Serra da Marofa | miradouro e Cristo Rei

Cristo Rei na Serra da Marofa
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 27, 2021

A Serra da Marofa está localizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, na Beira Alta, isto é, na região Centro de Portugal.

Apresenta uma altitude de 977 metros o que faz com que seja o ponto mais elevado do município.

É coroada por uma estátua do Cristo Rei com os braços abertos e voltado para Figueira Castelo Rodrigo, como que a abençoar a terra.

Assim, neste artigo vamos contar-lhe o que pode visitar na Serra da Marofa, sugestões de o que fazer neste lugar e também vamos dar-lhe algumas dicas de alojamento.

Por fim vamos contar-lhe uma versão resumida da lenda de Amar Ofa que estará na base do nome da terra e como chegar à Serra da Marofa.

Então, faz-nos companhia nesta viagem?

O que visitar na Serra da Marofa

O Cristo Rei

O Cristo Rei da Serra da Marofa é um lugar bastante interessante, aliás, é um miradouro perfeito para apreciar as terras da Beira Alta e do Alto Douro.

Por outro lado a estátua em si foi colocada no topo da Serra da Marofa em julho de 1956 e é uma obra de pedreiros que se deslocaram de Ermesinde para a construírem.

E se está a pensar se é uma estátua grande, então podemos dizer-lhe que a estátua em granito branco tem seis metros de altura.

Aliás, se estiver interessado em saber mais sobre o Cristo Rei da Serra da Marofa irá encontrar numa placa junto à estátua está a seguinte informação:

A estátua do Cristo Rei da serra da Marofa é a mais antiga e a mais elevada do país, a quase mil metros de altitude. Idealizada pelo Padre José Canário Martins, pároco de Figueira de Castelo Rodrigo, esculpida por canteiros de Ermesinde, sob a coordenação de Joaquim Barreiro, escultor natural de Alfena, em granito branco com seis metros de altura, foi aqui colocada em julho de 1956, de braços abertos, como que abençoando o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Município de Figueira de Castelo Rodrigo | 30 de agosto de de 2011
no Centenário do Nascimento de José Canário Martins

A Capela de Nossa Senhora de Fátima

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi construída com dinheiro proveniente de ofertas do povo.

Foi inaugurada no dia 13 de agosto de 1947 e foi um acontecimento importante para as gentes daqui.

Aliás, criou-se o costume de se acender uma fogueira no alto da Serra da Marofa todos os anos naquele dia e que passou a anunciar o início das festas em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Mais tarde a festa foi transferida do mês de agosto para o mês de maio e por isso todos os anos, no mês de Maio, os romeiros ainda sobem os caminhos da Serra da Marofa para prestar homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

A Gruta de Nossa Senhora de Lurdes

A Gruta de Nossa Senhora de Lurdes na Serra da Marofa pretende recriar o local em França onde se deu a aparição de Nossa Senhora de Lurdes.

Portanto, resolveram escavar uma gruta onde pudessem colocar a imagem de Nossa Senhora de Lurdes.

Esse local foi encontrado e resolveram escavar a pedra onde foi construída a Capela de Nossa Senhora de Fátima, por isso já sabe onde procurar.

A Via Sacra e os Mistérios de Rosário

À medida que sobe (ou desce) a Serra da Marofa vai encontrar os Mistérios do Rosário, isto é, várias capelinhas que representam cenas do rosário e que em conjunto formam a Via Sacra.

Nós contámos 12 capelinhas e as Cruzes, por isso devem-nos ter escapado alguma capelinha.

Mas mesmo se não estiver com disponibilidade para percorrer a Via Sacra poderá sempre visitar algumas destas capelinhas

O que fazer na Serra da Marofa

  • Percorrer a Via Sacra;
  • fazer um piquenique com a família.

Onde dormir perto da Serra da Marofa

Não existe alojamento na Serra da Marofa mas para a visitar poderá escolher como base a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e nesse caso pode ver alguns alojamentos aqui.

No entanto nós visitámos as Serra da Marofa numa road trip e ficámos alojados no Pátio da Caetana em Freineda, que fica a menos de uma hora de distância de carro.

A Lenda de Amar Ofa

Dizem que esta lenda está ligada ao nome que deram ao lugar: Serra da Marofa.

Então de uma forma resumida a lenda de Amar Ofa conta a história de um jovem fidalgo de nome Luís que se enamorou de uma judia de nome Ofa que tinham sido expulsa juntamente com o pai de Espanha.

Ora o pai que se chamava Zacuto comprou uma grande porção de terra (a atual Serra da Marofa) e naquele lugar fez aumentar a sua fortuna.

A relação dos dois não era bem vista pelos pais mas acabaram por ceder e autorizar o namora e posterior casamento do casal.

Quando perguntavam ao jovem Luís onde ia ele respondia “vou Amar Ofa”, isto é, vou namorar com Ofa e daí o nome evoluiu para Marofa.

Como chegar à Serra da Marofa

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.