Serra do Açor entre aldeias do xisto, praias fluviais e cascatas

Serra do Açor.
Índice do artigo

A Serra do Açor estende-se pelos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra mas também inclui de forma parcial territórios dos concelhos da Covilhã, Seia, Oliveira do Hospital e Góis.

É a quinta mais alta serra de Portugal Continental com o ponto mais alto no Pico da Cebola, a uns impressionantes 1418 metros.

A serra esconde recantos muito interessantes, como por exemplo as aldeias do xisto, e além disso reserva alguns tesouros apenas acessíveis aos mais aventureiros.

Assim, neste artigo vamos conduzi-lo pelos esconderijos da Serra do Açor, certos de que vai apaixonar-se pela região tal como aconteceu connosco.

O que visitar na Serra do Açor

Os amantes da Natureza vão encontrar inúmeras razões para visitar a serra, aliás, de certeza que vão querer regressar outras tantas, tal é a diversidade de paisagens.

De qualquer forma, apenas para abrir o apetite, a seguir vamos dar-lhe algumas sugestões de o que visitar na Serra do Açor, para que possa construir um roteiro ao seu gosto.

Assim, as nossas dicas agrupam-se essencialmente em Aldeias do Xisto, praias fluviais, aldeias típicas e miradouros.

É claro que não podia ficar de fora a deslumbrante Cascata da Fraga da Pena, por isso também vai encontrar neste artigo algumas dicas sobre este paraíso da Mata da Margaraça.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Aldeias do Xisto

Benfeita Aldeia Branca do Xisto
Benfeita, Aldeias do Xisto na Serra do Açor.

Na Serra do Açor estão situadas cinco Aldeias do Xisto e que são a Aldeia da Dez, Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova de Alva.

São aldeias pequenas mas muito bonitas, e por essa razão merecem fazer parte do seu roteiro pela serra.

Praias fluviais

O que não falta na serra são cursos de água cristalina e a determinação da Natureza aliada ao engenho do Homem resultam em belas praias fluviais.

Por isso, de viagem pela Serra do Açor, certifique-se que dedica algum tempo para conhecer praias fluviais de sonho, algumas das quais merecedoras de Bandeira Azul.

Alguns exemplos são a Praia Fluvial de Piódão, a Praia Fluvial de Coja, a Praia Fluvial do Urtigal, a Praia Fluvial da Ribeira do Porsim, mas também a zona balnear de Benfeita.

Aldeias típicas

A Serra do Açor é tão rica em pequenas aldeias que a sua vontade vai ser andar a saltitar de lugar para lugar. E, claro, fazer os trilhos que ligam as aldeias se é adepto de caminhadas.

Assim, coloque na sua lista de aldeias a visitar na Serra do Açor a aldeia de Avô, a Aldeia das Dez que já falámos, e aldeia de São Francisco de Assis, junto às Minas da Panasqueira.

Fraga da Pena

Queda de Água
Cascata da Fraga da Pena.

A Fraga da Pena é uma cascata de água que está inserida em plena Mata da Margaraça, isto é, pode incluir os dois destinos na mesma viagem.

Com efeito, água precipita-se de uma altura de 19 metros, terminado numa lagoa que convida a mergulhos no verão.

No entanto, tome nota que são duas quedas de água, uma ligada à outra por um lago e isto significa que se quiser explorar melhor a área terá de lhe dedicar um bom par de hotas.

Miradouros na Serra do Açor

Enfim, nada melhor para contemplar o esplendor da Serra do Açor, do que a partir de um miradouros.

Assim, alguns dos melhores miradouros da região são o Miradouro da Serra em Fajão, o Miradouro Serra do Vidoal em Pampilhosa da Serra e o Miradouro de Avô.

Veja também as seguintes Serras em Portugal:

Quando visitar a Serra do Açor

A Serra do Açor vai mudando de roupa ao longo das estações, por isso, se a visitar na primavera ou no inverno terá experiências diferentes.

Assim, se parecia caminhadas na Natureza, a melhor altura é na primavera e outono quando os caudais dos cursos de água estão razoáveis e o tempo ameno.

Por outro lado, no verão a serra é muito procurada por causa das praias fluviais, o que é uma excelente razão para visitar a região.

Por fim, no inverno a paisagem veste-se num largo manto de neve, que é propício a brincadeiras em família.

De qualquer das formas, sendo a serra uma área protegida, é importante que sejam cumpridas todas as regras de segurança, como por exemplo usar calçado adequado, não fazer fogueiras, nem deixar lixo.

Onde fica a Serra do Açor

A Serra do Açor fica no Centro de Portugal, ou seja, muito perto da Serra da Estrela.

Alojamento na Serra do Açor

Para uma pequena estadia na Serra do Açor, como por exemplo um fim de semana, compensar escolher um local como base e organizar o roteiro a partir dali.

Assim, tanto pode escolher a aldeia do Piódão ou Coja como ponto de partida. Porém, se preferir ficar a dormir num local mais movimentado, uma boa alternativa é a vila de Arganil

Alojamento no Piódão | Alojamento em Coja | Alojamento em Arganil

Mapa e como chegar à Serra do Açor

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Por fim, está a pensar visitar o distrito de Castelo Branco, Coimbra ou Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Distrito de Castelo Branco

Distrito de Coimbra:

Distrito da Guarda

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.