Serra do Açor entre aldeias do xisto, praias fluviais e cascatas

Serra do Açor.
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Tudo o que precisa saber sobre a Serra do Açor, desde o que fazer e visitar, a roteiro para um dia, hotéis e restaurantes!

A Serra do Açor estende-se pelos concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra, mas também inclui de forma parcial territórios dos concelhos da Covilhã, Seia, Oliveira do Hospital e Góis.

É a quinta mais alta serra de Portugal Continental com o ponto mais alto no Pico da Cebola, a uns impressionantes 1418 metros.

A serra esconde recantos muito interessantes, como por exemplo as aldeias do xisto, e além disso reserva alguns tesouros apenas acessíveis aos mais aventureiros.

Assim, neste artigo vamos conduzi-lo pelos esconderijos da Serra do Açor, certos de que vai apaixonar-se pela região tal como aconteceu connosco.

O que visitar e fazer na Serra do Açor

Os amantes da Natureza vão encontrar inúmeras razões para visitar a serra, aliás, de certeza que vão querer regressar outras tantas, tal é a diversidade de paisagens.

De qualquer forma, apenas para abrir o apetite, a seguir vamos dar-lhe algumas sugestões de o que visitar na Serra do Açor, para que possa construir um roteiro ao seu gosto.

Assim, as nossas dicas agrupam-se essencialmente em Aldeias do Xisto, praias fluviais, aldeias típicas e miradouros.

É claro que não podia ficar de fora a deslumbrante Cascata da Fraga da Pena, por isso também vai encontrar neste artigo algumas dicas sobre este paraíso da Mata da Margaraça.

Então, acompanha-nos nesta viagem?

Conhecer as Aldeias do Xisto da Serra do Açor

Benfeita Aldeia Branca do Xisto
Benfeita, Aldeias do Xisto na Serra do Açor.

Na Serra do Açor estão situadas cinco Aldeias do Xisto e que são a Aldeia da Dez, Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova de Alva.

São aldeias pequenas mas muito bonitas, e por essa razão merecem fazer parte do seu roteiro pela serra.

Mergulhar nas praias fluviais da Serra do Açor

Piódão Aldeia Histórica em Portugal
Piódao, Aldeia de Xisto e Aldeia Histórica.

A Serra do Açor é um verdadeiro paraíso de cursos de água cristalina, onde a harmonia entre a natureza e a engenhosidade humana resulta em deslumbrantes praias fluviais.

Durante a sua viagem pela Serra do Açor, não deixe de reservar algum tempo para descobrir estas verdadeiras joias naturais – praias fluviais de sonho que, em alguns casos, ostentam com orgulho a Bandeira Azul.

Alguns dos exemplos imperdíveis incluem a Praia Fluvial de Piódão, a Praia Fluvial de Coja, a Praia Fluvial do Urtigal e a menos conhecida Praia Fluvial da Ribeira do Porsim, além da zona balnear de Benfeita.

Desfrute de momentos únicos mergulhando nestas águas refrescantes, rodeadas pela exuberante vegetação e paisagens deslumbrantes da Serra do Açor.

Cada praia fluvial oferece uma experiência singular e memorável, convidando-o a conectar-se com a natureza e a desfrutar do que de melhor esta região tem para oferecer.

Prepare-se, então, para um verdadeiro encontro com a serenidade e a beleza natural das praias fluviais da Serra do Açor.

Descubra as aldeias típicas da Serra do Açor

Aldeia das Dez

A Serra do Açor é verdadeiramente abençoada com um tesouro de pequenas aldeias que o convidam a saltitar de um lugar para outro.

Se é um adepto de caminhadas, não pode perder a oportunidade de percorrer os trilhos que ligam estas localidades.

Assi, adicione à sua lista de aldeias a visitar na Serra do Açor algumas preciosidades como a aldeia de Avô, que exala autenticidade e história.

Outra paragem imperdível é a Aldeia das Dez, da qual já falamos, que o transportará para um cenário encantado de ruas empedradas e casinhas típicas.

Além disso, inclua também a aldeia de São Francisco de Assis, situada junto às Minas da Panasqueira, onde poderá sentir a essência única desta região.

Cada uma dessas aldeias tem o seu próprio charme e tesouros escondidos, oferecendo uma verdadeira imersão na cultura e tradições locais da Serra do Açor.

A cada passo, ficará encantado com a beleza, simplicidade e a hospitalidade destes lugares tão especiais.

