajo e aos conhecidos espigueiros, que também deve incluir uma passagem pelo Poços das Mantas e pelo Poço Negro.

As brandas estão ligadas à transumância que ainda se pratica em algumas zonas no Gerês e que são lugares apenas habitados no verão, ou seja, durante o inverno as pessoas vivem noutro local, que se chama inverneira.

Então, na Serra do Soajo as brandas principais são a Branda da Portelinha, a Branda da Cachadinha, a Branda das Ínsuas e a Branda do Murço.

E não se esqueça de que a hipótese de ver garranos, isto é, cavalos selvagens, aumenta muito quando passeia em lugares remotos, como é o caso das brandas.

Um Baloiço com vista para a Serra do Soajo

Já ouviu falar do Baloiço do Mezio? Tem mais de sete metros de altura e é o sítio ideal para observar a Serra do Soajo.

Desde a aldeia do Soajo até ao Baloiço do Mezio tem um pequeno trajeto de oito km pela frente, mas acredite que vale a pena o desvio.

Além disso, há lugar para estacionar o carro e só precisa de fazer um pequeno caminho a pé.

Arcos de Valdevez

Se está no Soajo, não perca a oportunidade de visitar a vila de Arcos de Valdevez (23 km), isto é, “onde Portugal se fez”.

O centro histórico é muito bonito mas nos arredores existem outros lugares igualmente interessantes.

Assim, inclua no seu roteiro uma passagem pelo Paço de Giela (3,4 km) e aproveite para viajar no tempo.

Alojamento no Soajo

Para visitar o Gerês é mesmo importante que venha com tempo.

Isto significa, que se fizer a viagem de ida e volta no mesmo dia, vai certamente perder uma parte relevante da experiência.

Por isso, sugerimos que faça um esforço para ficar pelo menos um dia no Soajo, acredite que se o fizer vai-nos agradecer.

Hotéis no Soajo

Mapa e como chegar à Serra do Soajo

Para chegar à Serra do Soajo pode usar o mapa que se segue, no entanto, se está a viajar desde a cidade do Porto conte com 124 km e 433 km a partir de Lisboa.

Por outro lado, se estiver em Arcos de Valdevez, a viagem é de apenas 23 km.

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Viana do Castelo? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.