Serra da Marofa | miradouro e Cristo Rei

Cristo Rei na Serra da Marofa
Índice do artigo

A Serra da Marofa está localizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, na Beira Alta, isto é, na região Centro de Portugal.

Apresenta uma altitude de 977 metros o que faz com que seja o ponto mais elevado do município.

É coroada por uma estátua do Cristo Rei com os braços abertos e voltado para Figueira Castelo Rodrigo, como que a abençoar a terra.

Assim, neste artigo vamos contar-lhe o que pode visitar na Serra da Marofa, sugestões de o que fazer neste lugar e também vamos dar-lhe algumas dicas de alojamento.

Por fim vamos contar-lhe uma versão resumida da lenda de Amar Ofa que estará na base do nome da terra e como chegar à Serra da Marofa.

Então, faz-nos companhia nesta viagem?

O que visitar na Serra da Marofa

O Cristo Rei

O Cristo Rei da Serra da Marofa é um lugar bastante interessante, aliás, é um miradouro perfeito para apreciar as terras da Beira Alta e do Alto Douro.

Por outro lado a estátua em si foi colocada no topo da Serra da Marofa em julho de 1956 e é uma obra de pedreiros que se deslocaram de Ermesinde para a construírem.

E se está a pensar se é uma estátua grande, então podemos dizer-lhe que a estátua em granito branco tem seis metros de altura.

Aliás, se estiver interessado em saber mais sobre o Cristo Rei da Serra da Marofa irá encontrar numa placa junto à estátua está a seguinte informação:

A estátua do Cristo Rei da serra da Marofa é a mais antiga e a mais elevada do país, a quase mil metros de altitude. Idealizada pelo Padre José Canário Martins, pároco de Figueira de Castelo Rodrigo, esculpida por canteiros de Ermesinde, sob a coordenação de Joaquim Barreiro, escultor natural de Alfena, em granito branco com seis metros de altura, foi aqui colocada em julho de 1956, de braços abertos, como que abençoando o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Município de Figueira de Castelo Rodrigo | 30 de agosto de de 2011
no Centenário do Nascimento de José Canário Martins

A Capela de Nossa Senhora de Fátima

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi construída com dinheiro proveniente de ofertas do povo.

Foi inaugurada no dia 13 de agosto de 1947 e foi um acontecimento importante para as gentes daqui.

Aliás, criou-se o costume de se acender uma fogueira no alto da Serra da Marofa todos os anos naquele dia e que passou a anunciar o início das festas em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Mais tarde a festa foi transferida do mês de agosto para o mês de maio e por isso todos os anos, no mês de Maio, os romeiros ainda sobem os caminhos da Serra da Marofa para prestar homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

A Gruta de Nossa Senhora de Lurdes

A Gruta de Nossa Senhora de Lurdes na Serra da Marofa pretende recriar o local em França onde se deu a aparição de Nossa Senhora de Lurdes.

Portanto, resolveram escavar uma gruta onde pudessem colocar a imagem de Nossa Senhora de Lurdes.

Esse local foi encontrado e resolveram escavar a pedra onde foi construída a Capela de Nossa Senhora de Fátima, por isso já sabe onde procurar.

A Via Sacra e os Mistérios de Rosário

À medida que sobe (ou desce) a Serra da Marofa vai encontrar os Mistérios do Rosário, isto é, várias capelinhas que representam cenas do rosário e que em conjunto formam a Via Sacra.

Nós contámos 12 capelinhas e as Cruzes, por isso devem-nos ter escapado alguma capelinha.

Mas mesmo se não estiver com disponibilidade para percorrer a Via Sacra poderá sempre visitar algumas destas capelinhas

O que fazer na Serra da Marofa

  • Percorrer a Via Sacra;
  • fazer um piquenique com a família.

Onde dormir perto da Serra da Marofa

Não existe alojamento na Serra da Marofa mas para a visitar poderá escolher como base a vila de Figueira de Castelo Rodrigo e nesse caso pode ver alguns alojamentos aqui.

No entanto nós visitámos as Serra da Marofa numa road trip e ficámos alojados no Pátio da Caetana em Freineda, que fica a menos de uma hora de distância de carro.

A Lenda de Amar Ofa

Dizem que esta lenda está ligada ao nome que deram ao lugar: Serra da Marofa.

Então de uma forma resumida a lenda de Amar Ofa conta a história de um jovem fidalgo de nome Luís que se enamorou de uma judia de nome Ofa que tinham sido expulsa juntamente com o pai de Espanha.

Ora o pai que se chamava Zacuto comprou uma grande porção de terra (a atual Serra da Marofa) e naquele lugar fez aumentar a sua fortuna.

A relação dos dois não era bem vista pelos pais mas acabaram por ceder e autorizar o namora e posterior casamento do casal.

Quando perguntavam ao jovem Luís onde ia ele respondia “vou Amar Ofa”, isto é, vou namorar com Ofa e daí o nome evoluiu para Marofa.

Como chegar à Serra da Marofa

De Lisboa

Do Porto

Artigos relacionados

Este artigo foi escrito no âmbito da iniciativa #euficoemportugal o que significa que durante o mês de junho de 2020 andámos a explorar um cantinho do distrito da Guarda.

Enfim, desse projeto nasceram 20 artigos nos quais incentivamos os leitores do nosso blogue a viajar em Portugal e (re)descobrir alguns lugares incríveis.

Por fim, está a pensar visitar o distrito da Guarda? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Gostaria de conhecer melhor Portugal? O nosso lema é viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência!  Também organizamos viagens, veja algumas promoções em Ofertas de VIAGENS mas não se esqueça de nos acompanhar no Instagram.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.