Faça um piquenique na zona de merendas da Fraga da Pena

Queda de Água
Cascata da Fraga da Pena.

A Fraga da Pena é uma cascata de água que está inserida em plena Mata da Margaraça, isto é, pode incluir os dois destinos na mesma viagem.

Com efeito, água precipita-se de uma altura de 19 metros, terminado numa lagoa que convida a mergulhos no verão.

No entanto, tome nota que são duas quedas de água, uma ligada à outra por um lago e isto significa que se quiser explorar melhor a área terá de lhe dedicar um bom par de hotas.

Miradouros na Serra do Açor

Enfim, nada melhor para contemplar o esplendor da Serra do Açor, do que a partir de um miradouros.

Assim, alguns dos melhores miradouros da região são o Miradouro da Serra em Fajão, o Miradouro Serra do Vidoal em Pampilhosa da Serra e o Miradouro de Avô.

Veja também as seguintes Serras em Portugal

  • Serra do Alvão: rica em biodiversidade, a Serra do Alvão é um paraíso para os amantes da natureza e caminhadas no distrito de Vila Real.
  • Serra do Soajo: espigueiros de granito e vales verdejantes, a Serra do Soajo é um destino único para mergulhar na cultura rural do norte de Portugal.
  • A Serra do Larouco: dominando a paisagem do nordeste de Montalegre, a Serra do Larouco é um desafio para os entusiastas de montanhismo.
  • Serra da Gardunha: conhecida pelos seus pomares de cerejeiras, a Serra da Gardunha encanta com a sua beleza natural.
  • Serra da Marofa: com as suas formações rochosas distintas, a Serra da Marofa é uma área de interesse geológico único em Figueira de Castelo Rodrigo.
  • A Serra da Freita: paisagens surreais, como por exemplo as famosas Pedras Parideiras, a Serra da Freita é um tesouro natural repleto de trilhos e miradouros a descobrir em Arouca.
  • Serra do Buçaco: abraçando o majestoso Palácio do Buçaco, a Serra do Buçaco é um refúgio de beleza natural e história, com jardins exuberantes.
  • Serra da Estrela: a mais alta cadeia montanhosa de Portugal Continental, a Serra da Estrela é famosa pelas paisagens de inverno e gastronomia.

Quando visitar a Serra do Açor

A Serra do Açor apresenta diferentes cenários ao longo das estações, tornando cada visita única.

Se planeia explorar esta maravilhosa região, considere as melhores épocas para aproveitar experiências distintas.

Assim, na primavera e no outono, os apaixonados por caminhadas na natureza encontrarão a altura ideal para visitar. Os cursos de água fluem serenamente, e o clima ameno permite desfrutar dos trilhos com conforto.

Já o verão é a temporada favorita para muitos, uma vez que as praias fluviais da Serra do Açor se tornam destinos de eleição.

A possibilidade de refrescar-se nas águas cristalinas torna esta época ideal para explorar os cursos de água e envolver-se na exuberância da natureza.

Com a chegada do inverno, a paisagem muda drasticamente, pintando-se de branco com a neve. É uma excelente oportunidade para atividades em família, como desfrutar de brincadeiras na neve.

Independentemente da estação escolhida, é crucial lembrar que a Serra do Açor é uma área protegida. Cumprir as regras de segurança, como usar calçado adequado, não fazer fogueiras e não deixar lixo, é fundamental para preservar a beleza natural desta região excecional.

Onde fica a Serra do Açor

A Serra do Açor fica no Centro de Portugal, ou seja, muito perto da Serra da Estrela.

Fica a cerca de 200 km do Porto e 260 de Lisboa. Para lá chegar o melhor é ir de carro (veja como alugar carro em Portugal), já que as ligações de autocarro não são práticas.

Alojamento na Serra do Açor

Na altura de escolher onde ficar para visitar a Serra do Açor, a minha sugestão é que escolha a região do Piódão.

É que além de ser um lugar muito bonito, tem opções de alojamento para diferentes tipos de viajantes. O Love, made in xisto, por exemplo, fica entre a praia fluvial de Piódão e aldeia de Piídão, tem três quartos e acomoda uma família de até 6 pessoas.

Alojamento no Piódão

Assim, tanto pode escolher a aldeia do Piódão ou Coja como ponto de partida. Porém, se preferir ficar a dormir num local mais movimentado, uma boa alternativa é a vila de Arganil.

Alojamento em Coja | Alojamento em Arganil

Mapa e como chegar à Serra do Açor

De Lisboa

Do Porto

Leia também

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.