Explorar a Serra do Larouco, em Montalegre (ATUALIZADO)

Serra do Larouco
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 15, 2024

A Serra do Larouco é a terceira maior elevação de Portugal Continental, uma vez que atinge uns impressionantes 1527 metros de altitude no local conhecido como Fonte da Pipa.

Está localizada no concelho de Montalegre, tem 10 km de comprimento, faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês e além disso prolonga-se por território galego.

É um local de particular beleza que muda ao sabor das estações, por isso qualquer que seja a altura em que a vai visitar pode contar com um cenário deslumbrante.

Além disso, por não ser tão conhecida como as vizinhas serras do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ainda não foi invadida pelas multidões.

É também o local onde nascem três rios: o Rio Cávado, o Rio Salas (ou Sales) e o Rio Porto do Rei Búbal (ou Rio Vilaza).

Já agora, a serra foi buscar o nome ao Deus Larouco, uma divindade celta também conhecida como deus do trovão, da metalurgia e da fertilidade.

Ficou curioso? Então, sugerimos que nos acompanhe nesta viagem por serras de Trás-os-Montes.

O que fazer na Serra do Larouco

A Serra do Larouco é um lugar excelente para quem gosta de passear a pé e estar em contacto com a natureza mas dá valor à segurança em viagem quando explora lugares inóspitos.

Com efeito, não precisa de se afastar da estrada para encontrar paisagens de cortar a respiração.

Por outro lado, a probabilidade de encontrar garranos (ou cavalos ibéricos) em liberdade é muito grande.

Por fim, se é fã de desportos radicais pode praticar escalada, asa delta ou parapente.

O que visitar nos arredores

Uma vez que a Serra do Larouco está na fronteira entre Portugal e Espanha, tanto pode visitar lugares do lado de cá como do lado de lá da fronteira.

Assim, do lado espanhol nós sugerimos uma escapadinha para ver o Mosteiro do Bon Xesús de Trandeiras em Xinzo de Limia (30 km de Montalegre) ou então dar um mergulho nas termas de Lobios (55 km de Montalegre).

Já do lado português as sugestões dão mais do que muitas, mas o Parque Nacional da Peneda-Gerês é obrigatório.

De qualquer forma no final deste artigo vai encontrar uma lista (em atualização) com mais recomendações de lugares interessantes a visitar na região.

Mapa e como chegar à Serra do Larouco

A partir da vila de Montalegre siga pela N103-9 em direção a Espanha.

Do Porto

Leia também

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Vila Real? Então, sugerimos que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.