O que fazer e visitar na Serra da Estrela: o melhor guia para 2024

Serra da Estrela
Índice do artigo

Atualizado em: Janeiro 25, 2024

Tudo o que precisa saber antes de visitar a Serra da Estrela, incluindo o que fazer, melhores lugares a visitar, roteiros e sugestões de onde ficar a dormir!

A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa situada na zona centro de Portugal e é um popular destino de férias.

Neste artigo vamos falhar-lhe em detalhe de o que visitar, o que fazer e ver na Serra da Estrela, mas também lhe vamos dar dicas do que é especialmente interessante nas diferentes estações do ano.

A Serra da Estrela tem realmente muita oferta turística e é nossa missão que ao ler este post se sinta impelido a marcar a sua próxima escapadinha.

O que fazer e visitar na Serra da Estrela

Visitar o Museu do Pão em Seia

Visitar o Museu do Pão em Seia é um excelente programa de fim de semana, especialmente se viaja com crianças.

Apesar de ser um museu privado, este é um dos maiores museus do pão no mundo e contempla cinco espaços temáticos: o ciclo do pão, o pão político, social e religioso, a arte do pão e espaço temático.

Localização do Museu do Pão: Quinta Fonte do Marão, Rua de Santa Ana, 6270-909 SEIA.

Contactos: telefone: 238 310 760, email: museu@museudopao.pt.

Subir à mítica Torre da Serra da Estrela

2º Encontro de Travel Bloggers Torre

A Torre é um ponto emblemático da Serra. Tem a vantagem de ser de fácil acesso e de proporcionar vistas deslumbrantes.

No entanto, se visitar a Torre recomendamos vivamente que faça uma paragem no centro comercial, onde poderá provar (e se entender comprar) os produtos típicos da região como é o caso do pão, enchidos e queijo.

Além disso, no centro comercial da Torre existem lojas com artesanato e produtos de lã. Enfim, é uma excelente oportunidade para comprar umas pantufas quintinhas, não acha?

Conhecer o Covão d’Ametade

Covão D'Ametade Serra da Estrela

Existem muitos sítios indicados para fazer piqueniques em família na Serra da Estrela, mas o Covão d’Ametade é um dos nossos preferidos.

Apesar de os lugares de estacionamento não serem muitos, a verdade é que o Covão d’Ametade tem bons acessos e uma infraestrutura que permite que vários grupos desfrutem do espaço em simultâneo.

Visitar a Aldeia de Cabeça (principalmente no Natal)

Serra da Estrela Aldeia natal

Certamente que já ouviu falar na Cabeça Aldeia Natal. E realmente esta aldeia é especialmente bonita por altura das festas natalícias, uma vez que os habitantes se esmeram na decoração da aldeia.

No entanto, não se esqueça que no resto do ano esta pitoresca aldeia mantém o charme das pequenas aldeias do interior, com casas de xisto e ruas estreitas que convidam a passeios e conversas animadas.

Descobrir o enigmático Covão dos Conchos

O Covão dos Conchos é uma lagoa artificial no concelho do Sabugal, conhecido por ter uma intrigante atração turística: um vertedouro de boca do sino!

E o que é isto? O vertedouro serve para canalizar a água da Ribeira das Naves para a Lagoa Comprida, quando os níveis da lagos estão muito altos.

Para chegar ao Covão dos Conchos precisa de fazer um trilho a pé de cerca de 5 km que sai da Lagoa Comprida.

Visitar as 9 Aldeias Históricas da Serra da Estrela

O que visitar em Belmonte
Castelo de Belmonte.

Pois bem, a Serra da Estrela tem várias pérolas à espera de ser descobertas, sendo que as Aldeias Históricas valem bem a pena conhecer.

O mais difícil é escolher qual Aldeia Histórica visitar, pois todas elas são lindas. E digo isto com a certeza de que já as visitou a todas, algumas mais do que uma vez!

E como é muito difícil escolher apenas uma, aqui ficam os destaques de cada aldeia:

O que fazer na Serra da Estrela na primavera

Na primavera a Serra da Estrela despe o manto branco de neve e transforma-se num lindo tapete de flores.

Esta altura é perfeita para fazer trilhos e visitar zonas recônditas como o Covão dos Conchos.

O que fazer na Serra da Estrela no verão

As altas temperaturas que se fazem sentir no verão poderão ser mais facilmente suportadas se dedicar algum tempo a explorar as praias fluviais.

As nossas praias fluviais preferidas na região da Serra da Estrela são as seguintes:

  • Praia Fluvial de Loriga;
  • Praia Fluvial de Unhais da Serra;
  • E a Praia Fluvial de Paul.

O que fazer na Serra da Estrela do outono

As cores outonais na Serra são deslumbrantes! Se visitar a Serra da Estrela no outono vai encontrar mil e um tons de castanho, amarelo, vermelho e laranja que se misturam e combinam numa paleta inacreditável.

Esta é uma boa altura para subir aos miradouros, assim como explorar os vales encantados e bosques misteriosos.

O que fazer na Serra da Estrela no inverno

No inverno a Serra é procurada essencialmente pela neve. Quer pretenda usufruir da pista de esqui ou deslizar nas encostas cobertas de neve, a diversão é garantida.

Para nós uma viagem à Serra da Estrela durante muito tempo foi sinónimo de brincadeiras na neve.

Segue-se uma pequeno relato e vídeo que filmámos numa dessas divertidas viagens.

Sabíamos que seria difícil subir à Torre na Serra da Estrela por causa das nevões que forçaram o encerramento de algumas estradas. Não ficámos preocupados porque a diversão estava garantida. Na mala do carro estava um toboggan a estrear e o mais importante raramente nos falta: vontade de aproveitar ao máximo o que a vida nos dá.

Como chegar à Serra da Estrela

Do Porto:

De Lisboa:

Leia também

Por fim, está a pensar visitar a Serra da Estrela? Então, nesse caso tomamos a liberdade de sugerir que leia os seguintes artigos:

Viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência! Somos uma Família Portuguesa a viajar pelo mundo e partilhamos tudo em passaportenobolso.com. Aqui encontra muitas dicas de viagem, bem como informações práticas sobre vários destinos na Europa, África, Ásia e América. Visitei +30 países e não planeio parar tão cedo. De vez em quando viajo sozinha… Acompanhe tudo no Instagram / Facebook / YouTube / Pinterest / Twitter.

Organize a sua viagem!

Reserve com os nossos parceiros; as marcas a seguir indicadas foram testados por nós, são de total confiança e por isso nós as recomendamos!

Além disso, ao usar estes links nós recebemos uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blogue atualizado. Agradecemos a contribuição 

  • Alojamento no Booking;
  • Tours, entradas em museus, transferes de e para o aeroporto e atrações turísticas sem filas e com descontos pontuais em Get Your Guide;
  • Seguros de viagem à sua medida (inclui seguro COVID-19), com atendimento em língua portuguesa e com 5% desconto na IATI Seguros;

Não se esqueça que nós organizamos as nossas viagens e a dos nossos amigos, também podemos organizar as suas! reservapassaporte@gmail.com.

Este post pode conter links afiliados.

Partilhar Artigo

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.